Explicando as parábolas de Jesus: A dracma perdida

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Provavelmente você já leu na Bíblia sobre essa parábola. Mas entendeu o que ela significa? Vem comigo que aprenderemos hoje sobre ela em detalhes.

ONDE SE ENCONTRA?

A parábola da dracma perdida se encontra em Lucas 15:8-10

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Resumo da parábola da dracma perdida

A parábola da dracma perdida conta a história sobre o que uma mulher que perdeu uma de suas preciosas moedas (dracma) faria. Essa mulher, sabedora da perda, faz de tudo para achar sua moeda.

Em uma época em que não tínhamos luz elétrica e na cultura judaica, onde os cômodos não costumavam ter janelas, até mesmo perder uma moeda em casa de dia trazia dificuldades.

Ela acende uma vela, verifica com cuidado cada canto; varre, empreende todo esforço possível para encontrá-la. E o que faz quando encontra?

Fala com as amigas, comenta com as vizinhas da sua grande felicidade em encontrar o que estava perdido.

ENSINAMENTOS DA PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA

(1) A dracma era uma moeda grega de prata, correspondente ao denário (que tinha o valor de um dia de trabalho). As dez moedas citadas certamente representavam uma pequena economia de muitos anos dessa família pobre, estando aos cuidados dessa mulher no lar.

A primeira lição que temos aqui é que a mulher representa Deus na busca dos perdidos. Podemos observar que a casa escura pode muito bem representar o mundo em trevas, dominado pelo pecado e com pecadores perdidos pelos cantos dele.

Jesus está mostrando que Deus está procurando os Seus que estão perdidos, “achando” essas pessoas que estão perdidas na escuridão de um mundo vazio de Deus!

(2) Podemos também aprender que a luz que a mulher acende, luz de uma candeia (um tipo de vela) é a luz que revela a condição dos pecadores.

Tal como uma moeda inanimada, os pecadores estão mortos em seus delitos e pecados e precisam ser iluminados, transformados pelo toque de Deus, que é aquele que tem a luz capaz de iluminar nosso caminho e nos “recolher” do chão do pecado, nos dar vida, nos levar para junto das outras nove dracmas, que representam os outros salvos que estão seguros e guardados nas mãos do Senhor.

(3) A moeda antes perdida está agora nas mãos da mulher, ou seja, está em segurança. O pecador achado, transformado, recolhido da vida perdida, está agora também seguro nas mãos de Deus!

Vemos aqui a ação de Deus, que encontra o pecador, o transforma e o traz para perto Dele, em segurança. Jesus mostra na parábola da dracma perdida que um pecador transformado não é só o resultado de mais um acontecimento sem importância! A alegria é grande!

A mulher que achou a moeda perdida, conta para as amigas, chama vizinhas e se alegram juntas com a conquista. Da mesma forma, a vitória de Cristo na cruz, que propiciou que os pecadores fossem achados e transformados, alegra os anjos de Deus, que aqui representam uma alegria completa no céu!

E desta forma que Ele fecha o ensino desta parábola: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp