O que é discipulado bíblico e como fazer um discipulado na prática?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Faz alguns anos que me converti e de uns tempos para cá meu coração tem estado fervoroso pela obra de evangelização. Sempre ouvi falar que um bom evangelista precisa saber fazer discipulado bíblico com as pessoas. Mas o que seria isso de forma detalhada? Você pode me ajudar e me mostrar na bíblia o que é dito sobre discipulado e me dar algumas dicas de como fazer?

Caro leitor, parabéns pela sua disposição em buscar levar a palavra de Deus às pessoas. Quero te dar neste estudo algumas considerações sobre o discipulado bíblico e te mostrar o quão simples ele é do ponto de vista bíblico e ainda trazer dicas preciosas para você começar a discipular pessoas.

O que é discipulado bíblico e como fazer um discipulado na prática?

O que é o discipulado bíblico?

(1) A palavra discipulado vem de discípulo. O discípulo é alguém que segue os ensinos de um determinado mestre. No contexto bíblico ele significa um discípulo ensinando outras pessoas a serem também discípulas desse mesmo mestre, andando em seus ensinos. De forma prática, quem iniciou essa ordem sobre o discipulado bíblico foi Jesus Cristo. Ele é quem mandou que fizéssemos assim. Vejamos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19). Como podemos ver, a ordem de discipular pessoas foi dada pelo nosso Mestre Jesus Cristo.

Objetivo do discipulado bíblico

(2) O objetivo do discipulado bíblico é levar as pessoas a conhecerem a salvação que está em Jesus Cristo e, a partir daí, essas pessoas também serem discípulas e seguidoras do Senhor Jesus. No ditado popular é “ovelha gerando ovelha”. Isso acontece através da nossa vivência do evangelho, da nossa pregação da palavra de Deus e do nosso acompanhamento dessas pessoas após elas serem alcançadas pela salvação do nosso Deus. Caminhamos junto delas, ajudando-as a andar assim como o Mestre deseja. Esse é o grande objetivo do discipulado.

Como é o discipulado bíblico?

(3) Na prática o discipulado não é algo complexo. Deus o fez de forma simples e direta. A ordem de Jesus em Mateus 28:19 nos aponta a pelo menos duas coisas que nós que já conhecemos a Deus devemos fazer na prática:

a) Ir e fazei discípulos. Isso significa que enquanto estamos vivendo a nossa vida, “indo”, “andando” em nosso dia a dia, devemos ser sal e luz para as pessoas (Mateus 5:13), vivendo na prática a vida que Jesus deseja para nós e anunciando a boa notícia da salvação com o objetivo de que pessoas ouçam a palavra e a acolham em seus corações.

Essa é a semente do discipulado bíblico, ele se baseia única e exclusivamente na anunciação da palavra de Deus e no poder dela de transformar vidas: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

b) Ensinar os novos discípulos. Um discípulo é alguém que está em constante aprendizado. Ele não nasce pronto. Alguém que está perdido no mundo e é alcançado por Deus, precisa agora saber o que fazer. E é exatamente aqui que entram os discípulos de Cristo. Nós, como servos de Jesus, temos a missão de ensinar e acompanhar nossos irmãos, mostrando a eles o caminho da vontade de Deus, da edificação, do fortalecimento, do conhecimento da Palavra do Senhor, da comunhão com os santos, etc. Devemos edificar uns aos outros.

Como realizar o discipulado bíblico na prática?

(4) O que mais nos gera ansiedade é que muitas vezes não sabemos como fazer essa grandiosa obra. A boa notícia é que não é algo complexo. Deus fez com que fosse algo simples e que todos os discípulos de Jesus podem fazer, bastando que cumpram a ordem Dele e se empenhem no trabalho:

(a) Pregue enquanto vive. Se você vive os ensinos de Jesus em seu dia a dia, isso já será uma grande pregação para as pessoas. O nosso testemunho de vida vai impactar o coração das pessoas e abrir portas para compartilharmos o evangelho. Quando somos sal e luz nesse mundo de trevas, nossa presença é percebida e nossa mensagem é vista.

Leia também: Como dar um testemunho?

(b) Ensine o que você sabe. Você não precisa ser um teólogo profissional para discipular pessoas. Ensine o que sabe. Fale sobre o que Jesus fez em sua vida, como sua vida era antes e como é agora. Não permita que oportunidades se percam por você achar que precisa sempre saber mais para começar a discipular pessoas. O verdadeiro discipulado bíblico pode ser feito em todas as fases da nossa vida cristã, desde quando sabemos bem pouco até quando temos grande conhecimento e vivência do evangelho.

(c) Aprenda mais para ensinar mais. Não fique parado no tempo. Busque aprender cada vez mais e viver cada vez mais a palavra de Deus para que você seja cada vez mais capacitado para compartilhar com outros sobre o evangelho de Cristo. Quanto mais preparado for um servo, mais Deus o usa.

d) Não tenha vergonha. Muitas vezes sentimos vergonha de falar de nossa fé, por medo de sermos perseguidos, caçoados ou rejeitados. Esse é um risco que corremos, mas não tenha medo, pois isso é a obra de Deus e agindo Deus quem impedirá? (Isaías 43:13). Seja ousado, firme, faça o seu papel sabendo que Deus está no controle dessa obra de fazer discípulos.

e) Convide para congregar. Sempre que possível, convide a pessoa para fazer um discipulado bíblico mais profundo na igreja, ou mesmo em encontros com o objetivo de estudar a Bíblia. Isso vai ajudar a pessoa a se aprofundar nas verdades da Palavra do Senhor e irá transformá-la em uma nova “ovelha” discipuladora também. A igreja de Deus é um corpo e trazer as pessoas para perto desse corpo fará com que elas sintam como é bom fazer parte dele.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp