O que significa samaritanos?

Postado por em: O que significa isso?

samaritanos, samaria

Para entendermos quem são os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que é citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomão, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um só povo, um só país. Após a morte de Salomão, porém, houve uma ruptura, e Israel se dividiu: 2 das 12 tribos formaram o reino do sul, também chamado de Judá, cuja capital instituída foi Jerusalém. As 10 tribos restantes formaram o reino do norte, também chamado de Israel, cuja capital instituída foi Samaria.

Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Judá). Fato que fez com que as tribos que habitavam a região de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relações com o restante do povo. O tempo foi decorrendo e as relações não melhoraram. Os samaritanos (habitantes da região de Samaria) criaram sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria.

No tempo de Jesus vemos, pelos escritos dos evangelistas, que ainda perdurava essa rivalidade e ódio. Os judeus nem mesmo consideravam os samaritanos como israelitas autênticos, mesmo tendo eles os mesmos pais.

O diálogo abaixo, entre Jesus e uma mulher samaritana, mostra como era grave o conflito entre eles (note pela fala da mulher samaritana): “Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos )?” (Jo 4. 9).

Veja como os judeus, usando o nome dos samaritanos, se referiram a Jesus, quase como um xingamento: “Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?” (Jo 8. 48)

Infelizmente, ainda hoje, o conflito entre judeus e samaritanos perdura. Numa escala menor, mas ainda existe.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

22 comentários

  • Sandra Guimarães disse:

    Desde os primórdios que o ser humano não sabe lhe dar com as diferenças e preferem se fechar no seu mundinho e julgar quem está fora dEle que posssamos aprender todos os dias com Cristo a não fazer acepção de pessoas e nem julgá-las.

    Uma semana abençoada pra ti.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado pela visita Sandra!!
      Abs!!

      Responder
  • Manoel Antonio da Silva disse:

    André, suas séries são bem esclarecedoras. O recurso de imprimir ou salvar em .pdf é excelente. Deus te dê criatividade para buscar sempre estratégias eficazes na execução do Seu Plano. Abraços

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Manoel!

      Que Deus faça desse trabalho algo útil!

      Abs!

      Responder
  • carlos disse:

    Por que o Senhor Jesus dando as instruções aos seus doze apóstolos ordenou:”Não tomeis rumo aos gentios(não judeus),nem entreis em cidade de samaritanos;”(Mt 10.5)
    Peço desde já que me desculpe se de alguma forma estou sendo desagradável e também peço perdão ao Senhor se de alguma maneira minha dúvida o desagradou,mas para quem lê o texto, fica parecendo que naquele momento alguns estão sendo excluídos da poderosa palavra do Senhor e de todos os outros benefícios dessa missão dos apóstolos.
    Graça e Paz vos seja multiplicada em o nome do Senhor Jesus,amém.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Carlos, em um primeiro momento, a missão de levar as boas novas deveria ser iniciada pela anunciação aos judeus. Eles deveriam saber primeiro, pois a salvação vem dos judeus. Não se trata de preconceito de Jesus, pois Ele mesmo conversou com a mulher samaritana, cobradores de impostos, prostitutas. Na sequência das narrativas do Novo Testamento, você verá que os gentios também receberam a pregação da Palavra de Deus. E o interessante é que grande parte dos judeus rejeitaram a pregação sobre Cristo e grande parte dos gentios aceitaram a pregação sobre Cristo.

      Abs!

      Responder
      • Arley Robson disse:

        Glória a Deus, amei o texto e as respostas a cada interrogativa. Deus continue abençoando sua vida. Saiba que eu inclui parte do seu estudo (com seu nome, claro) para enriquecimento da aula que ministrarei para a Classe Dominical. Estaremos estudando sobre um judeu que foi pregar ao samaritanos, FILIPE (Atos 8:5). Um grande abraço, graça e paz!!!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Obrigado, Arley… Os estudos aqui postados podem ser usados à vontade para edificação da igreja… abração!

          Responder
      • Marcos Sergio disse:

        Verdade, Pedro foi criticado por ter entrado na casa de Cornélio, apenas porque alguns achavam que a salvação não era também para os gentios

        Responder
    • murilo sorocaba disse:

      Caro irmao, nessa primeira instância, Jesus esta enviando seus primeiros discipulos para o campo missionario atras das ovelhas perdidas dacasa de Israel, pois bem, o mestre favorece-os com poder para expelir demonios e curar enfermidades, quando Jesus edita as palavras textuais nao andeis pelo caminho das gentes e nao entreis na aldeia de samaritanos,importante é lembrar que naqueles dias eles nao tinham o Espírito Santo, agora como que alguem vai prega para uma pessoa que ela nao gosta(os judeus nao se davam com os samaritanosJo4.9)somente com a uncao extraordinária do Espírito que isso pode acontecer, mas Jesus futuristicamente esclarece em atos 1.8 Mas recebereis a unção do Espírito Santo e ser me eis testemunhas tanto em Jerusalém, Samaria., opa…agora sim com o Espírito Santo neles e com eles sobre a vida deles ele poderiam pregar para eles.
      conclusao, para com Deus nao ha acepcao de pessoas. Rom2.11 que Deus ilumine a todos e possamos ser cheios do Espírito para pregarmos pra quem quer que seja!Deus abencoe!

      Responder
    • Marcos paulo da silva gomes disse:

      Sim. Mas é preciso analisar o contexto e examinar minuciosamente o objetivo desta ordenança do Senhor Jesus aos discípulos. Naquele momento Jesus ordenou aos discípulos a chegada do Reino só fosse anunciada aos judeus e posteriormente após a sua morte e ressurreição ele ordenou totalmente o contrario MT 28. 19. Embora nos capítulos 10 e 28 de Mateus, que é o Messias, os líderes judeus, e por conseguinte toda a nação, rejeitaram-no. Depois disto o evangelho passou a ser pregado a todas as nações. Mas, quando Israel se arrepender, o Reino virá para eles. Não existe nenhuma exclusão por parte de Jesus, simplesmente que o Evangelho do Reino estava direcionado ao povo Judeu naquele momento.

      Responder
  • Arley Robson disse:

    Li aqui a pergunta do irmão Carlos, muito boa pergunta e melhor ainda a resposta de André Sanchez. Vale lembrar ainda sobre o comissionamento do próprio Senhor em ATOS 1:8, quando Jesus diz que seríamos suas testemunhas tanto em JERUSALÉM, SAMARIA, Judéia e até os confins da Terra.

    Responder
  • DIÓGENES MARTINS disse:

    Estou te conhecendo agora mas creio que Deus tem um propósito nisto , meu nome é Diógenes Martins e sirvo ao Senhor como diácono na Ass. de Deus em Ipatinga MG. A Paz do Senhor Jesus e como diz o profeta “Um outro tanto Deus te faça.

    Responder
  • Cleber Rocha disse:

    MUITO BOM, PARABÉNS PELO BLOG E PELO CONTEÚDO TÃO ESSENCIAL…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Cleber!

      Responder
  • Thiago disse:

    Olá André Sanchez, gostaria de lhe tirar uma perguta, se puder me responder agradeceria muito.

    Mateus 10
    Os doze e sua missão

    V5 Jesus enviou estes 12 e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade samaritano.

    Por que Jesus não queria que os 12 fossem aos caminhos dos gentios?

    E não entrar na cidade dos samaritanos pois havia então está Grande rivalidade? Poderia haver riscos? ou era por outro motivo?

    Me ajude a abrir mais meu conhecimento, Deus te abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, a mensagem do evangelho deveria ser pregada primeiro aos da casa de Israel. Somente mais tarde foi pregada aos gentios também.

      Responder
  • Susana Cirqueira disse:

    Prezado irmão André! Gostei muito do seu blog!! Tudo muito objetivo!! Me ajudou demais!! Estava pesquisando sobre a parábola do Bom Samaritano e encontrei o que precisava!! Deus te abencoe ricamente!!! Em Cristo, Susana Cirqueira.

    Responder
  • Eliane Fortes disse:

    Estou me despertando para os textos e ensinamentos relacionados aos samaritanos. Vemos q há muita riqueza e profundidade seria muito útil para as relações dos cristãos de hoje. Bom para a reflexao

    Responder
  • HÉLIA DUARTE disse:

    A Paz do Senhor, gostei muito do seu blog! É muito bom estudar. Como posso acompanhar seus estudos. Deus abençoe. Hélia

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Hélia, obrigado. Entre sempre na página, toda semana tem coisas novas

      Responder
  • Cássia disse:

    Louvado seja Deus por mais esse aprendizado!! Deus continue te abençoado na Palavra André. Estarei sempre por aqui. Beijos e flores e fica na paz do Sr. Jesus.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.