Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça: O que Jesus quis dizer com isso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Jesus está ensinando agora a sua quarta bem-aventurança: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6).

Depois de falar que o homem feliz se conscientiza que é pobre de espírito, que chora com sua condição terrível, condição essa que só pode ser mudada pelo Senhor; e da transformação feita por Deus no interior humano, de onde brota a mansidão, agora Jesus aprofunda Seu ensino falando que o homem feliz deverá definitivamente buscar a justiça.

Mas o que é essa justiça? Vamos entender juntos sobre isso nesse estudo sobre fome e sede de justiça.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça

(1) Quando fala sobre justiça Jesus começa usando duas figuras conhecidas de todo ser humano: a fome e a sede. Fome aqui é “estar faminto”.

Indica um desejo profundo pelo alimento, um desejo que se sobressai dos outros, pois é dos principais na vida de uma pessoa. A sede, da mesma forma, aponta para um desejo profundo de se “refrescar”, “hidratar”.

Na figura usada por Jesus é a justiça o alvo da fome e da sede. O homem de Deus, bem-aventurado, necessariamente tem que ser um homem que busca, que deseja ardentemente essa justiça. Mas que justiça é essa?

(2) No contexto bíblico a palavra justiça pode ter muitos significados, mas todos eles ligados ao que é verdadeiro, correto, virtuoso, digno, puro.

Nesse sentido podemos apontar que Deus é a fonte de toda a justiça. Nele está toda a justiça que precisamos e o exemplo máximo de como ela deve ser vivida.

Ele é o padrão ideal a ser seguido e vivido em todas as coisas. Sendo assim, quando Jesus ensina essa justiça, está falando de pessoas que buscam com fervor andar em todas essas qualidades da justiça que veem em seu Senhor.

(3) A implicação prática disso é que passamos de pessoas que feriam a justiça de Deus (antes da conversão) para pessoas que se alegram em conhecer, praticar, promover a justiça de Deus.

Antes desejávamos bloquear os propósitos de Deus, zombávamos deles, agora, somos aqueles que desejam ansiosamente que cada propósito Dele se cumpra e trabalhamos para isso fazendo a nossa parte nessa terra.

Dá para perceber de onde vem essa felicidade dita por Jesus! Andar dos caminhos de Deus é um motor que gera felicidade em nossa vida, ainda que sejam caminhos difíceis!

(4) A justiça de Deus também nos dá direção sobre nosso agir na sociedade, pois a palavra de Deus está recheada de exemplos de aplicação prática dessa justiça do Senhor, justiça essa que temos a obrigação de seguir como embaixadores do reino de Deus que somos! Isso nos leva a compreender o tamanho da responsabilidade.

Mas essa responsabilidade não nos gera medo, antes, felicidade completa, pois trabalhar em favor do reino de nosso Rei é agora algo que nosso coração anseia (fome e sede).

Somos promotores dessa justiça em casa, na rua em que moramos, na escola onde estudamos, no trabalho onde buscamos o sustento, enfim, em todos os lugares onde estivermos!

(5) Jesus termina essa bem-aventurança mostrando que justiça não é algo escasso para o crente.

Aquele que a busca será farto, saciado, satisfeito. Você já comeu um belo prato de comida quando estava com muita fome? Como é bom se sentir farto, alimentado, fortalecido pelo alimento!

Essa é a mesma promessa de Jesus aos que anseiam em ter e viver a justiça de Deus em suas vidas! Não passarão fome e sede dela!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp