Os 5 significados de “dormir” na Bíblia que confundem muita gente!

Postado por Presbítero André Sanchez, em Sem categoria | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria de entender os significados de dormir na Bíblia, pois muitas vezes vejo a palavra “dormir” sendo usada para quando a pessoa morre. Nesse caso estaria falando do sono da alma, que é quando morremos e ficamos dormindo até chegar a segunda vinda de Cristo?

Cara leitora, são muitas as palavras que têm mais de um significado possível, seja nas línguas originais da Bíblia, seja em qualquer língua. E para determinar qual o significado e aplicação em um texto, é preciso avaliar sempre o contexto.

É isso que faremos agora! Analisando contextos, vejamos juntos os pelo menos “5 significados” da palavra “dormir” e suas variações na Bíblia e como muita gente se confunde e erra nas interpretações dessa questão!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Significados de dormir, dormiu, dorme, adormeceu na Bíblia

(1) O sentido mais básico da palavra dormir é aquele que todos conhecemos muito bem, ou seja, quando fala do sono, de quando pegamos no sono e dormimos para acordar um tempo depois. Vejamos um exemplo:

“Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir” (Gênesis 28:11).

Aqui temos Jacó fugindo da fúria de seu irmão e parando para descansar e dormir ali naquele lugar.

(2) Um outro significado de dormir na Bíblia, é usado como uma figura de linguagem muito interessante, que se chama “eufemismo”.

O eufemismo é quando se suavizam expressões tristes ou desagradáveis, trazendo mais leveza para o que se está se comunicando. Vejamos um exemplo:

“Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele” (Deuteronômio 31:16).

Aqui Deus está dizendo a Moisés que a morte dele está chegando. Ou seja, Moisés morreria em breve. Deus usa a figura “dormir com teus pais” (um eufemismo) justamente para suavizar essa comunicação pesada feita a Moisés de que brevemente ele morreria!

Então, não tem nada a ver com sono da alma, com espírito dormindo depois que morre!

(3) Essa forma de usar a palavra dormir confunde muitos estudantes e chegou a gerar esse ensino incorreto chamado de sono da alma, que ensina que quando morremos ficamos dormindo até a volta de Jesus, o que é contrário ao ensino da Bíblia.

Veja um dos textos que gera essa confusão: “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo” (João 11:11).

Aqui o sentido é exatamente o de que Lázaro “morreu”. Tanto é verdade que o próprio Jesus teve que esclarecer isso, pois os discípulos não entenderam muito bem a fala de Jesus, achando que Lázaro estava apenas dormindo:

“Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono” (João 11:13).

Além de tudo isso, quando alguém morre fica em posição parecida com alguém que está dormindo, o que faz com que essa comparação seja muito utilizada na Bíblia.

(4) Temos ainda um sentido interessante de “dormir” que o salmista aplica a Deus: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Salmos 121:4).

Aqui a ideia é que Deus não pode ser surpreendido por nada, pois nunca está desatento em nenhuma situação. Não dorme é usado como figura de alguém que vê todas as coisas, presta atenção em tudo!

Deus é comparado com um guarda atencioso que não pode ficar desatento em nenhum momento, pois ele não precisa dormir!

(5) O livro de provérbios ainda traz uma outra aplicação muito interessante da palavra dormir:

“O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha” (Provérbios 10:5).

Dormir na sega equivale a perder as oportunidades e ser negligente com a colheita dos frutos. Aqui, então, dormir está ligado a uma negligência prejudicial que existe na vida de quem NÃO é sábio!

Aquele que não é sábio “dorme” na hora de fazer a colheita, o que demonstra quão grande é sua insensatez em perder os frutos, a oportunidade, a bênção!

(6) O apóstolo Pedro também utiliza dormir em um sentido muito interessante, significando algo que está chegando, que está próximo de acontecer com toda certeza:

“também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pedro 2:3)

Aqui “a sua destruição não dorme” indica que o juízo de Deus não será contido, ele está à caminho, está chegando e atingirá aqueles que são opositores da obra do Senhor!

Não haverá falha no juízo que Deus irá derramar, ele não é alguém que dorme e perde a hora!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp