É bíblico dizer que Deus quer que seus servos fiquem doentes?
Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!
Você pergunta: Já ouvi várias vezes pessoas dizendo que antes de orar a favor de alguém que esteja enfermo, devemos saber se é da vontade de Deus curá-lo. Mas será que Deus quer que alguém fique doente? Não me refiro a pessoas que não se converteram ou que vivem na pratica do pecado. Refiro-me a servos fieis a Deus. Será que Deus quer que seus servos fiquem doentes? Existe algum texto bíblico que confirma isso?
Caro leitor, não há nenhum problema em orarmos pela cura de uma pessoa. Creio que isso é digno e agrada a Deus. Porém, não podemos orar determinando que Deus faça algo como alguns fazem loucamente, antes, devemos orar para que a vontade Dele seja feita. Isso por um simples motivo: A vontade e propósitos de Deus são perfeitos, não os nossos. Observe como Jesus ora a Deus diante de uma situação muito difícil:
“E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.” (Mc 14. 36).
SERÁ QUE DEUS QUER QUE SEUS SERVOS FIQUEM DOENTES?
A resposta é que sim. É possível que Deus queira que Seus servos fiquem doentes. Ele permite que isso aconteça. Não por brincadeira e prazer no sofrimento, mas pelos propósitos perfeitos Dele. Um forte exemplo bíblico é Paulo. Em um de seus textos ele relata que Deus lhe colocou um espinho na carne e que, mesmo orando três vezes, Deus não o retirou. Alguns teólogos argumentam que esse “espinho” era um problema de saúde, provavelmente um problema de visão. O certo é que era algo que incomodava e trazia certo sofrimento. Tudo pela vontade do próprio Deus:
“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2Co 12:7-9)
Jó também é um exemplo de homem de Deus que ficou gravemente doente pela permissão de Deus. Ele foi ferido de tumores pela vontade de Deus. Observe que Deus limitou a ação de Satanás, mas deu-lhe permissão para agir tirando a saúde de Jó:
“Estende, porém, a mão, toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.” (Jó 2.5-7).
Outra coisa que vemos muito na Palavra de Deus é que Deus deseja que enfrentemos os desafios da vida (inclusive as doenças) através do exercício da fé:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tg 1. 2-3)
Por fim, gostaria de finalizar dizendo que nem sempre entenderemos os propósitos de Deus. Por isso, no modelo de oração ensinado por Jesus, somos incentivados a buscar a vontade de Deus acima de todas as coisas. Podemos orar sim pedindo a cura, mas sempre em submissão a vontade soberana do Senhor. Nem todos serão curados. Eu mesmo já presenciei a cura de muitos servos de Deus até do câncer, mas também já presenciei a morte de muitos servos de Deus vencidos pela doença, mas não vencidos em sua fé.
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6. 9-10)
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Afinal, Jesus veio trazer à terra a paz ou a espada?
- Se mais alguém quisesse, poderia entrar na arca de Noé?
- Por que algumas igrejas evangélicas batizam crianças e outras não?
- Sou cristã e o médico me indicou fazer acupuntura. Posso fazer?
- Minha vida não vai para frente no amor e nas finanças. Será que estou debaixo de uma maldição?
- Como confiar em um Deus que permite que eu sofra?
- Devo contribuir na igreja mesmo com minha família passando necessidades?