Por que Deus rejeitou a oferta de Caim e aceitou a oferta de Abel?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Por que Deus não recebeu a oferta de Caim e aceitou a oferta de Abel? No texto diz que os dois ofertaram algo a Deus. Não entendo por que Deus rejeitou a oferta de Caim, isso pareceu meio injusto da parte de Deus. Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, se observarmos bem, o texto mostra uma diferença entre as ofertas de Caim e Abel que nos faz compreender bem a questão da aceitação e rejeição de Deus. É importante analisar essa diferença detalhadamente, vamos fazer isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus aceitou a oferta de Abel e não aceitou a oferta de Caim?

(1) Comecemos analisando o texto: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou…” (Genesis 4:3-5)

Em primeiro lugar é preciso observar que Deus não pode ser comprado por uma oferta. Não podemos enganar Deus com bajulações.

A visão de Deus se uma oferta é correta ou não, está mais ligada ao coração e motivação daquele que ofertou do que com a oferta em si. Sendo assim, observe bem este detalhes no texto…

(2) Observe que Deus se agradou “de Abel” e “de sua oferta”. Primeiro o Senhor olhou para o coração e a motivação de Abel, e depois observou que sua oferta era adequada.

Da mesma forma Deus não se agradou “de Caim” e “de sua oferta”. Algo no coração e motivação de Caim não agradou a Deus. Mas que ‘algo’ era esse?

(3) Observe que a atitude inicial de Caim após a sua rejeição e de sua oferta demonstrou o que de verdade ele tinha em seu coração:

“…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante” (Gênesis 4:5).

Ele não amava a Deus com profundidade! Poderíamos compará-lo àqueles religiosos fariseus que apenas acham que adoram a Deus externamente, mas seus corações estão distantes do Pai. Ele levou uma oferta compatível com seu mal coração, só para cumprir um “ritual”.

(4) Observe que Caim se irou, permitiu que a ira mudasse até o seu rosto, matou seu irmão cruelmente e foi malcriado com Deus, quanto Ele pergunta onde estava o irmão:

“Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?” (Gênesis 4:9)

Isso deixa claro que Deus o rejeitou porque ele era maligno. Não tinha a ver única e exclusivamente com a oferta em si. A oferta apenas refletiu o que havia em seu coração…

(5) Voltando a questão da oferta, veja que Caim trouxe uma oferta “do fruto da terra”. Algo que não lhe custou nada. Quem sabe algo que ele pegou em qualquer lugar e ofereceu a Deus. Temos ali a ideia de alguém que não trouxe algo realmente valoroso e de coração a Deus!

(6) Abel, por sua vez, deu algo das “primícias do seu rebanho e da gordura deste”. Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte.

Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, enquanto Caim não se preocupou muito com o que ofereceu. Isso ocorreu por causa do que já existia dentro de seus corações. Caim tinha um coração maligno. Abel tinha um coração de adorador.

Quem oferta pode até enganar homens, mas nunca poderá enganar o Deus que conhece os corações no mais profundo! Foi assim que Caim foi rejeitado! Ele não passou pela avaliação completa de Deus, que vê muito mais que ofertas, que vê o coração do ofertante!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp