- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa ser reverente na Bíblia? O que é ser reverente a Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: sou nova convertida e o pastor da igreja que estou indo sempre diz praticamente em todo culto que precisamos ser reverentes a Deus, que precisamos voltar a ter mais reverência dentro da casa de Deus. O que vem a ser essa reverência de forma prática? Ela é alguma atitude específica que devo ter como cristã? O que a Bíblia diz sobre reverência?

Cara leitora, sermos reverentes a Deus é algo totalmente bíblico e no estudo de hoje vou trazer para você de forma prática o que a Bíblia nos ensina [2] sobre essa questão:

O que é ser reverente a Deus?

(1) A palavra reverente vem da palavra reverenciar, ou seja, está ligada claramente a ter respeito por alguém ou por alguma coisa, a ter estima, reconhecimento e honrá-la.

Veja, por exemplo, esta descrição de Jeremias a respeito de como exércitos estrangeiros foram irreverentes com o seu povo quando os destruíram:

“Os príncipes foram por eles enforcados, as faces dos velhos não foram reverenciadas” (Lamentações 5:12).

A falta de reverência era vista como algo que ia além da má educação. Era uma atitude grave de falta de respeito, desamor, falta de reconhecimento a coisas ou pessoas importantes.

(2) Com relação a Deus, ser reverente é respeitá-Lo, honrá-Lo e temê-Lo [3] por tudo que Ele é, por tudo que Ele representa e faz e nos é revelado sobre Ele na Bíblia.

Note, por exemplo, quando Deus chama Moisés: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” (Êxodo 3:5-6).

Note como Deus exige de Moisés uma atitude de respeito perante Ele, diante de quem Ele era. Moisés entende diante de quem estava e no lugar onde Deus estava presente e se mostra reverente.

As pessoas têm perdido a oportunidade de ser reverentes

(3) Infelizmente, hoje em dia, a irreverência tem sido algo muito presente na vida das pessoas. Não só dentro de seus corações onde ninguém vê, como também com relação a Deus e ao culto prestado a Ele em nossa vida, na vida exterior de cada um.

Alguns entendem que ser reverente a Deus seria ficar calmo na igreja, em oração, com roupas moderadas, com ações que reflitam a paz e a tranquilidade.

Porém, ser reverente a Deus é muito mais do que isso! Ser reverente a Deus é ser obediente aos Seus mandamentos. É ser fiel em todo o trabalho da obra Dele. É tratar o próximo de acordo com o padrão que Deus nos ensinou.

É buscar o reino de Deus com prioridade. E muito mais! Não são apenas comportamentos externos, mas comportamentos internos que refletem no nosso exterior: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 20:7).

Leia também: O que significa santificação? [5]

(4) Assim, observamos que ser reverente não é fingir que é comportado nos rituais da igreja ou com pessoas. Antes, é ter um coração totalmente do Senhor; é, de dentro para fora, ser um servo de Deus comprometido com o Senhor, de forma verdadeira, consagradas, grata.

Isso irá se refletir em um modo de vida reverente em todas as áreas da nossa vida, seja com pessoas, seja em situações que passamos, seja com relação às coisas que temos. O respeito será uma marca da vida daquele que teme ao Senhor.

(5) Por fim, finalizo citando a palavra de Paulo a Timóteo a respeito dos últimos tempos, onde os homens seriam extremamente desrespeitosos e isso os levaria a uma grave ruína, ou seja, a falta de reverência, principalmente a Deus e aos Seus preceitos, os levaria a serem rejeitados:

“pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes...” (2 Timóteo 3:2).