A Bíblia proíbe a mulher de tomar a Ceia do Senhor no período menstrual?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: No Antigo Testamento temos algumas leis que proibiam a mulher de participar dos cultos a Deus quando ela estava em seu período menstrual. Ela deveria ficar em casa e não podia estar em aglomerações de pessoas. Minha dúvida é se hoje em dia a mulher em seu período menstrual ainda precisa se afastar dos rituais religiosos, por exemplo, da santa ceia do Senhor? A Bíblia tem alguma proibição a esse respeito?

Cara leitora, sua pergunta é bem interessante e vai nos ajudar a refletir em alguns pontos interessantes a respeito das leis do Antigo Testamento para que tenhamos uma opinião bíblica sobre a questão que você levantou.

A Bíblia proíbe a mulher de tomar a Ceia do Senhor no período menstrual?

A mulher pode tomar a ceia do Senhor no período menstrual?

(1) As leis do Antigo Testamento precisam ser compreendidas dentro de seu contexto local e cultural e também dentro de seu objetivo, para que não façamos confusão quanto ao objetivo de Deus em dá-las.

Veja o que o texto bíblico diz sobre a mulher em sua menstruação: “A mulher, quando tiver o fluxo de sangue, se este for o fluxo costumado do seu corpo, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até à tarde. Tudo sobre que ela se deitar durante a menstruação será imundo; e tudo sobre que se assentar será imundo” (Levítico 15:19-20).

Nós já estudamos aqui que a palavra imundo na Bíblia tem um sentido diferente do que hoje em dia. Para nós imundo é algo sujo, contaminado. Na Bíblia, a pessoa imunda é alguém que não estava cerimonialmente preparada para cultuar a Deus em um determinado momento por um determinado motivo.

Leia também: O que significa imundo na Bíblia?

(2) No caso desse texto, a dificuldade (naquela época) em saber se um fluxo de sangue em uma mulher era algo normal (período menstrual) ou era alguma doença contagiosa fez com que Deus, como proteção à saúde das pessoas, fizesse algumas restrições às atividades das mulheres em dias de menstruação.

Um outro objetivo de Deus é a proteção da mulher. Naquela época o período menstrual era algo muito difícil para as mulheres. Hoje temos muita tecnologia nos absorventes que minimizam os incômodos de ficar sangrando por vários dias.

Mas naquela época utilizava-se panos e esses panos depois precisavam ser lavados para serem usados novamente. Era algo extremamente difícil e trabalhoso para a mulher. Quando Deus dá essa lei ele objetiva a proteção à mulher para que ela pudesse se dedicar a esse período menstrual ao invés de ter que fazer todas as atividades costumeiras.

Além disso, Deus também protege as mulheres daquela época de maridos nem um pouco compreensivos com suas esposas, quando orienta que não houvesse relação sexual nesse período: “Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação” (Levítico 18:19).

(3) Quero ressaltar que um dos focos principais dessa lei é a higiene e saúde. Sabemos hoje que os fluídos corporais podem transmitir doenças das mais diversas. Naquela época esse tipo de conhecimento ainda era restrito. Deus, em sua imensa sabedoria, proíbe por lei que pessoas que tivessem contato, por exemplo, com um local onde uma mulher que tivesse fluxo de sangue se assentou, ficassem em aglomerações de pessoas ou participarem dos cultos de adoração. Isso ajudava a conter doenças transmissíveis, sem contar, é claro, que Deus ainda é benigno quando permite que a mulher não ficasse exposta a humilhações nesse período.

(4) Hoje as mulheres cumprem esse tipo de lei, mas usando das modernas tecnologias científicas que as ajudam a viver de forma praticamente normal quando estão com o fluxo de sua menstruação. Inclusive já existem medicamentos que as ajudam também com as cólicas e outros incômodos desse período.

(5) Sobre a participação na Ceia do Senhor não existe qualquer restrição bíblica a uma mulher menstruada em participar. Nas orientações de Jesus na primeira ceia e nas orientações detalhadas do apóstolo Paulo não existe qualquer proibição desse tipo. Evidentemente que naquela época, onde o período menstrual ainda trazia muitas dificuldades, as mulheres sabiam ter bom senso em suas participações ou não nos cultos. A orientação principal a todo participante da ceia é esta: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice” (1 Coríntios 11:28). O foco aqui é no coração e não no corpo. Hoje em dia a mulher pode participar (se estiver disposta) sem qualquer impedimento bíblico.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão