Por que Simão Cireneu foi obrigado a carregar a cruz de Cristo antes da crucificação?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu tenho muita curiosidade de entender melhor a história de Simão, o Cireneu, que foi obrigado a carregar a cruz de Cristo. Por que ele teve de fazer isso? Não era o condenado que deveria carregar a cruz até o final como forma de punição pela condenação imposta a ele pelo império Romano?

Cara leitora, os momentos finais de vida de Cristo foram muito intensos! E muitos personagens aparecem nos trazendo uma gama incrível de detalhes.

Vem comigo, vamos garimpar na Bíblia esses detalhes para entendermos bem essa história e todos os seus porquês.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Simão Cireneu, ajudou Jesus a levar a cruz?

(1) Três dos evangelistas narram sobre Simão Cireneu, sendo Mateus 27:32, Lucas 23:26 e Marcos 15:21, o qual veremos a seguir: “E obrigaram a Simão Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz”.

Marcos é o mais detalhista, citando até mesmo os filhos desse Simão. Para reconstruirmos e compreendermos cada detalhe, veremos que o apóstolo João indica que Jesus começou o caminho da crucificação carregando a própria cruz sozinho:

“Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico” (João 19:17).

(2) Isso nos leva à pergunta: por que Simão Cireneu entrou na história? Para entender isso, precisamos olhar um pouco o contexto anterior: “Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado” (Marcos 15:15).

Sim, Jesus apanhou muito, recebeu muitos açoites e, além disso, antes de percorrer o caminho de onde estava até o local da crucificação, ainda recebeu mais violência dos guardas: “Davam-lhe na cabeça com um caniço, cuspiam nele e, pondo-se de joelhos, o adoravam” (Marcos 15:19).

(3) Essas informações nos ajudam a entender que Jesus começou a caminhada carregando a pesada cruz, porém, bastante debilitado pela violência que sofreu, que não foi pequena.

Claro, os soldados perceberam que ele estava muito violentado, machucado e debilitado. Como o objetivo era que a morte se desse na cruz, pela crucificação, não seria aceitável que o prisioneiro morresse no meio caminho, isso traria problemas aos guardas.

É aqui que entra Simão Cireneu, que estava passando por ali e é escolhido em meio aos que estavam ali perto. Será que ele tinha um bom porte físico e por isso foi escolhido?

Talvez ele pudesse ter chegado perto por curiosidade e avaliado com uma boa pessoa para ajudar Jesus a carregar a cruz. Foi ali que os guardas o obrigam a carregar a cruz, ajudando o Cristo sofredor!

(4) Não temos muitos detalhes sobre esse homem, mas é possível que esse encontro tenha feito dele um cristão. Afinal, por que Marcos o citaria por nome e ainda citaria seus filhos também por nome?

Quando Marcos cita “Simão cireneu… pai de Alexandre e de Rufo” parece estar querendo falar de alguém que foi conhecido de seus leitores, parece querer identificá-lo aos seus leitores!

Teria Simão se convertido depois de ajudar a Cristo levar sua cruz? Teria virado um cristão fervoroso e conhecido, juntamente com seus filhos?

São coisas possíveis! Alguns, inclusive chegam a pensar que o Rufo citado por Paulo em Romanos 16:13 possa ser o filho de Simão Cireneu, porém isso é só uma especulação que não tem como ser provada!

Por fim, a informação mais clara que temos dele, vem da palavra Cireneu. Isso não é um sobrenome, mas a cidade de onde ele era, Cirene. Cirene era capital da Cirenaica, um distrito da Líbia. A Líbia, por sua vez, era um país localizado no norte da África, a oeste do Egito. Hoje corresponde a região onde fica parte de Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp