O que Jesus quis dizer com Eu vim para que tenham vida em abundância?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você já deve ter ouvido em algum lugar a respeito do texto de João 10.10, onde Jesus diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Esse verso hoje em dia tem sido muito usado para embasar pensamentos errôneos de homens que querem moldar o significado da Palavra de Deus ao que eles querem que signifique e não serem moldados pelo que realmente a palavra de Deus significa.

Com esse pensamento muitos têm afirmado por ai que Deus quer que Seus servos tenham uma vida em abundância. Concordo que Deus quer isso para a vida de Seus servos, o problema é que dão definições para essa “vida abundante” que não estão no texto e que vão além daquilo que Deus comunicou na Palavra revelada.

O que Jesus quis dizer com “Eu vim para que tenham vida em abundância” em João 10.10?

O que significa ter vida em abundância?

Alguns afirmam que ter vida em abundância é ter muito dinheiro, é não passar por problemas na saúde, é cobrar de Deus as promessas e determinar a Deus aquilo que se quer e não aceitar as situações que trazem desconforto, por que como alguém pode ter uma vida abundante em meio a um desconforto? Não é incomum encontrarmos pessoas frustradas, pois creem que ter todas essas coisas é algo que deve acontecer obrigatoriamente na vida de todo crente e, porque não tem isso em suas vidas, vivem frustradas.

Mas será que essa é a vida abundante que Jesus disse que as Suas ovelhas teriam por causa da Sua vinda? Será mesmo que o texto de João 10.10 afirma essas coisas? Vejamos com detalhes uma análise do texto:

(1) Sabemos que qualquer interpretação correta de um texto deve considerar o contexto anterior e posterior ao que foi dito para que a mensagem que o autor realmente quis comunicar não fique prejudicada por trechos isolados de sua fala.

(2) Sabendo disso, fica evidente que, para que possamos saber exatamente o que significa essa vida abundante citada por Jesus, precisamos tentar achar esse significado no contexto do assunto que Ele tratava, já que no verso isolado de João 10.10 não existe essa explicação de forma clara.

(3) Veja que interessante o que Jesus diz no verso imediatamente anterior (V.9): Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (João 10.9). Aqui está a nossa resposta. Quando Jesus diz no verso 10 que veio para que tivéssemos vida, está relacionando isso ao contexto em que acabou de afirmar que dará salvação àqueles que entrarem por Ele. Ou seja, vida é igual a ser salvo. E para completar, Jesus diz que essa vida seria uma vida abundante (v.10). Essa abundância está relacionada ao encontrar pastagens do verso anterior (V.9).

Assim, concluímos que não existe qualquer embasamento para usar João 10.10 para afirmar que vida em abundância é qualquer coisa além da salvação e de uma vida com Deus que conquistamos pela graça do próprio Deus derramada sobre nós através da obra de Jesus Cristo (a porta) realizada em nosso favor. Essa é a verdadeira vida em abundância apontada no texto.

(4) Evidentemente que não pretendo afirmar aqui que seja errado que o crente busque a Deus pela sua boa saúde e que tenha prosperidade financeira. Deus também nos agracia com estas coisas. O erro está em afirmar que são essas coisas que representam a vida em abundância de um crente verdadeiro. Existem crentes verdadeiros que não têm riquezas e às vezes nem uma saúde das melhores, mas representam exemplos claros de pessoas com vidas abundantes na presença de Deus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp