A Bíblia proíbe a mulher de tomar a Ceia do Senhor no período menstrual?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: No Antigo Testamento temos algumas leis que proibiam a mulher de participar dos cultos a Deus quando ela estava em seu período menstrual. Ela deveria ficar em casa e não podia estar em aglomerações de pessoas. Minha dúvida é se hoje em dia a mulher em seu período menstrual ainda precisa se afastar dos rituais religiosos, por exemplo, da santa ceia do Senhor? A Bíblia tem alguma proibição a esse respeito?

Cara leitora, sua pergunta é bem interessante e vai nos ajudar a refletir em alguns pontos interessantes a respeito das leis do Antigo Testamento para que tenhamos uma opinião bíblica sobre a questão que você levantou.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A mulher pode tomar a ceia do Senhor no período menstrual?

(1) As leis do Antigo Testamento precisam ser compreendidas dentro de seu contexto local e cultural e também dentro de seu objetivo, para que não façamos confusão quanto ao objetivo de Deus em dá-las.

Veja o que o texto bíblico diz sobre a mulher em sua menstruação: “A mulher, quando tiver o fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até à tarde. Tudo sobre que ela se deitar durante a menstruação será imundo; e tudo sobre que se assentar será imundo” (Levítico 15:19-20).

Nós já estudamos aqui que a palavra imundo na Bíblia tem um sentido diferente do que hoje em dia. Para nós imundo é algo sujo, contaminado.

Na Bíblia, a pessoa imunda é alguém que não estava cerimonialmente preparada para cultuar a Deus em um determinado momento por um determinado motivo.

Leia também: O que significa imundo na Bíblia?

(2) No caso desse texto, a dificuldade (naquela época) em saber se um fluxo de sangue em uma mulher era algo normal (período menstrual) ou era alguma doença contagiosa fez com que Deus, como proteção à saúde das pessoas, fizesse algumas restrições às atividades das mulheres em dias de menstruação.

Um outro objetivo de Deus é a proteção da mulher. Naquela época o período menstrual era algo muito difícil para as mulheres. Hoje temos muita tecnologia nos absorventes que minimizam os incômodos de ficar sangrando por vários dias.

Mas naquela época utilizava-se panos e esses panos depois precisavam ser lavados para serem usados novamente.

Era algo extremamente difícil e trabalhoso para a mulher. Quando Deus dá essa lei ele objetiva a proteção à mulher para que ela pudesse se dedicar a esse período menstrual ao invés de ter que fazer todas as atividades costumeiras.

Além disso, Deus também protege as mulheres daquela época de maridos nem um pouco compreensivos com suas esposas, quando orienta que não houvesse relação sexual nesse período: “Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação” (Levítico 18:19).

(3) Quero ressaltar que um dos focos principais dessa lei é a higiene e saúde. Sabemos hoje que os fluídos corporais podem transmitir doenças das mais diversas. Naquela época esse tipo de conhecimento ainda era restrito.

Deus, em sua imensa sabedoria, proíbe por lei que pessoas que tivessem contato, por exemplo, com um local onde uma mulher que tivesse fluxo de sangue se assentou, ficassem em aglomerações de pessoas ou participarem dos cultos de adoração.

Isso ajudava a conter doenças transmissíveis, sem contar, é claro, que Deus ainda é benigno quando permite que a mulher não ficasse exposta a humilhações nesse período.

(4) Hoje as mulheres cumprem esse tipo de lei, mas usando das modernas tecnologias científicas que as ajudam a viver de forma praticamente normal quando estão com o fluxo de sua menstruação.

Inclusive já existem medicamentos que as ajudam também com as cólicas e outros incômodos desse período.

(5) Sobre a participação na Ceia do Senhor não existe qualquer restrição bíblica a uma mulher menstruada em participar.

Nas orientações de Jesus na primeira ceia e nas orientações detalhadas do apóstolo Paulo não existe qualquer proibição desse tipo.

Evidentemente que naquela época, onde o período menstrual ainda trazia muitas dificuldades, as mulheres sabiam ter bom senso em suas participações ou não nos cultos.

A orientação principal a todo participante da ceia é esta: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice” (1 Coríntios 11:28).

O foco aqui é no coração e não no corpo. Hoje em dia a mulher pode participar (se estiver disposta) sem qualquer impedimento bíblico.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp