Por que você deve gastar mais tempo se preparando para servir a Deus e ao próximo

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Certa vez ouvi um pregador dizer que devemos “dar mais liberdade” ao Espírito Santo para nos usar, e que ficar estudando é como aprisionar a ação de Deus. Não acreditei quando ouvi isso! Será mesmo que eu estava ouvindo alguém dizer que a preparação para servir melhor a Deus não era algo importante?

Logo me veio à memória o pedido de Paulo ao seu discípulo, Timóteo: “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos” (2 Timóteo 4:13). Por que será que Paulo queria livros e pergaminhos? Um homem cheio do Espírito Santo precisaria estudar mais, examinar mais as Escrituras, preparar-se melhor? Paulo achava que sim.

Inclusive, também me lembrei do lindo elogio feito aos bereianos pelo próprio Paulo, que observou a grande preparação e cuidado que eles tinham pelas coisas de Deus: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11).

Isso demonstra claramente que gastar mais do nosso tempo nos preparando para o serviço a Deus e ao próximo é algo importante. E vou te exemplificar com alguns porquês:

Por que é importante gastar mais tempo se preparando para a Obra de Deus?

Por que é importante gastar mais tempo se preparando para a Obra de Deus?

(1) Porque a preparação é importante para a comunhão pessoal com Deus

Não podemos negar que quando nos preparamos para servir melhor a Deus, Ele age em nós. Deus nos molda, Deus fala conosco, Deus nos mostra coisas que precisamos ver. E isso geralmente não acontece no calor do serviço, mas no antes, na preparação, no estudo, no cuidado de buscarmos ao Senhor para entender como servi-Lo melhor. Deus nunca trabalha através de nós antes de trabalhar em nós.

(2) Porque a preparação evita o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”

Quando fazemos a obra de Deus devemos ter autoridade para fazê-la. E a autoridade vem da forma como Deus trabalha em nós e nós respondemos a essa ação Dele. É por isso que Deus costuma cobrar atitudes de mudança de Seus servos! Os servos precisam ser para fazer. Pois fazer sem ser é atitude de hipocrisia e Deus detesta a hipocrisia. Quando nos preparamos para servir a Deus, Ele nos faz experimentar mudanças importantes para que possamos ser também agentes dessas mudanças em outros.

(3) Porque a preparação ajuda a calar a nossa carnalidade

Não existe terreno mais desejoso para a carnalidade do que quando estamos mal preparados para fazer a obra de Deus. É ali que nossos achismos aparecem, que palavras erradas são ditas. Temos vídeos aos montes no Youtube de pregadores falando as mais diversas besteiras em suas pregações. Por que isso acontece? Falta de preparação, falta de reflexão, falta de tempo com Deus entendendo o que Ele deseja. Quando estamos mal preparados, a nossa carnalidade ganha terreno e a obra de Deus é colocada em segundo plano. A preparação nos ajuda a nos centrar, a calar as vozes que não vêm de Deus e a focar naquilo que Deus quer.

(4) A preparação nos ajuda a exercitar melhor o nosso dom

Eu fico imaginando se uma pessoa qualquer de repente decidisse que agora é médica e buscasse entrar em um centro cirúrgico para operar alguém. Será que isso teria chance de dar certo? Certamente que não! Não entendo porque algumas pessoas acham que na obra de Deus as coisas podem ser de qualquer jeito, sem preparo, sem estudo, sem direção! Não é conveniente que seja assim. Quando nos preparamos com carinho, temos a oportunidade de exercitar nossos dons de forma mais proveitosa, na direção de Deus. Uma direção refletida, pensada, clara. A falta de preparação gera pessoas confusas no exercício de seus dons e a obra de Deus sofre por causa desse tipo de pessoa.

(5) A preparação faz parte do plano de Deus

Muitas pessoas têm pressa. Sinceramente não entendo essa pressa. A nossa preparação faz parte do plano de Deus. Deus não faz as coisas com pressa. Ele chama e capacita no momento certo, com o tempo necessário para servirmos da melhor forma possível. Eu creio muito nisso, por isso, temos uma sessão aqui no site apenas com materiais para que você se prepare melhor para seu ministério (www.esbocandoideias.com/shop).

Quando analisamos, por exemplo, a vida de Paulo, podemos notar que não foi imediatamente que ele já saiu pregando o evangelho. Ele ficou cerca de três anos (Gálatas 1:17-18) em regiões desérticas se preparando e sendo preparado por Deus. Isso nos mostra que a preparação de Paulo fazia parte dos planos de Deus. Ele não estava desperdiçando tempo, antes, estava investindo corretamente o seu tempo e também servindo a Deus através de sua preparação, o que nos mostra que a preparação é tão importante quanto o serviço. E o que dizer de Moisés? Deus o fez ser preparado na corte egípcia por quarenta anos. Depois foi forjado por mais quarenta anos no deserto. E só então, com oitenta anos de idade, foi levantado para ser o libertador do povo de Israel! Todo esse tempo de preparação fazia parte dos planos de Deus!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Clique aqui e pegue seu Manual Bíblico agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Bacharel em TeologiaCurso Livre Bacharel em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão