A Bíblia diz para não confiarmos nas pessoas?

Postado por em: #VocêPergunta

desconfiança, não confiar

Você Pergunta: Olá! Queria saber por que existem tantas contradições. Em muitos textos encontramos passagens que dizem para não acreditarmos nos homens, certo? Mas, como saber em quem acreditar, afinal, se a Bíblia foi escrita pelo homem? Os textos mais próximos da época em que Jesus viveu foi o de Marcos? Obrigado por este espaço. Abraços!

Caro leitor, é bem comum tirarmos conclusões erradas sobre o significado de textos bíblicos, quando extraímos um pedaço do texto e não observamos o contexto (o que vem antes e o que vem depois do texto). Isso é algo que acontece muito e que contribuí para a criação de ensinos errados e falsos.

Quando você diz de passagens bíblicas que dizem que não devemos confiar nos homens, provavelmente está se referindo ao texto de Jeremias 17. 5. A maioria das pessoas extrai apenas um pedaço desse texto e o interpretam erroneamente. Veja: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem…” (Jr 17. 5). Só com esse pedaço do texto, certamente a sua interpretação estaria correta: Não poderíamos confiar em ninguém de acordo com a Bíblia.

Porém, o versículo completo, diz: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jr 17. 5)Veja, o sentido completo do texto aponta para pessoas que confiam no homem ao ponto de colocar a sua esperança e fé nele, e ao ponto de rejeitar a Deus, colocando o homem no lugar Dele. É a esse tipo de confiança que a Bíblia se refere nesse contexto.

A confiança normal (quando confiamos na honestidade das pessoas, na discrição de um amigo, no conselho de um familiar, na esposa…) é totalmente saudável. Deus reprova-nos quando trocamos a nossa confiança e fé Nele, pela confiança em nós mesmos e em outros homens. É o pecado do orgulho, da altivez, da auto-suficiência, da descrença em Deus. Essa atitude é a condenada. No mesmo contexto, veja como Deus deseja que seja: “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.” (Jr 17. 7).

Com relação à Bíblia, ela realmente foi escrita por homens. Mas eu te pergunto: Se não fosse escrita pelos homens seria escrita por quem? Na verdade, a Bíblia foi escrita por homens, mas inspirada, ditada pelo próprio Deus. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17).

Até aqui não há contradição alguma. Homens de Deus escreveram a Palavra de Deus, foram instrumentos, e confiar em seus escritos é aceitável, pois são escritos do próprio Deus para nós.

Com relação à autenticidade da Bíblia, posso dizer que não precisamos apenas crer nos escritos em si, mas podemos também ver que a história e a arqueologia modernas testificam também a veracidade destes escritos, de lugares, de pessoas e de acontecimentos. Muitos cientistas buscam todos os dias desacreditar o texto bíblico, mas o que temos visto é que a cada dia mais evidências aparecem de sua autenticidade. Um exemplo é o escritor Augusto Cury, em sua série “Analise da inteligência de Cristo”. Ele testifica, após uma longa análise científica, a autenticidade dos escritos dos quatro evangelhos no que se referem aos personagens, acontecimentos e história. (Livro 1 – “O Mestre dos mestres”)

Com relação ao livro de Marcos, você tem razão, os estudiosos dizem que é o livro mais próximo da época em que Jesus viveu.

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Se quiser ver mais perguntas respondidas, clique aqui

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

23 comentários

  • Oliveira José disse:

    Pergunto: O que fazer com as sobras da Santa Ceia? Qual o seu destino? Queimar? Enterrar? Distribuir para as crianças? A final o que fazer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      É algo que a Bíblia não trata diretamente. Acho que cada igreja deve refletir sobre o que fazer com as sobras da ceia.

      Abs!

      Responder
      • paulo disse:

        o correto seria distribuir o pão a cada membro em comunhão,e o irmão que esta celebrando a ceia orar pelo o pão que passa a ser , o corpo de Cristo e todos cear junto. e com o suco da uva fazer o mesmo. ai não terá sobra.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          O pão para a ser o corpo de Cristo?

          Responder
  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Ótimo artigo. Eu realmente não confiava em muitas pessoas e tinha esse verso como apoio. Agora vejo que eu posso confiar nas pessoas, só não posso confiar ao ponto de acreditar mais nelas do que em Deus.

    Em relação a esse livro de Augusto Cury “O Mestre dos metres”, eu possuo os 5 livros da coleção a ainda não comecei a ler. Seu artigo me incentivou a começar a leitura o mais rapido possivel. Obrigada. ^^

    Responder
  • vania disse:

    o brigada meu nome e vania gostei da resposta

    Responder
  • aninha disse:

    Em relaçao a primeira pergunta gostaria de contribuir dizendo que a biblia foi escrita por homens, sim. porém inspirada por Deus, as palavra vêm de Deus e não do homem.

    Responder
  • Joel Joaquim de Oliveira Jr disse:

    Shalom U’Brachá!
    “ה כה אמר יהוה ארור הגבר אשר יבטח באדם ושם בשר זרעו ומן יהוה יסור לבו”

    Este é o texto bíblico em tese.

    Aqui não diz em nenhuma parte “ish”, mas “gêver – גבר” e “adam – אדם”, outras duas palavras para homem na Bíblia.

    O que neste verso diz, é o seguinte:

    “Maldito o gêver que confia no adam…”. Ou melhor: “Maldito o homem que confia na humanidade…”. Ou também, “Maldito o homem que confia em sua personalidade ou na personalidade de outros”.

    Shalom U’Brachá! (Paz e Bênção)

    Responder
  • celso ferreira disse:

    você ja pensou em viver em um lugar onde não podese confiar em ninguem?
    ja imaginou trabalhar na insertesa de não receber o seu salario?
    ja imaginou se tivesse que confiar só em Deus?
    tudo isto só acabará depois do arrebatamento da Igreja!
    e é só para aqueles que acredita que haverá o arrebatamento.
    desculpe se rude no meu cometario.

    Responder
    • israel disse:

      ja pensou se Deus pedir sua alma ainda hoje suas certezas e incertezas vão junto.Meu querido de uma chance para Deus e vc vera que sua vida vai ficar ainda melhor mas nunca deixe os seus amigos ,pois, estes são presente de Deus os que não forem o Senhor lhe tirara amigos e melhor que irmãos diz a biblia.

      Responder
  • Luciney Viegas disse:

    Bom comentario amigo, estava precisando saber sobre essa questão. Um abraço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, Luciney! Que bom!

      Responder
  • Sérgio Battu disse:

    A confiança normal na honestidade das pessoas, nos amigos, nos conselhos d um familiar, na esposa… Isso é saudável, Deus não reprova, mas reprova quando trocamos nossa confiança e Fé nele pela nossa ou de outros homens.

    Responder
  • Lenis de Sousa disse:

    Bom dia! Artigo muito bom e simples o entendimento abriu minha mente para mais um esclarecimento do Senhor. Obrigado Espírito Santo. Amém!

    Responder
  • Junior disse:

    a igreja presbiteriana guarda o sabado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Na IPB guardamos o domingo, o dia do Senhor.

      Responder
  • Jader disse:

    O mais proximo do original seria jeremias 17-: 5
    assim disse o eterno : Maldito e o homem que confia somente no ser humano , que considera a carne mortal seu amparo, e aparta do eterno seu coraçao.

    Em outra traducao judaica diz o seguinte
    “EIS o que Adonai diz-: uma maldiçao sobre a pessoa que confiar nos seres humanos, que confiar em forças apenas humanas ….

    Como podes ver a versao portuguesa que deriva de diversas outras traducoes possuem um erro gravissimo. pois Jesus ERA Deus , e Veio como HOMEM HOJE e o sumo sacerdote acetado a direta do pai. Os textos em portugues precisao ser corrigidos , pois assim estao anulando o ensino da salvacao atraves da confianca no messias yeshua. Os apostolos alertam sobre aqueles que dizem que jesus nao veio como HOMEM…

    Responder
  • eny nunes disse:

    Sou de outra denominação, mais gostei dessa página,mais confiar nas pessoas colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas, o SENHOR jamais deixa aquele que busca a ele de todo o coração ser enganado. É o que eu penso.

    Responder
  • Isabela disse:

    A bíblia legitima o ateísmo. Dizer que a bíblia foi escrita por homens, mas “ditada” por deus é uma falácia. O correto é dizer que foi escrita por homens que afirmavam ser inspirados por deus. Como ninguém pode provar nada, fica dificil “confiar no homem”. Sinceramente, livros com conteúdo ambíguo não deveriam servir de modelo – não consigo entender porque o ser humano ainda se prende a um livro com mais de 2000 anos e de origem duvidosa. Duvidosa sim, porque deus teria qualquer outra forma de deixar sua mensagem de forma clara, não em forma de enigmas tipo “pegadinha do malandro”. Quem escreveu tem que provar que recebeu de deus, e como não dá prá provar, tem que ter fé, fica dificil ter fé, logo, vale esse texto dá própria bíblia para a salvação dos ateus, afinal sagacidade e coragem são virtudes. Sinto-me bastante confortada!

    Responder
  • geraldo moreno disse:

    sou catolico nao atuante vou uma vez ou outra na igreja tb quase nao leio a biblia. gostei muito de seu comentario.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Geraldo

      Responder
  • renato disse:

    isabel, Deus se escreve com letra Maiuscula e não minuscula.A palavra Deus é um nome proprio.
    Ou sera que vc nao sabe escrever?
    Mas tambem nao a quero julgar por estar errada, mas sim aceitar a vontade de Deus.
    Vc percebe o que eu quero dizer?

    Os ateus existem, não porque pensam, mas sim porque em seus erros, mais erros foram acumulados.

    Obrigado por seu comentario!

    Responder
  • jose luciano disse:

    Bom, pra mim maldito homem que confia no outro, são os falsos profetas…

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.