Por que Paulo diz que os casados sejam como se não fossem casados?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Tem um escrito do apóstolo Paulo que acho muito estranho, que é quando ele diz aos casados que sejam como se não fossem casados. Não entendi muito bem a natureza dessa orientação e em que sentido ele fala isso. Teria alguma coisa a ver com divórcio?

Caro leitor, alguns textos bíblicos, quando olhados de forma mais isolada, nem sempre são fáceis de entender, o que exige dos estudantes da Bíblia um olhar mais profundo, avaliando os contextos e entendendo o objetivo de tal texto.

Faremos isso para entendermos por que Paulo diz aos casados que sejam como se não fossem casados.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Paulo manda que os casados sejam como se não fossem casados?

(1) O texto onde temos essa orientação de Paulo é 1 Coríntios 7:29: “Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem…”.

A primeira coisa a fazermos é olhar todo o capítulo 7. Nesse capítulo Paulo está respondendo perguntas diversas daquela igreja enviadas a ele sobre casamento: Quanto ao que me escrevestes…” (1 Coríntios 7:1).

(2) Depois de várias orientações dadas, Paulo chega a perguntas com respeito às virgens, se deviam ou não se casar. Ele menciona aqui que não tem um mandamento do Senhor, mas daria uma opinião (1 Coríntios 7:25).

Nessa opinião Paulo considera que os tempos são difíceis e que a missão de levar o evangelho é algo prioritário, por isso, veja o que ele diz:

“Considero, por causa da angustiosa situação presente, ser bom para o homem permanecer assim como está. Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento” (1 Coríntios 7:26-27).

(3) De forma alguma Paulo está demonizando o casamento, mas, claro, considera que o fato de alguém casar traz a essa pessoa uma gama enorme de responsabilidades que iria dificultar em muito a missão de levar o evangelho.

Isso porque quem se casa tem as preocupações de casado em sua mente, fica dividido entre uma série de compromissos que tomam tempo (1 Coríntios 7:33-34).

Esse é o pano de fundo da orientação de Paulo que estamos analisando. Sendo assim, o que ele quis dizer com “os casados sejam como se o não fossem”?

(4) Paulo via o tempo de anunciar o evangelho como um tempo extremamente curto (Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia).

Sendo assim, estando a pessoa casada, deveria fazer um esforço extra para fazer a obra do Senhor, ao ponto de ficar tão livre quanto fosse possível das obrigações de casado para fazer a obra de Deus.

Não era uma orientação para negligenciar o casamento, pelo contrário, era uma orientação para que houvesse um esforço extra consciente para dar conta das duas coisas, ou seja, do casamento e suas obrigações e do evangelho e suas obrigações, fazendo cada um deles de forma diligente.

Isso é exatamente o significado de os casados serem como se não fossem casados. Observe em todo o capítulo 7 que Paulo queria que os solteiros também soubessem disso e pensassem muito bem se valia a pena casar.

(5) Paulo, porém, não foca somente no casamento como algo que deveria ser bem pensado em relação a obra de Deus, mas, inclusive, fala sobre sentimentos e atitudes do dia a dia que deveriam estar todos debaixo da missão principal, ou seja, da missão de levar o evangelho:

“mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa” (1 Coríntios 7:30-31).

As realidades que vivemos nesse mundo são passageiras, por isso, para Paulo, o cristão deveria encarar tudo numa perspectiva de que o mundo passaria muito rápido e a eternidade logo chegaria, por isso, os cristãos deveriam, no máximo possível, estarem focados na obra de Deus e a realizarem com o máximo possível de esmero, não deixando nada atrapalhar (nem casamento, nem sentimentos, nem preocupações com coisas do mundo).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp