E se Deus te escolhesse para ser o próximo Jó?
Jó: um homem estável material e espiritualmente
O início do livro de Jó nos apresenta um homem admirável. Jó era estável financeiramente, espiritualmente firme e cercado por uma família abençoada — algo que todos nós, em alguma medida, desejamos alcançar.
Ele possuía bens que garantiam uma vida confortável e tinha uma fé exemplar diante de Deus (Jó 1:1-5).
É possível que a vida de Jó se pareça com a de muitos de nós: temos nossas lutas, mas também temos conquistas e, em especial, buscamos manter a fé em Deus. Porém, a narrativa nos leva rapidamente a um ponto de virada, quando é revelado um diálogo celestial entre Deus e Satanás.
O diálogo entre Deus e Satanás: O início da provação
“Disse então o Senhor a Satanás: ‘Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal’… (Jó 1:8-12 – NVI)
A partir desse diálogo, Satanás desafia a integridade de Jó, alegando que sua fidelidade só existe por causa das bênçãos que recebeu. Com a permissão de Deus, começa a primeira fase das provações de Jó — e ela é devastadora.
A primeira provação de Jó: perdas dolorosas
Em sequência, Jó perde tudo: empregados (Jó 1:15), rebanhos e propriedades (Jó 1:16-17) e, por fim, todos os seus filhos (Jó 1:19).
Esse momento já nos leva a refletir seriamente: E se Deus escolhesse você ou a mim para viver algo semelhante? Teríamos fé suficiente para não culpar a Deus? Permaneceríamos firmes?
Mesmo após tamanha dor, Jó adorou ao Senhor: “Nu saí do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).
A segunda provação: Saúde, miséria e isolamento
Satanás, não satisfeito, volta a desafiar a integridade de Jó e pede para atacá-lo fisicamente. Deus permite, com a condição de que sua vida seja poupada (Jó 2:3-6). Jó é então acometido por feridas graves e se vê reduzido à miséria.
“Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis…” (Jó 2:7-8)
Como se não bastasse, Jó ainda enfrenta o abandono emocional. Sua esposa, em desespero, diz:
“Amaldiçoe a Deus e morra!“ (Jó 2:9)
Esse segundo momento da provação nos faz pensar ainda mais profundamente: E se fosse a minha saúde? E se eu perdesse tudo? Restaria fé no meu coração?
Quando a fé é testada ao máximo
Essas perguntas não são teóricas — são reais para todo aquele que deseja andar com Deus. É fácil louvar quando tudo está bem. Difícil é permanecer fiel quando tudo desmorona.
Por isso, a história de Jó continua ecoando até hoje. Ela nos confronta:
- Será que o nosso amor por Deus é verdadeiro?
- Estamos prontos para seguir fiéis, mesmo que tudo nos seja tirado?
- Nossa fé é firme apenas quando há bênçãos?
E se você for escolhido para ser o próximo Jó?
Talvez você que está lendo este artigo, ou eu que o escrevo, sejamos escolhidos por Deus para passar por provas assim. Deus pode permitir. E, se Ele permitir, o que restará em nós?
Será que você permanecerá firme como Jó? Ou cairá como tantos que abandonaram a fé diante do sofrimento? Jó foi provado e permaneceu fiel. E se o próximo Jó for você?
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- 8 verdades difíceis sobre a vida cristã que poucos costumam pregar
- Deus não quer ser meu vizinho!
- Abaixo a procrastinação!
- 5 maneiras de você ser muito usado por Deus em sua igreja e no mundo
- Os 10 piores sofrimentos de Paulo que mostram que ser cristão não é brincadeira
- O que o deserto pode produzir?
- Cansado de não conseguir ler e entender a Bíblia? 7 dicas para mudar essa situação