Clamar ou reclamar, eis a questão!

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Reclamar. Somos seres especialistas nessa arte! Quando somos crianças nossas reclamações estão ligadas à nossa sobrevivência. Se o bebê não gritasse com toda a força reclamando que está com fome, certamente muitos pais deixariam o filho sem comer. A reclamação faz parte da sobrevivência. Quando crescemos a reclamação ainda faz parte da vida, pois em muitos momentos é útil. Se não reclamarmos de um serviço mal prestado de alguém, certamente aquele serviço nunca irá melhorar. Ou seja, de certa forma precisamos da reclamação em nossa vida!

Porém, pelo fato de a reclamação fazer parte da nossa vida acabamos achando que podemos usá-la para qualquer coisa, indiscriminadamente, de qualquer forma.

Clamar ou reclamar, eis a questão!

Foi o que o povo israelita fez logo após serem libertos por Deus da escravidão no Egito. Reclamavam de qualquer coisa de forma indiscriminada. Esse fato deixou Deus irado: “nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Nm 14.22-23).

Reclamar não é algo proibido. Porém, reclamar indiscriminadamente apenas pelo hábito de reclamar não agrada a Deus.

Por exemplo, tem gente que acorda e reclama que o sol está muito quente. Quando chove reclama porque está chovendo. Quando faz frio reclama porque não está calor. Se venta reclama da sujeira trazida pelo vento. Se não venta reclama porque o ar “está muito parado”. Se não tem trabalho reclama do desemprego. Se arruma um trabalho reclama que tem que acordar cedo para trabalhar. Se não tem dinheiro no bolso reclama das “vacas magras”. Quando tem dinheiro reclama que é pouco… compreende aonde a reclamação pode nos levar?

Esse tipo de reclamação é a reclamação da ingratidão. E a reclamação apenas “por reclamar”. É a reclamação que considera apenas as circunstâncias que representam certo desconforto e não avalia o todo dos fatos. É o tipo de reclamação que não agrada a Deus de forma nenhuma.

Aliás, Deus prefere muito mais o “clamar” do que o “reclamar”. Veja que interessante:

O povo israelita reclamou contra Moisés: “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” (Ex 15. 24). O que Moisés fez? Poderia ter sido contagiado por tanta gente reclamando (o que geralmente acontece), nas não! Veja:

“Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou” (Ex 15. 25).

A reclamação ingrata do povo não surtiu efeito algum positivo, senão efeitos negativos no coração deles. O clamor de Moisés a Deus resultou em bênçãos a Moisés e a todo o povo, até os “reclamões”. Uma pessoa que clama consegue muito mais avanços do que um povo inteiro que reclama ingratamente.

Assim, está diante de nós: Clamar ou reclamar? A escolha é de cada um!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão