A Bíblia proíbe a mulher de usar maquiagem, esmalte, adereços, calça jeans?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou começando a frequentar uma igreja evangélica e lá não é permitido usar maquiagem e é proibido também usar esmalte nas unhas e alguns adereços como brincos, tiaras na cabeça, etc. Algumas irmãs também dizem que é pecado usar calça jeans. Gostaria de saber o que a Bíblia diz sobre isso, pois achei estranhas essas proibições!

Cara leitora, acho interessante como algumas igrejas desejam manter seus fieis numa rédea curta, buscando dominar as mais diversas áreas de suas vidas através de proibições vazias que são apoiadas em doutrinas de homens e não de Deus.

São os famosos usos e costumes, que pregam como sendo bíblicos mas, na verdade, não estão na Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

A Bíblia proíbe o uso de maquiagem e adereços como brincos e tiaras?

(1) Sobre essa questão de maquiagem, esmalte, adereços, cabelo, roupas, já vi alguns pastores e líderes apoiarem-se no texto de 1 Pedro 3:3: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário”.

E também no texto de 1 Timóteo 2:9: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso”.

Ainda outro ponto muito levantado é sobre viver com vaidade, copiando o mundo: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos” (Efésios 4:17).

Nesse caso, as mulheres que se maquiam, que usam algum adereço estariam sendo vaidosas e caindo em pecado por copiarem costumes de mulheres “do mundo”!

Mas será que esses textos dão embasamento para que se proíbam as mulheres de usar maquiagem, adereços, cortes de cabelo e alguns tipos de roupas?

(2) Em primeiro lugar devemos observar que não existe qualquer texto bíblico que proíba uma mulher de cuidar de sua aparência, de se arrumar, de passar um esmalte nas unhas, de colocar um brinco ou um colar ou mesmo de fazer um penteado em seus cabelos e usar maquiagem.

Os textos de 1 Pedro 3:3 e 1Timóteo 2:9 tratam da questão da mulher ter sabedoria e fazer uso correto dos adereços e vestuário que pretende colocar em seu corpo.

Note que Paulo usa em 1 Timóteo 2:9 os termos: “se ataviem com modéstia e bom senso”. A proibição recai apenas sobre o exagero e o desejo de colocar o “ter” antes do “ser”. Paulo chama as mulheres a uma reflexão da importância de cuidar de sua aparência de modo equilibrado.

(3) No texto de 1 Pedro 3:3, o apóstolo Pedro fala para um público específico, que são as mulheres casadas.

Pedro trabalha o fato de que a mulher casada deve ter como “marca” não os seus adereços, vestuário ou cabelo, mas sim aquilo que há de bom em seu interior e que é tão estimado por Deus.

Essa é a marca mais importante que uma mulher deve ter. Nesse contexto não existe proibição do uso de qualquer adereço, mas mais uma vez o bom senso é colocado em pauta.

Para Pedro a mulher casada deve chamar a atenção pelo seu bom procedimento e não por um vestir-se inapropriado cheio de ostentação.

(4) Note, por exemplo, que se uma mulher se veste apropriadamente, com bom senso, e é uma cristã fervorosa, não estará errando em nada, ainda que use maquiagem ou algum adereço.

Certamente, aquilo que está dentro do coração dela refletirá no seu exterior e ela saberá vestir-se de uma forma correta.  Além disso, se fossemos usar os textos mencionados ao “pé da letra” como alguns fazem, o que estaria proibido seria: “cabeleira frisada, pérolas, vestuário dispendioso, adereços de ouro”.

Logo, esmaltes, brincos ou colares que não fossem de pérola ou de ouro e vestuário não dispendioso estariam liberados, inclusive calças jeans.

Mas é óbvio que a intenção de Pedro e Paulo não era de fazer uma lista completa do que pode ou não pode usar.

A intenção era chamar as mulheres ao bom senso na forma com que se vestiam e se apresentavam. Eles apenas exemplificaram o que poderia se transformar em um desvio na boa conduta cristã delas, baseados naquilo que existia na realidade deles.

Naquela época nem havia sido inventada a calça jeans, portanto, nem vou gastar argumentos para dizer do absurdo de alguns em proibir as mulheres de usar calça.

Mas e a vaidade? Muitos confundem cuidado pessoal e zelo com vaidade pecaminosa! O zelo pessoal equilibrado não é pecado!

A vaidade pecaminosa é aquele desejo exagerado de atrair atenção para si. E só Deus consegue determinar se alguém se veste ou usa atavios e adereços com esse propósito!

(5) Mas eu não posso negar que em nossos dias tanto homens quanto mulheres muitas vezes exageram na forma com que se vestem e se arrumam.

Devemos ter bom senso na forma com que nos apresentamos, pois isso diz muito sobre quem somos. É óbvio que a Bíblia não diz qual é comprimento que deve ter uma saia, nem qual é o tamanho apropriado de uma blusa ou se pode ou não usar decote, ou qual o comprimento correto do cabelo,  ou que tipo de maquiagem representa um exagero, etc.

A Bíblia sempre nos chama à modéstia e ao uso do bom senso em tudo. É assim que agradamos a Deus.

A pergunta que devemos ter em mente é: Deus está sendo glorificado pela forma como estou me portando, no que se refere as minhas roupas, meus adereços, minha maquiagem, etc?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp