Adorar a Deus em espírito e em verdade NÃO É o que muita gente pensa!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu já li algumas vezes na Bíblia quando Jesus fala que Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, mas confesso que não entendo bem como funciona isso na prática! Seria algum tipo de ação, de pensamento, de forma de adoração que Deus procura em nós? Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, de fato esse é um texto lindo da Palavra de Deus que muita gente não compreende na prática. E a compreensão dessa lição de Jesus é imprescindível para nos relacionarmos com Deus corretamente.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4:23).

Esse texto surge de uma conversa de Jesus com a mulher samaritana. Temos de lembrar que os judeus não se davam com os samaritanos e não os consideravam pessoas de Deus.

É a essa mulher que Jesus primeiro se revela diretamente como o Messias (João 4:25-26). E é para ela que Jesus revela como deve ser o servo (adorador) que Deus procura!

Vamos analisar os conceitos apresentados por Jesus e essa análise nos ajudará a entender como colocar em prática esse ensino!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa adorar a Deus?

(1) A palavra “adorarão” no texto bíblico é a palavra grega “proskuneo”. Ela indica profunda reverência, expressão de respeito e honra. Isso era feito muitas vezes pelo ato de prostrar-se, ajoelhar-se e até colocar o rosto encostado na terra.

Observe como Jairo realiza um ato de adoração a Jesus, justamente se abaixando e se prostrando aos pés do Senhor, mostrando reverência:

“Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés” (Marcos 5:22).

Isso nos mostra que a verdadeira adoração é um reconhecimento, uma honra, voltada a Deus, através de atos concretos diante Dele. Porém, não podemos negar que um ato externo pode ser simulado com falsidade, não é mesmo?

É por isso que quando fala dos verdadeiros adoradores, Jesus usa mais duas expressões que são vistas por Deus para que a adoração seja aceita: em espírito e em verdade.

O que significa adorar em espírito?

(2) Em João 4:23, a palavra espírito vem do grego “pneuma”. Nesse contexto indica a parte imaterial do ser humano, o seu interior, sua alma, o mais profundo de seu coração.

Então, o adorador verdadeiro necessariamente precisa que a sua adoração venha de uma fonte interior verdadeira. Nesse sentido, adoração forçada, inventada, fingida, dissimulada não enganará e nem agradará a Deus!

O verdadeiro adorador tem de ter, antes de qualquer expressão visível de adoração, uma adoração interior a Deus real e verdadeira! Ele é um verdadeiro adorador primeiro dentro de si.

E aquilo não consegue ser contido, vai extravasar no seu testemunho de vida e atos cotidianos, nas suas escolhas diárias!

Portanto, não existe adorador verdadeiro sem um coração quebrantado diante de Deus, que reconhece sua condição de pecador, que sabe o que Deus fez por ele e reconhece com gratidão tudo que o Senhor faz! Que adora a Deus primeiro dentro de si!

O que significa adorar em verdade?

(3) Em João 4:23, a palavra verdade vem do grego “aletheia”. O foco aqui é que existe uma forma de adorar a Deus. E essa forma está baseada no que o próprio Deus ensina (a verdade).

Quando Jesus orou pelos Seus discípulos, Ele ensinou precisamente sobre essa questão: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17).

Isso significa que o parâmetro que nos indica como adorar a Deus é o que o próprio Deus ensinou sobre como Ele quer ser agradado, reverenciado.

Nesse sentido, não podemos inventar aquilo que achamos que tem de ser; antes, devemos examinar a Bíblia e entender como Deus quer que nos aproximemos Dele. E temos muita instrução sobre isso na Bíblia!

Por exemplo, Deus requer que tenhamos fé: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

E ainda que tenhamos um coração consciente de nossa condição, sem orgulho, altivez ou coisas do tipo: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17).

“Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade” (Salmos 5:5).

Esses são apenas dois conceitos importantes. Mas o verdadeiro adorador irá aprender dezenas deles, que vão instruí-lo em como Deus quer ser honrado!

(4) Sendo assim, adorar a Deus em espírito e em verdade nos indica ações concretas de honra e reverência a Deus, que brotam de um coração, de um espírito que ama o Senhor de fato e de verdade, sem fingimento!

Esse amor faz nascer ações verdadeiras, interiores e exteriores, que agradam ao Senhor, que honram o Pai!

Observe como Jesus viu uma adoração sincera e verdadeira na fé do centurião: “Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Lucas 7:9).

Obviamente Jesus não se impressionou com as palavras do centurião, mas viu que o que ele fez, o que falou, veio de algo que existia de verdade no coração dele! Essa é a adoração em espírito e em verdade!

Mas o que não é adorar em espírito e em verdade?

Aqui estão excluídas ações externas que são fingidas, que são para pessoas verem, ações que visam cumprir apenas rituais pontuais. Nada disso é adoração verdadeira.

Qualquer tipo de manipulação para agradar homens, para se mostrar, para obter aplausos, holofotes, também são coisas que não representam a adoração verdadeira, em espírito e em verdade!

E, claro, apenas cantar músicas gospel, que até podem ter letras de louvor a Deus, porém, sem que você tenha de fato vida séria com Deus, isso também não é adoração em espírito e em verdade!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp