Por que muitas vezes Deus nos nega coisas boas que pedimos a Ele?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você já orou, por exemplo, para que uma pessoa fosse curada e ela não foi? Já pediu a Deus que te permitisse realizar coisas muito boas na sua vida ou na vida de outras pessoas e aquilo simplesmente não aconteceu? Ou mesmo já buscou de todo o seu coração realizar certas coisas muito boas, mas percebeu que parecia que Deus não queria que aquilo se concretizasse em sua vida? Pois bem, muitas vezes oramos por coisas que julgamos ser muito positivas e nos frustramos porque parece que Deus não está querendo que aquilo aconteça. Parece que Deus está de certa forma contra aquilo. Isso nos leva muitas vezes à frustração e ao desânimo. Mas por que será que Deus nos nega coisas boas que pedimos para nós e para o próximo?

Certa vez o apóstolo Paulo desejava de todo o coração algo muito bom, que era ir pregar a palavra de Deus na Ásia, numa província romana chamada Bitínia. Levar a palavra de Deus aos perdidos é algo muito bom, concorda? Mas veja que interessante o relato sobre o que aconteceu: “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu” (Atos 16:6-7). Deus não permitiu que eles pregassem o Evangelho naquele lugar! Eles foram impedidos pelo próprio Deus! Mas pregar a Palavra de Deus não é algo bom, algo muito positivo? Por que Deus não permitiu que eles pregassem ali? Por que Deus frustrou o desejo do coração deles?

Com base nessa história vamos aprender algumas lições sobre por que Deus muitas vezes impede que coisas boas que pedimos ou buscamos aconteçam em nossas vidas. Essas lições vão nos ensinar a lidar melhor com a forma como Deus age em nossas vidas.

Por que muitas vezes Deus nos nega coisas boas que pedimos a Ele?

Por que Deus muitas vezes nos nega coisas boas que queremos?

(1) Porque os planos de Deus não são os nossos planos

Apesar de achar que nossos planos são os melhores para nós, devemos observar que nós olhamos com olhos limitados, já Deus vê o todo, o propósito completo da vontade Dele para nós. Sobre isso Deus nos esclarece: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9). O apóstolo Paulo e seus companheiros tinham algo bom em mente, porém, a visão de Deus era mais ampla. Naquele momento não era para eles irem para a Ásia, por isso, Deus os impediu de realizar esse empreendimento.

(2) Por que Deus quer nos ensinar sobre a vontade Dele

Ao perceberem que não era da vontade de Deus que eles fossem até a Ásia, Paulo, em uma visão, percebe que havia urgência em levar a Palavra do Senhor até outra região, a região dos macedônios: “À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho” (Atos 16:9-10). Observe que agora Paulo e seus companheiros entendem a vontade de Deus! Não era para eles irem para a Ásia naquele momento, mas para a Macedônia. Esse era o plano de Deus. Isso era o que Deus queria ensiná-los. Precisamos ficar atentos aos ensinos de Deus em meio às muitas coisas que Ele nos nega no nosso dia a dia. Se algo bom que pedimos não está acontecendo, devemos buscar “a visão” sobre o que Deus realmente quer para a nossa vida. Esse entendimento nos dará a direção a seguir.

Leia também: Como saber se algo é da vontade de Deus ou não para a minha vida?

(3) Porque as coisas devem acontecer no tempo de Deus e não no nosso

Apesar do excelente propósito de levar a Palavra do Senhor à Ásia, não era naquele momento que isso deveria ocorrer. Os propósitos de Deus devem sempre prevalecer sobre os nossos. Paulo conseguiu ir mais tarde e pregar a Palavra de Deus em várias cidades da Ásia (Atos 19:1). Mas isso só ocorreu mais tarde, no tempo determinado de Deus. Se Paulo e seus companheiros insistissem em algo que não era a vontade de Deus, eles sofreriam. Mas eles, em tempo, pararam de tentar navegar para a Ásia e, sensibilizados pela visão que Deus os deu, foram direto para a região da Macedônia, que era onde Deus queria que eles estivessem naquele momento. Saber esperar e identificar o tempo de Deus nas coisas de nossa vida é algo que nos traz muitas bênçãos.

Leia também: Ilustrações Cristãs: Ele não tinha tempo para Deus!

(4) Por que Deus nos quer dependentes Dele

Como Paulo, todos os dias somos tentados a decidir sozinhos os nossos destinos, o que queremos. Nem sempre fazemos isso com má intensão. Mas nossa natureza pecaminosa, muitas vezes quer nos levar a achar que somos nós que damos a direção para a nossa vida. Muitas vezes caímos no erro de achar que o barco da nossa vida quem pilota somos nós. Dessa forma, achamos que podemos ir para onde queremos e ter tudo aquilo que deseja o nosso coração, na hora que planejamos. Mas Deus ensina Paulo e seus companheiros, e todos nós, que Ele é o comandante. Que Ele é quem sabe a melhor rota, o melhor lugar para estarmos e a melhor hora para as coisas acontecerem. Aprender esse precioso ensino nos ajuda a parar de querer navegar para longe da vontade de Deus e começar a identificar Deus no comando de nossas vidas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp