Quem foi a mulher com quem Caim casou-se?

Postado por em: #VocêPergunta

mulher de caim, esposa de caim, com quem caim casouSe você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

Você Pergunta: Já faz algum tempo que uma dúvida vem me deixando confuso: Quem foi a mulher que casou com Caim, já que só existiam Adão, Eva e Caim? (Abel já tinha sido morto).

Caro leitor, essa pergunta costuma deixar muitas pessoas em dúvida. Alguns afirmam que esta questão prova que a Bíblia contém erros. No entanto, como demonstrarei a seguir, a Bíblia nos indica uma resposta bastante satisfatória a essa pergunta. Vejamos:

A primeira consideração a se fazer é a respeito de um versículo que nos mostra que Adão e Eva não tiveram apenas filhos homens, mas também filhas. “Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.” (Gn 5. 4). É importante observar a ênfase do texto no plural “filhos e filhas”.

A Bíblia normalmente foca suas narrativas nos principais personagens da história ou naqueles que tiveram alguma participação efetiva e importante naquilo que ela quis mostrar. Assim, a narrativa de Gênesis é um resumo e não a totalidade dos fatos. Não encontramos, por exemplo, as *genealogias de todos os filhos e filhas de Adão e Eva, mas somente de Caim e Sete (Gn 4. 17-24; Gn 5. 1-32). Os outros “filhos e filhas” existiram, mas não foram incluídos na narrativa bíblica.

*Para maior compreensão leia: O que significa genealogia?

Outra coisa a se considerar é que os filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e multiplicando-se. Não ficaram estacionados debaixo da “barra-da-saia” de Eva. Eles tinham a missão de cumprir a palavra de Deus dada aos seus pais. “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gn 1. 28)

Observe como Caim, após ter matado seu irmão Abel, fica preocupado em ser encontrado por “alguém” que lhe poderia fazer alguma mal: “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.” (Gn 4. 14). Caim demonstra por essa fala que já havia certo número de seus parentes espalhados pela região. E fica receoso de sofrer uma vingança.

Observe também que Deus colocou “um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.” (Gn 4. 15). Isso demonstra que a terra a essa altura já tinha um bom número de pessoas, todas vindas de Adão e Eva e de seus filhos e filhas. Se não houvesse mais ninguém na terra além de seus pais, por que Caim estaria preocupado e por que Deus colocaria esse sinal nele?

Podemos então inferir: Se Caim poderia encontrar com alguém que o pudesse matar, por que não poderia encontrar-se também com uma mulher que viesse a se casar com ele?

Assim, o texto bíblico nos explica que a mulher de Caim não é uma invenção ou um erro da Bíblia, mas que ela de fato existiu.

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

122 comentários

  • @MatsoThiago disse:

    Essa pergunta também sempre me intrigou, André. Eu imaginava que Deus poderia ter feito outros seres humanos com suas mãos e não se prendido somente a Adão e Eva. Mas esse seu texto faz todo sentido. =)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu pelo comentário Thiago!

      É, tem muitas teorias doidas para essa questão, mas, na realidade, tudo foi da forma natural mesmo…

      Abs!!

      Responder
      • evangelista gildeon sena disse:

        Caim casou em Geneses 4 verso 16;Sete nasceu em Geneses 4 v 25 depois do casamento de Caim e Adao gerou mas filhos em geneses 5 verso 4…E AI ?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Gildeon, as genealogias não são completas. Se você observar elas só contém nomes de homens. Alguém poderia perguntar. Os homens casaram com os homens e tiveram descendentes deles? Óbvio que não. Não era comum citar nomes das mulheres nas genealogias, nem das filhas. Assim, fica claro que Adão teve sim filhas antes que Caim matasse Abel.

          Responder
          • silvia disse:

            Olá Andre,gostaria de expor um pensamento meu ,embora nunca ouvi ninguém esboçar na á respeito .Penso que D”us fez Adão e Eva como os PRIMEIROS e não os ÚNICOS homem e mulher (vamos por desta forma ) .
            Quando em gênesis 6:4 falam dos filhos de D’us entraram às filhas dos homens ,uns entendes ser os filhos de D’us anjos caídos ,outros q/ seria os filhos de D’us a descendência de sete .Eu porem “penso” q/ filhos de D’us se refere as criaturas q/ ele fez assim como Adão e Eva ou (os filhos de D’us) criaturas (vamos por desta forma ) q/ foram feitas sem o “pecado” perfeitas com todo grau de inteligencia e sabedoria força destreza no qual o homem (humanidade) foi criado no principio . Pq na torá ou bíblia diz que, “Adão e Eva foram os primeiros e ñ os únicos” e existe uma diferença nisso ,

          • André Sanchez disse:

            Não compartilho desse pensamento.

          • Laize disse:

            André, concordo em partes com vc.

            Não acredito que os outros sejam filhos de Adão e Eva. Mais se que esses outros Sejam anjos caídos. Anjos que viviam na terra, quando Deus criou o homem. Olha só quando Davi mata o gigante Golias. A Terra onde os espias diziam ser de Gigantes. Em diversas literaturas lemos que os anjos são tem em média 3 metros de altura.

          • André Sanchez disse:

            Laize, difícil provar isso biblicamente. Pessoal de alta estatura são mencionadas várias vezes na bíblia e são humanos sim. Não existe embasamento para dizer que anjos caídos viraram pessoas e habitaram e até engravidaram mulheres. Essa é uma confusão que a bíblia não apoia.

          • Ricardo_NYC disse:

            Então Caim casou e teve filhos com a irmã?

          • André Sanchez disse:

            Ricardo, ele teve filhos com um parente bem próximo. Na Bíblia não diz que foi com a irmã.

          • alexandre disse:

            boa…

        • Julio disse:

          Em genesis Eva se alegra em ter nascido caim filho homem, isto da a entender que antes ja tinha tido filhas mulherea.

          Responder
          • alexandre disse:

            todas essas teorias. sobre esse assunto. .não deixa de ser teoricas. . apesar de algumas ser bem convinçentes. . eu tambem acredito que caim se casou-se. com umas de suas irmas . ….apesar que isso pode ser um pouco. estranho. mas. se agente . olhar em genesis 19 ver 31 Um dia, a filha mais velha disse à mais jovem: “Nosso pai já está velho, e não há ho­mens nas redondezas que nos possuam, segundo o costume de toda a terra.
            32 Vamos dar vinho a nosso pai e então nos deitaremos com ele para preservar a sua linhagem”.
            33 Naquela noite, deram vinho ao pai, e a filha mais velha entrou e se deitou com ele. E ele não percebeu quando ela se deitou nem quan­do se levantou.
            34 No dia seguinte a filha mais velha disse à mais nova: “Ontem à noite deitei-me com meu pai. Vamos dar-lhe vinho também esta noite, e você se deitará com ele, para que preservemos a linhagem de nosso pai”.
            35 Então, outra vez deram vinho ao pai naquela noite, e a mais nova foi e se deitou com ele. E ele não percebeu quan­do ela se deitou nem quan­do se levantou.
            36 Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai.
            37 A mais velha teve um filho e deu-lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje.
            38 A mais nova também teve um filho e deu-lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje. é logico. que seria pecado. éssa pratica.. mas se tratando do começo do mundo. eu acho razoável. . é melhor do qué acreditar. que deus fez muitas pessoas. quando criou Adão . ou que os filhos de Deus. que entraram nas flhas dos homens.eram anjos ….

      • Ariel Leibntz disse:

        Mas entao, irmaos casaram-se? que coisa doida é essa? Sou Cristao, e acho que havia mais pessoas alem de Adao e Eva, mas….Levitico deixa bem claro que é abominacao… ta faltando pagina nessa historia!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Ariel, Levítico foi escrito centenas de anos depois do ocorrido

          Responder
          • Ana disse:

            Mas a palavra de Deus não é a mesma ontem , hoje e amanhã ? Muita incoerência !

          • André Sanchez disse:

            Não entendi qual a incoerência. Podia explicar melhor?

        • Edilson Almeida Santos disse:

          Quero comentar sobre quando a bíblia diz: 1 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
          2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Genesis:6:1-2 Esses filhos de Deus está se referindo não a anjos nem caído e nem os em pé e nem tão pouco sobre Deus ter criado outras pessoas como criou á Adão e Eva, porque apenas Adão e Eva que Deus criou com as suas próprias mãos e os demais nascerão do ventre da mulher e logo no inícios foi necessário sim que irmãos com irmãs se casassem e com um tempo isso seria pecado, mas até então não era. Portanto esses filhos de Deus está se referindo aos da descendência de Sete, lembre que a bíblia nos diz que só depois de Sete e que os da descendência de Sete que começaram a invocar ao o Senhor. Então, desde o início ouve dois grupos, os que invocam ao o Senhor e os que não invocam. Portanto os que invocam, são os filhos de Deus e os que não invocam, são filhos dos homens. Então só os que invocava ao Senhor, caíram na tentação por as mulheres que não seguia o Senhor serem mais sexo, não diria mais bonitas, porque um homem é mais fácil caí por uma mulher sexo do que uma mulher bonita. Porque uma mulher pode ser bonita, mais se ela for uma geladeira que homem irá sentir tesão por ela? Eis porque muitos dos filhos de Deus cai na tentação, porque as do mundo sabe lhe seduzir o que as vezes uma esposa cristã só faz se fechar para o seu esposo.

          Responder
          • miguel filho disse:

            Meu caro irmão Edilson ,a paz do senhor ,acho que voçe irmão está precisando olhar mais intimamente para a sua esposa ,porque acho que este comentario está partindo de sua esposa ser uma geladeira ,vigiai,porque a beleza não é externa e sim interna .

          • alexandre disse:

            muito bom

          • alexandre disse:

            boa essa. teoria sua.. eu .. acho posivel…..

      • pr. zauri avila disse:

        concordo em numero genero e
        grau

        Responder
      • MANUELITA CONSOLAÇÃO DA SILVA disse:

        EU SEMPRE TIVE DUVIDA Á ESTE RESPEITO,MAS AGORA EU ENTENDI,FOI MUITO BOM O SEU ESCLARECIMENTO,MEU NOME É MANUELITA,SOU DE PRESIDENTE PRUDENTE,IGREJA NOVA JERUSALÉM.DEUS ABENÇOE.

        Responder
      • alvi souza teixeira disse:

        ANDRÈ ! na semana passada me fizeram essa pergunta,´´caim tinha irmâs´´ antes de cometer o assassinato do seu irmâo? e eu na hora nâo soube respônder.MAS lendo o teu comentario,isso me ajudou a dar uma resposta pra quèm me fez a pergunta,concordo com você e que DEUS te abençoe.

        Responder
      • fernando felicio disse:

        boa noite.se DEUS criou adao e eva e so sobrou caim..de onde que apareceu essa mulher para ele se casar..na própria bíblia abomina irmão se relacionar com irma e vice versa

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Fernando, no próprio texto eu respondo essa questão. Com relação a casamento entre parentes ele foi proibido na Lei, na época de Moisés e não nessa época. Se quiser saber mais desse assunto leia esse artigo: Por que Deus permitia o incesto e hoje em dia ele é considerado pecado? ~> http://bit.ly/M8MsZr

          Responder
        • alexandre disse:

          a mulher de Abrão éra sua meia irmã veja em geneseis . 20. verso 12 Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. nota-se que abão se casou-se com sua irma……………

          Responder
      • samuel james disse:

        Paz querido,
        Tem algum artigo sobre isais 35:14 (lilith)

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Não tenho, Samuel, vou ficar te devendo

          Responder
    • GUILHERME JORGE KUHLMANN disse:

      Continuo na mesma,duvidando ainda mais da existencia da mulher de Caim,eonrola-se mto e não nos da uma resposta convincente.Reitero e desafio os teologos de plantão QUEM ERA E COMO SE CHAMAVA A MULHER DE CAIM?

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Guilherme, você está de brincadeira, né? Quer saber o nome na mulher de Caim? Só pode ser piada…

        Responder
    • Aguiar disse:

      Vocês que acreditam em Adão e Eva, saiba que ninguém sabe quem escreveu e quando, pois ele não estava presente. Então inventou essa estória que vai contra a ciência. A terra apareceu primeiro que o universo? Deus criou a arvore do bem e do MAU.(deus criou o inferno) e ameaçou de morte se comessem o fruto ( Não cumpriu a palavra) proibido. Adão e Eva apareceram (jovens ou adultos?) com a mente vazia, igual a recém nascido. Portanto não entendia ou falava. Qual idioma Deus falou? SERPENTE FALA? Em que idioma? A aparência de Deus é semelhante ao homem? Então Deus tem cabeça, tronco e membros? Qual a sua altura?
      Tem aparência de Jovem ou adulto? Se dissesse que Deus criou um dragão que cuspia fogo, vocês acreditavam Vocês parecem que tem a mente igual aos povos primitivos.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Aguiar, você não é obrigado a crer na Bíblia. Simples assim. Sobre suas perguntas, são bem fraquinhas, típicas de alguém que nunca estudou de verdade a Bíblia, com boa hermenêutica. Essas perguntinhas sempre aparecem dos papagaios de pirata que nunca sentaram para analisar realmente a questão. Repetem o que meia dúzia de babacas dizem sem nem saber de fato se é verdade ou não.

        Responder
      • alexandre disse:

        em genesis 1. no verso 1. diz. primeiro deus criou os çeus e terra .. e a terra sem forma e vazia . havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

        Gênesis 1:2. nota-se que o espirito de deus se movia . esse espirito . que se movia. . foi que deu a origem a toda a criação …..então . para entender .como deus fez. a criação é preçiso ter esse mesmo espirito. . da criação. pois fazemos parte da criação . mas para ter esse espirito. é preçiso ter a jesus cristo.em seu coração pois ele é o mesmo espirito que criou todas as coisas.. . para voçe entender . é só açeitar a jesus cristo. e deixar que esse espirito faça parte de voçe… . é como diz em mateus. 13. verso 14 e 15. ve ..E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
        15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

        Responder
  • PCamaral disse:

    A paz do Senhor!

    Temos que levar em conta de que naquela época as pessoas viviam muitos anos.

    Mesmo que na época em que Deus puniu Cain de ele foi banido não houvesse ainda outras pessoas, logo, como o texto fala, Adão e Eva tiveram filhas e filhos. que cresceram e se espalharam –

    pense bem – passados alguns anos Cain encontra uma moça – uma sua irmã e toma como mulher para si.

    Imagine – suponha – que ela já tivesse idade para procriar – Cain toma para esposa e desta união nascem outros filhas e filhas.

    Complicado? Um pouco. Mas o texto explica bem o que pode ter ocorrido.

    Deus te abençoe André!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      As possibilidades são muitas Pc. O texto não deixa claro uma cronologia, mas nos dá elementos suficientes para afirmarmos que não há erro algum…

      Abraço… Satisfação te ver por aqui =)

      Responder
      • thais disse:

        uma tia minha me fez essa pergunta ontem aqui na minha casa e rolou um debate danado e eu só fiquei na escuta e resolve me informa. gostei da resposta do André.

        Responder
      • miguel filho disse:

        André manda este pessoal procurar jesus cristo que ele irá dar resposta sobre esse e outros assuntos ,eles estão querendo saber sobre a mulher dos outros e estão esquecendo da sua,na verdade eles não querem nada com jesus cristo,e ficam indagando coisas absurdas ,esperem só um pouquinho que jesus cristo está voltando AÍ voçes perguntão a ele ,,André não gaste essa nobre inteligencia que Deus lhe deu com esses incredulos deixem eles que sejam julgados ,é isso que a biblia disse já estão julgados .

        Responder
        • joao disse:

          quanta arrogancia e presunção a sua. Quer dizer esse senhor Andre pode colocar um tema num site aberto para comentarios (neste caso sobre Caim) e as pessoas nao podem questionar nem tirar duvidas ou mesmo contra-argumentar que sao julgados como “porcos”. Entao nem tragam o tema à baila, guardem a vossa inteligencia para voces! Esse tipo de atitude faz lembrar muitos cristaos que conheço, acham que os outros têm que concordar com todas as suas doutrinas e achismos. Enfim, quanto ao tema, a questao é que, por mais voltas que tentem dar a Biblia simplesmente nao refere como apareceu a esposa de Caim e se repararem (e lerem tudo) apenas refere que Adao e Eva tiveram de novo filhos em Gen 4:25 – “ADAO TEVE DE NOVO RELAÇOES COM A SUA MULHER E ESTA DEU À LUZ OUTRO FILHO E CHAMOU-LHE SET PORQUE DEUS LHE TINHA CONCEDIDO OUTRO FILHO PARA SUBSTITUI ABEL” e depois segue a restante descendencia. Quem le isto de uma forma imparcial, tudo indica que esse seria o terceiro filho (porque Deus omitiria os outros?…) . Eu nao sei como foi reconheço isso, (nem ninguem aqui) mas tambem nao me acho o dono da razao.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            João, em primeiro lugar não há menção de minha parte de um tratamento de pessoas que entram aqui como “porcos”. Todos os comentários são publicados e o debate é aberto. Sobre a questão do final de seu comentário falta-lhe um estudo mais aprofundado sobre as genealogias bíblicas. Tente buscar esse estudo para entender melhor as coisas. Mas para esclarecer, as genealogias bíblicas não são completas. Existe a omissão de centenas de nomes.

    • Andre Luiz disse:

      A biblia diz que eva quando teve sete disse que este havia sido dado no lugar de abel que morrera, supomos que a morte de abel ainda era sentida, ou seja havia pouco tempo o ocorrido, adão quando teve sete tinha 130 anos então supomos que caim tivesse uns 125 anos, alguns estudiosos dizem que adao teve 66 filhos, dentre estes 27 mulheres, oque para o tempo vivido de adao é pouco. A proibição do casamento entre parentes so foi proibido com a lei de moises vindo mais tarde, sendo assim, na epoca de caim, isto não era um pecado, portanto a mulher de caim pode ter sido uma irmã ou uma sobrinha, ja não tão proximos. Andre Luiz

      Responder
  • Pr. Adilson disse:

    André seus argumentos são válidos, parabéns pelo conteúdo. Outro fator que muitos esquecem é que; do nascimento de caim até o momento que ele mata seu irmão e sai errante pela terra, passaram-se anos, uma vez que a média de vida da época chegavam aos oitocentos anos.

    Abraços,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pr. Adilson, obrigado pelo comentário…

      É verdade, essa questão ainda tem mais esse argumento que indica claramente a veracidade da Bíblia… O que precisamos é estudá-la; assim encontramos as respostas que Deus nos deixou

      Abs!!!

      Responder
  • Solange disse:

    Pois é, a cronologia é bem complicada.
    Por exemplo, em Gn 4:25, parece que os fatos são sucessivos, só haviam Caim e Abel, e depois Sete e depois outros filhos e filhas são gerados..
    Mas, o que mais me chama atenção é Gn 6:2 “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens…que distinção é essa? Quem são esses filhos de Deus? Porque em Gn 6:4 vemos que eles geraram “valentes”, um tipo de super-homem…rsrsr…e esses gigantes sairam da onde?? rsrsrs

    Em paz,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Solange, obrigado por comentar.

      Mesmo sem termos uma noção clara da cronologia, o texto nos fornece elementos suficientes para sustentar que a raça humana não se restringia a Adão, Eva e Caim, quando do casamento de Caim citado no texto.

      Com relação ao outro texto que você mencionou, esses “filhos de Deus” mencionados em Gênesis 6. 2 tem uma identidade muito discutida. Seria necessário fazer uma exegese detalhada do texto para que eu te exponha o significado sem erro… quando fizer publico no blog… prometo!!!

      Abs!!!

      Responder
      • Tiago Sanches disse:

        Resposta: Os Nefilins (gigantes) eram os filhos do relacionamento sexual entre os filhos de Deus e as filhas dos homens am Gênesis 6:1-4. Há muito debate quanto à identidade dos “filhos de Deus”. Alegamos que os “filhos de Deus” eram anjos caídos (demônios), os quais se relacionaram com fêmeas humanas e/ ou habitaram os corpos de machos humanos para então se relacionar com as fêmeas humanas. Essa união deu origem a filhos, os Nefilins, os quais eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4).

        Por que os demônios fariam tal coisa? A Bíblia não nos dá uma resposta específica. Os demônios são perversos, seres imperfeitos – por isso nada que façam deve nos surpreender. Quanto à uma motivação distinta, a melhor especulação é que os demônios estavam tentando poluir a linha sanguínea humana para prevenir que o Messias viesse (Gênesis 3:15), O qual iria ferir a cabeça da serpente – Satanás. Então, os demônios estavam provavelmente tentando atrapalhar que isso acontecesse por poluir a linha sanguínea humana, tornando impossível que um Messias sem pecado nascesse. Novamente, essa não é uma resposta bíblica específica, mas é plausível e não contradiz nada do que a Bíblia ensina.

        O que eram os Nefilins? De acordo com as lendas hebraicas (O livro de Enoque e outros livros não bíblicos), eles eram uma raça de gigantes e super-heróis que fizeram atos de maldade. Seu grande tamanho e poder provavelmente vieram de uma mistura de “DNA” demôniaco e genética humana. Tudo o que a Bíblia diz diretamente sobre eles é que eles eram “os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” (Gênesis 6:4). Os Nefilins não eram alienígenas, mas sim seres físicos e reais, produzidos da união entre os filhos de Deus e as filhas do homem (Gênesis 6:1-4).

        O que aconteceu com os Nefilins? Os gigantes foram uma das razões principais para o grande Dilúvio da época de Noé. Logo depois que os gigantes são mencionados, a Palavra de Deus nos diz: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gênesis 6:5-7). Deus então fez cair sobre toda a terra um grande dilúvio, matando a tudo e a todos (incluindo os Nefilins), com a exceção de Noé, sua família e os animais que estavam na arca (Gênesis 6:11-22).

        Existiram mais gigantes depois do dilúvio? Gênesis 6:4 nos diz: “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois…”. Aparenta ser o caso que os demônios repetiram seu pecado depois do dilúvio também. No entanto, é provável que foi em uma escala muito menor do que antes do dilúvio. Quando os israelitas espionaram a terra de Canaã, eles disseram a Moisés: “Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” No entanto, essa passagem não diz especificamente que eram os Nefilins de quem estavam falando, apenas que os espiões achavam que tinham visto Nefilins. É mais provável que os espiões testemunharam pessoas muito altas em Canaã e por engano acharam que eles eram Nefilins. Ou talvez seja possível que depois do dilúvio os demônios se relacionaram novamente com fêmeas humanas, produzindo mais nefilins. Qualquer que seja o caso, esses “gigantes” foram destruídos pelos israelitas durante a sua invasão de Canaã (Josué 11:21-22) e mais tarde na história (Deuteronômio 3:11; 1 Samuel capítulo 17).

        Por que os demônios não produzem mais Nefilins nos dias de hoje? Parece que Deus deu um ponto final aos demônios tendo relações com os seres humanos ao colocar todos os demônios que cometeram tal ato no abismo. Judas versículo 6 diz: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. É claro que nem todos os demônios estão “presos” hoje, então deve ter existido um grupo de demônios que cometeu um pecado mais grave além do pecado original. Tudo indica que os demônios que se relacionaram com as fêmeas humanas são aqueles que estão “em prisões eternas”. Isso iria prevenir que outros demônios tentassem repetir tal ato.

        Responder
    • keefren disse:

      olá irmãos, entendo que filhos de Deus, nessa passagem de Gn:6;2 está se referindo a origem do homem, ou seja, por quem foi criado. e vejo essa distinção como uma forma de enfatizar a magnificência do nosso Deus. já filhas do homem, é porque a mulher foi criada da costela do homem. e a um principio de matéria totalmente humana.(costela) por isso filhas do homem.

      Responder
  • marco antonio disse:

    muito esclaresedor. Parabéns!!!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado Marco!!

      Abs!!

      Responder
  • naiane santos disse:

    muinto boa resposta,total de acordo com as escrituras!esclareceu minha dúvida.A Paz do Senhor.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fico feliz por você ter compreendido, Naiane…

      Abração!!!

      Responder
  • Eliete Barbosa Santa Rita disse:

    obrigado por sua resposta mais ainda eu tenho dúvida não que a bilblia esteja errada, que Deus havia criado o homem e a mulher a sua imagem e semelhança no jardim para invocar o seu nome, mais que existisse pessoas que não adoravam a Deus gên.4v26

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eliete, nesse verso de Genesis 4. 26 já haviam se passado muitos anos após o homem e a mulher serem expulsos do jardim do Éden. Tiveram filhos e filhas nesse período. E, claro, nem todos esses filhos devem ter seguido o exemplo de Abel que agradou ao Senhor. Certamente, existiam alguns “Cains” com o coração maligno e distante de Deus.

      Abs!

      Responder
  • Vanderlei Santos disse:

    Obrigado André a resposta mais aceita que eu ouvi até agora!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que foi útil, Vanderlei! Deus abençoe!

      Responder
  • joao veloso disse:

    discordava e discordo que caim tivesse levado uma irmã, logo quando falei sobre o texto que alguem que encontrasse caim o matasse ,eu estava certo que ja existia alguem em outras regiões, pq caim teria que levar uma irmã, o texto não da nehuma indicaçao sobre issso,mas foi isso que entendir nas suas idéias, sobre a ordem de Deus pra serem fecundos e multiplicar se, isso foi dito no jardim, pq eles esperariam e pq se privariam de ter filhos no jardim?, e mais eles eram fecundos, a não ser que vc me diga que eva foi criada no dia e pecou em seguida, continuo afirmando que o diabo tentava a Eva a muito tempo e que Deus visitava os dois a muito tempo tbm, não posso conceber a idéia de que Deus privaria que eles tivessem filhos no jardim pelo fato de pela sua ciencia e preciencia ja saber que eles iriam pecar!

    Responder
    • marcos sergio de andrade disse:

      olá meu nome é marcos não posso dizer agora mas no velho testamento está escrito que caim casou-se sete gerações depois de ter matado o irmão. desculpe não poder dizer onde está escrito. abraço

      Responder
  • joao veloso disse:

    Gostaria tambem de comentar sobre as dores de parto que sobremodo seria acrescentado a eva, pq Deus diria isso pra eva se ela não a tivesse ainda sentido, não acredito que Deus trabalhe dessa forma, só se multiplica apartir do que ja existe, Deus ja havia estabelecida as dores de parto para eva, ava e adão provaram tudo de bom no jardim, as regras foram mudada por concequencia do pecado, eu não poso acreditar que os dois passaram tanto tempo no jardim, usufluindo das benção de Deus e não cumpriram a ordem de serem fecundos e se multiplicarem!
    graça e paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      João, você está deduzindo o que a Bíblia não diz. O fato de Deus multiplicar as dores do parto não indica que Eva já as havia sentido. O texto não diz isso. Outra coisa importante: Se Adão e Eva tiveram filhos antes da entrada do pecado, por que não são mencionados? Por que Eva deu do fruto proibido apenas ao marido? Não seria normal uma mãe repartir o alimento também com os filhos?

      Com o que temos revelado no texto bíblico e com todas as implicações da entrada do pecado, afirmo que não tiveram filhos antes da queda.

      Responder
  • joao veloso disse:

    Mais uma pergunta, podes me dizer qual o tempo entre a formaçao de Eva e a queda dos dois? eu acredito que durou muito tempo, e me recuso a acreditar que nesse tempo eles não mantiveram relações sexuais e procriaram!

    fique na paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      João, essa pergunta não tem resposta, pois a Bíblia não afirma. Pode ter sido um mês, uma semana, um ano… ninguém sabe. Por isso, não dá para fazer especulações.

      Responder
  • Pr. Ruy Santos disse:

    Boa Tarde, sou Pastor da Igreja Metodista Wesleyana, e segundo a ciencia biblica, o sinal de Caim foi os seus olhos puchados, como de orientais, tanto é que, a cultura Oriental ja existe a mais de 7 mil anos, e caim se casou com uma Irmã dele, com idade aproximadamente de 6 anos e 1 mes de diferensa, pois eva teve Caim com 1 ano e meio teve Abel, com 1 ano e 7 meses teve Sete, depois de 2anos e 9 meses teve uma filha cujo o nome nao foi revelado, esta sim era a mulher de Caim,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ruy, por favor, me indique qual material usou para chegar a essas conclusões. E também os textos bíblicos que apoiam a ideia de que o sinal de Caim eram olhos puxados e as idades das pessoas citadas em seu comentário.

      Responder
    • Cleyton Queiroz disse:

      Fiquei muito curioso, não sou um estudioso da Bíblia mas conheço relativamente bem, como chegar a estas conclusões.

      Responder
    • claudio luís soares disse:

      A Paz do Senhor, meu Pastor! Tb sou pastor, igreja Assembléia de Deus. Se o sinal foi nos olhos ou na testa não importa, porque não passaríamos neste exato momento, de uma teoria especulativa de como ou onde foi colocado e que sinal seria esse. O Problema é que, se ao pensarmos que o “sinal” teria sido olhos puxados como os de Orientais, todos os descendentes de Caim foram exterminados no Dilúvio. Não sobrou nada para confirmar.

      Responder
      • Thays Andrade disse:

        Boa…rsrs como explicar os orientais de hoje não é?!rs

        Responder
  • CidaGoncalves disse:

    Realmente esse assunto é muito curioso! Eu também ja tentei compreender e tenho as minhas teorias especulativas….rs. e não sei se estou certa ou não. Muitas coisas na biblia não tem explicação, ou a explicação, que gostariamos para nosso entendimento. Mesmo porque na propria Biblia nos diz que os pensamentos de Deus não são como os nossos pensamentos… De uma coisa eu tenho certeza, que o importante para o Homem é conhecer o Carater de Deus entender para que fomos criados, entender o plano de redenção e a morte salvifica de Jesus cristo. Oro para que não sejamos como Tomé, so vendo ou entendo para crer…O importante para nossa salvação ele nos deu a entender perfeitamente…o restante quem sabe um dia na eternidade Deus nos falara pessoalmente.
    Graça e Paz.

    Responder
  • Jorge Torres disse:

    O primeiro filho nascido na terra, do casal humano original, Adão e Eva.
    Após o nascimento de Caim, Eva disse: “Produzi um homem com o auxílio de Jeová.” (Gên 4:1)
    Pensava ela que era a mulher predita, que produziria a semente (ou descendente) por meio de quem viria a libertação? (Gên 3:15) Neste caso, estava redondamente enganada.
    Todavia, ela podia validamente dizer que Caim foi produzido “com o auxílio de Jeová” porque Deus não privara Adão e Eva das faculdades reprodutivas, e porque, ao julgá-la, Deus dissera que ela ‘daria à luz filhos’, embora com dores de parto. — Gên 3:16.
    Caim tornou-se lavrador do solo, e, “ao fim de algum tempo”, ele, bem como Abel, seu irmão mais moço, trouxeram ofertas para apresentar a Jeová, sentindo a necessidade de obter o favor de Deus.
    No entanto, a oferta de Caim, de “alguns frutos do solo”, não foi ‘olhada com nenhum favor’ por Deus. (Gên 4:2-5; compare isso com Núm 16:15; Am 5:22.)
    Ao passo que alguns indicam que não se disse que a oferta de Caim fosse dos frutos mais seletos, ao passo que se especifica que a oferta de Abel era “dos primogênitos do seu rebanho, sim, dos seus pedaços gordos”, o problema não era a qualidade dos produtos oferecidos por Caim.
    Conforme Hebreus 11:4 indica, a oferta de Caim carecia da motivação da fé, a qual tornava aceitável o sacrifício de Abel. Não encarar Deus a oferta de Caim com favor talvez se devesse a que sua oferta era exangue, ao passo que a de Abel representava uma vida derramada.
    Não se declara o modo como se fez a distinção entre a oferta aprovada e a desaprovada, mas isso ficou indubitavelmente claro tanto a Caim como a Abel. Jeová, que lê o coração do homem (1Sa 16:7; Sal 139:1-6), conhecia a atitude errada de Caim, e Sua rejeição do sacrifício de Caim resultou em se manifestar claramente essa disposição errada nele. “As obras da carne” começaram então a ser produzidas abertamente por Caim: “inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira”. (Gál 5:19, 20)
    Jeová mostrou a este homem carrancudo que ele poderia ser exaltado simplesmente por passar a fazer o bem. Ele poderia ter-se humilhado, imitando o proceder aprovado de seu irmão, mas preferiu ignorar o conselho de Deus, de procurar dominar o desejo pecaminoso “agachado à entrada”, ansiando dominá-lo. (Gên 4:6, 7; compare isso com Tg 1:14, 15.)
    Este proceder desrespeitoso era a “vereda de Caim”. — Ju 11.
    Subseqüentemente, Caim disse ao seu irmão: “Vamos ao campo.” (Gên 4:8) (Embora estas palavras não ocorram no texto massorético, diversos manuscritos hebraicos têm aqui o sinal de omissão, ao passo que o Pentateuco Samaritano, a Septuaginta grega, a Pesito siríaca e textos de latim antigo todos incluem estas palavras como faladas por Caim a Abel.) No campo, Caim atacou Abel, matando-o, e assim se tornou o primeiro assassino humano.
    Podia-se dizer que, como tal, ele “se originou do iníquo”, que é o pai dos homicidas, bem como da mentira. (1Jo 3:12; Jo 8:44) A empedernida resposta de Caim à indagação de Jeová sobre o paradeiro de Abel era evidência adicional da sua atitude; não era uma expressão de arrependimento ou remorso, mas uma réplica mentirosa: “Não sei. Sou eu guardião de meu irmão?” — Gên 4:9.
    Sentenciar Deus a Caim ao banimento do solo evidentemente significava ser expulso da vizinhança do jardim do Éden, e a maldição já imposta à terra seria aumentada no caso de Caim, a terra não correspondendo ao seu cultivo. Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassinato de Abel ser vingado nele, mas, ainda assim, não expressou nenhum arrependimento sincero. Jeová ‘estabeleceu um sinal para Caim’, para impedir que fosse morto, mas o registro não diz que esse sinal ou marca fosse colocado de algum modo no próprio Caim. O “sinal” provavelmente consistia no próprio decreto solene de Deus, conhecido e observado por outros. — Gên 4:10-15; veja o v. 24, onde Lameque se refere a esse decreto.
    Caim foi ao banimento na “terra da Fuga, ao leste do Éden”, levando consigo sua esposa, uma anônima filha de Adão e Eva. (Gên 4:16, 17; compare isso com 5:4, também com o exemplo muito posterior do casamento de Abraão com sua meia-irmã Sara, Gên 20:12.)
    Após o nascimento de seu filho, Enoque, Caim ‘empenhou-se em construir uma cidade’, dando-lhe o nome do seu filho. Talvez essa cidade não fosse nada mais do que um povoado fortificado, de acordo com os padrões atuais, e o registro não declara quando foi terminada. Seus descendentes são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nômade, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência. (Gên 4:17-24)
    A linhagem de Caim terminou com o Dilúvio global dos dias de Noé.

    Responder
  • Gabriela ; ) disse:

    Parabéns André! Conheço seu blog há pouco tempo e gosto bastante das publicações!
    Gosto muito de ler os comentários e de ver como pensam os cristãos a respeito dos mais variados assuntos.Deus abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Gabriela, fico feliz pelos artigos estarem sendo úteis.

      Responder
  • josafajs disse:

    Parabéns André pelo esclarecimento. Tinha dúvidas sobre esta questão e também é um trecho que ateístas utilizam para tentar “nos pegar” acerca da Palavra de Deus. Agora, quanto à questão dos anos que viviam, poderia esclarecer como eram contados os anos? Alguns dizem que era de forma bem diferente de como é contada hoje.
    Desde já agradeço! Fique na Paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Josafá, não havia muita diferença na contagem do anos. Creio que podemos entender que os anos eram bem próximos do que contamos hoje.

      Responder
    • Jorge Torres disse:

      Quanto à sua pergunta, não sei exactamente que calendário os homens usavam no princípio, mas os anos sempre foram anos, ou seja, com igual período de tempo, uma vez que estavam condicionados às fases da lua e ao ciclo solar (que rege as estações). É provável que o inicio do ano fosse diferente para diferentes povos. Os anos que encontramos no princípio da Bíblia, mostrando idades de centenas de anos para as pessoas do mundo ante‑diluviano, são períodos de tempo como temos hoje.

      Não é, como dizem alguns, que os anos eram menores e, assim, as pessoas faziam “mais aniversários”. Não, aquelas pessoas tiveram realmente 200, 300, 500, ou mais anos de idade! Não é possível um homem actual viver tanto, mas era possível naquele tempo por dois motivos. Havia pouco o homem tinha sido expulso do Eden, e ao longo da Bíblia vamos vendo que conforme o tempo passa as idades diminuem, parecendo mostrar que houve uma degradação gradual do corpo humano, quanto mais longe ficava da criação original de Deus.

      Um outro ponto a ser considerado eram as condições climáticas anteriores ao dilúvio. Não existia chuva, mas a terra era regada por uma neblina (ao que parece, a primeira chuva que caiu foi o dilúvio, o que tornava ainda mais absurda, aos incrédulos, a pregação de Noé ‑ Gn 2.5,6). Numa atmosfera tão diferente e protegida dos raios solares pela densa atmosfera (que depois transformou‑se em chuva), é de se prever que o organismo funcionasse de maneira diferente, fazendo com que as pessoas atingissem idades tão avançadas.

      A herança do pecado de Adão impede aos humanos ter hoje pleno usufruto da vida conforme Deus propôs no início. Romanos 8:20 declara que, em resultado do julgamento divino após o pecado de Adão, “a criação [a humanidade] estava sujeita à futilidade”. Paulo escreveu a respeito de sua própria situação como humano pecaminoso, dizendo: “Eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o bem que quero, não faço, mas o mal que não quero, este é o que pratico. Eu realmente me deleito na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, mas observo em meus membros outra lei guerreando contra a lei da minha mente e levando-me cativo à lei do pecado que está nos meus membros. Homem miserável que eu sou!” — Rom. 7:14, 19, 22-24.

      Gên. 2:8, 9: “Jeová Deus plantou um jardim no Éden, do lado do oriente, e ali pôs o homem que havia formado. Jeová Deus fez assim brotar do solo toda árvore de aspecto desejável e boa para alimento, e também a árvore da vida no meio do jardim.” (Após o pecado de Adão, o casal humano foi expulso do Éden, para evitar que eles comessem da árvore da vida, segundo Gênesis 3:22, 23. Portanto, parece que, se Adão permanecesse obediente a seu Criador, Deus com o tempo lhe permitiria comer dessa árvore em símbolo de ter ele sido provado digno de viver para sempre. A presença da árvore da vida no Éden indicava essa perspectiva.)
      Sal. 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Esta promessa torna claro que o propósito básico de Deus com respeito à terra e à humanidade não mudou.)

      Rom. 5:12: “Por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” (Isso é o que todos nós herdamos, não porque Deus propusesse isso, mas por causa do pecado de Adão.)

      Espero ter respondido à sua pergunta. Bem Haja e fique na graça e glória de Jeová nosso criador.

      Responder
  • Lucas Alves disse:

    Parabéns André pelos artigos. Tenho lido alguns artigos seus aqui e estou gostando muito. Suas respostas são bem simples, de fácil compreensão e muito esclarecedoras pra mim. Que Deus continue te abençoando e se revelando pra você. Obrigado e a paz seja contigo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Lucas. Deus abençoe!

      Responder
  • Francisco disse:

    Andre, seus comentários são totalmente biblicos. Eles nos dão base para nossa fé. Que Deus abençoe sua vida evde sua familia. Parabens.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Francisco!

      Responder
  • joao tomazetti disse:

    Se DEUS criou os animais macho e femea para procriarem e fez Adão e Eva)homem e mulher) eles poderiam sim terem filhos antes do pecado. Ninguem sabe quantos anos Adão e Eva viveram antes de pecar. Deus não ia criar Adao e Eva e proibi-los de terem relações. O Pecado não está ligado ao sexo, mas a desobediência.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim, poderiam. Inclusive faziam sexo. Mas a Bíblia não aponta que eles tenha tido filhos antes da queda.

      Responder
      • joao tomazetti disse:

        Só aparece Caim e Abel, justamente pq houve o primeiro crime, caso contrário ia só estar escrito que tiveram filhos e filhas. Se DEUS criou os animais para povoarem a Terra, igualmente aconteceu com Adão e Eva. Se não fosse assim, DEUS já sabia que Adao e Eva iam desobedece-LO

        Responder
  • Dalva disse:

    Muito boa a explicação André, sempre me perguntei sobre isso.
    Acompanho seu blog, e ateh o momento concordo com sua maneira de pensar. =) Realmente quando lemos achamos que é uma sequencia de dias/meses dos fatos, mas concordo que a terra estaria bem povoada jah ai nesta epoca. fica na paz.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Dalva!

      Responder
  • _CH_ disse:

    Muito bom o estudo André!!!!
    Eu tenho algumas dúvidas… Eu li a respeito de que se Caim possivelmente tivesse realmente se casado com uma moça supostamente sendo sua irmã, ou sobrinha, ou prima distante, isso ainda ñ seria considerado abominação??? ou isso de fato foi abominação e visto q como já multiplicava o pecado Deus mandou anos mais tarde o dilúvio??? afinal o pecado já havia entrado no mundo e estava já estava crescendo rapidamente…
    E a respeito do nascimento de Sete… Visto que o casamento de Caim foi no vs 17 do cap 4 e o nascimento de sete foi no vs 25, poderia de fato o livro de gênesis estar fora de ordem cronológica qdo no vs 4 do cap 5 Adão gerou filhos e filhas (possíveis esposas de Caim)??? Pq então, no cap 1:27 em q Deus criou o HOMEM a sua imagem… MACHO e FÊMEA os criou, a aquela explicação teologica do cromossomo X e Y q só o homem tem, seria descartada pois a criação da mulher surge só no cap 2!!!! Estaria então o livro de genesis fora de ordem cronológica narrando o mesmo acontecimento mais de uma vez e de forma diferente????

    Akele abraço!!!!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Dê uma lida nesse artigo: Por que Deus permitia o incesto e hoje em dia ele é considerado pecado? ~> http://bit.ly/M8MsZr

      Responder
      • _CH_ disse:

        valeu André… mto bom esse estudo… mas em relação ao livro de gênesis… estaria ele fora de ordem cronológica contando um mesmo fato mais de uma vez???
        Akele abraço!!!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Logo no começo temos quase que uma repetição a respeito da criação. São duas breves descrições. Porém, a maioria do livro é em uma ordem cronológica sim.

          Responder
  • Eduardo Querino da Cruz disse:

    Eduardo Querino da Crus em 24 de agosto de 2.013 às 23:16 disse:
    Estou de pleno acordo com o amado irmão Na época não existia proibição. Casou sim , irmão com irmã. Amado , quem quiser aceitar aceita se não quiser é problema de cada um. Continua meu irmão ensinando o povo de DEUS , sei que muitos estão sendo abençoados Os que não concorda , por gentileza leia Deu. cap. 29:29 , Col. cap. 2:3 e seg. Ped. cap. 3 : 16 . Sou Evangelista da Igreja Presbiteriana do Brasil . Tive muita experiência no campo com essas perguntas. A maioria das pessoas que perguntavam eram incrédulas, queriam só perturbar o ambiente . Certa ocasião um colega de serviço me perguntou , onde é o inferno ? Eu sabia da intenção da pergunta disse : Não é o meu desejo , mais se você continuar nesse caminho, vai conhecer este lugar (inferno)
    pessoalmente , porque fica no final de uma vida sem CRISTO . Abraço meu irmão.
    2º cap. 13 : 13.

    Responder
  • Severino Domingos de Souza disse:

    Na Biblia fala que Adão teve filhos e filhas depois de Sete.E por que Caim conheceu sua esposa antes do nascimento de Sete?

    Responder
  • Abia disse:

    “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” Gênesis 3:16

    prezados, eu entendo (com base nesse versículo acima) que antes do pecado, Adão e Eva já tinham filhos, porém com o pecado é que ela começou a ter dores no parto e é apartir daí que começa a genealogia biblíca.

    Responder
    • Julio disse:

      concordo 100 por cento

      Responder
  • Leandro soares disse:

    Concordo cm vc ate que me provem o contrário. …so que eh meio difícil pras pessoas entederem como na epica poderia haver relações entre membros familiares visto que hj eh considerado um pecado abominável. ..mas a sua explicação eh bem convincente

    Responder
  • pedro disse:

    Diz o ditado ” que para os que tem Fé, nenhuma explicação
    é necessária. E para os que não tem Fé, nenhuma explicação é suficiente” Meus caros, vejo pelos diversos comentários, uma preocupação excessiva pelo que é supérfluo e insignificante!! Pra que, eu quero ficar sabendo quem foi a mulher de Caim, ou como se deu a povoação do mundo no Gênesis? Qual a finalidade da Bíblia? É para que eu ficasse especulando através da minha curiosidade, o que Deus não revelou? E se Ele não revelou, por que eu vou ficar perdendo tempo com discussões inúteis? O que acrescenta na minha vida espiritual, essas conjecturas,
    que não leva a nada? O principal objetivo da Biblia,além do histórico, é de ser um guia, um meio de conhecermos como Deus age, e com isso tirarmos frutos para o nosso crescimento ESPIRITUAL!!
    Fora disso, é tudo perca de tempo!!

    Responder
    • andre maceio disse:

      amem! muito bom esse comentário. realmente algumas pessoas preferem ficar especulando algo sobre o passado, quando na verdade o próprio Deus não quis revelar. sabendo nós que ele é o dono do universo, também tem poder sobre a palavra que ele mesmo criou. então, a bíblia é pra nortear os cristão viventes desta geração, e não pra ser especulada e interpretada de forma erronia. concordo plenamente que a fé no sacrifício vivo de Jesus na cruz, revela-nos que foi nos dado um novo começo, uma nova oportunidade. então pra que ficar se embaraçando com coisas que não cabe ao homem? fica na paz meu querido.

      Responder
  • severino pereira alves disse:

    vocês esquece do primeiro capitulo gêneses 24 quando Deus disse crie a terra almas vivente conforme sua especie quem somos almas vivente ou não estar ai a resposta para a mulher de caim por isso ouve rejeição entre raças e ate hoje há me perdoe se eu estiver errado.

    Responder
  • Jane disse:

    Lendo os comentários, parece que estou lendo sobre o Filme do Senhor do Anéis ou Harry Porter..
    Ficção que alias, faz mais sentido do que essa maluquice de descendência de Adão e Eva e Demônios..

    Demônios só existem na cabeça de quem acredita..

    Parou de acreditar, eles param de existir.

    Realidade é aquilo que continua existindo mesmo qdo vc para de acreditar nela..

    O resto é Mitologia. Toda religião, uma vez desacreditada, vira mitologia.. Pode demorar dezenas de milhares de anos, como muitas duraram.. Mas não é mais que mitologia..

    Meu pensamento.. ;)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jane, no campo da opinião e do pensamento de cada um respeito seu argumento. Porém, meu blog é sobre a Bíblia, logo você está equivocada, principalmente porque tenho plena certeza que você não conhece a Bíblia toda. As referências arqueológicas ligadas a Bíblia podem ser consideradas mitologia? As descobertas científicas recentes sobre questões que figuram na bíblia entrariam na categoria de mitologia?

      Responder
  • Wellington disse:

    “ao longo da Bíblia vamos vendo que conforme o tempo passa as idades diminuem, parecendo mostrar que houve uma degradação gradual do corpo humano, quanto mais longe ficava da criação original de Deus.”

    Veja isto: Expectativa de vida do brasileiro aumenta quatro meses a cada ano (http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/08/02/expectativa-de-vida-do-brasileiro-aumenta-quatro-meses-a-cada-ano.htm#fotoNav=7)

    Responder
  • nilton nascimento de mesquita disse:

    A palavra de Deus se interpreta pelo espirito e não pela razão, não se faz necessário provar as escrituras, basta crer.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nilton, discordo de você. A Bíblia se interpreta em um conjunto da razão e da ação do Espírito. Em vários textos a Bíblia diz a respeito da importância em termos entendimento da Palavra de Deus

      Responder
      • andre maceio disse:

        bom dia,André.gostei muito da sua colocação.continue assim, defendendo a verdade sobre a palavra viva e eficaz, tenho certeza que o Senhor te escolheu para usar na terra como um instrumento dele. o problema é que, as pessoas estão cada vez mais tentando facilitar a vida na terra pra chegar no céu. mas, a palavra de Deus é uma só. e só pode ser interpretada corretamente com o auxilio do Espirito Santo. fica na paz meu irmão.

        Responder
  • Lucas Mesquita disse:

    (GN.4.16,17) ESSA DAS DIFICULDADE BÍBLICAS BEM CONHECIDA. ALGUMAS PESSOAS SUGEREM QUE HAVIA OUTRAS PESSOAS NO MUNDO ALÉM DA FAMÍLIA DE ADÃO.(Mais são especulações). É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR FUNDAMENTO BÍBLICO PARA TAL SUGESTÃO. AINDA ESSA SEJA UMA QUESTÃO DIFÍCIL, VALE APENA LEMBRAR QUE AS INFORMAÇÕES DO GÊNESIS NÃO ESTA NECESSARIAMENTE EM ORDEM CRONOLÓGICA. BASTA LER O CAP. 5 PARA CONFIRMAR TAL FATO. É, PORTANTO POSSÍVEL QUE CAIM TENHA CASADO ANOS DEPOIS DE HAVER MATADO ABEL, SEU IRMÃO. ADÃO E EVA TIVERAM MUITOS FILHOS E FILHAS. NÃO É IMPOSSÍVEL QUE CAIM TENHA CASADO COM DE SUAS IRMÃO OU ATÉ MESMO COM UMA DAS FILHAS DE UM DOS SEUS IRMÃO, JÁ QUE É MUITO PROVÁVEL QUE AS PESSOAS VIVIAM MUITO MAIS DO QUE NÓS DIAS DE HOJE. OBSERVE COM QUAL IDADE OS HOMENS DESCRITOS EM GÊNESIS 5 GERAM SEUS FILHOS.
    A PAZ DO SENHOR!
    SOU DA ASSEMBLEIA DE DEUS-COMADESMA NO ESTADO DO MARANHÃO.

    Responder
  • jesus osmar disse:

    Pois é! Vamos inventar uma maquina do tempo e voltar ao tempo de Adão e Eva para acharmos a solução para todas estas questões.

    Responder
  • circulovital disse:

    Pelos comentários expostos a única certeza que se têm é que ninguém sabe nada. Tudo mera dedução

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nossa, parabéns! Mostre então o que seria “saber”.

      Responder
      • circulovital disse:

        Sim caro amigo. Mera dedução. Simples assim. Ninguém jamais conseguirá dar um relato preciso sobre os acontecimentos biblicos posto que ninguém estava lá para presenciar os acontecimentos. Isso é um fato.

        Responder
  • Daniel disse:

    Na verdade si você for analisar a bíblia existi pouquíssimas narrações de nascimento de mulheres. Na bíblia até nas contagens populacionais que si faziam eram só de homens em raras excessos incluíam crianças e mulheres. E outro dado interessante todo o velho testamento e a sua narrativa é voltada exclusivamente para a descendência de Jesus. Pois o real objetivo de Deus no Velho Testamento é revelar o seu Filho Yeshua e também a igreja que até então era um segredo de Deus.

    Responder
  • Ailton Rodrigues Mota disse:

    Ailton Rodrigues Mota de Guajará-Mirim Rondônia:
    Respondendo o cometário no começo desta página Quem era a mulher de Caim,amigos a mulher de Caim se chamava JAREDE Gênesis:05:19.Em Gênesis 04:17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade,e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.Ela é descendente do seu irmão Sete, sobrinha muito distante de Caim.

    Responder
  • Renê Pinheiro disse:

    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Gênesis 1:27.

    E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
    E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Gênesis 2:22-23

    Eu acho o seguinte em Gênesis 1 fala que Deus criou macho e fêmea ou seja homem e mulher e no verso 2 ele fala q formou a mulher da costela de Adão e Adão fala: essa agora é carne da minha carne e ossos dos meus ossos me intrigou pq?? capitulo primeiro fala que Deus criou não e no capitulo fala que ele formou, o que vcs acham de Lilith ?? uns dizem que ela foi a primeira mulher expulsa do paraíso e voltava sempre no jardim do éden como a antiga Serpente e virou um demônio pq não queria Adão.

    Vejam neste estudo

    http://www.portalpower.com.br/gospel/lilith-a-primeira-mulher-de-adao-omitida-pela-igreja/

    Responder
  • Giuliano disse:

    Adão viveu 800 anos? Só eu acho essa afirmação ridícula?

    De onde veio a variabilidade genética? Lembrando que é necessário variabilidade para não haver extinção. O fato é que a bíblia não sobrevive a uma análise científico/lógica e se mostra apenas como um aglomerado de contos muito antigos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Giuliano, Giuliano, me dá até dó ler uma baboseira dessa. Você não conhece nem o que a própria ciência afirma sobre esse assunto. Pena! Outra coisa interessante: alguém que acha a Bíblia um aglomerado de contos vindo a até um site sobre a Bíblia fazer o quê? Santa hipocrisia. Outra coisa: Estude um pouco sobre o valor histórico dos escritos bíblicos. Você pode até não acreditar em muitas das doutrinas, mas não pode negar a quantidade imensa de relatos históricos comprovados pela arqueologia, por exemplo. Pare de repetir afirmações que ouve por ai e comece a estudar com sua própria cabeça. Simples assim.

      Responder
      • Giuliano disse:

        André, André. Que seu Deus lhe perdoe por escrever tais coisas. Sim, eu tanto conheço sobre o que escrevo que posso me aprofundar no debate, de forma a mostrar o nível de improbabilidade da bíblia. É simplesmente impossível que um único casal dê origem a uma espécie inteira, geneticamente diversa como nós somos, e com o período de gerações que a bíblia indiretamente alega (genealogia do suposto Adão). Você apenas me descaracterizou sem argumentar nada. Típico.

        Não há como, geneticamente falando, propagar um único casal. Geraria descendentes com problemas genéticos imensos, improváveis de reproduzir. Onde quer que se examine, a bíblia é cientificamente implausível.

        À hilária idade de Adão, nenhuma palavra? Vamos insistir nessa, pra começar.

        Claro que há coincidências históricas da bíblia com o estudo da história. Isso quer dizer o que? Apenas que o “pano de fundo” das especulações foi mantido em algum grau. Só isso. Tudo o mais é especulação desejosa.

        Quanto a entrar num blog religioso quanto o seu, não há hipocrisia. Se houver, a hipocrisia maior é da religião, que fica se metendo em tudo que é lugar:
        – na escola, tentando enfiar criacionismo
        – no governo, tentando implantar uma maldita teocracia
        – em cada nova geração de crianças, enfiando goela abaixo uma crença sem qualquer base na realidade.
        – nas famílias, ditando como devem as pessoas se comportar.
        – etc.

        Infelizmente, para você, sou muito mais informado do que você gostaria.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Como sempre, saiu pelas tangentes com apontamentos abstratos. Infelizmente, para você e para muitos, sou muito mais que um religioso desinformado que acham. Meus estudos vão muito além da doutrina.

          Responder
          • Giuliano disse:

            Não me impressiono com suas alegações de estudo. Demonstre-as ou demonstrará que não as possui. Meus argumentos nada foram abstratos.

            1) Uma pessoa não vive 800 anos. Como isso é BIOLOGICAMENTE possível, visto que os telômeros se desgastam? Entre outras consequências da idade?

            2) Como pode um casal gerar a diversidade genética que hoje é vista na espécie humana? Pensamento mágico.

            Seus estudos podem ir além da doutrina, mas são incapazes de lidar com a dura realidade da biologia.

            Outra coisa: me diga porque eu “saí pelas tangentes”? Eu fui direto ao ponto: a implausibilidade científica da bíblia.

          • André Sanchez disse:

            Giuliano, vamos lá.

            1) Você parte do pressuposto do que a ciência conhece hoje da realidade de hoje. Existem estudos científicos com indivíduos daquela época? Certo que não. Logo, sua afirmação não se sustenta, pois faltam experimentos comprobatórios para tal. Seus livros de ciências que estudou no século XX não poderiam ser usados hoje em dia, poderiam? Muitas coisas mudaram, certo? Várias afirmações de cientistas do passado caíram por terra por outras descobertas de outros cientistas. A ciência muda o tempo todo e descobre coisas novas o tempo todo.

            2) Mais mágico ainda é como o Big Bang (você sabe o que é, né?) gerou as mais diversas formas de vida existentes na terra. Interessante, não?!

            Sobre seu último comentário, é hilário. Mostra que você nunca buscou conhecer o que há de estudos científicos relacionados a Bíblia. Uma pena que apenas é um repetidor de informações e que não tem interesse científico em compreender questões bíblicas, mas apenas o desejo preconceituoso de achar que quem crê na Bíblia é burro. Estude um pouco mais a respeito dos grandes nomes da ciência que criam na Bíblia e que deram grandiosas contribuições para a ciência.

  • Giuliano disse:

    André, vamos lá…

    “1) Você parte do pressuposto do que a ciência conhece hoje da realidade de hoje.”
    Não, você é que pressupõe isso sobre mim. Porque você insiste em personalizar o debate? Não é nada educado ficar menosprezando o adversário. Passa uma impressão ruim, sabe, como se você precisasse apelar à humilhação, por n

    “Existem estudos científicos com indivíduos daquela época? Certo que não.”
    Que época?

    “Logo, sua afirmação não se sustenta, pois faltam experimentos comprobatórios para tal.”
    A afirmação de que pessoas viveram 800 anos é por conta da bíblia. Cabe a quem defende a bíblia (pessoas como você) mostrar que tal alegação é verossímil.
    Queres dizer que a biologia daquela época era diferente da de hoje? Você que precisa mostrar isso.
    Como sempre, a ciência do passado é uma ciência histórica: ela observa os vestígios deixados. E isso inclui rochas, fósseis, documentos e, claro, marcas biológicas em seres atuais. Nada disso mostra que houve uma diversidade genética de dois indivíduos.
    Tampouco que houve um indivíduo que viveu 800 anos. Muito menos que tal indivíduo tenha sequer existido.

    Se formos levar a sério

    “Seus livros de ciências que estudou no século XX não poderiam ser usados hoje em dia, poderiam?”
    Como assim, livros de ciência? A ciência não se faz em livros. Se fores falar de teorias científicas do século XX, então a resposta é SIM!
    Eletromagnetismo. século XIX
    Uso: tudo que envolve eletricidade, ondas eletromagnéticas, magnetismo.

    Dinâmica newtoniana: XVII. – Uso ubíquo: Todas engenharias.
    Termodinâmica: XVIII. – Uso : Todas engenharias.
    Relatividade: XX. – Uso: GPS e astrofísica.
    mec. quântica: XX. – Uso: Eletrônica
    Teoria dos germes: XIX. – Uso: Ubíquo em saúde.
    Evolução biológica: XIX. – Uso: Antibióticos.
    Heliocentrismo: XVI
    Tectônica de Placas: XIX
    …e mesmo teorias ainda mais antigas!

    É preciso que você estude um pouquinho, André. Leia outro livro além da bíblia!

    “Muitas coisas mudaram, certo?”
    Mais ou menos, André. Mudou-se o grau de entendimento dessas coisas, que continuam as mesmas. A cada geração, as teorias têm menos lacunas, têm horizontes de aplicação mais amplos.

    “Várias afirmações de cientistas do passado caíram por terra por outras descobertas de outros cientistas.”
    A ciência JAMAIS foi feita por base em afirmação de cientistas! Em que mundo você vive? A ciência é uma construção coletiva. É claro que algumas coisas foram contraditas. Isso só dá mais credibilidade à ciência, na medida que se mostra uma empreitada que se permite a correção. Muito diferente da religião, que nasceu no púlpito do conhecimento perfeito e não admite mudança em seus dogmas.

    ” A ciência muda o tempo todo”
    Hein? Por favor, dê-me exemplos concretos disso. Estou muito curioso para ver. Entenda, para que essa sua afirmação seja levada a sério, será preciso muitos exemplos disso. Caso contrário, você estará trazendo uma ou outra exceção.

    “descobre coisas novas o tempo todo.”
    Fato. Raríssimas destas coisas novas são uma confrontação direta ao conhecimento de então.

    “2) Mais mágico ainda é como o Big Bang”
    Mágico por que? É uma das teorias científicas que junta a maior quantidade de evidência!
    Explico: Big Bang trata da expansão do espaço a partir de um estado inicial muito denso e quente.

    “(você sabe o que é, né?)”
    Sei. E você, sabe?

    “gerou as mais diversas formas de vida existentes na terra.”
    Demonstraste que não sabe o que é a teoria do Big Bang: Big Bang, não tem NADA A VER com surgimento da vida.

    “Sobre seu último comentário, é hilário.”
    Dispenso tais comentários ridículos, que tem a intenção de degradar a imagem do adversário.

    “Mostra que você nunca buscou conhecer o que há de estudos científicos relacionados a Bíblia.”
    Sim, procurei. E não achei quase nada.
    Por exemplo, quais?
    Onde estão os artigos?
    Foram revisados por pares?
    Foram indexados em revistas prestigiadas?
    Como foram recebidos na comunidade científica?

    “Uma pena que apenas é um repetidor de informações”
    Não, você que é. Ouviste falar que há ‘estudos relacionados à bíblia’ e apenas repetiste isto aqui.

    “e que não tem interesse científico em compreender questões bíblicas”
    Tenho profundo interesse. Tanto interesse que a bíblia é uma clara cosmogonia cientificamente inválida, implausível.
    Ora, André… o que é o dilúvio? Como se pode levar isso a sério?

    “mas apenas o desejo preconceituoso de achar que quem crê na Bíblia é burro.”
    Burro não: ignorante. Não no sentido ofensivo. Ignorante no sentido de quem escolheu (mesmo inconscientemente) não saber, não estudar, não se aprofundar. Todo aquele que realmente procura mais informação acaba descobrindo que a bíblia reúne histórias altamente implausíveis e acaba dando descrédito a ela.

    “Estude um pouco mais a respeito dos grandes nomes da ciência que criam na Bíblia”
    E o que isso prova, além de conhecer sua biografia? Já ouviu falar na falácia conhecida como argumento de autoridade? Não, né?
    Se eu for levar seu argumento a sério, vamos ter que aceitar o Hinduísmo, afinal os grandes Bose e Chandrasekhar eram hindus.
    Ora, convenhamos… Você é inteligente…

    “e que deram grandiosas contribuições para a ciência.”
    Para a ciência, sim. Mas não para qualquer aproximação entre ciência e religião. Suas descobertas, aliás, apenas mostram que as duas são incompatíveis e a cada dia se afastam, para falar o mínimo.

    Abraço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Giuliano, sinceramente você está me tirando de otário. Parei de ler seus comentários na pergunta 2.

      Responder
      • Giuliano disse:

        André,
        É absolutamente evidente que NÃO estou te chamando de otário. Sabe por que?
        1) não usei sarcasmo
        2) fui didático
        3) não usei de retórica erística.
        4) Levantei questões relevantes.

        Que eu vejo, você é altamente incapaz de seguir este debate então apela a essa desfaçatez de ataques pessoais.
        Seria mais honesto de sua parte reconhecer, em público, que é incapaz de seguir o debate. Se for capaz, então por favor não enrole mais e responda. Sinceramente, André, é vergonhoso ver um cara sair assim de um debate.

        Se mesmo assim, ainda insistir que te tiro de otário, seja explícito e me diga por que. Seja mais homem, rapaz!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Giuliano, leia novamente o seu ponto 2. Do primeiro comentário. Esse joguinho de ficar questionando o que já ficou claro anteriormente é típico para fazer o debate ficar andando em círculos.

          Responder
          • Giuliano disse:

            Entendo que estejas falando do seguinte:
            “2) Como pode um casal gerar a diversidade genética que hoje é vista na espécie humana? Pensamento mágico.”

            Ora, é exatamente esse o raciocínio. É IMPOSSÍVEL que um único casal gere a diversidade genética presente atualmente! Não é um joguinho. Nada ficou claro. Não há evidência de que tal fenômeno (explosão populacional de diversificação) possa ocorrer.

            Qualquer um que estudou biologia sabe disso. Se não for disto que estás falando, cite textualmente, por favor.

  • LEANDRO disse:

    FASAMOS O HOMEM ANOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA A IMAGEM DE DEUS OS CRIOU MACHO E FEMINHA

    Responder
    • Giuliano disse:

      Acho que a intelectualidade aqui é auto-referente, não?
      “fasamos”
      “feminha”

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.