Jejum de tevê, de chocolate, de refrigerante, de celular são bíblicos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta, Jejum | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de saber sobre jejum: É valido segunda a Bíblia jejuar de algo no qual eu goste muito, por exemplo: fazer jejum de chocolate, jejum de café, jejum de refrigerante, etc? E o jejum de coisas que não são alimento como não assistir tevê ou ficar sem entrar nas redes sociais? Deus aceita todos esses tipos de jejuns? O que a Bíblia nos ensina sobre isso?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Caro leitor, o jejum é um ato espiritual. Quando jejuamos estamos mostrando que a dependência de Deus e o próprio Deus são prioridades sobre qualquer prazer (licito) que possamos ter na carne. Daí o fortalecimento espiritual que ele traz na vida de quem o pratica. O jejum parece algo simples, mas não é, pois somos muito ligados aos prazeres (lícitos) da carne. Jejuar é sempre um desafio.

Jejum de tevê, de chocolate, de refrigerante, de celular é bíblico

Posso fazer jejum de chocolate, refrigerante, tevê, etc.?

(1) O padrão bíblico do jejum é o de alimentos. A grande maioria das passagens bíblicas que falam sobre jejum aponta para esse tipo. Por exemplo: “Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra. Então, os anciãos da sua casa se achegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis e não comeu com eles.” (2 Samuel 12:16).

(2) Ainda temos na Bíblia a menção do jejum de alimentos e também de água, mas somente em casos mais especiais e por períodos menores (excetuando, é claro, o jejum de 40 dias praticamente sobrenatural de Moisés, Elias e Jesus). “Esdras se retirou de diante da Casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio.” (Esdras 10:6).

(3) Nesse sentido, é importante ressaltar que o jejum deve sempre ser acompanhado de bom senso. Pessoas frágeis, de idade avançada, com problemas de saúde, ou que fazem trabalhos mais pesados, devem jejuar de uma forma que não as prejudique. Talvez essas pessoas devam optar por jejuns parciais, jejuns de algum tipo específico de alimento, etc. O que vale é aquilo que você combinar com Deus. Deus sabe nossos limites e as intenções de nosso coração.

(4) Jesus mostrou que jejuar é algo bem íntimo entre quem jejua e Deus: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6:17).

(5) Ditas essas coisas sobre jejum, fica a pergunta: E o jejum parcial, tirando coisas que gostamos muito, tipo: Jejum de café, jejum de chocolate, jejum de refrigerante, etc.? Vou ainda mais longe: E o jejum de tevê, de redes sociais, e outras coisas que não são alimento, são bíblicos? Será que a Bíblia dá algum respaldo para esse tipo de Jejum? A resposta é sim e vou te mostrar…

(6) Com relação aos jejuns de um tipo específico de alimento, temos exemplos bíblicos desse tipo de jejum: por exemplo, em Daniel 1:8 vemos que eles jejuaram de comer das finas iguarias do rei e do vinho que ele bebia, comendo durante um bom tempo apenas legumes e água. Porém, aqui é preciso ter cuidado e avaliar a intenção. Por exemplo, jejuar se abstendo de refrigerante para emagrecer e aproveitá-lo para o lado espiritual não é jejuar. Deixar de comer doce para controlar o diabetes e aproveitar como um jejum não é jejuar. O motivo da abstinência deve ser focado no lado espiritual. É claro que, em havendo a possibilidade de jejuar com abstenção total de alimentos, este deve ser feito.

(7) Temos na Bíblia pelo menos dois exemplos de jejuns de coisas diferentes de alimento e água. O primeiro é um jejum feito por Daniel, onde além de jejuar de alimentos, jejuou de passar um tipo de perfume: “Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas. (Daniel 10:2-3 – NVI).

(8) O segundo exemplo é uma orientação de Paulo a casais, que parece nos indicar abstinência do relacionamento íntimo (um tipo de jejum) por certo tempo com um propósito espiritual: “Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (1 Coríntios 7:5).

(9) É importante observar que estes dois exemplos são pontuais e não a regra quando se trata de jejum nas Escrituras. No entanto, podemos ver que existe sim a possibilidade de fazermos outros tipos de jejuns, como Jejum de café, jejum de chocolate, jejum de refrigerante e jejum de televisão! Isso é mais uma ferramenta para nos dedicarmos a Deus de forma especial! Sendo assim, faça o jejum de alimentos quando puder, mas também pode fazer jejuns de outras coisas. O principal é que isso ficará entre você e Deus e Deus sabe da sua sinceridade (ou falta dela)!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp