O que significa a letra mata, mas o espírito vivifica?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Talvez um dos textos mais mal compreendidos hoje em dia seja 2 Coríntios 3:6: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”

Antes de explicar o significado de a letra mata, mas o espírito vivifica, quero elencar algumas coisas que esse versículo NÃO SIGNIFICA, mas que são muito pregadas por aí:

O que significa a letra mata, mas o espírito vivifica?

(1) Não significa que o estudo das Sagradas Escrituras mata o espírito do estudante e nem que pelo estudo se diminui a ação do Espírito de Deus nele. Alguns ousam afirmar que esse verso indique que devemos agir na “liberdade” total, sem estudos mais sistemáticos da Bíblia, pois estudar a “letra” equivaleria a matar o espírito. Isso vai totalmente contra o que disse Jesus e Paulo, que mandaram examinar as Escrituras com zelo (João 5:39; Atos 17:11)

(2) Não significa que ter o espírito vivificado seja manejar a Bíblia ao acaso, abrindo em qualquer lugar e pregando sem considerar a interpretação correta do texto e usando métodos alegóricos para interpretá-la no calor de sentimentalismos prejudiciais.

(3) Não significa que “a letra” não é algo de Deus e “o espírito” seja algo de Deus. Veremos a seguir que tanto a “letra” quando o “espírito” foram dados por Deus em momentos diferentes e devem ser entendidos claramente dentro de cada contexto e momento da revelação de Deus.

Feitas essas ponderações, vamos agora entender o que Paulo realmente quis dizer com a frase “A letra mata, mas o espírito vivifica”:

(1) A letra é uma referência clara de Paulo a Lei de Moisés. Em 2 Coríntios 3:6 Paulo chama a Lei de Moisés de “letra”, no verso 7, chama de “ministério da morte” e no verso 9 de “ministério da condenação.”

(2) Com todos esses adjetivos Paulo estava demonstrando em seu argumento que a Lei (Antigo Testamento) tem seu valor (observe que Paulo fala também da glória da Lei – V.7 – ainda que seja uma glória que já não resplandece – V.10), mas não era a prática dos preceitos [desta Lei] que traria a vida eterna as pessoas. Algo muito defendido pelos judeus que não aceitavam a Cristo e impunham a obediência a Lei como uma forma de salvação.

(3) A revelação de Deus na Bíblia é progressiva e, naquele momento, Jesus já fora revelado e implementou uma aliança superior a antiga (Hebreus 8.6), na qual devemos andar. Essa aliança é permanente e perfeita, diferente da antiga.

(4) Aqueles que insistem em andar guiados somente pelos preceitos do tempo da Lei estão mortos pela letra, pois negam a revelação de Deus, Jesus Cristo. Já aqueles que compreendem que Jesus veio, cumpriu a Lei e nos tornou justificados diante de Deus, andam com sua vida vivificada, o que equivale a dizer que o ”espírito vivifica” a vida destes que cumprem a vontade de Deus.

(5) A nova aliança de Cristo não destrói a Lei do Antigo Testamento, caso contrário poderíamos jogar o Antigo Testamento fora. Antes, reafirma os princípios morais da Lei do Antigo Testamento, anula aqueles que não são mais necessários e cumpre tudo aquilo que a própria Lei falou sobre o que haveria de vir.

(6) Para finalizar poderíamos resumir o significado de a letra mata, mas o espírito vivifica da seguinte forma: Aqueles que insistem em viver debaixo da Lei em nosso tempo, mesmo após a manifestação do Salvador, tempo em que temos Cristo, estão mortos, pois nunca conseguirão satisfazer as exigências da Lei da antiga aliança. Somente um conseguiu satisfazer essas exigências, Cristo, e, por isso, pelos méritos de Jesus, podemos hoje satisfazer a Deus e termos vida em nós. Aqueles, porém, que estão andando em Cristo, tratando a Lei da forma como tem de ser tratada, estes colhem uma vida vivificada dada por Deus!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão