O que pode significar o silêncio de Deus?

Postado por em: Reflexões

Quem nunca fez uma oração sincera e após isso não ouviu nenhuma voz, não viu nada acontecer, não sentiu nenhum movimento da parte de Deus? Isso acontece com todos nós. Em muitos momentos somos impactados pelo inquietante silêncio de Deus. Ou melhor, achamos que Deus está em silêncio, pois não conseguimos interpretar aquilo que Ele está querendo dizer ou mostrar, o significado desse “silêncio” que estamos pavorosamente experimentando. Parece ser exatamente esse o sentimento que tomou conta do salmista, que suplicou uma resposta clara de Deus: “Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte.“ (Sl 13.3). Pensando nesse “silêncio” de Deus, o que ele poderia significar? O que Deus pode estar querendo falar a nós através do Seu suposto silêncio?

o-que-pode-significar-o-silencio-de-deus

(1) O que você quer fazer está incorreto, errado diante de Deus. O silêncio de Deus pode ser um indicativo de que nossas motivações estão erradas. Podemos estar sendo levados por interesses egoístas, paixões carnais, teimosia, caprichos, falsa religiosidade, orgulho, cobiça, etc. Nesse caso, o silêncio de Deus é um indicativo claro para uma reflexão mais cuidadosa de nossa parte a respeito do que estamos pedindo e por que Deus não está respondendo: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tg 4.3). Ou seja, é bom que reflitamos a forma e as motivações dos nossos pedidos que, em muitos casos, podem explicar o silêncio de Deus.

(2) Não é o tempo certo de você fazer o que quer fazer. Quando estamos diante do silêncio de Deus, quase sempre não nos ocorre que não chegou ainda a hora de Deus agir concedendo nossa petição. Achamos que nós é que estamos certos, que sabemos o tempo e o modo de as coisas acontecerem. Somos ansiosos, impacientes, sem esperança, sem fé diante dos nossos pedidos e do silêncio de Deus. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Por que somos tão relutantes em descansar e crer que o silêncio de Deus pode ser um indicativo de que ainda não chegou a hora Dele agir em nosso favor?

(3) Deus está testando sua fé. Encontramos por toda a Bíblia Deus em silêncio e ao mesmo tempo testando a fé e a esperança de Seus servos. Uma pergunta precisa ser respondida: Até quando conseguimos manter a esperança e a fé em Deus mesmo ser ter uma resposta – clara – Dele? Muitos sucumbem a esse questionamento e abandonam a Deus, pois estavam mesmo interessados apenas em Suas bênçãos e não Nele como o seu caminho, verdade e vida. Apesar do salmista citado no inicio desse texto estar buscando desesperadamente a resposta clara de Deus, ele não deixa de registrar que, apesar do silêncio de Deus, ele permanece confiante na ação do Pai: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.” (Sl 13.5-6)   

(4) Deus não está em silêncio, você é que não O está ouvindo. Já passou por sua cabeça que Deus pode estar falando e você não estar percebendo? Pois é, isso normalmente acontece na vida das pessoas que não têm uma intimidade bem fundamentada com Deus. Elas não convivem de verdade na presença do Pai, por isso, têm dificuldades de ouvir a Sua voz. Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10.27). Para reconhecer mais nitidamente a voz do pastor é preciso ter intimidade com Ele. O salmista explica isso muito bem, quando diz que “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl 25.14). Talvez o silêncio de Deus seja, na verdade, uma surdez que você está vivendo. Ele está falando, mas você insiste em não escutar!

E VOCÊ, JÁ EXPERIMENTOU O SILÊNCIO DE DEUS? QUE SIGNIFICADO ELE TEVE PARA VOCÊ?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

32 comentários

  • Adhyatmika Mastara disse:

    Artigo legal. Acredito que Deus fale com a gente muitas vezes e de diversas formas.

    Responder
  • José Oliveira disse:

    Estou desempregado há 7 meses, desde que saí do meu emprego, apareceu outros,mas quando vai dar certo, vai tudo por agua abaixo, parece que fizeram feitiço ou me praguejaram.

    Responder
    • Camila disse:

      Esperai o tempo de Deus, confia Nele, tenho certeza que Deus está preparando algo bem melhor pra vc.

      Responder
      • almir fonseca disse:

        Camila, estou esperando a minha benção e Deus ainda está em silencio, eu creio e tenho certeza que ele está provando a minha fé e que a minha benção vai chegar amém, e vou dar o meu testemunho.

        Responder
    • Fabiana disse:

      Amado, há quatro anos venho tentando sair do meu emprego, no entanto, o Senhor sempre diz não. Teve uma vez que orei,. porque queria ir com a diretora para um novo local de trabalho, e ao subir o monte o Senhor me dava uma visão, em que eu ficava , porém eu estava de braços abertos dando boas vindas. E quando, chateada por não consegui sair, entrei numa tristeza profunda.E pedia oração aos irmãos para que eu saisse, no entanto, o Senhor dizia não, tive que orar para servir com alegria naquele local que o Senhor havia me posto. As vezes, tomamos decisões sem que o Senhor tenha o dito.

      Responder
  • TERESA disse:

    Tenho enfrentado um verdadeiro terremoto em minha vida. São problemas por todos os lados, me encontro até desanimada, e Deus tem se mantido em silêncio. Entretanto este artigo foi muito valioso para mim. Que Deus o abençoe e por favor me inclua em suas orações.

    Responder
    • MARCELO ARCANJO disse:

      querida amada, o silencio de DEUS e uma forma de responder as nossas orações e sabemos que existem três formas de ele nos responder, a 1. ele fala sim , 2. ele fala não e 3. ele fala espera, tenta analizar na sua vida se tem algo que o senhor que que vc espere e outra coisa provérbios 10:22 as bençãos do senhor enriquece e não acrescenta dores DEUS só vai te dar aquilo que vai te enriquecer, que DEUS te abençoe PR. MARCELO ARCANJO.

      Responder
  • Kennya disse:

    Sabe o que é complicado… é quando por exemplo vc acha que Deus está falando com vc, mas não tem certeza que se é isso mesmo. Como podemos ter ceretza de que tal coisa é a vontade de Deus, que é realmente Deus que está te falando? Às vezes eu ouço aquele sexto sentido… mas sempre fico na dúvida, será que é isto mesmo que Deus quer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Kennya, creio que a proximidade com Deus e o conhecimento de Sua palavra sejam bons norteadores. Na dúvida, é melhor esperar.

      Responder
      • Edcarlos Felix de Jesus disse:

        Eu sempre aprendi que Deus tem 3 repostas, “SIM” “NÃO” e “ESPERE”, quando olho pra Bíblia, ela diz que Deus não é Deus de confusão, Jonas Ouviu a Voz de Deus e desobedeceu, mas sabia que era DEus, quando Deus fala, eu creio, que ele não deixa dúvidas ! Agora Imagina Moises, em frente ao mar, e olhando pra trás vendo o exército se aproximar… e aí Deus falou, e se ele teve dúvida ???? não dava pra esperar ou obedecia ou era morte, até pra esperar, se Deus falar não deixará dúvida.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Com certeza. O problema ocorre quando nós não conseguimos identificar a vós de Deus. Deus falou muitas vezes a nação de Israel, mas eles não conseguiam ouvir Deus por causa do pecado.

          Responder
  • lucas disse:

    paz do senhor estou noivoo tenho 18 anos ela 22 estou i muito anciozoo quereos fazer as coisas certas mais pareci cada dia fic dificil agent tem muita condiçao fazer uma festa grand como pai dela deseja ele e pastorr as vezes mi sint mal queria fzer a festa desejo dela e unic filha nao sei qui eu façoo ……mi convert a 7 meses no evangelhoo to aprendend muitas coisas mi sint fraco as vezes fic compensament as vezes no mund nao quero isso

    Responder
  • Ana Carolina disse:

    A paz,

    Pastor, estou numa situação complicada, tive respostas de Deus através de revelações na igreja pentecostal Deus é amor, há 4 meses terminei um namoro de 3 anos no qual antes de encontrá-lo eu já havia pedido a Deus um cônjuge para mim, então veio este homem, o namoro terminou com agressões tanto físicas quanto verbais (eu havia o agredido), mas há 2 meses atrás eu teria arrependido de todos meus erros e busquei de Deus se este era realmente o homem que Deus reservou para mim… Então fui revelada que o que Deus une, nenhum homem separa, que eu havia perdido algo/alguém mas que Deus restitui, traz de volta, que pela fé terei o meu ex de volta, pois seria da vontade de Deus, a partir daí aceitei a Jesus novamente, e desde então venho jejuando e orando todos os dias para Deus confirmar suas promessas, realizá-las… mas parece que quanto mais o tempo passa, a luta fica ainda mais difícil, meu ex namorado nem se interessa mais por mim, como pode Deus prometer meu ex de volta e até hoje não acontecer nenhuma de suas promessas, quando fui buscar por outro homem, Deus revelou que não era do agrado dele, então o que eu faço?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ana, se Deus prometeu algo Ele irá cumprir. Mas é preciso tomar cuidado com esse negócio de “revelações”. Provavelmente Deus não prometeu nada, você apenas acha que Ele prometeu. Entre em oração e busque a direção de Deus em sua vida.

      Responder
      • Tiago Sanches disse:

        André o que você das revelações da igrejas pentecostais?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Se me mostrar o capítulo e o versículo eu aceito com tranquilidade a revelação.

          Responder
    • carlos tavares disse:

      ANA CAROLINA, deus esta esperando voce ficar mais firme na palavra, deus espera de ti que fique mais firme com ele, tudo tem o tempo certo diz o senhor na biblia, por esse motivo, a pergunta q deus tem pra ti, se eu te der teu namorado hoje, voce ficaria firme comigo ainda, nao se corromperia, nao se afaastaria de mim depois do presente q te prometi, hem ? reflita isso, é como uma pessoa pedir dinheiro pra deus ou um trabalho melhor e apos isso se esquecer q deus é deus, achando q o dinheiro saro suas feridas, isso acontece muito, mas pensa pelo outro lado, deus n te deu ainda teu namo por que deus te ama e n quer te perder, mas a promessa q ele te fez depende de ti, depois dessa mensagem ore pra deus te confirma oq te falei. nao faca como impios, depois de ganhar um presente ESQUECE O PRESENTIADOR, o mais importante nao é o presente, é o presentiador, porq como ele deu um pode dar muito mais presentes. fica na paz do senhor!!

      Responder
    • Djair Daltro disse:

      Ana Carolina , cuidado com algumas revelações, não se deixe levar por palavras vans, não tó te dizendo que vc não deve acreditar em revelações, sim DEUS tem seus profetas sim, mais sempre q vc receber uma revelação, independente da causa, descanse no Senhor, pos fiel é o DEUS q faz as promessas para cumprir, como esta escrito ; Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:23 e tam bem ;Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, . 2 Tessalonicenses 3:3; quando vem de DEUS se cumpre, mais vc tem q entender q DEUS sabe o tempo certo para para te abençoar, faça como fez Davi ; Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
      Salmos 40:1 ; acredite q DEUS não tarda e nem falha ; Mais um conselho pra vc, a respeito desta revelação q passarão pra vc, esqueça este assunto, deixe DEUS agir por vc, se for plano de DEUS q seu ex , volte pra vc ele voltara, mais o q vc tem q buscar agora é revestimento do poder de DEUS, é intimidade com DEUS, como esta escrito ; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 ; esse negocio de DEUS te prometer um namorado ou marido, é meio complicado, quando DEUS deu a Adão uma mulher e essa mulher comeu do fruto proibido e deu a Adão, DEUS perguntou a Adão .. O q vc fez Adão ? e Adão disse , foi a mulher q tu mim deste !! ;
      Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:12
      as vezes pedimos a DEUS uma companheira ou companheiro, e quando não da certo culpamos a DEUS, é por isso q DEUS agora deixa nós mesmo escolher com quem queremos estar , apresentamos a ele e ele nos abençoa, mais para permanecermos debaixo da benção de DEUS é necessário permanecer na presença de DEUS,
      então querida aque fica a dica;
      Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4 ; fica na paz ass.. Pr. Djair Dalto

      Responder
    • Amarildo disse:

      Oi Ana Carolina, a escolha de seu parceiro é sua, nunca deixe que sua vida seja decidida por revelações, principalmente no que diz casamento, veja como seu parceiro trata a mãe dele e do mesmo jeito é que ele vai tratar voce, isso é real, considere, decida agora a sua escolha para que não venha colocar a culpa em DEUS.

      Responder
  • ana maria disse:

    estou vivendo, no silencio de DEUS, de repente uma avalanche na minha vida, estou perdendo todos os bens que DEUS me deu,carro, casa, empresa,muitas dívidas,e eu pergunto por que senhor??

    Responder
  • camila conceição afonso disse:

    pastor meu nome é camila, estou na caminhada a 3 anos porem, nao tenho mais a força espiiritual
    de antes e tenho orado para deus me capacitar pois até para cantar parece que nao tenho mais voz, fico me perguntando se é mesmo o meu chamado estou muito triste nao sou nada sem deus, mas porque ele nao fala mais comigo,? as vezes penso em parar de louvar ainda tenho esperança de Deus falar comigo , o duro é controlar minhas emoções sinto vontade de chorar, fico nervosa me ajuda…………

    Responder
  • Priscila Souza disse:

    Ultimamente me sinto muito desanimada,acho que nada na minha vida esta dando certo,pedi a deus para ele abrir meus caminhos e depois de entrar no site entendi que Deus só esta preparando o melhor pra mim,vou colocar minha vida nas mãos dele,só ele sabe o que é melhor pra mim!

    Responder
  • Poliana Silva disse:

    Olá a paz do Senhor à todos! Já experimentei o “silêncio” de Deus em minha vida e as vezes experimento. Achei extremamente valido o texto acima, pois realmente sem intimidade com Ele não conseguimos ouví-lo ou entendê-lo. Quando é necessário, o Senhor me ensina algo ou me mostra algo através de sonhos, sonhos pessoais sem grandes revelações, mas quase sempre só entendo o que Ele queria dizer quando esses sonhos acontecem, se tornam reais. Tenho aprendido que preciso de discernimento do Espírito Santo para entender quando o Senhor deseja advertir, ensinar ou motivar. Que possamos nos aproximar mais da presença de Deus para entender claramente seus propósitos em nossas vidas. Abraços.

    Responder
  • Ana Paula disse:

    Graça e Paz… Estava lendo os comentários e em partes me encontro na mesma situação que a Ana Carolina. Há algum tempo passei por um rompimento de um namoro muito dolorido. Sofri muito e custei a aceitar o fim, porém Deus tem me mostrado que esse rompimento era necessário para crescimento espiritual dos dois lados. E hoje, tenho uma sede e uma busca pela presença d’Ele que jamais tive. E Deus tem mostrado, não só a mim, mas também aos meus pais através de sonhos, e confirmado na palavra as suas promessas sobre a minha vida e a vida do meu (ainda) ex- namorado. E sim, assim como em Ezequiel 37:15-19 Deus tem confirmado que nos unirá, assim como as varas na mão do profeta. O silencio de Deus na minha vida tem significado preparação e santificação. Às vezes chego a questionar: ” Meu Deus, se é Tua promessa por que as coisas estão indo para outra direção?”, E me derramo na presença, e através do Espirito Santo e busca de consolo na palavra Ele me diz: ” Espera e Confia”. Estou aprendendo que não é no meu tempo, e sim no tempo d’Ele. Creio que para honrar e Glorificar o nome do Senhor usarei meu testemunho de transformação para alcançar vidas para Jesus. Silencio de Deus é resposta. Fiquem na Paz…

    Responder
    • Patricia disse:

      Eu estou passando por maus lençóis, sempre foi meu sonho voltar a morar no rj, minha cidade onde nasci, cresci e minha família e toda daqui, morava em sp já havia 7 anos… Eu pedia tanto isso a Deus e nunca acontecia, meu esposo ficou desempregado e como eu estou numa empresa grande estava tentando desde então ser transferida para minha cidade natal ( pois temos casas no rj e em sp pagando um aluguel muito caro, e meu esposo desempregado) eu tive 3 sonhos me mostrando que eu ia ser transferida para o rj e passaria no processo seletivo da minha empresa( tentei por meses) o primeiro sonho que eu tive é de que eu estava numa plataforma de um trem, e tinha o bilhete em mãos para embarcar, essa era a minha tão sonhada transferência, só que antes de eu entrar no trem um rapaz baixinho falava q tb queria ir p/ o rj e eu falava q ele só ia depois que aceitar Jesus. Uma moça da igreja me disse q esse sonho ia acontecer depois de eu falar de Jesus p/ alguém no futuro… Os meses passaram eu eu passei no processo seletivo empresa na mesma época que saiu minha transferência, meu esposo conseguiu voltar ao mercado de trabalho em sp, eueu n tive como cancelar essa transferência, vim trabalhar aqui e morar na casa que Já era nossa, eu sou passando muitas dificuldades no trabalho choro todos os dias de dor, longe do meu esposo, da minha filha, ele não tem previsão de voltar morar aqui e no trabalho esta cada vez mais difícil, tudo oq eu faço da algo errado. Tenho sofrido muito e peço a Deus direção mas n encontro respostas…..n sei oque faço estou muito triste, oque eu queria tanto aconteceu, mas estou pagando um preço muito alto… Me ajudem orem por mim…

      Responder
  • Tiago Sanches disse:

    Patricia, segue seu coração e volta para sua família, nada vale a pena se vc não estiver com seu filho e no tempo certo, se for da vontade de Deus vcs vão voltar para o rj.

    Responder
  • Marília disse:

    Muitos vezes penso que Deus não escuta a minha oração.Mas muitas das vezes já vi o agir de Deus em meio ao silêncio.Deus nos surpreende sempre.Ele é fiel!

    Responder
  • Leandr souza disse:

    Por favor algem me da uma ideia do qe fazer,o fato eh qe: conheci uma garota mais seus pais nao aceitavam eu encarei esse problema e resolvi pedir,com muita oracaco,jejum ate qe eles deixaram,entramos na igreja. Tudo foi por agua a baixo,ficau cada vez mais dificil.algo como demonio se manifestou e disse qe tinha raiva de mim e ia separer ela de mim. Com dois meses depois ela terminou cmg.eu sei qe ela me ama e eu tbm a amo muito e tenho certeza qe nao foi de proposito qe ela entrou na minha vida.faz muito tempo mais nao consigo parar de pensar nela um so segundo. 6 mese, ela foi estudar em manaus e eu em rio branco muito longe estamos.o qe faco vcs acham qe devo guardar esse sentimento e reencontrar ou desistir e partir pra outra,sendo qe ela mudou totalmente minha vida,se nao fosse por ela talvez eu nao tava e nao tinha nem estudado..tuqe qe tenho e o qe sou ate hj foi atraves dela qe mudei..por favor me ajudem,agrdeco

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Leandro, essa decisão tem que ser sua, até porque é você que sofrerá todas as implicações desse caso. Tome a decisão que você sabe em seu coração que é a melhor e termine com esse sofrimento

      Responder
  • MARIA DO SOCORRO CORDEIRO FURTADO disse:

    DEUS NOS FALA TODA HORA! NÓS É QUE NÃO ESCUTAMOS A SUA VOZ,PORQUE NÃO ESTAMOS ATENTOS.

    Responder
  • J. S. T. M disse:

    Estou passando por uma crise conjugal a 10 meses, estou pedindo a Deus uma direção, pois tenho medo de tomar a decisão errada e sofrer novamente, ou ate piorar a minha vida, eu ainda não ouvi uma palavra concreta de Deus, as veses o desanimo bate e eu tento resolver por mim mesma mas nao conssigo resolver, eu sei que preciso confiar e esperar o tempo de Deus mas a tritesa abate a minha alma, estou sofrendo muito.

    Responder
  • R.M disse:

    Ola!
    Estou passando por tantos problemas dentre eles o financeiro que e o que faz com que meu casamento quase acabe nesses ultimos dias nao tenho tido forças para lutar tive uma filha a quase um ano a minha luta vem sendo constante a mais de um ano eu tenho buscado mas nao vejo resposta as vezes penso que DEUS ja nao me ouve eu cheguei no fundo do poço tenho tentado ter forças pela minha filha mas nao vejo saida em nada do que faço todas as portas foram fechadas e eu ja nao tenho mais vontade de viver !!!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.