Quem foram os 12 apóstolos de Jesus Cristo?

Postado por em: #VocêPergunta

Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

Você pergunta: Sou nova convertida e ainda não tenho uma facilidade para ler a Bíblia e compreendê-la bem. Uma coisa que gostaria muito de saber é onde acho na Bíblia quem são os 12 apóstolos de Jesus.

Quem foram os 12 apóstolos de Jesus Cristo?

Cara leitora, fico muito feliz por você ter em seu coração esse desejo de conhecer melhor a palavra de Deus e ir a busca desse conhecimento, vencendo as dúvidas e as dificuldades. Continue sempre assim!

Logo ao iniciar Seu ministério, Jesus Cristo escolhe doze homens que são chamados na Bíblia de apóstolos. Eles receberam treinamento diretamente de Jesus e deram continuidade ao ministério Dele, instituindo a Sua igreja. Eles são:

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome (1) Pedro, e (2) André, seu irmão; (3) Tiago, filho de Zebedeu, e (4) João, seu irmão; (5) Filipe e (6) Bartolomeu; (7) Tomé e (8) Mateus, o publicano; (9) Tiago, filho de Alfeu, e (10) Tadeu; (11) Simão, o Zelote, e (12) Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.” (Mateus 10.2-4)

Lembremos também que a “vaga” deixada pelo traidor Judas Iscariotes, foi preenchida depois de uma espécie de concílio dos apóstolos sobre esse tema. No lugar dele foi empossado Matias: “E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos.” (Atos 1.26).

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

53 comentários

  • isaias disse:

    estou procurando saber porque crianças nao podem participar da ceia do Senhor achei resposta que e porque a criança nao tem, intendimento para tal ato entao ela e inocente se ela e inocente nao tem pecado se nao tem pecado nao tem do que searrepender mas prescisa ser batzada mas obatismo nao e para a remissao do pecado?????????? alguem pode me ajudar por favor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Isaias, as crianças têm pecado sim, pois elas nasceram debaixo da mesma maldição que todos, o pecado.

      Responder
    • jesse james disse:

      as crianças não precisam ser batizadas pois o batismo é um ato de arrependimento, então de que elas vão se arrepender? não seria certo batizar crianças, se fosse assim o próprio Jesus tinha sido batizado quando criança, mas ele foi apresentado quando criança nisso existe uma diferença entre batizar e apresentar. e jesus foi batizado com 30 anos quando começou seu ministério.
      fiquem na paz do senhor.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Jessé, por que Jesus foi circuncidado quando era criança?

        Responder
        • reis disse:

          Por pura tradição e claro ele não podia revogar a lei ( tradição) mas cumprir.
          depois que jesus cresceu ele mesmo disse : não vim revogar mas vim cumprir.

          Responder
    • [email protected] disse:

      Adão e Eva pecaram e nós herdamos o pecado deles, por isso nascemos do pecado. de adão e eva . Jesus fala na sua palavra quem quer em min e for batizado sera salvo quem não quer sera condenado . Jesus enviu os apostulos e disse idi batizai em nome do pai do filho e do espirito santo e curai os infermos e resucitai os mortos .

      Responder
    • william disse:

      olá! o batismo não é pra remissão dos pecados e sim a aceitação da religião na sua vida.
      A criança pode participar da ceia do senhor sim! mais os padres preferem que elas primeiro façam a primeira eucaristia.
      Enfim O BATISMO NÃO É PARA REMISSÃO DO PECADO!!!!

      Responder
      • thiagowarley disse:

        caro wilian!! creio que esteja equivocado na sua colocação o batismo primeiramente foi feito para remissão de pecados sim, pois joão batista gritava no deserto arrependei vos pois é chegado o reino dos céus e ele batizava nas aguas não é ??pesquise um pouco mais amigo, fica na paz

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Thiago, você está equivocado. Sus próprias palavras mostram que o arrependimento precede o batismo, logo, a remissão de pecados acontece antes, com a obra que Deus faz na vida da pessoa. Só depois vem o batismo

          Responder
      • Fernando disse:

        William todas as crianças nascem com o pecado por causa da trangessão de adão e eva.O batismo apostólico que se faz em nome do pai e do filho e do espirito santo é para o arrependimento e remissão dos pecados ATOS 2:38 ”Pedro então lhes respondeu:Arrependei-vos,e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,Para remissão dos pecados e recebereis o dom do Espirito Santo”. Para andar em novidade de vida em cristo(RM6:4).O batismo é somente a Concretização da conversão,se não crer em cristo o batismo de nada serve (João 3:3)e sim o batismo é para remissão dos pecados atraz da morte Romanos 6:4 Vc morre e continua vivendo só que em novidade de vida em Cristo Jesus.LEIA Romanos 6:4 João 3:3 e Atos dos apostolos 2:38.A paz do senhor

        Responder
        • Furtunato disse:

          Dos tais Sao is reinos dos Ceus. Quer dizer, que as crianças nascem em pecado, mas não são culpadas e muito menos pecadoras ate certa idade.

          Responder
  • MARCIO LIRA disse:

    POR MAIS QUE VC PENSE QUE SABE TUDO NÃO SABE, SEMPRE ACHEI QUE LUCAS ERA UM DOS DOZE, MAIS ASSIM COMO PAULO DE TARSO NÃO CONVIVEU COM JESUS JUNTO COM OS OUTROS, MAIS EVANGELIZOU DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO!

    Responder
  • genilsom disse:

    qual e o nome dos 12 apostolos de cristos

    Responder
  • daniel disse:

    Resposta abençoada irmão, que Deus continui lhe capacitando.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Daniel!

      Responder
  • francisca disse:

    Por que judas iscariotes estava entre os doze apostólos se ele era um traidor ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pois, é. Até Judas foi escolhido por Jesus como apóstolo. O Senhor governa a história mesmo que o mal tente se levantar

      Responder
  • Natália Suelen (@nataliagospel) disse:

    Gostei do seu blog, é uma bênção!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Natália!

      Responder
  • Tiago disse:

    Qual era a função de Judas? Ele era traidor.. Mas porque ele traiu?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Judas, traiu por cobiça, por dinheiro.

      Responder
      • Ramida martins disse:

        porque judas traiu jesus ?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Ramida, por cobiça

          Responder
          • CIBELLY REGINA GOMES CORDEIRO disse:

            Olá André,
            Muito boa sua iniciativa de responder aos questões das pessoas. Que Deus possa te capacitar cada vez mais para isso. Mas só uma dica, quando responder, dê mais argumentos sólidos, dê referências de suas respostas. Por exemplo, não esta muito claro a questão do batismo infantil que foi questionado acima. Também a questão de Judas.. A cobiça é uma resposta bem básica, não dá muito entendimento da pergunta da colega. Essa traição foi profetizada no velho testamento, então cobiça é só mais um motivo ok.

            Abraços irmão.

  • jussara a. ramos disse:

    foi um aprendizado, pois não tinha nem ideia de quem seria os 12 apóstolos

    Responder
  • sophia emanuelly disse:

    muito ruim

    Responder
  • tereza disse:

    jacab I e jacobII tem alguma relação com a santa ceia 0 12 apostolo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Tereza, o que é Jacab I e Jacob II?

      Responder
  • JERRY disse:

    AMIGÃO VOCE SABE ME DIZER QUAL A IDADE QUE OS 12 DISCIPULOS DE JESUS TINHA QUANDO FORAM CHAMADOS??ESTOU PESQUISANDO MAIS AINDA NÃO ACHEI UMA FONTE FIRME A RESPEITO MAIS LI ALGO QUE DIZIA QUE ALGUNS ERAM MENOR DE IDADE.
    AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO RESPOSTA.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jerry, não existe essa informação na Bíblia.

      Responder
  • paulo nunes disse:

    André eu gostaria de saber se os apostolos de jesus foram batizados, porque na minha igrejas pessoas estão tomando a ceia do senhor sem ser batizados e a explicação é que os apostolos não foram batizados pode me dar referencias biblicas por favor. apostolos é diferente de discipulos?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, não temos a menção desse batismo. Porém, inferimos que se Jesus mandou que Eles batizados e o próprio Jesus foi batizado, os apóstolos também devem ter sidos.

      Responder
      • Elizeu Miguel Koczia disse:

        Não esqueçamos que em Pentecostes, o Espírito Santo pairou sobre a cabeça dos então a partir daquela data, Apóstolos de Cristo. Ali o batismo foi perfeito. Quem de nós não gostaria de receber a efusão do Espírito Santo com a mesma intensidade?

        Responder
        • Elizeu Miguel Koczia disse:

          Outra coisa: É muito bom nós levantarmos questões sobre a história bíblica. Mas temos que prestar bastante atenção nos nossos questionamentos e com as nossas desconfianças, nós passemos a perder a nossa fé. Se formos confrontar todos os depoimentos, logo encontraremos contradições, pois foram escritos em tempos diferentes e por diversas pessoas, e além do mais, foram escritos de uma forma para cada realidade de evangelização de cada povo. O que mais devemos levar em consideração realmente, é o “recado de Jesus”. Basta observarmos os Evangelhos, e vivermos de acordo com a proposta de Jesus: “em comunidade”, sem distinções, preconceitos, merecimentos, gostos….

          Ah André! Gostei do teu blog. Boa iniciativa!

          Responder
  • Toni disse:

    BEM AVENTURADO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

    Responder
  • Toni disse:

    corrigindo : bem aventurado é aquele quem vem em nome do senhor

    Responder
  • vera gondim disse:

    Olá, André ! Tenho uma amiga que esta gravida e ela gostaria de colocar o nome da criança de José MATEUS mas você poderia me dizer o perfil do discípulo Mateus ?Há! Gostei muito do teu site !

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Vera, não sei muito sobre esse tema. Vou ficar te devendo

      Responder
  • david chavans disse:

    boa noite andre..pode me responder uma pergunta: se deus criou adao e eva como almentou a população do mundo ? casava irmãos com irmãos ……

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Exatamente. No início era a única forma de aumento da população.

      Responder
  • Guilherme lima disse:

    Andre sao dois tiagos ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim, Guilherme

      Responder
  • Michael disse:

    Bom dia,
    queria saber se o Judas o traidor também comeu do “Pão” e bebeu do “Vinho” do novo pacto ou ele saiu antes da instituição.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Michael, o texto diz que ele molhou o pão no mesmo prato de Jesus, logo, é bem possível que ele tenha comido. Nesse caso comeu indignamente.

      Responder
    • Valdemir Fernandes (@mimyfer) disse:

      Caro Michael: Judas não comeu do pão da Ceia e nem bebeu do vinho.
      pois ali ouve 2 eventos, a páscoa ( a última) e a primeira Ceia. ele participou da páscoa onde se molhava o pão no vinho.
      já A Ceia não era do mesmo jeito: comia-se o pão e depois se bebia o vinho separadamente.
      TOMAI E COMEI, ISTO É O MEU CORPO QUE É PARTIDO POR VÓS.
      O VINHO ERA: ESTE É O MEU SANGUE DO NOVO TESTAMENTO, BEBEI DELE TODOS.
      ASSIM QUE O SENHOR SERVIU A PÁSCOA DISSE PARA JUDAS: O QUE TENS QUE FAZER FAZE-O LOGO.
      E JUDAS SAIU.
      AÍ VEIO A PRIMEIRA CEIA.(MATEUS 26 V. 29)

      Responder
  • Rafael melo disse:

    Boa tarde,
    da para saber qual era a idade dos discípulos quando jesus os chamou?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rafael, não tem essa informação na Bíblia.

      Responder
  • Emerson Mendes disse:

    André porque Davi pegou 5 pedras sendo que era apenas UM gigante, e ele tinha fé que o derrubaria com apenas uma pedra?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Emerson, Davi não sabia quantas pedras precisaria usar. Ele tinha fé na vitória, mas foi prudente em se preparar para a batalha com aquilo que podia.

      Responder
      • Leoncio Alves de Oliveira disse:

        leoncio -golias tinha quatro irmaos davi foi preparado pra enfrentar os cinco

        Responder
  • Regilson Heleno disse:

    queridos irmãos a santa ceia é a mais importante celebração cristã jesus disse pra fazemos isso em memoria dele, sendo assim a criança não tem total noção do que esta fazendo ceiando é melhor espera ela crescer um pouco recomendo apos 12 anos, para ela mesmo fazer essa escolhar afinal devemos servi a Deus com prazer e por nossa própria vontade. amo a todos queridos irmãos :D

    Responder
  • Regilson Heleno disse:

    a respeito de judas queridos, tem um pouco haver com o ato da santa ceia, gente as coisas do reino é uma coisa conciente temos que saber o que estamos fazendo,judas ele tipifica algumas pessoas de hoje em dia que recebe a oportunidade de estar perto de jesus ver o mestre operando maravilhas mais ta focando em outras coisas,assim como os outros judeus, judas queria que jesus o messias prometido livra-se eles do fardo pesado posto pelo imperio romano na epoca, mas jesus veio pra nos trazer salvaçao pra toda a terra, judas estava querendo algo pequeno jesus queria algo grande 2 visoes ou melhor divisoes, isso sempre causa problema, a divição é tão ruim que nem o diabo quer isso, no inferno é organizado, porque Jesus vai dizer em (mt 9:34). amem gente. Meu nome é Regilson Heleno só procura tenho 20 anos e fico grato em aprender com vocês gente Unidos Somos mais fortes !! lembre-se uma unica visão Céu Salvação

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.