Estes 5 princípios bíblicos vão te ajudar a ser próspero nas finanças mesmo nas crises

Postado por Presbítero André Sanchez, em Cristãos e finanças | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Vacas gordas e vacas magras. Essas são duas situações que todos nós passaremos mais cedo ou mais tarde em nossas vidas. Há dias em que temos fartura e há dias (às vezes muitos) em que vivemos dificuldades grandiosas até mesmo para ter o essencial para uma vida digna.

O grande fato, porém, é que existem na Bíblia pelo menos cinco princípios muito poderosos que vão nos ajudar a passar por esses dias (sejam de vacas gordas ou muito magras) de uma forma mais tranquila, sendo prósperos em nossas finanças, mas claro, se os aplicarmos com sabedoria.

Você quer aprender esses cinco princípios? Então continue comigo até o final!

5 princípios bíblicos para ter sucesso nas finanças

(1) Ter em mente que dias difíceis aparecerão mais cedo ou mais tarde

Quando temos um emprego e certa estabilidade nas finanças, quando ganhamos um salário que nos atende muito bem em nossas necessidades ou quando tudo vai bem em nossa vida, costumamos ter um certo “otimismo prejudicial” que nos deixa distraídos para uma verdade incontestável:

Os dias difíceis aparecerão! José do Egito tinha claramente esse princípio em mente quando disse ao Faraó:

“Seguir-se-ão sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra” (Gênesis 41:30).

Ter em mente que dias difíceis aparecerão nos torna mais prudentes em nossos gastos, em nossa forma de administrar, em nossa forma de lidar com o dinheiro e com tudo aquilo que conquistamos com nosso trabalho.

Quando anos de abundância estão diante de nós costumamos esbanjar, desperdiçar, administrar de forma distraída os nossos recursos, o que nos levará a grande dor nos dias difíceis. Por isso, pense hoje: Será que amanhã enfrentarei dias difíceis? Como posso me preparar hoje para eles?

(2) Tenha planos claros para enfrentar os dias difíceis

Quando a crise chegar e desestabilizar suas finanças e sua vida o que você vai fazer? Se perder o emprego, se houver cortes de salário em sua empresa ou se seu negócio vender menos do que nos anos de vacas gordas, o que você fará? Qual é o seu plano para os dias de vacas magras?

José do Egito tinha em mente que deveria haver um plano para enfrentar os dias de vacas magras, que era preciso refletir agora, quando tudo estava bem, a respeito do que precisaria ser feito agora para que os dias difíceis não tivessem tanto impacto negativo sobre suas vidas:

“Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome” (Gênesis 41:34-36).

Para ser próspero nas finanças, mesmo nos momentos de crise, é preciso ter planos claros e realizáveis para nos guiar nos momentos de fartura e também nos momentos de crise que poderão vir.

(3) Siga os planos religiosamente

Não adianta ter planos e não os seguir. José do Egito apresentou um grandioso plano ao Faraó: guardar 20% de toda a colheita que fosse realizada nos bons anos.

Era um plano inteligente, porém, não era fácil de ser colocado em prática. Onde guardar tudo isto? Certamente precisariam construir grandes celeiros de estocagem. Também foi necessário sacrifício para não mais gastar tudo que era produzido, antes, todos precisariam economizar.

Foi necessário o convencimento de todos e a participação de todos os envolvidos. Foi necessário foco para que a administração fosse precisa: quanto colhemos? Quando precisamos para sobreviver? Quanto iremos guardar? Onde podemos cortar para não consumirmos mais do que o necessário?

A administração dos planos é um princípio essencial para vencermos os tempos de crise antes mesmo que eles cheguem.

(4) Faça poupança

Não existem milagres na matemática. Se você gasta mais do que ganha, se compromete a maioria da sua renda com dívidas ou se gasta muito com supérfluos, passará por graves problemas nos tempos de vacas magras.

José do Egito usa o princípio da poupança para resolver o problema das vacas magras, da crise que iriam viver. Esse princípio é poderoso! Poupe o máximo que puder. Não importa se é pouco, mas poupe. O que você poupar hoje poderá te alimentar amanhã. José estipulou que 20% fosse poupado. Esse é um bom número.

Se você consegue poupar 20% do que ganha, em 5 meses consegue poupar o sustento de 1 mês. Isso fará muita diferença quando as vacas magras baterem a sua porta. Faça da poupança um plano inegociável.

Durante 7 anos, o povo do Egito foi obrigado a poupar 20% de sua produção. Obrigue-se também a poupar. Não negocie, faça acontecer como José do Egito fez, custe o que custar!

(5) Não seja relaxado em nenhum momento

A abundância torna as pessoas relaxadas (descuidadas) na administração de seus ganhos. José do Egito mais uma vez nos ensina que não se pode baixar a guarda quando o assunto é a administração de nossos ganhos.

Mesmo nos sete anos de vacas magras que ele viveu com os egípcios, quando estavam com os celeiros cheios pela prudência de sua boa administração, não deixou de trabalhar e aumentar seus ganhos:

“Assim, comprou José toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome era extrema sobre eles; e a terra passou a ser de Faraó” (Gênesis 47:20).

Aqueles que foram prudentes na época das vacas gordas, venceram a crise e cresceram ainda mais seu patrimônio, enquanto aqueles que foram relaxados, perderam seus bens pela imprudência da sua administração.

Seja prudente com seus ganhos, assim, não só poderá vencer os tempos de vacas magras, como também poderá socorrer pessoas e fazer muitos bons negócios para crescer ainda mais nos tempos de crise!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp