Os 3 inimigos da vida de oração. Como vencê-los?

Postado por em: Oração

Por André Sanchez

Orar é talvez uma das práticas bíblicas mais simples que Deus nos deu. Não há grandes segredos para se ter uma boa vida de oração. No entanto, nem sempre o mais simples é o mais fácil. Temos visto em nossa sociedade um distanciamento cada vez maior das pessoas da prática da oração, o que tem feito com que as pessoas experimentem um distanciamento cada vez maior de Deus. Com este artigo gostaria de levantar alguns dos maiores inimigos da vida oração e buscar soluções para superá-los, para que assim possamos ter uma vida de maior comunhão com Deus através da oração.

oração, inimigos da vida de oraçãoInimigo 1 – O tempo

O tempo tem sido apontado por muitos como o grande culpado pelo fracasso em suas vidas de oração. Falta-me tempo é uma frase muito repetida por aqueles que não conseguem ter uma vida de oração satisfatória. Reconheço que um dos maiores trunfos do inimigo é nos manter bem ocupados para que o tempo para Deus nos falte. E é justamente isso que tem acontecido com muitas pessoas. Não conseguem separar um tempo para dedicar ao Senhor, à vida de oração, pois estão com seu tempo totalmente preso em outras prioridades de suas vidas. Qual a solução para isso?

A solução não passa por um caminho fácil. É preciso rever prioridades na agenda. O tempo é matemática pura, assim, não há outra forma, senão fazer ajustes e cortes, trazendo a vida de oração como uma prioridade de vida. Talvez precise dormir menos, ou trabalhar menos, fazer menos horas extras, ou quem sabe diminuir o tempo dos passeios, da TV e da Internet. A análise é pessoal. Um alerta: Você só conseguirá ter tempo para orar se realmente a vida de oração for importante para você; se não for, você fracassará.

Inimigo 2 – O espaço

Espaço é o seu lugar de oração. Vencida a fase de conseguir tempo para orar, costuma aparecer o problema do espaço. Isso acontece porque em nossa sociedade viramos escravos da falta de espaço para o silêncio e a meditação, a falta de espaço para Deus. É difícil achar um momento e um lugar de silêncio, de paz para orar. Em todos os lugares existe barulho e certo tipo de incômodo. Existem casas que têm TVs, computadores e sons ligados em quase todos os cômodos! Parece que as casas modernas foram projetadas para não comportar os momentos de comunhão com Deus. Qual a solução para isso?

A solução passa pela criatividade. É preciso criar esse lugar de oração. Não é algo fácil, principalmente para quem tem família grande. Mas é preciso! Estude o melhor horário para usar algum lugar que você tenha à disposição. Avise sua família, peça colaboração, exponha o seu desejo de ter um momento a sós com Deus. Conheço pessoas que não tem escolha, precisam apelar para a paz das madrugadas… você precisará achar esse lugar, pois ele é necessário para sua vida de oração! Use a criatividade como você a usa para tantas outras coisas que acha importante.

Inimigo 3 – O “eu”

Vencidos os dois primeiros inimigos, costumamos nos deparar com o nosso próprio “eu”. Isso porque não estamos muito acostumados a acalmar o nosso coração e vivermos um tempo de oração de qualidade. A agitação, a falta de vontade, a preguiça costumam ser alguns dos inimigos que se levantam do nosso próprio ser. Ficamos sem assunto, incomodados com o silêncio, com sono… Muitos não suportam esse momento de quietude e coração descoberto diante de Deus. A nossa “carne” pecaminosa muitas vezes se levanta contra esse restabelecimento da comunhão com o Pai através da oração. Qual a solução para isso?

Hábito e comunhão! Enquanto Deus permanece como um desconhecido pelo fato de termos pouco contato com Ele, esse incômodo será muito evidente. Aos pouco Deus vira um dos nossos melhores amigos. E o encontro de oração com Ele se torna um dos momentos mais esperados. Lute contra si mesmo. Tudo que se levanta contra uma vida de oração e comunhão com Deus não vem de Deus, vem dos nossos inimigos! Por isso, fique atento e peça força  a Deus para lidar consigo mesmo.

Conclusão

É evidente que existem outros vários inimigos da nossa vida de oração, mas creio que estes sejam os principais que, se vencidos, nos farão vivenciar uma vida espetacular de oração na presença de Deus.

Comece hoje mesmo a orar!

E você, conhece mais algum inimigo da vida de oração?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

32 comentários

  • Felipe Wandork disse:

    Meu amado, louvo à Deus pelas suas sábias palavras. Realmente se não houver esforço não alcançamos esta tão desejada comunhão com Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Felipe! É mesmo um desafio, mas um desafio que vale a pena… estar próximo de Deus não tem preço!

      Abs!!

      Responder
  • Fatima Dantas de Miranda disse:

    Gostei!!!!!!Vou por em pratica!!!!!!!!!!!!!1

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom! Abração!!

      Responder
  • Juliano disse:

    Parabéns!!! Deus abençoe vcs!

    Responder
  • Fábio de Souza Gonçalves disse:

    A oração é a vitamina do cristão, sem ela ficamos indispostos, desanimados, fracos. Mas quando sacrificamos o “tempo”, “espaço” e o “eu” como foi colocado acima, a nossa espiritualidade cresce, ficamos fortes e principalmente, pronto para as batalhas. Abraço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É isso mesmo, Fábio… todo o esforço vale a pena!

      Responder
  • Cristiano Rocha Rodrigues disse:

    gostei!!!!!!!muito boa esta mensagen.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Cristiano!

      Responder
  • iiracema disse:

    Gostei, muito!

    Responder
  • Iracema Dos Anjos Ajos disse:

    Muito bom……

    Responder
  • Ana Lucia Bittencourt disse:

    Sou católica e experimentei seu maravilhoso artigo para falar para crismandos sobre vida de oração, Fico feliz q haja pessoas interessadas e ocupadas em formar cada vez mais um povo q precisa conhecer as coisas de Deus e, é claro , Ele nosso maior bem.Muita paz, meu irmão.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom Ana que foi útil. Deus abençoe!

      Responder
  • Jose Roberto disse:

    è Irmão Andre, realmente falta vida de oração em nossas vidas e em muitas igrejas, continue sendo como João Batista, a voz que clama no deserto preparando a volta da 2ª casa que será muito maior que a primeira. Deus seja contigo.

    Responder
  • Rosirene disse:

    Agradeço a Deus por sua vida! Como é precioso para mim os comentários que fazes. Agradeço a Deus por essa oportunidade de adquirir conhecimentos e experiencias espirituais.

    Responder
  • Marcelo Maia disse:

    André gostei muito da sua análise sobre um assunto tão importante como esse, aproveito pra te pedidr autorização para eu postar na minha página do facebook chamada ” Grupo de oração quarto secreto ”

    Abraços e de uma passadinha por lá, sou diácono da Igreja Presbiteriana Betânia de Icaraí – RJ

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Marcelo. Fique à vontade para postar. Só peço que cite a fonte. Abração!

      Responder
      • Marcelo Maia disse:

        Colocarei a fonte com o maior prazer. Abraços !!!

        Responder
  • Anonimo disse:

    caramba me ajudou muito tenho 14 anos e esses erão mesmo os piores inimos.
    Principalmente a falta de assunto obrigado andré ajudou bastante

    Responder
  • Antonio Carlos disse:

    O caminho de Deus é esforço e dedicação, sempre digo isso nas pregações, orar é estar face a face com Deus através do coração puro.

    Responder
  • Régis disse:

    Amém

    Responder
  • JACÓ disse:

    A PAZ DO SENHOR. REALMENTE, O HOMEM SE ACOSTUMO A VIVER EM ALTA VELOCIDADE,
    EU FICO ORAS NO COMPUTADOR,VIOLÃO ,GUITARRA ESTUDANDO MAS QUANDO CHEGA ORA DE PEGAR NA BIBLIA OU ORAR.. BATE UMA PREGUIÇA TERRIVEL.. O SILECIO REALMENTE INCOMODA..
    MAS SABIAS SÃO ESSAS PALAVRAS PQ VEM DO SENHOR. PARABENS. VOU COLOCAR EM PRATICA E SEI QUE O RESULTADO SERA INCRIVEL..

    Responder
  • Beatriz disse:

    Obrigada pelas sábias palavras irmão. Precisei delas para preparar uma pregação sobre vida de oração! Paz e fogo do Espírito Santo.

    Responder
  • Alexandre Lima Amaral disse:

    A paz do Senhor meu querido irmão, vou falar na igreja que sou membro, nesta quarta e Deus tem me incomodado a falar sobre este tema oração, sou crente de berço e tenho 44 anos e estou experimentando um avivamento e Deus tem se revelado de forma tremenda na minha vida. Agradeço a Deus por este rico assunto aqui relatado pelo irmão, tenho usado esta ferramenta (oração) e quero lhe dizer que todo o tempo que tenho andando, falando, trabalhando em tudo estou sempre falando com Deus e vejo sua mão de poder agindo na minha vida, claro que tenho momentos que separo para estar falando com Deus a sós, vou uma vez por semana ao monte para orar e também estou preocupado pois tenho visto que as igrejas tem menos hábitos de orar. Somente orando, assim estaremos prontos para vivermos neste mundo enfrentando as artimanhas do diabo. Lembrando sempre que somos mais que vencedores por Cristo Jesus, nosso Senhor. amém

    Responder
  • ELIENE DE MOURA BORGES disse:

    È mais uma vez temos negligenciado na comunhão ,é necessário rever muitos de nossos conceitos de servir ao mestre e ter verdadeira comunhão. que Deus nos ajude a vencer todos os inimigos e pela sua misericórdia possa voltar a ter verdadeira comunhão com o Pai.

    Responder
  • julio luiz costa nolasco disse:

    gostei muito do assunto me afastei por um tempo dos caminhos do senhor agora voltei ainda estou com dificuldades na oração e lendo sobre o assunto, no mesmo momento cai de joelhos com vontade de falar com o meu senhor em oração.Creio que grandes coisas Deus transforma através da oração.

    Responder
  • eloiza disse:

    Sábia suas palavras, é assim mesmo que acontece, temos tempo pra tudo .Menos pra ler a biblia

    Responder
  • JORGE disse:

    sem uma vida de oraçao o homem nao consegue pross eguir em sua vida espiritual e manter sua
    comunhao com DEUS

    Responder
  • Elisabeth do Monte Serrat Rosa disse:

    Tão simples e tão perseguido pelo inimigo é o momento da oração. Agradeço a Deus por ter pessoas como você na rede social para contribuir com o crescimento do povo de Deus. Obrigada pelos estudo e orientações. Você é uma benção.

    Responder
  • Samuel franco da silva disse:

    Samuel franco da silva
    André, foi muito bom o seu artigo, que Deus continue Abençoando e te Iluminando nos futuros artigos que você publicar.

    Responder
  • Wesley disse:

    É muito interessante que embora de religiões diferentes, várias pessoas visitam o blog e compartilham a mensagem do cristianismo. Visto que, Jesus Cristo não é crédulo, nem denominação, e sim estilo de vida, caráter, um referencial para nós. Construir muros entre religiões e placas de igrejas é pura tolice, é falta de amor e união para com o próximo.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.