O que significa honrar a Deus com seus bens e as primícias de toda sua renda?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu gostaria de entender melhor o que quer dizer a palavra que está em Provérbios 3:9, que nos manda honrar a Deus com nossos bens e com as primícias da renda. Como seria esse honrar a Deus na prática? O que seriam esses bens e essas primícias?

Caro leitor, no Antigo Testamento temos uma ideia muito profunda (e verdadeira) de que Deus é a fonte e o dono de todas as coisas. Veja: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1).

Partindo dessa ideia temos vários textos que ensinam como devemos tratar aquilo que temos, já que são coisas que estão em nossas mãos, mas pertencem a Deus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Honrar a Deus com os bens e com as primícias

(1) Antes de entendermos o que seria essa honrar a Deus com nossos bens e primícias, precisamos entender que nada nos pertence. Mas como assim?

Explico: apesar de termos bens em nossa posse, até registrados em nosso nome, sabemos que não os levaremos daqui quando morrermos.

Sendo Deus o dono de tudo, como Dono, nos outorga, nos dá a administração de muitas coisas. Nós abençoa, nos faz prósperos, nos dá capacidades, saúde e força para termos coisas e capacidades até além do que precisamos.

O sábio, então, com esse pensamento em mente, lança a questão de como deve ser a nossa atitude diante dessa realidade.

(1) O texto de Provérbios diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Provérbios 3:9).

Primeiro vamos entender a que se refere bens e primícias. Bens são as coisas que a pessoa tem em sua posse. Ela deveria usar tudo aquilo que Deus deu (100%) de forma digna e correta.

Ou seja, ser um bom administrador de todos os recursos que Deus deu a ela. Exemplificando para nossos dias seria como usar o carro que temos para fins abençoados, também a casa, nossas roupas, tudo que possuímos para honrar a Deus. Primícias tem a ver com ofertar a Deus.

No Antigo Testamento o povo deveria levar os primeiros frutos das colheitas como oferta ao Senhor. Era um reconhecimento da mão de Deus sustentando a vida do povo.

Também podemos pontuar que nesse texto Deus chama Seus servos a participar ativamente da obra do Senhor usando parte dos recursos (a melhor parte) que o próprio Deus deu a eles, aplicando-os de forma direta na obra do Senhor.

Leia também: o que significa primícias?

(2) Partimos, então, para o significado de honrar ao Senhor. Honrar significa atribuir a Deus, através dos bens e primícias (nesse contexto) uma alta estima, um alto reconhecimento de tudo quanto fez e faz, é prestar obediência à Sua vontade como forma de agradá-Lo, de mostrar Seus feitos de forma grandiosa ao mundo.

Quando o servo de Deus usa seus bens para engrandecer o nome de Deus, quando ele, por exemplo, levava suas primícias ao local de adoração, estava indicando de modo público a grandeza do sustento de Deus.

Isso é tributar honra a Deus. Aqueles que não honram a Deus fazem exatamente o contrário: glorificam a si mesmos pelas suas capacidades, pelas conquistas, pelo que têm, sem considerar que tudo veio de Deus!

(3) Para fechar, devemos ter em mente que esse conceito de honrar a Deus com bens e primícias ainda permanece. Deus permanece sendo o dono de todas as coisas, certo?

Permanece nos abençoando grandemente. Permanece nos sustentando. Permanece nos capacitando de formas grandiosas.

Dessa forma, permanece também a necessidade de honrá-Lo com nossos bens, com nossas ofertas, com o melhor uso possível dos recursos que temos para nossas necessidades e para sustentar a obra do Senhor que continua e continuará sendo feita até a volta do Senhor Jesus Cristo!

Deus espera ver em Seus servos um coração grato e generoso que O honre como sendo a fonte de todas as bênçãos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp