Como dar um testemunho

Postado por em: Reflexões

Por André Sanchez

Como dar um testemunho sobre sua fé e sobre Jesus Cristo?Nós cristãos estamos cientes de nossa missão de levar a mensagem de Jesus Cristo a outras pessoas. Sabemos o que Ele fez em nossas vidas, como mudou o nosso coração e a nossa história. Mas, às vezes, travamos na hora de testemunhar todas essas coisas a outras pessoas. Ficamos confusos e, às vezes, perdemos a oportunidade de impactar uma vida com a mensagem do Evangelho. Em muitos casos não é por maldade que não compartilhamos a Cristo, mas por não sabermos muito bem como fazer isso de uma forma correta.

Muitas pessoas têm dúvidas com relação a como dar um testemunho sobre sua fé, sobre Jesus Cristo. Como falar, de que forma? Qual a melhor maneira? O que dizer?

Gostaria de deixar algumas dicas simples, porém eficazes, para você preparar seu testemunho e, com o poder de Deus agindo em você, ser um instrumento poderoso de bênção na vida de outras pessoas.

EXISTEM, BASICAMENTE, 4 TIPOS DE TESTEMUNHO:

1 – O testemunho da sua conversão
2 – O testemunho específico de algo que Deus fez em sua vida
3 – O testemunho sobre a Palavra de Deus
4 – O testemunho no seu agir

Vamos analisar cada um deles e como você pode usá-los:

1- TESTEMUNHO DA SUA CONVERSÃO: Prepare-o no seguinte esquema:

- Como era minha vida antes de Jesus impactá-la? (Seja sincero e diga como você era na realidade)

- Como foi o meu encontro com Jesus? (Não se preocupe com datas específicas. Foque na maneira como Jesus te salvou, de que forma isso aconteceu, como ele te tirou de sua antiga vida)

- Como está minha vida agora? (Não mascare suas dificuldades, mas também não supervalorize-as. Seja sincero e diga como tem crescido, o que tem mudado e de que forma Deus tem te conduzido)

2 – TESTEMUNHO ESPECÍFICO DE ALGO QUE DEUS FEZ EM SUA VIDA

Esse é mais fácil ainda. Conte o que Deus fez em sua vida de maneira simples e sincera. Glorifique a Deus através de suas palavras. Conte o problema que tinha e a solução que você viu Deus implementar. Fale sobre como foi, com detalhes, para que a pessoa veja como é linda a ação de Deus mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Seja mais sensível e procure observar mais tudo que Deus faz por você. Agindo assim, sempre terá algo a testemunhar.

3- TESTEMUNHO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

À medida que vamos crescendo na vida cristã, vamos aprendendo cada vez mais sobre a Bíblia. Em nosso dia-a-dia sempre haverá oportunidade de compartilhar um versículo, um ensino de Deus, um exemplo de algum personagem bíblico. Oportunidades irão aparecer e, por isso, devemos estar preparados. Memorize alguns textos que mais gosta, esteja sempre estudando e buscando conhecer melhor a Palavra de Deus, pois assim, você sempre terá boa bagagem de sabedoria de Deus para compartilhar com as pessoas.

4- TESTEMUNHO EM SEU AGIR

Nunca subestime o poder do testemunho das suas ações! As pessoas têm os discípulos de Cristo sempre diante dos olhos, o que significa que somos sempre muito observados. Assim, precisamos sempre agir como Cristo nos ensinou na Bíblia, pois, agindo assim, vamos impactar as pessoas com os valores do reino de Deus na prática. É uma poderosa forma de testemunho!

CONCLUSÃO

Nunca deixe de testemunhar se tiver oportunidade. Pense com antecedência no seu testemunho e pratique-o!

*Artigo atualizado em 12/05/2012

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

10 comentários

  • Kitilucas disse:

    Puxa vida! há dois anos tenho conhecimento que Jesus me ama e pretendia me salvar desde a fundação dos tempos, então obviamente aceitei porque é um tipo de proposta sem concorrencia. Mas fico sempre com olhos esbugalhados com as matérias e comentário feito nesse veículo. Acho triste aprender por ak coisas q acho que deria aprender na igreja. Essa matéria parece muito basiquinha, mas na verdade deveria se aprender de cara na escola dominical ou quando se aceita Jesus, afinal agora entendo porque meus amigos ficarm tão enfadados com minha narratória, contei tudo no ritmo de minha emoção, imagine! falei sem parar e incoerentemente.

    Responder
    • Rangel disse:

      Às vezes ocorre dessa forma mesmo conforme escreveu

      “quando se aceita Jesus, afinal agora entendo porque meus amigos ficarm tão enfadados com minha narratória, contei tudo no ritmo de minha emoção, imagine! falei sem parar e incoerentemente”

      Mas o mais importante é testemunharmos, ainda fora da hora, ordem ou local, o importante é que glorifiquemos a Deus, claro que deve haver ordem…

      No demais fiquem todos na paz.

      Responder
  • Anonymous disse:

    Posso considerar testemunho a minha vida no dia a dia..pq escuto muito se falar que devemos dar bons testemunhos através das nossas obras!?

    Responder
  • André Sanchez disse:

    O bom testemunho que você está falando é a nossa atitude correta no dia-a-dia. Ele é uma grande forma de mostrar que você tem Jesus. É um testemunho importantíssimo…mas não deixe de falar o que Deus fez e está fazendo em sua vida…

    Um abraço!!!

    Responder
  • Anonymous disse:

    eu acredito em vida com Deus todos os dias . você é aquilo quando você esta sozinho, falar , pregar bonito isso é facil. mas quando acaba o culto cada um vai para suas casas , ai começa a semana , entâo é que devemos ser servos do senhor . por tanto irmãos que fiquemos na rocha , quando tempestade , os problemas , o vento forte as tentaçôes vierem , sejamos crente em DEUS.

    Responder
  • Vânia Lúcia Resende disse:

    Quando nascemos de novo, recebemos a semente da vida Divina em nós. Toda semente quando encontra terreno adequado germina e cresce. O desejo e o propósito do Senhor agora é crescer e alcançar a Sua plena expressão em todos aqueles que um dia O receberam como Senhor e Salvador. Dai a importancia de negar a si mesmo e seguir o Senhor, precisamos praticar seus ensinamentos, e não apenas te-los como meros ensinamentos. Precisamos experimentar a realidade do reino. Jesus é o Senhor!

    Responder
  • rogerio nasçimento frança disse:

    sou um dependente quimico em recupeçâo ha 12 anos estou muito feliz com a minha converçAo so deus na causa

    Responder
    • wellington disse:

      gloria a DEUS mano , fique firme na rocha . sei o q é isso , passei por isso 16 anos da minha vida , mas hoje DEUS m libertou e vivo na rocha . nunca desanime nem deixe de lutar , pois a carne é fraca , mas Cristo q vive em nós é soberano .

      Responder
  • Juliana disse:

    É um testemunho, não um comentário, queria dizer a todas as pessoas que o Senhor Jesus é maravilhoso e fez vários milagres em minha vida, me deu vários livramentos, o Senhor me curou da Sindrome do Panico, livrou meu casamento. Nem preciso dizer o quanto o Senhor nos Ama. Então nunca percam e fé, nunca desanimem, pois a cura vem no momento certo, tenham paciência, pois o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso, acreditem milagres existem e Deus é o maior de todos eles. Que Deus nos abençoe sempre Amem…

    Responder
  • luis claudio soares disse:

    Sou es travesti es viciado no crak

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.