Um Jesus eclético pouco imitado

Postado por Presbítero André Sanchez, em Servir, Vida cristã |
foto andre

Vamos começar 2026 estudando a Palavra juntos? Eu vou te acompanhar pessoalmente e você terá acesso ao meu método de ensino que já formou mais de 25 mil alunos, que aprenderam a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com simplicidade e profundidade. Acesse aqui nesse link todos os detalhes

Por André Sanchez

Jesus eclético, diferentes, fariseus, leprosos, inclusãoJesus definitivamente era eclético. Tinha o seu grupo, seus apoiadores, seus ajudantes; amava-os, gastava tempo com eles, mas não se fechava numa panelinha em volta deles. Jesus não dedicava 100% de suas energias e de seu tempo apenas com as pessoas que mais lhe agradavam e que mais lhe faziam se sentir bem. Ele ia também em direção aos grupos que para o mundo eram feios, desprezíveis, marginalizados…

Encontramos Jesus diversas vezes dedicando do seu tempo e energia a rejeitados, a doentes, a mendigos, a endemoninhados e até a inimigos políticos e religiosos de sua região. O encontro com a mulher samaritana é um exemplo disso. Ela chega até a estranhar a atitude de Jesus: “Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? (Jo 4:9)

O encontro com os dez leprosos também foi incrível. Imagine: se um leproso já afastava as pessoas, que dirá dez! Jesus, porém, os acolheu e os curou: “Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos. Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. (Lc 17. 12, 14)

banner csb

banner teologia

banner apocalipse

banner Manual Bíblico

Até a um fariseu deu atenção. Os fariseus odiavam a Jesus, mas Jesus aceitou conversar com um deles chamado Nicodemus, e lhe expôs com clareza o plano de salvação. Gastou tempo com ele. Podia estar naquele momento comendo um churrasco com seus discípulos ou fazendo outra coisa melhor com alguém mais agradável, mas se dedicou a alguém de fora do seu grupo.

Foram vários encontros, com vários grupos, de várias formas. Jesus sabia quem era. Nós devemos saber também quem somos. Quem você é? Se você se diz cristão, a Bíblia diz que você tem uma missão, que você deve ser sal e luz para abençoar as pessoas; que você e eu devemos fazer a diferença, mostrar Deus aos perdidos, imitar o exemplo do Jesus Cristo eclético…

Devemos sim ter nossos grupos de apoio, que nos ajudam, nos abençoam, nos capacitam; mas não devemos nos esquecer que temos também uma missão a cumprir e a nossa missão é sermos iguais a Jesus. Ele amou grupos diferentes dos Seus, assim, devemos também fazer igual, por mais difícil que possa parecer!

*Ps.: Eclético – Que escolhe de várias fontes. Que não segue um só sistema de Filosofia, Medicina etc., mas seleciona e aproveita o que considera melhor ou verdadeiro nos vários métodos ou doutrinas. Composto de elementos oriundos de várias fontes. (Dicionário Michaelis)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp