O que significa pano de saco e cinza na Bíblia? Aprenda hoje

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |

Fico feliz que esteja por aqui para estudar mais um tema da Bíblia!

Você já teve dúvidas na Bíblia que não conseguiu esclarecer?

Ficou perdido nos estudos e não tinha para quem pedir ajuda nas dúvidas?

Isso não é falta de fé e nem significa que você não tem unção de Deus. É falta de direção!

No método Texto na Tela, você estuda A Bíblia com organização e pode tirar dúvidas diretamente comigo, todos os dias, até feriados!

Quero te convidar a fazer um teste por 30 dias!

O que você tem a perder? Nada!

👉 Quero saber mais detalhes

Agora vamos ao estudo de hoje...

Você Pergunta: Alguns textos bíblicos falam de pano de saco, de jogar cinzas sobre a cabeça e até de rasgar as vestes. Eu gostaria muito de entender o uso desses elementos dentro da Bíblia e dentro da cultura judaica. Pode explicar isso para mim?

Cara leitora, quando estudamos a Bíblia é muito importante conhecer e entender as práticas típicas da cultura do povo que é mencionado nas passagens.

Isso é importante, principalmente porque nossa cultura é bem diferente e, muitos dos aspectos e significados, não são compreensíveis naturalmente para nós.

É o caso da expressão pano de saco e cinza, que aparece diversas vezes na Bíblia. Para nós essa expressão não parece ter muito significado e parece soar até meio estranha. Mas na cultura judaica era uma expressão carregada de significado. Veja um exemplo:

“Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e de cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor” (Ester 4:1).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa pano de saco e cinza na Bíblia?

Para compreender melhor essas expressões, primeiro precisamos compreender o que era o pano de saco e a cinza. O pano de saco ou “cilício” era um tecido grosseiro e resistente feito de pelos de cabra ou de camelo, utilizado para conter cereais, objetos e alimentos em geral.

Esse pano de saco era devidamente cortado e vestido como uma roupa por algumas pessoas em algumas ocasiões que mencionarei abaixo.

É o pó resultante da queima de alguma coisa. Por exemplo, depois de queimada a madeira até o final, o que sobra é um pó cinza. E esse pó era então usado em alguns momentos para expressar certos sentimentos bem profundos!

Esses dois elementos eram utilizados pelos judeus para demonstrar:

(1) que a pessoa ou o povo estavam passando por momentos de grande tristeza: “Disse, pois, Davi a Joabe e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes, cingi-vos de panos de saco e ide pranteando diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.” (2 Samuel 3:31).

Aqui o rei ordena que se pranteasse a morte de Abner. Em casos de morte de pessoas importantes ou em mortes trágicas era comum o uso do pano de saco e cinzas.

(2) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de arrependimento: “Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza” (Jonas 3:6)

Em ocasiões onde havia arrependimento profundo, mudança de atitudes e de postura, era comum o uso desses elementos para demonstrar essa mudança.

(3) que a pessoa ou povo estavam passando por momentos de humilhação: “Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles” (Salmos 69:11).

O salmista aqui lamenta as perseguições que está sofrendo, sendo humilhado e injuriado pelos inimigos!

O que é pano de saco e cinzas hoje em dia?

(4) Hoje em dia sabemos que o evangelho avançou por muitas nações, muito além dos judeus. Por isso, o pano de saco e cinza não é praticado.

Porém, simbolicamente podemos dizer que toda vez que quebrantamos nosso coração, que nos humilhamos perante o Senhor, que sofremos injustiças e recorremos a Deus, é como se a nossa alma estivesse vestida assim, pois o Senhor sabe ler o que está em nosso coração!

Esses sentimentos carregados de ações de obediência a Deus e a Sua Palavra é o nosso “pano de saco” e “cinzas” de hoje em dia!

Os bereanos foram elogiados por Paulo porque examinavam as Escrituras todos os dias.

Eles não apenas ouviam… eles se dedicavam.

Hoje, muitos até ouvem bons estudos… mas poucos têm constância no aprendizado.

E isso faz toda a diferença.

A minha comunidade (Comunidade André Sanchez) é para quem deseja sair da superficialidade e crescer de forma contínua na Palavra.

Separei 3 presentes para você resgatar agora! 1 deles é meu WhatsApp pessoal para você tirar dúvidas da Bíblia quando quiser, sem limites!

Sabe quais são os outros 2 presentes?

👉 Acesse aqui para ver os outros presentes e como participar

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp