Em que casos a Bíblia permite o divórcio de um casal?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)
[adrotate group="9"]

Você pergunta: irmão, eu tenho muita dúvida sobre em que casos a Bíblia permite o divórcio. Eu já ouvi pessoas falando que é somente em caso de traição. Mas fico pensando, e se uma mulher for agredida pelo marido, ela teria que permanecer casada com ele, sofrendo? Será que Deus apoiaria isso? Você pode nos ajudar a entender essa questão?

Caro leitor, o assunto divórcio voltou a chamar muito a atenção nos últimos anos devido à grande quantidade de divórcios, não só em nosso país, na vida de pessoas que não temem a Deus, mas também dentro da igreja com um crescimento muito grande dos casos. Existem casos em que a Bíblia permite o divórcio (vamos analisar abaixo), mas o divórcio tem sido muito generalizado ultimamente, onde pessoas se separam pelas menores coisas possíveis, trazendo muito dor e o desagrado de Deus sobre elas.

Em que casos a Bíblia permite o divórcio?

Em que casos a Bíblia permite o divórcio?

(1) Nós não temos muitos textos na Bíblia que falam de forma profunda sobre o divórcio. No Antigo testamento, somente Deuteronômio 24 trata de forma direta sobre o tema. O texto diz o seguinte: “Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa…” (Deuteronômio 24:1). Durante séculos se discutiu o que seria “achado coisa indecente nela”. Alguns interpretavam que qualquer motivo seria válido para um divórcio (escola do Rabino Hillel) e outros acreditavam que somente o adultério era um motivo válido (Escola do Rabino Shammai).

(2) E foi exatamente buscando respostas e experimentando Jesus que os fariseus o provocam sobre este tema. Jesus, então, traz mais algumas luzes sobre o casamento e sobre os casos em que a Bíblia permite o divórcio:

a) O casamento foi criação de Deus entre homem e mulher (Mateus 19:4-5);

b) O casamento foi pensado para não acabar (Mateus 19:6);

c) O divórcio foi permitido na lei de Moisés por causa do coração duro do ser humano (Mateus 19:8);

d) Mas o divórcio não é um padrão de Deus, o padrão foi a união em um casamento permanente que só poderia ser terminado com a morte (Mateus 19:8).

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Adultério

(3) Jesus em sua resposta deixou claro que o divórcio poderia acontecer caso houvesse relações sexuais ilícitas de um dos cônjuges, o que aponta para o adultério (dentro desse contexto) como sendo um motivo permitido para divórcio: “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 19:9). Não temos registros de Jesus tratando de outras possibilidades para o divórcio, apenas essa mencionada.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Abandono

(4) O apóstolo Paulo, quando tratava em uma de suas cartas a respeito de pessoas que se converteram e se tornaram cristãs, abriu uma nova possibilidade ao divórcio: “Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz” (1 Coríntios 7:15). Observe que em um caso em que um dos cônjuges se converte e o outro cônjuge o abandona existe uma tranquilização por parte do Apóstolo Paulo de que a pessoa estará livre, ou seja, poderia se divorciar sem qualquer pecado, pois a outra pessoa a abandonou, não tendo ela como seguir com o casamento sozinha.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Violência

(5) Algumas pessoas têm aconselhado, por exemplo, mulheres que sofrem violência do marido a permanecerem casadas com o argumento de que não existe previsão para esse tipo de divórcio na Bíblia, então, essas mulheres deveriam aguentar e permanecer casadas mesmo sofrendo violências. Eu não concordo com essa posição. Muitos teólogos têm defendido ( e eu concordo) que o uso da violência está enquadrado no caso de abandono abordado por Paulo em a Coríntios 7:15. Seria a fase mais drástica do abandono, ou seja, quando o cônjuge simplesmente abandona tudo que deve haver em um casamento e chega ao cúmulo da agressão. Penso que divórcio em caso de violência está totalmente amparado pela Bíblia, além de ser algo necessário para proteção da pessoa agredida.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: outros casos?

(6) Não temos nenhuma outra previsão bíblica para o divórcio além das citadas. Assim, tirando esses casos claros e drásticos onde a Bíblia permite o divórcio por conta do coração duro e incrédulo de uma das partes (ou das duas), devemos tratar os outros casos como casos onde é possível trilhar o caminho da reconstrução do relacionamento. Não devemos ter em mente que qualquer caso é motivo para divórcio. Os casos em que a Bíblia não aprova devem ser analisados cuidadosamente para que o caminho da luta pelo relacionamento e pela restauração aconteça com muito amor e respeito e com a ajuda de Deus.

Leia também: 5 dicas para superar o desejo de se divorciar

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério Infantil[adrotate group="9"] O curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)[adrotate group="9"] Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermões[adrotate group="9"] Conheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) - Memorização Fácil […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000[adrotate group="9"] Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em Teologia[adrotate group="9"] Você não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Veja também: - Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) - Teologia sem mensalidades (Comece aqui) - Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão