O que significa Leão de Judá?

Postado por em: O que significa isso?

Nesse final de semana estive passeando em uma pousada que tinha o nome de Leão de Judá. Em um dos passeios, os turistas que ali estavam buscavam curiosos saber qual era o significado desse nome. O guia que nos acompanhava até deu uma explicação razoável, mas a explicação correta, é claro, está fundamentada na Palavra de Deus e darei para vocês essa resposta com maiores detalhes.

O que significa Leão de Judá?

Essa expressão “Leão de Judá” não parece dessa forma na Bíblia. O único lugar que aparece uma expressão parecida, e que com certeza deu base a essa expressão, é em Apocalipse 5.5: “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.”. Assim, a expressão correta que aparece na Bíblia é “Leão da tribo de Judá”.

Mas qual é o significado dessa expressão?

Para entendermos corretamente devemos primeiro relembrar o que significa Judá. Judá foi um dos 12 filhos de Jacó. Emprestou também o nome para uma das 12 tribos de Israel, que recebeu seu território após os israelitas conquistarem a terra prometida. Judá também, mais tarde, foi o nome dado a um dos dois reinos divididos de Israel (reino do sul), após a morte do rei Salomão.

Agora que sabemos o significado do termo Judá, vejamos a respeito do Leão. O termo Leão foi emprestado pelo autor de Apocalipse do registro de Gênesis 49.9-10, onde Jacó pronuncia profecias a respeito de seus filhos e a posteridade deles. Sobre Judá, Jacó diz: “Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.”

Assim, o termo Leão de Judá é uma referência ao Messias Jesus Cristo. Mas por que a Jesus Cristo? Porque Jesus é descendente de Judá. Observe a genealogia de Mateus 1.1-17. Lá vemos que José, marido de Maria, é descendente direto de Judá e, portanto, Jesus também. Dessa forma fica claro que a pessoa citada em Apocalipse 5.5, o Leão da tribo de Judá, é Jesus Cristo, a raiz (descendente) de Davi, Aquele que venceu! E também podemos dizer que o significado de “Leão” é bem mais abrangente e também é um símbolo de realeza, de força, de poder e de autoridade. Jesus Cristo tem todas essas características.

 E você, sabia o significado da expressão Leão de Judá?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

127 comentários

  • Rogerio A Ribeiro disse:

    Jesus não é filho de José, portanto não é descendente da tribo de Judá, caso seja usada a genealogia descrita em Mateus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rogério, a ligação que o texto bíblico faz com a descendência de Jesus está clara:

      “Mt 1.16 – E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo” – Observe que nessa descendência estão Davi, Salomão, Roboão… toda a linhagem real de Davi. Ou seja, essa é a genealogia que liga Cristo à tribo de Judá e ao trono de Davi.

      Responder
      • Euller Cordeiro disse:

        Irmãos me permitam assim chama-los!
        No cap. I, 16 de Mateus, é a genealogia de José, enquanto em Lucas, no capítulo III, 23, são dados nomes distintos, que são os dos antepassados da Virgem Maria. Logo se vocês considerarem que a “adoção” de S. José não vale. Lembrem-se que é de tradição judaica que a descendência ocorre pela mulher. Logo Jesus é sim Descendente de Davi e mais ele é o próprio Leão de Judá que abre o livro do sete selos. (Ap. 5.5). Leiam também Genesis 3,15. Ap 12 completo.
        Espero ter contribuído.
        Paz e bem.

        Responder
        • priscila disse:

          Meus irmaos a palavra. Nao e para ser descutida sim para viver nela. Fik todos na paz do senhor …

          Responder
          • Tigrinha Rocha disse:

            Priscila,disse tudo.

          • ulisses disse:

            Como viveremos se não a compreendemos?

          • Aline de Sousa Costa disse:

            A Paz do Senhor

        • Pastor Andre felipe disse:

          Pastor André Felipe
          Meu caro amigo, na cultura judaica e nas suas tradições, o homem é tido como o patriarca da sua geração e não a mulher, procure conhecer mais de sociologia da religião.
          No evangelho de Mateus, ele faz uma narrativa para judeus, o livro é direcionado para judeus, ele em sua época não escreveu pra mim e pra você, não , ele escreveu para povos judaicos para comprovar Autoridade messiânica e que Yeshua teria direitos paterno de um pai, afinal José era pai de dote, embora não fosse o genitor. Mas a sua atitude de casar com maria deu a total legalidade de ser descendente de Davi o saudoso rei de Israel.
          Em lucas, nos mostra a genealogia de Maria sua genitora, porque lucas queria mostrar para nós os gentios que Yeshua era da tribo de Judá . Lucas , no inicio de seus escritos ele endereça a TEÒFILO, que traduzido no grego clássico TEO = SUPREMO, DEUS. : FILOS = FiLHO OU FILHA, DA MESMA DESCENDÊNCIA, então é salutar meu querido irmão que o nome Teófilo não é endereçada apenas a uma pessoa mas a todos filhos e filhas de DEUS, E maria é levita , que diacordo com o texto em lucas, é da tribo de Levi e Judá.
          Logo Yeschua é comprovadamente o Leão da tribo de Judá.
          E para aparecer o nome de uma mulher na genealogia ,é porque ela é tida como um memoria no ação do Eterno na historia.
          paz!!!!!

          Responder
          • André Sanchez disse:

            André, suas palavras estão corretas. É o que Paulo considera nesse texto também: 2 Tm 2.8

          • Ulisses Araújo disse:

            Filo significa filho??

          • ulisses disse:

            Teo = Deus
            Filo = amigo
            Hyou = filho

            “Teófilo” pode sim ser uma pessoa, pois era comum que alguém encomendasse informação sobre a vida de alguém (Jesus no caso).
            Mas há sim estudiosos que afirmam que “Teófilo” pode ser um nome que representa todos os “amigos” de Deus.

        • Gilberto m guida disse:

          Ola ! amados irmãos . vejo que não é simplesmente uma discussão ! mais sim uma troca de conhecimento de muita importância poia assim tiramos as dividas de muitos !

          Responder
        • Rodrigo Jesus disse:

          Euller, sim , sou seu irmão em Cristo.
          Permita-me um “à parte” em sua colocação: Jesus Cristo é conhecido por Raiz de Davi e Leão da tribo de Judá. Vamos entender isso: Para ser judeu, um homem precisa ser filho de uma mulher judia. Assim reza a tradição, portanto, o messias deveria nasecer de uma judia para ser judeu. O termo “judeu”, antes de extender-se a todo israelita, referendava aos descendentes de Judá. Lucas 3 escreve “Jesus, filho de José”, portanto, Jesus era aceito como tal, ainda que por adoção. Mas prossegue a genealogia listando os antepassados de José, ou seja, José de Eli… e assim se segue. Interessante que Heli não era pai de José, mas de Maria, ou seja, SOGRO de José. No tempo antigo, não havia um “genro”, mas o varão deixava pai e mãe e tornava-se “filho” do pai da noiva. Isso justifica o dote, por exemplo. Mas mais importante: isso explica as genealogias diferentes. Interessante o cuidado de Lucas, pois não havia genealogia das mulheres naquele tempo, então ele buscou a do pai de Maria e pôs a José como “filho” (significando genro) de Heli e mostrando que a raiz de Jesus estava na casa de Davi, ou seja, tanto pai (já que não havia padrasto naquela época, de onde vem a expressão “pai é quem cria”, segundo dizem) quanto avô materno advinham da casa do rei Davi e este, de Judá.
          Outra coisa: Havia uma maldição sobre a casa de José afirmando que seus descendentes nunca se assentariam no trono de Davi. A esse respeito, Deus teve o cuidado de providenciar que o Cristo fosse SEU próprio FILHO, ou seja: Jesus, por ter sido concebido pelo Espírito Santo, tinha direito em carne de se assentar no trono de Davi, ainda que fosse adotado por José. A maldição não se aplicava a Jesus e a justiça de Deus prevaleceu mais uma vez. O SENHOR é tremendo! Louvado seja o nome do ETERNO!

          Graça e Paz a todos os leitores.

          Responder
      • altamiro disse:

        esse josé ai é pai de efraim e de manasses

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Não, é o José, pai de Jesus.

          Responder
      • Edgard Carlos disse:

        E tbm Ma
        ria vem da tribo de Davi, os ascendentes que ligam Maria e José são Salatiel e Zorobabel Mt 3:16 e Lc 3:23, como se cuidava filho de José e José filho de Eli, isto é José era genro de Eli.

        Responder
        • eclair barbosa disse:

          QUANDO COLOCAREM CAP E VERS DA BIBLIA , COLOQUEM CORRETOS. OBGADO.

          Responder
    • vera antonio disse:

      Rogério então me diga por que jesus é chamado filho de Davi

      Responder
  • Rogerio A Ribeiro disse:

    “Mt 1.16 – E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo” Jesus não era filho de José, pois José era marido de Maria toda a ascendência de José não se pode aplicar a Jesus em hipótese alguma. O problema é que algumas pessoas querem achar um pai humano para Jesus, ou querem dar uma explicação para aquilo que não sabem então ficam forçando a Bíblia para disser aquilo que Ela não disse. Repito José era o marido de Maria (isso está claro) e não era o pai de Jesus(isso também está claro).

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rogério, legalmente era filho de José. Foi até considerado como da genealogia de José. Isso também está claro.

      Responder
      • Rogerio A Ribeiro disse:

        Pensava eu que pela sensatez demonstrada em outros artigos que você iria rever sua posição e iria ter a humildade requerida a um homem de Deus para perceber seu erro, porém vejo que você gosta de polemizar, é daquelas pessoas que “não pode perder uma discussão” a sua teimosia revela uma “meninice teologica” é só mais uma Maria vai com as outras. Encerro por aqui. Em tempo: procure a genealogia de Jesus em Lucas, e depois usando do método indutivo de estudo indutivo, talvez te clareie um pouco essa questão.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Rogério, não há nada incorreto. Se houvesse eu teria total tranquilidade de voltar atrás como já fiz em vários artigos desse site que escrevo.

          Responder
          • Rafael albino disse:

            Pois eu gostaria que o Rogerio explicasse já que ele diz que do irmão está interpretada errada .

        • ederson disse:

          uma pessoa bate a porta da outra questiona seu ponto de vista e ainda vem falar em humildade
          me parece que quem tem que rever seus conceitos não é o sr André

          Responder
          • Malenotti disse:

            Só um pouquinho… o Rogério tá certo, se José só é pai legalmente, por mais que seja reconhecido como pai, não há material genético de José em nosso senhor Jesus Cristo. Portanto não há fundamento dizer que Jesus descende de Jacó. Define-se por descendência: Série de indivíduos provenientes do mesmo progenitor. Logo, José é progenitor de Jesus? Não, pois progenitor é aquele que gera. Tentar discutir isso alegando que ”legalmente” Jesus era filho de José é fechar os olhos e se negar a enxergar a obviedade apresentada.

          • André Sanchez disse:

            Nesse caso você vão ter que discutir com o evangelista Mateus, que, inspirado por Deus, escreveu a genealogia dessa forma.

        • ulisses disse:

          A indução é perigosa, pois parte do particular e faz generalizações.

          Responder
          • Rodrigo Jesus disse:

            Com a permissão do André, faço aqui uma ressalva importante: Deus é perfeito. Essa é sua natureza. Assim sendo, providenciou que houvessem duas genealogias: uma sanguinea, que o liga a Judá através da mãe (c0nforme a tradição previa)e do pai da mãe (conforme os registros de sua época). Outra que assegurava que Jesus era da casa de José, ou seja, atradição que deveria ser passada de pai para filho foi feita através de José. Sim, concordo que não há DNA de José em Jesus, mas a formação do judeu não se dava somente pelo seu nescimento, mas por sua maturação através da lei, dos profetas e da tradição e isso é responsabilidade do chefe de família e é aqui que os judeus chamam o padrasto de pai. E se padrasto é pai, enteado é filho e isso é a regra da época. Diga-se de passagem, não deveria ser a nossa? A cada dia mais admiro os judeus: Povo do ETERNO.
            Paz seja convosco.

      • Vanda disse:

        Nós judeus não concordamos, pois pra nós, a filiação a ser considerada tem que ser sanguínea. E sobre José pertencer á casa de Davi tbm há controvérsias que nossos sábios do Talmud não aceitam a interpretação dos cristãos. Mas não adianta ficar aqui argumentando pois vcs nunca irão admitir, já que até traduções mal feitas fazem de nossas sagradas escrituras, no intuito de prevalecer com a supremacia da religião cristã, forjada a ferro e fogo (espada e fogueiras da inquisição).

        Shemá Yisrael, Ado-nai Elohêinu Ado-nai Echad (Escuta ó Israel, o Eterno nosso Du`s é UM)
        #Ele jamais será dividido em trindade, pois ele disse que era UM.

        Modê ani lefanecha, Meleche chai vecayam, shehechezarta bi nishmati. Rabá emunatêcha.
        (Grata sou a Ti, ó Rei vivo e Eterno, por ter restaurado dentro de mim, minha alma com misericórdia. Grande é Tua confiabilidade).

        #Ele é único e pra chegarmos a Ele não precisamos da interseção de nada, nem de ninguém (santos, Jesus). É com o Eterno que temos que ajustar nossas contas e mais ninguém, é praticando todas as Mitzvás(mandamentos) que Ele nos deu através de Moshé(Moisés). E pra nós judeus, os mandamentos não se resumem a 10, eles são 313.

        Am Israel Chai (O povo de Israel vive) e esperamos yahshua ha mashiaj (a salvação do ungido/messias).

        Baruch Hashem (bendito seja D`us)
        Shalom aleikhem (a paz sobre vocês) e meu respeito, embora não concorde com o cristianismo.

        Responder
        • Sergio Fillipi disse:

          Achava q eram 613 mandamentos

          Responder
        • Ruby Santos disse:

          Esse textos são mais que suficientes para comprovar que Deus é Triuno:

          Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
          Então disse ele: Vai, e dizei a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
          Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
          Isaías 6:8-10

          E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.
          E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.
          E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
          Dizendo:Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
          Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam,Nem com os ouvidos ouçam,Nem do coração entendam,E se convertam,E eu os cure.
          Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
          Atos 28:23-28

          Que o Soberano Deus nos abençoe!

          Responder
        • Joelson disse:

          Deus usa as coisas loucas desse mundo para confundir os sábios, e é isso q ta acontecendo cm vcs. Parecem conhecer tanto da biblia, mas estao parece uns patetas querendo ver quem tem razão sobre a descendencia de Jesus! Vão usar seus conhecimentos para pregar o evangelho à quem precisa.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Joelson, aqui é um ambiente de discussões sadias. Eu repudio a sua postura e uso de palavras inapropriadas. Se quer participar use argumentos sobre o tema e não para atacar pessoas

        • marcos disse:

          Eu nunca entendi os Judeus, por que Deus escolheu apenas um povo se ele criou a todos, e por que esse povo teria direitos diferentes sobre outros homens? Sabe por que Cristo se tornou maior e conhecido em todo mundo é apenas por quê ele pregou que os homens são iguais perante Deus, infelizmente não aprendemos e assim por todo o planeta existe guerra, violência e fome, pois não aprendemos com o homem ou messias, não importa, seu ensinamento mais importante foi dividir e amar seu próximo.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Marcos, porque Ele é Deus. Não deve nada a ninguém, nem satisfação.

        • graça bastos disse:

          Vanda ,qd Jesus voltar ele virá para aquele que não o crê como salvador,ou seja toda língua confessará, todo joelho dobrará que ele é o próprio Jeová..

          Responder
        • Lenilson Pereira de Holanda disse:

          Queridos irmãos. Jesus, o Cristo, é descendente de José, da raiz de Davi, não da forma natural, mas imputada e espiritual. Lembremos: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24). Jesus, o Cristo, nunca poderia ter traço genético de José (ou de outro homem), pois Maria não havia coabitado com ele e Jesus, o Cristo foi encarnado (união do divino com o humano) pelo Poder de Deus. Mas Jesus, o Cristo, tem material genético de Maria, caso contrário, a Propiciação do Cordeiro de Deus, na Cruz do Calvário, não teria validade e o primeiro que iria acusar, seria o diabo, pelo motivo de Jesus não ser 100% homem. O diabo fez de tudo para que a semente da mulher não viesse ao mundo, pois tinha conhecimento do juízo de Deus: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente (Jesus, o Cristo). Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Genealogia do Filho do Homem, 3:23-38:
          23 Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli;
          24 Heli filho de Matã, Matã filho de Levi, Levi filho de Melqui, este filho de Janai, filho de José;
          25 José filho de Matatias, Matatias filho de Amós, Amós filho de Naum, este filho de Esli, filho de Nagaí;
          26 Nagaí filho de Máate, Máate filho de Matatias, Matatias filho de Semei, este filho de José, filho de Jodá;
          27 Jodá filho de Joanã, Joanã filho de Resá, Resá filho ed Zorobabel, este de Salatiel, filho de Neri;
          28 Neri filho de Melqui, Melqui filho de Adi, Adi filho de Cosã, este filho de Elmadã, filho de Er;
          29 Er, filho de Josué, Josué filho de Eliézer, Eliézer filho de Jorim, este de Matã, filho de Levi;
          30 Levi filho de Simeão, Simeão filho de Judá, Judá filho de José, este filho de Jonã, filho de Eliaquim;
          31 Eliaquim filho de Meleá, Meleá filho de Mená, Mená filho de Matatá, este filho de Natã, filho de Davi;
          32 Davi filho de Jessé, Jessé filho de Obede, Obede filho de Boaz, este filho de Salá, filho de Naassom;
          33 Naassom filho de Aminadabe, Aminadabe filho de Admim, Admim filho de Arni, Arni filho de Esrom, este filho de Farés, filho de Judá;
          34 Judá filho de Jacó, Jacó filho de Isaque, Isaque filho de Abraão, este filho de Terá, filho de Nacor;
          35 Nacor filho de Serugue, Serugue filho de Ragaú, Ragaú filho de Fáleque, este filho de Éber, filho de Salá;
          36 Salá filho de Cainã, Cainã filho de Arfaxade, Arfaxade filho de Sem, este filho de Noé, filho de Lameque;
          37 Lameque filho de Matusalém, Matusalém filho de Enoque, Enoque filho de Jarete, este filho de Maleleel, filho de Cainã;
          38 Cainã filho de Enos, Enos filho de Sete, e este filho de Adão, filho de Deus.
          Amém!

          Responder
        • Ulisses Araújo disse:

          opa, a inquisição é uma distorção e deturpação do Cristianismo. Foi perpetrada em nome de Deus!! A inquisição foi um dos eventos que se seguiram à infeliz oficialização da fé cristã por Constantino. De lá para cá, foram muitíssimos problemas.

          Responder
        • CLAUDIO disse:

          POISÉ VANDA, COMO TODOS NOS VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO, TEMOS O DIREITO DE PENSAR E OPINAR NAQUILO QUE BEM ENTENDEMOS, ENTÃO SE ME PERMITE, EU OPINO NA TRINDADE DIVINA SIM, POIS EM GÊNESES NOS VEMOS UM PLURAL MUITO CLARO E NÃO UM SINGULAR. ( FAÇAMOS O HOMEM)

          Responder
    • Isabela disse:

      então explique, a quem se refere “Leão da tribo de Judá” em apocalipse, Rogério?

      Responder
    • Maria Ruth disse:

      Caríssimo Rogério, seu comentário me lembrou uma passagem na Bíblia que você, talvez, não conheça e que o faça mudar de opinião. Independente da fé que professamos, somos filhos e irmãos unidos no mesmo sangue do Cordeiro, por isso é com muito carinho e respeito que discordo de suas palavras, pois a Palavra nos diz em Lucas, 2, 41: “Jesus aos doze anos. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.” Também podemos ler em Lucas, 4, 22: ” Em Nazaré. Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça que procediam da sua boca e diziam: ‘Não é este o filho de José?'” Portanto, meu irmão, analise melhor sua opinião e reflita sobre o Grande Mandamento em Mateus, 22, 34: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” Quem senão os pais adotivos de Jesus, Maria e José, humanos sim, mas escolhidos por Deus como canal da graça divina para a nossa salvação, merecedores de todo o nosso amor e respeito? Que a paz do Senhor esteja sempre em seu coração e que todos que se aproximarem de ti sintam a Tua Presença!

      Responder
    • estepletokk disse:

      tiuuuuu geio brigando em site..

      Responder
  • Sueli da Hora Moreira disse:

    Entendo que Jesus é da tribo Judá, tanto Maria quanto José são dessa tribo, Jesus é filho tanto de José quanto de Maria por adoção, Ele foi gerado pelo Espírito Santo e não por relação sexual. Eu e meu marido temos uma filha por adoção quanto, no seu registro de nascimento diz que ela é nossa filha legítima, pela lei ela é nossa descendente e tem por direito nosso nome e nossa herança. Creio que é assim também com Jesus, ele é o filho de Deus encarnado em uma família da tribo de Judá e é sem dúvida alguma o Messias.
    André, se eu estiver errada me corrija, por favor.
    Tenho aprendido muito com seu blog, muito obrigada. Que Deus continue te capacitado e abençoado.

    Responder
    • Alvaristo Junior disse:

      Sim, ela é, legalmente falando, sua herdeira-filha. No entanto, isso para a nossa legislação vigente, coisa que não existia à época, qual seja, a época de Jesus. Logo, Jesus, tendo sido gerado pelo Espírito Santo, não era filho de José, mas, tão somente, de Maria. E a descendência à época, historicamente falando, se dava através da mulher, logo, para determinar a descendência de Jesus impõe-se a necessidade de ser estudada a àrvore genealógica de Maria, e não a de José. Imperioso se faz lembrar que a árvore genealógica, como uma árvore de verdade, surge da raíz e se ramifica através dos galhos, logo, a RAIZ, seria o ascendente da tribo, o que não faria sentido baseando-se na explicação do post deste fórum.

      Responder
      • gabrielli barra disse:

        Não tinha legislação vingente na época, mas tambném não fala na biblia que Deus se agrada as leias do homem? Se tem legislação vingente hoje, vale para a biblia. Certo?

        Responder
        • ulisses disse:

          o que seria “vingente”?

          Responder
      • bruno disse:

        Alvaristo chega cara! Jesus se denominava filho de José! Era um verdadeiro pai para ele! O ensinou e o ajudou a ser homem e filho de Deus!

        Responder
    • Nilson Oliveira disse:

      Nilson,
      Sou Diácono da Igreja Presbiteriana Renovada.

      Se formos discutir de coisas que já estão certas, a discursão não vai ter fim, e vamos perder as nossas benções..
      E como se Maria tivesse emprestado o seu ventre para o Espirito de Deus gerar um filho em carne, que é Jesus, e José é pai por adoção. Logo, espiritualmente, temos que entender de uma vez por todas, que a genealogia de Jesus, tanto por parte de Maria, quanto por parte de Jose, vem da tribo de Judá. Por isso Leão da tribo de Judá. É Pela Fé genuína, que temos que acreditar. Por isso que Deus enviou o seu filho para que haja salvação para todos aqueles que creem.

      Responder
  • André Vitor disse:

    Muito bom André, gostei muito do seu site, muito mesmo.Eu que sou jovem estou começando agora a entender a verdadeira palavra de Jesus Cristo e estou seguindo firme e forte na fé..Se você pudesse teria como fazer um artigo sobre como nós ressuscitaremos no juízo final? Isto é, se nós teremos as lembranças da vida aqui na terra, se nós reconheremos as pessoas que foram ressuscitadas, se por exemplo eu encontrarei minha mãe(se for salva) la no céu e etc..muito obrigado Deus o abençoe

    Responder
    • André Sanchez disse:

      André, essas questões são bem complicadas porque não temos muitas informações na Bíblia sobre isso. O pouco que temos não nos dá certeza de aformarmos com 100% de certeza como as coisas serão… creio que Deus reservou isso para o momento que estivermos lá.

      Responder
      • Samuel disse:

        Está escrito:Examinai as Escrituras…em outro lugar diz:…a vós e dado a conhecer os mistérios do reino…e outra vez diz:O Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir…Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?
        E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?

        Responder
    • ervinho disse:

      posso afirmar com toda a certeza que vamos ver sim nossos entes que foram salvos, porém não iremos telos mais como parentes e sim como parte da noiva do cordeiro…pois ressuscitaremos todos com um corpo glorificado…não sou um grande estudioso, mais tenho um pastor que se empenha em ensinar a Palavra de Deus. e graças a Deus ake temos aprendido a Palavra de Deus..que Deus vos abençõe!!!!

      Responder
      • Alexandre disse:

        baseado em que na palavra de Deus você tem tanta certeza do que está dizendo?

        Responder
      • ARTUR disse:

        ATÉ ONDE EU SEI,
        A PESSOA INDO P O REINO DO CÉU ELA NAO VAI LEMBRARAR DE SEUS FAMILIARES P/ QUE NAO SOFRA IMAGINANDO ONDE SEUS FAMILIARES ESTARÃO NAQUELE MOMENTO.A NAO SER Q UM PAI E MAE JUNTO COM SEU FILHO FOREM SALVOS, ELES SERÃO UMA FILHA NO REINO DO PAI. CASO CONTRARIO NAO TERÁS LEMBRANÇA ALGUMA DO QUE NA TERRA FORA VIVIDO.

        Responder
  • Marcos Araújo disse:

    Eu ja enetendir o que a bíblia fala com relação a descedencia ou genealogia muito bem. E percebo que não ha ligação alguma de José como pai de Jesus de Nazaré. Jesus é Leão da Tribo de Judá por Judá ser uma das 12 tribos de Israel. E Jesus é descedente de Judeus ou Israelita. O que como filho de uma Judia o torna Judeu e descente da tribo de judá.
    O amado irmão que escreve o blog tem boas intenções em informar, Mais como crentes e homens de Deus devemos colocar as coisas a o pé da letra, E não viver a letra. Como na respota dele a o irmão André Sanches, Muitas coisas tem bases e fundamentos atravéz de testemunhos dado pelo Senhor Jesus a muitos na terra. E as escrituras que foram destruidas, Por terem sido tidas como hereticas.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcos, você está confundindo as coisas. Leia um pouco a respeito das 12 tribos de israel.

      Responder
  • marcio buenos disse:

    esta discussão não nos leva a nada, pois não importa de quem ele seja descendente, o que importa e que um dia nos iremos morar com ele no céu e com toda a sua ” parentela” seja ela qual for. eu quero e deus e pronto.

    Responder
  • Célia Silva Andrade Pires disse:

    Shalon! Em nome do Senhor!
    A verdadeira “fé” não é cega e nem se explica, mas, sentimo-as, realizamo-as, em nome do Senhor em benefício do outro, que é nossa “extensão”. A ciência do “homem”, fundamenta em fatos terrenos, até onde ele pode” provar”. Atualmente a física quântica busca dar passos além desses fatos terrenos e passa por “abstrata”, “irreal”. Esta “física” Fundamenta-se na “ciência” e nas “pesquisas” para que o homem da” ciência” possa “acreditar” realmente em Deus, já que por outras vias ele, o homem da ciência “não reconhece”, por isso ele busca métodos explicativos.O conhecimento liberta e todo esclarecimento é útil e cabe a nós, segundo nosso entendimento, ser “humilde”, e, se colocar na posição de eterno “aprendiz”. “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Estamos todos em busca da Verdade, e essa Verdade, chama-se Deus… André! Gostei das explicações e também dos comentários feitos das outras pessoa, nos fazendo refletir, principalmente sobre nosso “conhecimento”, e se “ele”, o conhecimento já adquirido atingiu seu” ponto máximo”, (creio que não). Quando ele atingi surge a “incerteza”, e então, buscamos novamente… Paz e bem na Glória do Senhor…

    Responder
  • evangelista rocha disse:

    olha irmãos primeiro O SENHOR DEUS escolheu Maria vigem e Pura e Jose HOMEM Justo, esta é a linhagem de Deus.

    Responder
  • gabrielle disse:

    André ! Responde minhas perguntas sobre o jejum !!!!

    Responder
  • carlos alberto malvao disse:

    quer dizer que , leao da tribo de juda , significa , jesus cristo..?????

    Responder
  • Samuel disse:

    Shalom!!! Bom…pelo que eu entendi, Yeshua (Jesus) foi concebido ou gerado pelo espírito Santo de D’us, através de uma virgem à época, de nome Maria (que era judia). Pois bem, ele então (Yeshua) não era filho legítimo de José (descendente da tribo de Judah) como também a sua esposa, Maria. Portanto, apesar de Yeshua não ser filho legítimo (de sangue) de José, pois não houve relação sexual entre ele e Maria, ele foi gerado no ventre dela. O seu cordão umbilical estava ligado no seu ventre, obviamente, para dar a ele vida. Concluindo então: ele sim, descende da Tribo de Judah, pois foi gerado no ventre de Maria. Shalom!!!…Shavua tov! (boa semana)!

    Responder
  • Melissa disse:

    Irmão hoje descobri seu blog e gostei muito, quero aprender muito sobre a palavra de Deus, ter a sabedoria correta. Deus seja louvado pela sua vida. Abraços.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Melissa! Que Deus te ajude nessa busca!

      Responder
  • marines disse:

    André como vai meu irmão em Cristo???
    Gostei muito sobre suas explanações Leão da tribo de Judá, entre outros que maravilha o conhecido da Palavra de DEUS e intimidade com ele , parabéns meu irmão .
    Quero lhe perguntar algo tem algum material sobre o Senhor dos exércitos além do que ja esta aí falando no blog, dos astros, Davi e os exercito os anjos, teria mais algum material ????

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marines, tenho, por enquanto, apenas um artigo falando sobre o termo Senhor dos Exércitos: O que significa SENHOR dos Exércitos? ~> http://bit.ly/Q1lcmO

      Responder
  • Marcos Rosa disse:

    Maria virgem, descendente da tribo de Judá, Cristo, tb descendente da tribo de Judá.
    José, descendente da tribo de Judá,Cristo não tinha o sangue de José.
    (Resumo do comentário de Rogerio A Ribeiro). Paz a todos

    Responder
    • Marília Soares disse:

      poxa,muito bom gostei do site!

      Responder
  • MARILIA SOARES disse:

    POXA MUITO LEGAL,GOSTEI!

    Responder
  • aureo disse:

    Lembro muito bem que numa passagem acho que o cego Batimeu clama por Jesus chamando ele por filho de Davi.

    Responder
  • debora disse:

    gostei muito do artigo

    Responder
  • Leonardo Luiz disse:

    Gostei muito do tema abordado aqui sempre quis fazer uma tatuagem , mas não queria fazer qualquer
    rabisco sem sentido no meu corpo, e ja tinha visto em alguns lugares a imagem desse LEÃO com essa
    escrita LEÃO da tribo de juda.
    E sempre me chamou a atenção e eu sabia que era aquilo que eu queria tatuar
    Mais ou menos eu sabia
    o significado mais não com esses detalhes esclarecidos aqui , agora estou mais que disposto a fazer essa tatuagem não por idolatria a imagem nem nada mais quando eu olhar pra ela sempre se lembrar desse nome
    maravilho que é JESUS o LEÃO da tribo de juda !!!

    Responder
  • marcos disse:

    muito legal, gostei!

    Responder
  • Wenython disse:

    Muito Legal, fiz uma tattoo recentemente com a face do leão, meu protetor!
    Sempre me perguntam o real significado, já conhecia a história , mas explicar sempre é complicado.
    Abraços

    Responder
  • Miguel Angelo Coimbra disse:

    O termo Leão da Tribo de Judá está relacionado a figura de um leão no estandarte (bandeira) da tribo de Judá, que representa nada menos que nobreza e força….quando uma tribo ia para a guerra a bandeira ia na frente e isso imputava medo nos adversários, Israel era o terror do deserto, vemos isso quando os 2 espias estiveram na casa de Raabe ela muito ficou apreensiva quando soube que eram de Israel pois o seu Deus era muito poderoso e derrotava todos os inimigos (josué 2.9)…Jesus é o Leão que está estampado na bandeira de seu povo como aquele que vai na frente e a bandeira simboliza o próprio Deus (Jeová Nissí).

    Responder
    • ana clara matos silva disse:

      Eu concordo!!! de todos os comentario o seu e que esclarece melhor eu mesma ja fiz este estudo e comecei la do juiz otiniel ate chegar em mateus a genealogia.

      Responder
  • David Gonçalves disse:

    Eu compreendo o ROGÉRIO A. RIBEIRO, se Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, Ele não poderia ser da tribo de Judá, e sim da tribo de Levi, pois Maria sua mãe era prima de Isabel que era filha de um sacerdote, e sacerdote só pertencia a tribo de Levi.
    Por outro lado, penso eu, maria só foi escolhida porquê era noiva de José, justamente por ele ser da tribo de Judá, já que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, aos pais foi dado por adoção, para cumprir as profecias antes de Seu Nascimento.

    Responder
    • jean carlos de freitas oliveira disse:

      Finalmente, uma observação interessante, David. As críticas que vi no inicio desta discussão, não me pareceram com o intuito de se chegar á um consenso, e sim, para mostrar quem sabe mais. Eu gostaria de pedir á todos que olhem para suas mães, inclusive a minha, e me digam, qual mulher entre nós, seria digna de conceber o próprio filho de Deus?. Já havia uma promessa feita á Davi, o mais amado por Deus sobre sua descendência, então amados, não contra digam a palavra de Deus.

      Responder
  • Márcia Lemos Lima disse:

    Pela lógica bíblica (antigo testamento) adotada, o tal “Leão de Judá” ainda não nasceu! Para os judeus, Jesus não é o messias, portanto anule tudo o que foi dito no texto!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Se você considerar só o Antigo Testamento talvez… mas temos o Novo Testamento, portanto, considere tudo que foi dito no texto

      Responder
  • Hellen disse:

    Eu nao sabia o que significava leão de Judá, o seu artigo é muito esclarecedor e de fácil entendimento.
    O trabalho que voce faz é muito legal não de importancia ao inimigo, ele só se levanta pra cair novamente.
    Obrigada!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Hellen

      Responder
  • Antonio Aparecido Paixão disse:

    Estou consultando este site por curiosidade sobre o termo….Leão de Judá…pois acabo de visitar um hotel no sul de Minas Gerais ( São Sebastião do Paraíso )….seá que é o mesmo que cita no início do texto ? Prof. Paixão….11/07/2013…São José do Rio Preto.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Antonio, é o mesmo sim. Já fui ai em 2012.

      Responder
  • Rodrigo disse:

    A bíblia é um livro extremamente machista. Porque todos os seres importantes, sejam eles de luz ou não, são homens?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rodrigo, tem certeza dessa informação? Estou certo de que você não é leitor da Bíblia, já que nela tem muitas mulheres importantes mencionadas

      Responder
  • maria leitao disse:

    agradeço a informaçao sobre o leão de judá. sou de outra religião mas agradeço a vossa educaçao e palavras belas e singelas neste local. fica com Deus.

    Responder
  • Christopher disse:

    André, muito bom esse site, ótima sua explicação, que o espírito santo continue falando através de você.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Christopher!

      Responder
  • Gabriella disse:

    Com licença irmãos, eu só tenho 16 anos e vocês podem ignorar meu comentário. Para os que duvidam de josé ser progenitor de Jesus Cristo e desconfiam do estudo do Sr. André… Eu e você, obrigatoriamente temos que que carregar o material genético de pai e mãe, temos que possuir 46 cromossomos, 23 de pai e 23 de mãe. Jesus Cristo não nasceu com 23 cromossos de Deus, pois Deus não é homem. E apesar de santo, messias, Jesus se fez homem e de quem seriam seus 23 cromossomos de pai, senão de José?

    Responder
  • Gabriel Balbino disse:

    amigo, Jesus foi envido por Deus todo poderoso.. ele nao nasceu como nos.. Maria era virgem, ele nao poderia ter cromossomos de Jose sendo que eles nao tiveram relacao carnal..ele foi filho de Jose, sim! ele que o criou, ele foi escolhido para ser o pai de Jesus.. Pela ciencia que diz que nos temos cromossomos dos pais vc pode ter razao.. Mas Jesus Cristo foi enviado por Deus, ele tem o poder…….

    Responder
  • Gabriel Balbino disse:

    Eu entrei no site para tirar essa duvida e gostei muito do texto publicado, bem interessante e explicativo.. Agora eu vou poder fazer minha tattoo com o Leao da tribo de Juda, sabendo que ele simboliza Jesus.. Irei escrever Yeshua Hamashia.. Sempre quis fazer um leao e tatuagem pra mim tem que ter significado, entao que seja pra homenagear o nosso guerreiro Jesus Cristo! Rei dos Reis de todos os Reis pelo menos pra mim.. esse sim foi realeza, do amor !Obrigado !!!

    Responder
  • Flavia disse:

    Obrigada pela explicação! Gostei muito desse site

    Responder
  • Flavia disse:

    Confesso que fiquei um tanto triste com alguns comentários escritos aqui, mas lembrei de uma passagem em Zacarias 4.6 “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito”, irmãos oremos para que assim como Jesus tocou em nossos corações, Ele também possa dar entendimento de sua Palavras a todos. Esta é a minha oração.

    Responder
  • Caio disse:

    Eu tenho uma tatuagem com o leão de judá no braço, e como estou á procura de um emprego, eu procurei uma explicação mais clara do que a minha para que eu possa explicar bem na hora da entrevista se caso perguntarem sobre… Me ajudou bastante este blog e entendi melhor também. Obrigado. Caio M.

    Responder
  • O Guardião de Anup disse:

    Eu ainda concordo com a posição descrita acima, onde o Leão de Judá (ou Leão da Tribo de Judá) não pode ser Jesus Cristo. Se a tribo de Judá era uma tribo de Judeus (e os Judeus ainda esperam a vinda do messias, aceitando Jesus Cristo como um profeta), logo, aguardemos a vinda do Messias para, após, chamarmos esse messias de Leão da Tribo de Judá.

    Agradecimentos a Márcia Lemes Silva e Vanda

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Então tá. Fiquem aguardando o Messias. Para nós ele já veio.

      Responder
  • alvaro michel disse:

    irmao andre oq vc diz sobre alguem que é cristão evangelico, batizado no espirito santo, mais que
    por receber este ensinamento desejou tatuar seu corpo com uma imagem do leao da tribo de juda?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alvaro, sobre essa questão de tatuagem escrevi esse artigo aqui: Posso fazer uma tatuagem mesmo sendo cristão? ~> http://bit.ly/12Bzd1J

      Responder
  • Silveira disse:

    O amor está acima da compreensão humana… somos todos filhos de um mesmo Pai espiritual que nos ama… portanto somos todos irmãos e da mesma descendência perante Aquele que habita nas alturas!
    Jah Bless…

    Responder
  • jose carlos s. guimaraes disse:

    sobre tatuagem! nao devemos tatuar nosso corpo porque Deus nos criou sua imagem e semelhança e Deus nao tem tatuagem.

    Responder
    • Luiz Rafael Ribeiro Dias Chagas disse:

      Sr. José, em Apocalipse 19:16 nos relata q Cristo terá no seu manto e em sua coxa inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
      Já não nos daria a entender que não há nada contra? Apenas expondo minha opinião… É o q eu acho!

      Responder
  • Wellington Pinheiro disse:

    E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
    Mateus 2:6
    Sendo assim acredito que Jesus é o leão da tribo de Judá, obrigado por tirarem minhas dúvidas !!!

    Responder
  • Marcos Ferreira disse:

    O status de Rei de Israel que Jesus Cristo tem, tanto quanto ser chamado Leão da tribo de Judá, claramente colocada na Escritura, não vem da genética, mas do Direito. Jesus não é filho de José, mas era considerado como tal na cultura judaica. Segundo a carne, mas não por genética e sim por direito, ele é filho (descendente) de Davi. Por outro lado, Jesus não é também geneticamente filho de Maria, que foi apenas um instrumento para a formação do corpo do Filho do Altíssimo. Por questão de direito, Maria foi considerada mãe dele. Embora não tenhamos provas exegéticas, supomos que ela era também da descendência de Davi, o que dá a Jesus duplamente o direito de ser considerado herdeiro do trono de Israel. Ao colocar isto, estou afirmando também que, geneticamente, Jesus não é descendente de Adão como nós. Adão é o cabeça de nossa raça decaída. Jesus é o segundo Adão, feito para ser cabeça de uma nova raça, de uma nova criação do homem. Para entender melhor esta colocação leia a pequena exegese que escrevi, sob o título “JESUS CRISTO É DESCENDENTE DE ADÃO?”, clicando o link adiante ou copiando e colando no endereço do navegador – http://pt.calameo.com/books/0002757276ccfc514a1bd. Depois, clique em “ler a publicação”.

    Responder
  • Miss. Iury disse:

    boa tarde apaz de Cristo.
    afinal jesus pode ou nao pode ser chamado de leao da tribo de juda?
    eu sou um jovem q esta começando a pregar, mas como eu nao tenho condiçoes financeiras de pagar um bom curço de teologia eu procuro as respostas na internete procuro debates descuçoes sadias da palavra de DEUS, pra q eu possa aprender e tirar as minhas duvidas, e levar a palavra de DEUS o mais correto possivel.
    eu me perdi com esse debate, pela logica d q jesus nao é filho de José de sangue eu até concordo com opniao q foi colocada, mas se eu colocar a mae de jesus ele torna decendente da tribo de judá certo? mas aí vem o outro lado q concorda com q jesus é decendente da tribo de juda.
    mas aí virou foi uma bangunça uns batendo o pé q jesus era e outros q n. afinal oq é realmente certo?
    eu estou com uma pregaçao prontra pra pregar semana q vem confeço q ela ficou muito linda q todda honrra seja dada a DEUS mas se jesus nao é o leao da tribo de juda isso seguinifica q ela esta errada, e eu nao posso subir no altar e pregar um “falço evangelho” por favor esclareça de uma vez por todas está certo ou nao?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jesus é chamado de Leão da tribo de Judá na Bíblia. Leia Apocalipse 5.5.

      Responder
  • Fabio disse:

    Fiquei curioso agora em saber qual a explicação que o tal guia deu…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ele enrolou um pouco, não sabia muito da história realmente, ele focou mais na história do local que antes era uma instituição para tratamento de pessoas com vícios.

      Responder
  • Luiz Rafael Ribeiro Dias Chagas disse:

    Graça e Paz amados do Senhor. Em Deuteronômio 29:29 diz que existem coisas só a Deus cabe saber, então pessoal não vale a pena querer dizer quem está certo e quem não está. Vamos apenas Adorar ao único digno de td honra e td glória. Amém? Deus os abençoem.

    Responder
    • Aline de Sousa Costa disse:

      Amém!Só ele é digno de toda honra,todo louvor,toda adoração e toda glória

      Responder
  • Luiz Rafael Ribeiro Dias Chagas disse:

    Em Apocalipse 22:16 nos diz: “Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

    Responder
    • Aline de Sousa Costa disse:

      23Em João 4:23,24 nos diz:Mas Vem a hora e já chegou, em que os Verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em Verdade;Porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
      24Deus é espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em e em Verdade

      Responder
  • RAINEI PRESTES disse:

    1 JOAO 5:20 DIZ QUE ESTAMOS NO VERDADEIRO ISTO É EM JESUS CRISTO, ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA…..CERTO????

    EM JEREMIAS 10:11 DIZ: OS DEUSES QUE NÃO FIZERAM OS CEUS E A TERRA DESAPARECERÃO…….

    EM ISAIAS 44:24 DIZ: SOZINHO CRIEI OS CEUS E SOZINHO ESPRAIREI A TERRA….

    SE DEUS CRIOU SOZINHO OS CEUS E A TERRA E ELE DIZ QUE OS DEUSES QUE NAO FIZERAM OS CEUS DESAPARECERÃO…..E A BIBLIA DIZ EM COLOCENSSES QUE TUDO FOI FEITO POR JESUS POR ELE E PARA ELE……

    E DIZ EM TIAGO 2:19…CRES TU QUE DEUS É UM SÓ??? FAZES BEM ATE OS DEMONIOS CREEM E TREMEM….

    JESUS É O UNICO DEUS REVELADO NO MISTERIO DA PIEDADE….
    DEUS SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓIS……..EMANUEL QUER DIZER DEUS CONOSCO….

    LEIA APOCALIPSE 1:8 E EM SEGUIDA LEIA ISAIAS 44:6……..E COMPARE……

    JESUS DIZ QUE ELE É O EU SOU..REVELADO A MOISES EM EXODO 3………

    ABÇS…DIACONO RAINEI PRESTES.

    Responder
  • carlos bueno disse:

    Paz amados! para os que concordam ou não Jesus é o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ , e a explicação acima é muito boa e tem mais a palavra JUDÁ significa LOUVOR .Por isso ELE MERECE TODO O LOUVOR E GLÓRIA ETERNAMENTE.

    Responder
  • Leonardo Grangeiro disse:

    gente,,, ele é sim o leão da tribo de judá !!! é lógico isso,,, não adianta discutirr,,, até o pouco q li já diz tudo ,, não tem pra onde correr,,, releia todo a escrita e perceba em poucas palavras a razão ,, pra bom entendedor até o pingo do (i) é letra,,, se foi ele mesmo o criador o diealizador o competenet À terra prometida das 12 tribos,,, ele tem sim q ser chamado, lógico, claro e evidente dee…. Rei… Afinal Deus e Jesus é de todas as nações,,, não tem um lugar certo não,,, lembrem-se tudo é do pai!!!

    Responder
  • Honório S. Lima disse:

    Eu só quero entender porquê Jesus é o Leão da tribo de Judá(descendente da tribo de Judá) se Jesus é sumo sacerdote e a tribo de Levi é que foi escolhida por Deus para esse serviço(de sacerdote).

    Responder
  • Elder Ferreira disse:

    Quanta bobagem, e ignorância, José era Pai sim e ponto final. Os religiosos não ententem e ainda ficam loucos, não devemos discutir, apenas ama-los e ora por eles.

    Responder
  • Paulo disse:

    Seja como for, Jesus é da descendência de Judá e fim de conversa. A Bíblia diz que quando um homem se casa com uma mulher no Senhor, os dois se tornam uma só carne. Então, seja Maria ou seja José, Jesus vem da tribo de Judá.

    Responder
  • Meire Matias disse:

    André, que bacana podermos enquanto leitor fazermos esta interação democrática com o autor do post. Concordo com vc a respeito do tema. Entendo que suas postagens não tem o objetivo de mudar convicções, e sim, discutirmos como leitores maduros e educados que somos, para um maior esclarecimento e entendimento a respeito da Palavra de Deus, mesmo que algumas opiniões se divirjam. Parabéns! Deus continue te abençoando.

    Responder
  • lamartine disse:

    jesus esta voltando, se preocupem com a sua salvação, ela não esta em igrejas ,denominações, entidades ,ideologias humanas,seitas,ou heresias,não esta em maria ou josé,nem em israel ou juda a salvação esta em crer no senhor jesus,que coisa eim!
    pastor lamartine miisterio força e louvor

    Responder
  • Jorge disse:

    Eis que me foi autorizado abrir um dos selos, na qual digo a todos o pai deu os mandamentos a moises a quem chamam pai, portanto asseguro-vos que não é.
    moises foi escolhido pelo vosso pai e ao voltar do monte após 40 dias foi infringir os 10 mandamentos.
    *Adorar ao pai errado, (diabo)
    *Não perdoar aos irmãos, (matando as pessoas, irmãos).
    *foi fazer sacrifícios oferecendo sangue inocente, na matança de cordeiro, animais e ate criancinhas (tipificado no animal sem mancha o messias), matando e oferecendo o sangue se não a outro o vosso pai, o diabo.

    E que ninguém vos engane, toda vez que mataram infligiram a lei, oferecendo o sangue ao vosso pai o deus de abraão, isaque e jacó.
    Craquem em mudar os nomes e a verdade em mentira…

    O conselho dado pelo messias, examinem as escrituras…

    Responder
  • JOAQUIM CARNEIRO disse:

    Leão da Tribo de Judá: Apocalipse 5.5
    Este termo é uma profecia referente a Jesus, que viria da tribo de Judá. O leão é um símbolo de força e realeza, por isso Jacó profetizou que “Judá é um leãozinho” (Gênesis 49:9). As tribos de Israel tinham bandeiras de batalha que os exércitos iam ao combate empunhando suas flâmulas. E Judá tinha um leão na sua bandeira como símbolo de que o Senhor ia adiante deles.

    Responder
  • aquiles disse:

    Queridos irmãos a geneologia de Mateus fala . A geração de JESUS filho de ( Davi ) E fala Davi filho de Abraão. A qual no final continua falando Jacó ( gerou ) à José, a qual ( não gerou à JESUS ) mas era marido de Maria ( da qual nasceu JESUS ) .Isso esta esplicito.JESUS nasceu de Maria não de José.
    Fiquem na paz.

    Responder
  • Wagner Lopes disse:

    TITO 3:9

    Responder
  • cleber disse:

    boa tarde amados enquantos vc discutem quem e filho de quem varias vidas são tragads pelo inimigos de nossas almas ,o importante que todos são filhos de Deus.amem

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.