O que significa que de dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua no Salmos 121:6?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Não compreendi muito bem o ensino do Salmos 121:6. Sei que o sol pode nos prejudicar com seus raios, mas como a lua poderá nos prejudicar? Gostaria de compreender com mais profundidade esse verso. Pode fazer um estudo para me ajudar a compreender?

Caro leitor, a Bíblia tem centenas de usos figurados e poéticos de diversas expressões para tratar situações da nossa vida; expressões essas que nos ajudam a compreender de forma mais profunda e poética muitas das verdades a respeito da vida e de Deus.

Hoje iremos estudar com detalhes essa que você citou “de dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua” no salmos 121:6.

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa que de dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua?

(1) O Salmos 121 trata a questão das incertezas e perigos que podemos sofrer em meio a essa vida. O salmista começa observando e perguntando: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121:1). Alguém em busca de ajuda está em foco aqui.

Esse que busca o socorro encontra-o em Deus: “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2). Na sequência temos uma série de afirmações a respeito do cuidado de Deus pelos Seus servos:

(2) O Senhor não permitirá o tropeço destrutivo (Salmos 121:3), pois Ele está sempre alerta, não dorme (Salmos 121:3-4). Ele guarda e protege, estando sempre ao lado desse servo Dele (Salmos 121:5).

Agora, chegamos no verso de nossa análise: “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua” (Salmos 121:6).

(3) Comecemos analisando a palavra molestará. No hebraico é “nakah”, significa “golpear, açoitar, atingir, bater, sacrificar, matar”.

Como podemos perceber, essa palavra indica perigos, seja dos mais leves ou dos mais graves, violências que alguém pode sofrer.

Muitos se confundem na sequência desse verso, fazendo uma interpretação literal desse texto, pensando que Deus irá proteger dos “efeitos” negativos do sol e de algum efeito negativo da lua (se é que existe).

Mas dentro do contexto deste salmo isso faz pouco sentido. Sol e lua (entendidos de forma literal) não teriam qualquer efeito aqui sobre o salmista, que precisasse de uma ajuda de Deus.

(4) Isso nos leva, então, a compreender que o salmista faz um uso figurado, muito comum nos livros poéticos. Mas qual seria a figura?

Temos aqui uma figura que nos aponta para uma proteção de Deus de dia (sol) e de noite (lua). Sabemos que sol e lua são usados como os luminares marcadores especiais do dia e da noite.

Sendo assim, o contexto nos indica que a proteção de Deus é o tempo todo, mesmo nas condições mais difíceis, seja de dia ou de noite (daí o uso de sol e lua).

É por isso que ele fala nos versos anteriores que Deus não dorme (Salmos 121:4), ou seja, é uma proteção permanente (do Senhor) nas diferentes condições de vida que vivemos no dia a dia.

(5) Dessa forma concluímos diante deste lindo salmo que o salmista reflete sobre onde buscar o socorro e que ele encontra esse socorro no Senhor.

Não um socorro fraco, parcial, mas um socorro completo, em todos os momentos, socorro do Todo Poderoso, sem defeito, pleno, total. Essa confiança é fruto da fé e da comunhão com o Senhor!

Aqueles que O buscam O encontrarão e receberão Dele o socorro, a bênção, a força, não em um só momento, mas em todo tempo, na vida toda! Glórias a Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp