Por que a Bíblia diz que João Batista era o Elias, que estava para vir?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma palavra na Bíblia que causa muitas dúvidas é quando Jesus diz que João Batista é o Elias, que estava para vir. Muitos espíritas usam esse texto para dizer que a reencarnação é uma verdade na Bíblia. Como podemos compreender essa fala de Jesus? De fato temos ali alguma margem para crer que a reencarnação de Elias aconteceu em João Batista?

Caro leitor, existe uma regra muito importante dentro da interpretação bíblica que é a seguinte: a Bíblia explica a própria Bíblia.

Isso significa que o estudo do contexto dentro da própria Bíblia nos gera respostas para a maioria das polêmicas levantadas através de textos isolados. Vamos analisar juntos esse texto que você citou (e o contexto)?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

João Batista era o Elias, que estava para vir?  Em que sentido?

(1) Quando Jesus falava (nesse trecho que foi citado) sobre João Batista, da importância dele na missão do Messias, Jesus disse: “E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir” (Mateus 11:14).

Os leitores mais afoitos da Bíblia, mais superficiais, usando esse texto isolado vão chegar a conclusões erradas rapidamente, achando que João Batista e Elias são, então, a mesma pessoa.

Mas vamos ir mais fundo, como verdadeiros estudantes da Bíblia devem ir, avaliando o contexto mais amplo para ver o que de fato essa fala de Cristo significa.

(2) Primeiro vamos observar que o pensamento de que João Batista seria o retorno do profeta Elias ou até mesmo o Messias já havia sido levantado em João 1:19.

Mas observe que o próprio João Batista negou essas duas possibilidades de forma clara: “Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não” (João 1:20-21).

Aqui já temos elementos suficientes para demonstrar que a ideia de João Batista ser Elias é absurda, pois ele mesmo a nega veementemente, com clareza incrível!

Mas o que significa, então, quando a Bíblia diz que João é Elias, que estava para vir?

(3) O evangelista Lucas explica isso de forma clara, quando narra a revelação do anjo Gabriel a Zacarias, (pai de João Batista), sobre quem seria aquele menino que iria nascer:

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lucas 1:17).

O que nós temos em João Batista, conforme Lucas destaca, é uma identificação com um dos maiores profetas do Antigo Testamento, Elias.

João teria traços de vida, poder de Deus e atuação proféticas parecidos com os do grande e admirado profeta Elias, o que de fato ocorreu na vida de João de forma notória, a ponto das pessoas até mesmo se confundirem achando que ele poderia ser um tipo de reencarnação de Elias, coisa, claro, que não é bíblica.

(4) Além de tudo que foi posto, é interessante ainda notar que alguns anos após a morte de João Batista, dentro do ministério de Cristo, temos o evento da transfiguração (Mateus 17), onde aparecem junto a Jesus, no monte, Moisés e Elias.

Ora, se João fosse a reencarnação de Elias (se existisse reencarnação), era João quem deveria aparecer no monte, já que teria sido a última forma de Elias. Mas quem aparece é o profeta do Antigo Testamento.

Isso demonstra que a confusa e herética doutrina da reencarnação não se enquadra nos ensinos bíblicos! Elias é um, João Batista é outro.

Cada um individualmente sendo usados por Deus em suas épocas. Conforme vimos, a Bíblia explica a Bíblia e não deixa margem para dúvidas nesse caso!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp