Venha ser um lavador de pés sujos!

Postado por em: Série virtudes Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui
Série virtudes (Por André Sanchez)

humildade, lava pés, orgulhosos“Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior.” (Rm 12:16 – NVI)

A grande lição que este versículo nos traz está ligada a oposição entre orgulho e humildade. Orgulho é o elevado conceito que alguém tem de si mesmo. O orgulhoso é arrogante e soberbo, de forma que se vê acima das outras pessoas. O orgulhoso tende a desprezar aqueles que são considerados por ele como inferiores ou que estão em posições menores. Se não o faz publicamente, faz interiormente.

Humildade, por sua vez, é o sentimento que faz a pessoa reconhecer que não é melhor que ninguém. O humilde é modesto e não ousa se achar acima dos outros. O humilde reconhece que Deus é quem o sustém e que sozinho não é nada. Ele sabe que todos somos pó e ao pó tornaremos.

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

Enquanto o orgulho afasta-nos do nosso próximo e de Deus, a humildade nos aproxima deles. A virtude de cultivar a humildade e enxotar de nossas vidas qualquer tipo de orgulho deve ser cultivada com empenho e dedicação, pois exige alto grau de comprometimento e atitude.

Talvez, o exemplo mais impactante de alguém que buscou a humildade acima do orgulho, tenha acontecido com Jesus na ocasião em que lavou os pés dos apóstolos. Naquela época, lavar os pés de alguém era função do escravo, do menor, do mais pobre, do mais humilde. O filho de Deus, sendo Deus, não precisaria lavar os pés de ninguém, mas exemplificou o que deseja de nós: que tiremos qualquer orgulho do nosso coração e sejamos servos humildes das pessoas.

A maioria dos apóstolos que ali estavam eram pobres e de condição humilde. Talvez pensemos que eles é que deveriam lavar os pés do Deus Todo-Poderoso, como Pedro pensou. Jesus, porém, mostra que nesta terra, quer pessoas que não tenham um conceito elevado de si mesmas, mas que estejam dispostas a servir o mais humilde habitante que necessitar.

Ser um humilde é muito mais que uma decisão. Ser humilde é observar as características da humildade e praticá-las, focando em nosso próximo, sendo capazes de servir até mesmo o que é considerado mais inferior, engolindo qualquer sentimento de superioridade.

Em tempos de valorização do orgulho, quem se habilita a lavar os pés sujos de alguém?

Leia outros artigos da Série Virtudes

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

2 comentários

  • Diego Batista disse:

    Bom dia querido irmão, O texto é muito bom.
    Essa virtude de Jesus é umas das mais impressionantes, pois ele Deus tantas vezes se humilhou, Serviu e continua a nos servir. Que possamos compreender, amar essa virtude e principalmente vive-lá a cada dia..

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    Responder
  • Renata disse:

    Difícil é conseguir aproximar-se de alguém que queira ter os pés lavados! Se não o fazemos somos orgulhosos, se o fazemos somos soberbos e queremos humilhar. Eu adoro o exemplo de Jesus Cristo e sei o quanto é valoroso. No entanto, estou precisando mais de alguém que queira lavar os meus e quando não atar as feridas da longa e exaustiva caminhada tão cheia de pedras.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.