Cristãos e finanças: Sintomas de doença na vida financeira

Postado por Presbítero André Sanchez, em Cristãos e finanças | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez
vida financeira, finanças, dinheiro, doença na vida financeiraQuase 100% das doenças manifestam algum tipo de sintoma. Aliás, os sintomas são importantíssimos, pois ajudam a descobrir que tipo de doença acomete a pessoa e qual o antídoto para a cura. A nossa vida financeira também pode ser atacada por doenças que minam a sua saúde. Você sabe quais são os principais sintomas de uma vida financeira que esta começando a adoecer ou que já está contaminada totalmente pela doença?

Sintomas de doença na vida financeira:

1- Descontrole. Você anota todos os seus gastos e ganhos? Muitas pessoas acham que conseguem controlar seu dinheiro apenas com a sua mente e acabam se enrolando e caindo em um descontrole grandioso, gerando muitos problemas na vida financeira. É imprescindível ter um controle escrito de gastos e ganhos para que haja uma visão concreta sobre o destino do seu dinheiro. Além disso, o descontrole dá a sensação de que se tem dinheiro, mas na realidade, no final, só se tem a dor de cabeça de dívidas que trarão muitas dificuldades.

2- Comprar por impulso. Você é daqueles que compra as coisas sem pensar antes? Grande parte das doenças da vida financeira é gerada por compras por impulso. As compras devem sim ser feitas, mas, antes, devem ser pensadas e planejadas com base nas possibilidades que o orçamento oferece. A compra de itens supérfluos deve ser analisada com coerência e baseada nas possibilidades que se tem. Compras por impulso geram doença na vida financeira.

3- Só importa o presente. Muitas pessoas vivem apenas olhando o presente e se esquecem que a expectativa de vida das pessoas só vem aumentando. Não pensam em poupar, não pensam na aposentadoria, não pensam na sua velhice. Gastam todo o seu ganho para satisfazer o desejo do agora. Isso é muito perigoso! Hoje, vemos uma grande quantidade de idosos sofrendo horrores porque não pensaram quando jovens em organizar uma velhice financeiramente melhor. Você quer viver uma velhice sofrida financeiramente?

4- Idolatrar o cartão de crédito e o cheque especial. Estes dois produtos podem ser usados de maneira consciente como já explicamos no artigo sobre cartão de crédito, porém muitas pessoas estouram o limite do seu cheque especial ou do cartão de crédito, como se esse dinheiro fizesse parte do seu salário, e por isso, pagam juros altíssimos, que são uma bola de neve pronta a rolar por cima delas. Cartão de crédito e cheque especial só são bons se usados segundo as regras.

5- Desprezar as pequenas quantias. Por incrível que pareça, muitas pessoas estão doentes financeiramente porque desprezam pequenas quantias. No decorrer do mês, os pequenos gastos se somam, criando um grande e importante gasto, que compromete o orçamento. Carnês com pequenas parcelas e longos prazos são feitos aos montes e no final das contas eles, unidos, viram uma bola de neve destruidora.

6- Sempre comprar a prazo. Os doentes financeiros acreditam que comprar a prazo é sempre vantajoso. Ledo engano! Toda compra parcelada tem juros embutidos que tomam seu rico dinheirinho e enriquece ainda mais os barões do consumismo. Compre a prazo somente quando não tiver alternativa.

7- Pouco interesse em diminuir gastos. Pessoas que são esbanjadoras perdem muito dinheiro e comprometem o seu orçamento pela sua falta de interesse em poupar recursos. Não é difícil encontrar casas com todas as luzes acesas e só uma pessoa em casa. Televisões ligadas sem ninguém assistindo, mangueiras de água jorrando calçada abaixo, etc. Quem quer ser saudável financeiramente pensa em ser o mais econômico possível.

Creio que existem outros sintomas que devem ser identificados por cada um de nós, e tratados com seriedade. Às vezes o remédio é amargo, mas é importante tomá-lo para recuperar a saúde financeira. A escolha é de cada um!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp