É pecado orar por uma pessoa usando a foto dela? Isso seria idolatria?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho o costume de orar muito pelas pessoas. Costumo pedir uma foto da pessoa por quem vou orar para apresentá-la diante de Deus. Mas recentemente uma pessoa me repreendeu dizendo que isso que faço é idolatria, que isso não agrada a Deus. Fiquei muito chateada, pois não faço isso por idolatria! Você pode me ajudar a entender se estou errada perante a Bíblia de pedir uma foto para orar pela pessoa?

Cara leitora, vou te ajudar a refletir sobre se isso que você faz é ou não errado diante de Deus. Mas, claro, usando a Bíblia. Vem comigo para analisarmos juntos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

É pecado pedir a foto da pessoa para orar por ela?

(1) A Bíblia nos orienta de forma clara sobre a questão de imagens: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20:4).

O texto é claro quando ensina que a proibição é quanto a adoração de imagens de todo tipo: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:5).

Portanto, não existe aqui uma proibição, por exemplo, de ter uma foto de uma pessoa para recordação e nem o mandamento proíbe diretamente usar uma foto de alguém para “apresentar” essa pessoa em oração a Deus!

Mas, se diante dessa foto a pessoa se ajoelha, acende uma vela, ora fazendo pedidos para (e não pela) a pessoa da foto, então, se torna pecado de idolatria.

(2) Dito isto, vamos agora analisar a questão da forma como você usa as fotos. Penso que a primeira coisa a ficar claro é que ter a foto de uma pessoa não torna a sua oração “mais forte”, “mais poderosa” como alguns pregam erroneamente por aí. Se a foto é usada nesse sentido, a meu ver, está errado.

Da mesma forma, alguns utilizam objetos de uma pessoa para orar como se isso fizesse a oração ter “mais resultado”. Isso também está errado, é crendice, não é bíblico!

Outros ainda menosprezam a onisciência de Deus, como se Deus não pudesse saber por quem estamos orando se não tiver uma foto da pessoa. Isso também é absurdo!

(3) Porém, na sua dúvida, percebi que você usa a foto somente de forma simbólica, como uma forma de apresentar a pessoa a Deus. Nesse sentido não vejo pecado.

Não existe adoração direciona à pessoa da foto e nem a crença de que o poder está em apresentar a foto. Sendo assim, não vejo problemas em usar uma foto apenas de forma simbólica para orar por uma pessoa.

É parecido com anotar o nome da pessoa e falar, apresentá-la diante de Deus!

(4) No entanto, avalie sempre a questão: Se isso tem causado problemas persistentes na sua comunidade, confusão na mente das pessoas, não vale a pena insistir nisso.

Melhor ter paz e somente anotar o nome da pessoa e orar. Mas se a questão é apenas pontual, explique para a pessoa que você não está adorando a imagem, mas apenas usando ela de forma simbólica para clamar pela pessoa diante do Senhor, para apresentá-la diante de Deus. Feito dessa forma não estará pecando.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp