Você é cúmplice?
📖 Antes de começarmos este estudo, deixe-me te fazer duas perguntas rápidas:
Você já leu um texto da Bíblia e sentiu que não conseguiu entender tudo que ele ensina? Ou já percebeu que muitos temas bíblicos ficam mais claros quando conectamos vários textos das Escrituras? Isso acontece porque a Bíblia não foi escrita como um livro de estudo organizado. Os ensinos estão espalhados por diversos livros e contextos diferentes. Por isso, muitos cristãos leem a Palavra por anos, mas ainda sentem dificuldade para ligar os textos e entender o ensino completo. Foi justamente para resolver isso que desenvolvi o Método Texto na Tela™, onde estudamos a Bíblia de forma organizada, conectando os textos e entendendo a mensagem das Escrituras de Gênesis a Apocalipse. Hoje já são mais de 25 mil alunos que decidiram sair da leitura “picada” da Bíblia para um estudo mais claro e estruturado e com acompanhamento!Se você também deseja entender a Bíblia com mais profundidade ACESSE AQUI e veja como fazer
Agora vamos ao estudo de hoje...Todos nós sabemos que existem dois caminhos. A nossa sociedade é mestra em mostrar mais caminhos, mais alternativas para as pessoas, mas isso é uma arapuca. Só existem dois caminhos: o caminho do bem, representado por Jesus Cristo e Sua palavra, e o caminho do mal, representado pelo diabo e por sua palavra.
Todos os seres humanos estão nesse momento andando por um destes caminhos. Isso porque não há um meio termo, um caminho alternativo, um caminho do “meio” para seguir; ou é um ou é o outro. O que Deus requer dos Seus servos é uma atitude firme diante do caminho do mal, ou mesmo diante do caminho que “parece” do bem, mas é contrário a palavra de Deus:
“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Ef 5. 11). Deus quer de nós muito mais do que uma escolha de um caminho, Ele quer que tenhamos uma atitude firme diante do caminho do mal. Deus quer ver em nós o sentimento e a atitude de rejeição das obras das trevas e de acolhimento das obras da luz.
Deus deseja que reprovemos o caminho das trevas e que de nenhuma forma nos encontremos sendo cúmplices do que se faz nesse caminho. Grande parte das pessoas acha que as obras das trevas são apenas aquelas obras terríveis como um assassinato, um estupro, uma agressão, etc. Assim, essas pessoas não acham problema em “pequenas” mentiras, em “pequenas” traições, em “pequenas” corrupções, etc.
Porém, a Bíblia vai muito mais além, e não mostra a existência de uma diferenciação de tamanho entre os diversos tipos de pecados. Isso significa que mentir é uma obra das trevas tanto quanto um assassinato. Que colocar o cachorro como dependente no imposto de renda é obra das trevas tanto quanto uma agressão violenta.
Analisando dessa forma, muitos de nós estamos andando nas obras das trevas, pois ainda somos cúmplices delas, ainda não as rejeitamos, pelo contrário, tentamos mantê-las concomitantemente com as obras da luz, o que é um engano de nossa parte, pois Deus não aceita esse tipo de atitude.
Assim, faz-se necessário que analisemos a nossa vida com sinceridade diante de Deus e busquemos identificar em que nível está a nossa cumplicidade com o pecado. Até que ponto o temos acolhido ao invés de rejeitá-lo. Feito isto, é hora de arrepender-se e começar a andar no caminho certo, o caminho de Deus. E para isso, precisamos conhecer esse caminho; e para conhecer esse caminho, precisamos encontrá-lo dia a dia na Bíblia, que é onde está revelado o caminho mais excelente, o caminho que Deus desenhou para nós.
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2. 10)
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Deus precisa da fé das pessoas para fazer milagres?
- 10 dicas para ajudar seu filho pequeno a se comportar na igreja
- 6 sinais de que você PERDEU O AMOR pela obra de Deus!
- Você sabe conjugar o verbo dar?
- Copa do mundo espiritual: Onde estão os torcedores?
- Jesus Cristo não veio esmagar a cana quebrada. E você?
- Nem oito, nem oitenta!




