5 segredos para se tornar um grande pregador da palavra de Deus!

Postado por em: Reflexões Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui

Sou pregador da Palavra do Senhor há pelo menos 15 anos. Devido a isso e pelo fato de escrever vários artigos no Blog Esboçando Ideias, muitas pessoas me perguntam como fazer para ser um bom pregador da palavra de Deus. Qual o caminho a seguir? De fato, o ministério da pregação da palavra de Deus é fascinante. Não é à toa que a Bíblia diz: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Romanos 10:14-15). O ministério da pregação é muito importante e é também muito importante que os pregadores tenham isso em mente, pois a Bíblia também nos dá uma advertência severa: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!” (Jeremias 48:10). Ditas estas coisas, gostaria de compartilhar alguns segredos importantes para quem deseja ser um bom pregador da palavra de Deus. Segredos que uso em minha própria caminhada e que aprendi com grandes mestres:

5 segredos para se tornar um bom pregador da palavra de Deus!

Como ser um bom pregador da Palavra de Deus?

Segredo 1 – Avalie se você tem o chamado para esse ministério

Todos nós temos o chamado de Deus para pregar o Evangelho, para anunciar as boas novas da salvação (Marcos 16:15). No entanto, algumas pessoas são chamadas por Deus para pregar esse Evangelho de uma forma especial, através da exposição da Palavra de Deus seja em um púlpito de uma igreja, num pequeno grupo, numa célula ou até mesmo em uma reunião evangelística ao ar livre. É muito importante que a pessoa que deseja ser uma pregadora da palavra entenda se tem realmente esse chamado. Uma das formas de se saber isso é analisando o próprio coração: Você tem um grande desejo de ensinar as pessoas sobre as coisas de Deus? Gosta muito de estudar a Bíblia e de aprender os significados das passagens bíblicas? Fica torcendo para que alguém te chame para ministrar a palavra de Deus em algum lugar? Ora muito a Deus pedindo que te ajude a ser um bom pregador? Se você respondeu sim a essas perguntas é porque dentro do seu coração arde essa chama que Deus colocou em você para ser um pregador da Palavra.

Segredo 2 – Vida com Deus em ordem

Aquele que deseja ser um pregador deve saber que terá muita responsabilidade sobre si. Isso porque o pregador tem muito maior conhecimento sobre as verdades de Deus e, por isso, tem muito mais responsabilidade de ser um praticante delas. O pregador não é alguém que apenas comunica a mensagem de Deus, antes, ele a vive. Por isso, para ser um grande pregador é essencial que a vida do pregador esteja em ordem. É preciso ter comunhão constante com Deus, proximidade com o Pai, pois Deus é a fonte de onde o pregador tira as suas mensagens. Um pregador sem uma vida cheia do Espírito Santo fatalmente pregará mensagens vazias e ficará envergonhado. Por isso, vale alertar que as disciplinas espirituais como oração, meditação na palavra, jejum, comunhão, serviço, etc., precisam fazer parte da vida do pregador.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Segredo 3 – Estudar a Bíblia todos os dias

A fonte das mensagens do pregador é Deus. E Deus deixou a Sua Palavra como a base do trabalho do pregador. Por isso, para ser um bom pregador é preciso muita, mas muita Bíblia. A vida de um bom pregador deve conter o estudo sistemático da Bíblia, ou seja, o estudo da Palavra deve fazer parte da rotina do dia a dia dele, mesmo que não tenha uma mensagem para preparar naquele momento. O estudo da Bíblia prepara o coração do pregador para viver na presença de Deus e também para entregar a mensagem de Deus com unção e poder quando for solicitado pelo Senhor. Daí a importância de estar sempre preparado.

Segredo 4 – Pedir a Deus oportunidades

Um bom pregador não é alguém passivo, ou seja, que fica à espera de oportunidades para expor a palavra de Deus. O bom pregador é ativo, buscando sempre em oração a Deus oportunidades para ministrar a palavra da salvação, e sempre se colocando à disposição de seus líderes e da sua igreja para ser usado sempre que surgir oportunidades. Sabendo disso o bom pregador está sempre estudando a Bíblia, sempre buscando a direção de Deus, anotando o que Deus fala com Ele para estar preparado para entregar uma pregação cheia das verdades da Palavra aonde Deus o enviar.

Segredo 5 – Preparar-se com bons recursos

Um bom pregador não pode achar que já nasceu pronto. Deus nos dá o Espírito Santo, mas também deseja que avancemos como cooperadores (1 Coríntios 3:9). Isso implica em fazermos a nossa parte. Sim, o bom pregador precisa estudar, precisa se preparar. Quando eu comecei a sentir o desejo de pregar a Palavra era muito, mas muito tímido. Só de falarem meu nome ficava todo vermelho. Cheguei a questionar o meu chamado diante de Deus. Como alguém tão tímido poderia pregar a Palavra? Foi aí que Deus me fez entender que eu estava sendo lapidado. Deus colocou em meu caminho um pastor que me deu um curso de homilética (A arte de pregar) e também me ensinou muito sobre oratória. Com os vários treinos que fizemos a minha confiança foi aumentando e também o meu conhecimento. Foi aí que Deus foi me usando cada vez mais. É por isso que hoje indico a todos os que desejam ser bons pregadores que invistam um pouco em sua preparação. Para quem não tem um curso presencial em sua cidade, eu indico esse curso online que se chama – “Kit Curso Pregador Completo – Como preparar sermões e pregar a Bíblia (clique aqui para ver)”. Para sem um bom pregador o caminho da preparação é obrigatório!

Conclusão

Para ser um bom pregador é preciso muito mais do que vontade. É preciso entender o chamado de Deus e fazer a sua parte. Nada vai cair do céu. As dificuldades irão aparecer, mas vencer cada uma delas e entregar a mensagem de Deus as pessoas vale cada luta. Investir em seu preparo é imprescindível. Tempo com Deus, leitura e estudo da Bíblia, muita oração e consagração, além de fazer a sua parte e estudar com bons cursos de pregação é algo muito importante!

Que Deus te use muito para honra e glória Dele!!

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

22 comentários

  • allessan2 disse:

    Muito bom! Obrigada pelas dicas.

    Responder
  • JOSE SILVEIRA DE JESUS . disse:

    Valeu meu querido Presbítero André. Saiba que o Sr. é uma referência para mim. Em minhas oportunidades louvo à Deus pela sua vida e sempre acrescento em meus argumentos na EBD, sua página marvilhosa! Deus te abençoe! Pr.Silveira

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Obrigado, José, fico muito feliz pelas palavras de incentivo. Deus te abençoe

      Responder
  • Rodrigo disse:

    Deus te abençoe Pb.

    Responder
  • Ines de Fátima Cerutti disse:

    Artigo maravilhoso…seus estudos tem contribuído e muito em minha caminhada cristã. Que Deus te abençoe ricamente e continue a usá-lo poderosamente em sus obra capacitando-o cada dia mais. Louvo a Deus pela sua vida.

    Responder
  • Nilza Maria da Conceição disse:

    Obrigada pelas dicas. Vou pregar pela primeira vez na semana que vem e estou muito nervosa, pois sou muito tímida. Deus te abençoe!

    Responder
  • daniel disse:

    Deus seja louvado amado irmão em Cristo Jesus, por estes ensinamentos e dicas na qual foram citadas isso me ajudará e muito neste meu inicio como mensageiro do Deus vivo.

    Responder
  • Manoel brito de jesus disse:

    A PAZ DO SENHOR MIM AJUDE A PREGA A PALAVRA DE DEUS TODAS VESSES QUE EU VOU PREGA LEIO A BÍBLIA MAS ESQUEÇO TUDO NA ARA

    Responder
    • vera disse:

      na palavra de Deus está escrito não preocupeis com que hás de falar porque na hora o Espirito Santo há de ensinar o que terás que dizer.

      Responder
  • Andreia Alves disse:

    Muito bom suas dicas tem me ajudado muito, deixe Deus continua te ajudando.

    Responder
  • Viviane disse:

    Amem! Que possamos estar sempre preparados para anunciar a palavra de Deus. Que Deus abençoa cada dia mais Presbítero o seu ministério.

    Responder
  • Dalva Cardoso coelho disse:

    Muito bom…
    Estou gostando muito…
    Queria ver o método de ler a Bíblia…

    Responder
  • maria eunice guimararaes disse:

    O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Obrigada irmão André Deus te abençoe por esta oportunidade e pelo curso grátis. Vou ler bem e aproveita bastante.

    Responder
  • maura da siuva disse:

    nâo sei pregar mais conheso o poder de DEUS de perto fui provada na fornalha do sofrimento e tiver minha fê provada DEUS conhece o tamanho da minha fê fui chamada para dar testemunho e falar do poder de DEUS sei que eu nâo sei falar direito mais vol na fê e no colo de jesus quero mi apefesuar para ser uma verdadeira pregadora da palavra por isto presiso de ajuda de pessoas sabia como vocês DEUS abençoa amem

    Responder
  • Juracy Sales da Silva disse:

    Deus seja sempre louvado! Amado irmão em Cristo, fiquei muito supresso, ao saber que o Senhor Deus usa um de seus milhares de sevos , para uma missão tão nobre e especial para os dias de hoje! São precisamente 03:00 da manhã, Orei ao Senhor, APRESENTEI A ELE AS MINHAS DIFICULDADES DO MOMENTO! são coisas muito sérias, e de muita urgência! Logo apois a minha oração, questionei na Internet: Como torna-se em um bom pregador! Grande foi a alegria ao saber que o irmão cumpre está missão de preparar os novos pregadores do evangelho, e com certeza, serei mas que está no caminho da preparação, e será rápido! Forte abraço irmão André Sanches.

    Responder
  • Geremias Valentim de Oliveira valentim disse:

    NÃO VEJO A HORA DE DESENVOLVER ESSES CONHECIMENTOS TODOS EM NOME DE JESUS…

    Responder
  • Paulo José de Souza disse:

    Excelente dica, Presbítero André; que nosso Deus continue a te abençoar grandemente nesse teu empenho em ensinar com Clareza a Palavra de Deus.

    Responder
  • Olga Franco disse:

    A paz do Senhor Presbítero André. Desde que acessei o seu blog e lendo os temas que aborda, tenho me fortalecido espiritualmente e dá-me forças para meditar na Palavra do Senhor.
    Tenho uma pequena dúvida, que gostaria um esclarecimento se existe diferença entre visão e revelação ou as duas palavras têm o mesmo sentido?

    Responder
  • José Cardoso disse:

    amado irmão teve a oportunidade de pregar mas eu me sinto incapacitado ou tenho muito medo e eu estava navegado ate chegar aqui e lendo esse primeiro item descobri que não tenho o chamado pra ser um grande pregador mas o que eu faço já que fui escalado pra leva a mensagem no próximo domingo me ajude irmão.

    Responder
  • Sementes de Amor disse:

    Gostei muito desse artigo. Sempre me perguntava se é o meu chamado em compartilhar a palavra de Deus. E através desse blog consegui entender melhor… tenho um blog aonde compartilho também a palavra de Deus. O interessante é que em um momento parei de escrever no meu blog, mas depois pediram para eu voltar a escrever e assim o fiz. E que em tudo o que fizermos Deus seja louvado.
    http://www.sementesamor.com.br

    Responder
  • odilmar liuz disse:

    obrigado pelas dicas muito preciosas !!!!

    Responder
  • eliana disse:

    sou muito Tímida porem Tenho desejo enormes de pregoar a palavra de Deus ..

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.