O que significa Urim e Tumim e como eram usados na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você já ouviu falar do Urim e Tumim? Existem curiosidades bem interessantes na Bíblia a respeito de como o povo de Israel vivia em seu dia a dia e resolviam as suas questões. Uma dessas questões interessante e, ao mesmo tempo intrigantes, era o uso do Urim e Tumim mencionados em alguns trechos bíblicos.

A primeira menção do Urim e Tumim está em Êxodo 28:30: “Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o SENHOR; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente”.

O que significa Urim e Tumim e como eram usados na Bíblia?

O que significa Urim e Tumim na Bíblia?

Não  se sabe exatamente o que eles eram, se eram uma espécie de pedrinha, ou algum metal, ou madeira, ou algo do tipo. Menções antigas sobre eles indicam que seriam uma espécie de duas pedrinha que ficavam em um saquinho no peitoral do sacerdote. A tradução mais aceita dessas duas palavras seria Urim = “luzes” e Tumim = “perfeição”.

Para que servia o Urim e Tumim?

O uso dessas “pedrinhas” estava ligado ao descobrimento da vontade de Deus para questões onde se tinha alguma dúvida complexa: “Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação” (Números 27:21). O mais provável é que fosse algum tipo de pedrinha onde seria possível saber, dependendo da posição dela, ou de seu brilho, ou de outro aspecto, se Deus estava dizendo sim ou não ao questionamento feito. Algo bem parecido com o que conhecemos hoje como “cara-ou-coroa”, porém, não condicionado ao acaso, mas à ação direta de Deus para esclarecer a dúvida que estava em questão.

É provável que o uso do Urim e Tumim foram mais constantes na época em que o povo de Israel estava ainda se desenvolvendo como nação, antes de haver uma atuação mais forte dos profetas (que revelavam a vontade de Deus de forma bem detalhada ao povo).

Uso do Urim e Tumim

Temos poucos textos que mencionam o uso desses elementos. Saul usou esses elementos para tentar saber a vontade de Deus: “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas” (1 Samuel 28:6). Depois temos um longo tempo sem qualquer menção do uso deles. Eles são mencionados novamente na Época de Esdras e Neemias: “O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim” (Esdras 2:63).

Talvez isso indique que realmente esses dois elementos foram usados em épocas onde não havia uma atuação tão grande dos profetas de Deus, como uma forma mais simples de conhecer a vontade de Deus sobre questões duvidosas.

Urim e Tumim no Novo Testamento

No Novo Testamento não temos qualquer menção ao uso desses dois elementos. Mas é interessante notar que existe a menção de uma outra forma muito usada no Antigo Testamento para saber a vontade de Deus em determinada questão, que é o lançar sortes: “E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos” (Atos 1:26). Sobre o significado exato de lançar sortes, leia este estudo clicando aqui. Após a vinda do Espírito Santo não temos mais qualquer menção de Deus usando esses elementos para determinar Sua vontade às pessoas.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão