O que significa primícias?

Postado por em: O que significa isso?

O sentido bíblico mais comum da palavra primícia nos é revelada em Êxodo 23. 19: “As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.” No Antigo Testamento havia ordem de Deus para que o povo dedicasse os primeiros (e melhores) frutos de suas colheitas ao Senhor. Isso era feito quando esses frutos eram colhidos e levados aos sacerdotes como oferta consagrada a Deus no tabernáculo e mais tarde no templo. Era uma oferta de gratidão acima de tudo.

O que é primícias, festas das primícias, festa das colheitas?

Inclusive, existia uma festa anual que focava bem essa questão das primícias. Era a Festa das Primícias. “Também tereis santa convocação no dia das primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao SENHOR, segundo a vossa Festa das Semanas; nenhuma obra servil fareis.” (Nm 28.26)

Essa festa também era chamada de Festa das Semanas (Dt 16. 9-12), pois era realizada sete semanas após a Páscoa. Também era chamada de festa das colheitas e da sega (Ex 23.16), pois era realizada ao início das colheitas. E também era chamada de festa de pentecostes (At 2.1; Lv 23.16), pois era realizada no quinquangésimo dia após a Páscoa.

Existem também outros sentidos da palavra primícia na Bíblia:

Aquele que creu primeiro: “saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” (Rm 16.5)



Você precisa se preparar melhor para fazer a obra de Deus? CLIQUE AQUI, vamos te ajudar!

A primeira bênção que Deus dá aos seus fieis: “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.” (Rm 8.23)

O primeiro na ressurreição final: “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.” (1 Co 15.23)

Lugar de prioridade entre as criaturas: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” (Tiago 1.18)

Os primeiros a serem apresentados a Deus: “São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro” (Ap 14.4)

Atualmente, como não estamos mais debaixo das leis cerimonias do Antigo Testamento, não observamos mais essas festas e nem as ordenanças sobre as primícias descritas ali. Porém, o sentido de dar o nosso melhor a Deus é preservado no Novo Testamento, principalmente como indicam dois textos que gosto muito:

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força e amarás o teu próximo como a ti mesmo…” (Mc 12.30). Aqui vemos claramente o conceito de primícias sendo aplicado de nossa vida para com Deus e para com nosso próximo.

“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça…” (Mt 6.33). Aqui também temos o conceito de “priorizar” encontrado nas primícias.

Quem cumpre esses mandamentos está dando a Deus as primícias em todas as áreas de sua vida! E o Senhor se agrada muito dessa nossa atitude!

Gostou deste artigo? Receba nossos novos artigos em seu e-mail (CLIQUE AQUI)

Tem 32 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 5 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente. O presbítero André Já escreveu mais de 1050 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Baixe agora

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

115 comentários

  • Mirian Leal disse:

    Que bom ,poder tirar tantas duvidas ao mesmo tempo.É um verdadeiro estudo bíblico.Que Deus abençoe e te capacite cd vez mais,nesse dom .Obrigada por nos mostrar a verdade ,e nos ajudar a crescer ,mediante a palavra de DEUS.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mirian, fico grato pelas palavras! Deus abençoe!

      Responder
  • Milton disse:

    Olá amados!
    1º Co.15:20 diz tudo. Jesus é primícia dos que dormem.
    A mesma se cumpriu de forma satisfatória diante do Pai, pois ele é o primeiro representante do homem ressurreto no reino celestial.
    Sendo assim, nele todos ressuscitaram santificados independente de ofertar isso ou aquilo.
    Fora dele todos estão mortos sob maldição ofertando algo ou não.
    Primícias sempre aponta para o primeiro. Na escolha e na Oferta.
    Na escolha…
    Deus espera que em toda escolha que fizermos ele seja sempre o primeiro, ou a razão.
    Qualquer coisa que traz satisfação a alma como, o time predileto, a aquisição de bens, ou o cumprimento farisaico de uma organização religiosa, e isso, for o que ocupa o primeiro lugar no coração. Então erramos na escolha.
    Na Oferta…
    Em matemática o primeiro representa sempre 01 unidade, enquanto dízimo representa a 10 décima parte de 100 ou de um todo.
    Logo primícia é um fruto uma unidade, sempre representando o primeiro.
    Exemplos práticos na agricultura.
    Quando a figueira do Hebreu projetava seu primeiro fruto, esse já era por determinação santificado ao Senhor.
    E aí… se ele tivesse mais de um pé, 10 por exemplo?
    Então seria 10 bagos representando um por pé, ai entra primícias no plural.
    Poderia ser varias espécies de frutos, conjunto de primícias ou molhos.
    Tomei como exemplo a figueira do Hebreu.
    Logicamente que o Hebreu não permanecia o tempo todo embaixo da figueira esperando apontar o primeiro bago para consagrá-lo pois seria impossível.
    Outro exemplo prático na pecuária.
    A vaca do Hebreu gera um bezerro por cria, o primeiro é sempre um.
    A leitoa do Hebreu gera cinco leitões por cria, o primeiro é sempre em.
    Por isso, na matemática celestial o primeiro sempre é representado por um.
    Lembrando que as primícias como os ritos, e festas Judaicas, sempre apontavam para a obra de Cristo que foi primeiro e o único que subiu da morte, entrou no Santuário celestial, e levou consigo seus molhos os quais somos nós os remidos.
    Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifícios de louvor, isto é, o frutos dos lábios que confessam o seu nome. Hb. 13:15
    Amados, não pretendo causar polemicas nem debates infrutíferos ou afrontar a crença de quem quer que seja, mas aprender sempre e contribuir para edificação da fé dos que aceitam a Cristo.
    A paz a todos…

    Responder
    • geremias batista cavalcante disse:

      excelente comentário, tu és batista fundamentalista?

      Responder
    • Claudio Abreu disse:

      Milton, não sei a quanto tempo escreveu este comentário, mas quero parabeniza-lo, não sei se concordaria contigo em outros temas, mas me alegrei com sua visão, digo isso porque temos pessoas que não se identificam e no decorrer do assunto, só la no final é que se vai perceber que é alguém que guarda o sábado ou coisa do tipo. Mas pelo comentário, percebo que é alguém culto que examina a escritura e respeita as pessoas em suas denominações.

      Responder
    • Regino disse:

      MUITO BEM MILTOM, ESSE É O VERDADEIRO FUNDAMENTO..DES TE ILUMINE MAIS AINDA ,E ABRA A MENTE DOS QUE LERAM ESSE SEU COMENTARIO

      Responder
    • Luís Eugênio Cargnelutti disse:

      Amém! Obrigado pela contribuição.

      Responder
  • Edvaldo Ferreira Bastos disse:

    Meu querido Pastor,muito boa tarde.Seus estudos e comentarios tem sido muito gratificante para minha vida.Que Deus continue abençoando o senhor grandemente,Tenho uma pergunta:A oferta sacerdotal tem algum valor especifico,ou seja,tem uma percentagem certa,e se está contido na Biblia.No aguardo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Edvaldo, não entendi bem o que seria essa “oferta sacerdotal”. Poderia me dizer onde leu isso na Bíblia?

      Responder
    • ZENAIDE FALCÃO disse:

      ACHO QUE ESSA OFERTA SACERDOTAL SERIA AS PRIMÍCIAS.

      A QUEM DEVEMOS ENTREGAR AS PRIMÍCIAS E AONDE
      No livro de Números, Deus chama Arão e passa para ele direções acerca da sua função sacerdotal e deixa bem claro que as PRIMÍCIAS seriam direcionadas a ele.
      (Deuteronômio 18:3-5) “Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja boi ou gado miúdo; que darão ao sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho. Dar-lhe-ás as PRIMÍCIAS do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as PRIMÍCIAS da tosquia das tuas ovelhas. Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que assista e sirva no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias”

      Por isso hoje devemos entregar as PRIMÍCIAS para o Pastor Titular do Ministério, pois ele é o sacerdote em exercício que Deus levantou para nos ministrar.
      COMO CALCULAR O VALOR DAS PRIMÍCIAS

      Dentro da cultura judaica as PRIMÍCIAS eram entregues na primeira colheita, dentro da nossa cultura a colheita é mensal, recebemos o nosso salário mensalmente, a média mensal de dias é de 30 dias, então iremos pegar o valor do nosso salário e dividir por 30, o resultado desse cálculo, representa o valor da PRIMÍCIA.
      Ex: Salário de R$ 1200,00 dividido por 30 = o valor da PRIMÍCIA é de R$ 40,00.
      RESULTADO DA ENTREGA DA OFERTA DE PRIMÍCIA
      A PRIMÍCIA santifica o dízimo.
      Veja a grande revelação dessa oferta, muitas pessoas são fiéis com os seus dízimos e ofertas, mas não conseguem alcançar vitória em suas vidas financeiras.
      Veja o que diz o livro de Romanos 11:16 , “ E, se as PRIMÍCIAS são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.”
      Os nossos dízimos e ofertas representam a raiz de toda arvore financeira da nossa vida, quando entregamos as PRIMÍCIAS, os nossos dízimos são santificados e por consequência todos os ramos também, por isso, não perca essa oportunidade de mudar a história da sua vida financeira através dessa revelação.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Que loucura é essa?! Sinceramente nunca vi tanta erro junto. Romanos 11.16 está dando um exemplo e não fazendo uma lei para seguirmos.

        Responder
      • Gil de Andrade disse:

        Graça e Paz.
        Como é de conhecimento de todos, no cristianismo, ou cristandade.
        Não se tem a figura do ente sacerdotal, poi todos nós somos sacerdotes.
        E temos um altar, que NÃO TEM DIREITO DE COMER quem serve ao tabernáculo.
        Como este comentário tem uma conotação que refere-se a ritos judaizantes, vale a pena lembrar que Cristo, quando na mudança de sacerdócio, ABOLIU tais rituais, que não aperfeiçoaram em nada o homem. Eram apenas sombra das coisas futuras…
        Ser sacerdote, com estola sacerdotal, ter levitas, ISTO NÃO SÃO PRÁTICAS CRISTÃS.
        Não é uma exclusividade de uma única pessoa, uma vez que todos nós podemos profetizar (pronunciar, anunciar a Palavra de Deus).

        Não esquecendo de praticar o bem, não esquecendo o irmão necessitado.
        A maior oferta que podemos dar ao Senhor, é nós mesmos.

        “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
        E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

        Romanos 12:1,2

        “Por Ele [JESUS], pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
        Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.”

        Hebreus 13:15,16

        Responder
  • Marcelo Domingos Tibola disse:

    Paz do senhor irmão.
    Gostei destes artigos que tu publicastes, é muito útil para aqueles que tem sede de sabedoria, muito obrigado DEUS, por usar o irmão André, para nos mostrar muitas maravilhas do reino de DEUS.
    Que DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO CÉU DA TERRA E DE TODO O UNIVERSO continue te abençoando e te usando de maneira poderosa para nos dar entendimento das leis do SENHOR, AMÉM.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Marcelo!

      Responder
  • rodolfo santos ferreira disse:

    Boa noite irmão.Sabe aonde eu consigo uj curso de teologia online?No aguardo.A paz.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rodolfo, não tenho conheço bem nenhuma escola nessa modalidade.

      Responder
      • Panda disse:

        Saúdo amados irmaos com a paz do Senhor…. fui pesquisando sobre a materia do Dizimo e constatei uma preocupaçao, e acredito que ao partilhar com amados será benefico nao so para mim mas tambem para os demais… A principio Cristo é o fim da lei Rm 10:4, a nossa aliança hoje esta fundada na graça… kuanto ao dizimo, segundo a busca k fiz, O termo dizimo aparece no livro de Genesis 14:20 quando Abraao deu dizimo ao Melquesedeque. Esse evento foi antes da lei.
        e o que entendo é k o dizimo nao esta sobre a tutela da lei porque o dizimo vem antes da lei.
        Qual é o teu ponto de vista a respeito do meu esboço irmao André…

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Panda, essa questão do dízimo hoje em dia está muito satanizada. O dízimo não é lei, isso é óbvio, é um referencial na época da graça de como contribuir com a obra de Deus minimamente.

          Responder
          • Assis Saraiva disse:

            Paz do Senhor! Esse referencial está em qual livro do Novo Testamento?
            As primícias do meu salário é destinada atualmente ao meu Pastor?

          • André Sanchez disse:

            Assis, desculpe, não entendi sua pergunta. Pode refazer?

          • ricardo disse:

            resumo” o dízimo é um ato de fé.”

    • Lucilene disse:

      http://www.etm.net.br/
      Olá Rodolfo Santos Ferreira ! Tudo bem ? entre neste link ,É uma escola Ministerial é por aula-video..Excelentes professores…entre em contato com eles para saber mas.
      Faço aula a 9 meses,estou aprendendo muito…Pode ser implatado no ministério no qual vc congrega…abrss e fique na Graça e Paz…

      Responder
      • Regino disse:

        Lucilene ,,essa sabedoria aí a qual vc está recomendando para o Rodolfo….para DEUS é esterco,lixo,,,pois o homem que prega a verdade do evangelho,ele prega pelo Espírito e nao pela letra,,pois a pregaçao pela letra,de nada aproveita,,pois foi decorada,estudada,premeditada,preparada em casa,é comida requentada,,,,mas a pregaçao pelo Espirito,,é revelada por DEUS,,é comida quentinha vindo do trono de DEUS,,e o homem é somente um porta voz,um vaso usado por ele.e esse que prega nao é chamado de pastor , e sim de servo de DEUS,,

        Responder
    • regino disse:

      rodolfo,,,nao existe nas escrituras sagradas que alguem tem que estudar teologia pra levar o evangelho da salvaçao ao povo,,a nao ser que seja pra enganar o povo com palavras de sabedoria humana,,enganando o coraçao dos simples,,,ROMANOS 16:17….o apostolo paulo disse : quando vim ter convosco nao vim com palavras de sabedoria humana ,mas com sabedoria do céu,,,,,paulo pregava o evangelho de graça como ordenou o salvador JESUS,,, e essa tal de teologia veio pra levar o rebanho todo para o matadouro espiritual.

      Responder
      • AdelinoGoiano disse:

        Regino, Paz! Acredito que você não conhece o que está falando, nem tem propriedade de causa, mais um que avalia pelo “ouvi dizer”. No modo simples Teo=Deus e logia=Estudo, conhecimento. A teologia de dá base bíblica e histórica, filosófica, psicológica, arqueológica e muito, muito mais sobre a Bíblia, Deus, Jesus, Espirito Santo, Igreja, Sociologia. É fato como qualquer “logia”, ou seja, estudo ou conhecimento de leva um autoconhecimento crítico, religioso (quando é o caso), filosófico de qualquer assunto. Leva-te criticar e avaliar qualquer tema o qual você aprofundou. Se você critica a teologia, então você está criticando o próprio autor desse artigo: André Sanchez mesmo não dizendo que é teólogo acredito que seja, pois vejo defender causas polêmicas, que só um teólogo ou um exímio estudioso bíblico, poderia se arriscar á fazê-lo. Como concordar ou não, é subjetivo, eu não concordo com todas as suas defesas, porém, a maioria é real e bom para conhecimento, e de fácil compreensão pelos leigos. No entanto, na minha concepção a Teologia não é para todos cristãos. Nem todos têm condições de conhecer tudo de uma vez, não saberiam o que fazer, e vejo muitos auto insuflar e tornam-se pedra de tropeço para Igreja. Muitos não suportam a verdade: desviam-se. Muitos “usam o conhecimento para descascar (R$) os irmãos mais simples, com a teologia extra bíblica” a exemplo: teologia da prosperidade. Mas se tem estrutura vá e faça Teologia Deus tem algo especial para você. O conhecimento é uma riqueza que ninguém consegue te tomar. Quem te enganará se tu tens o conhecimento?

        Responder
        • Regino disse:

          é adelino a cegueira espiritual é a pior que tem,,,pois o médico nao pode passar receita de óculos,,,,mas talvez um dia DEUS abra sua mente e tire o lixo que colocaram,,,DEUS te ilumine

          Responder
          • AdelinoGoiano disse:

            Sim Deus abriu a minha mente! Me libertou da cegueira do pecado e da morte. Abriu meus olhos e me mostrou que somente Jesus ó Cristo salva, salva e liberta. Como um doente precisa de medico, eu preciso de Jesus, que limpa de toda imundícia. Entretanto a sabedoria é Deus que dá! E em abundancia! Mas o conhecimento é eu que devo buscar, nem todos é felizardo como Paulo que deve revelações diretas de Jesus, o chamado para salvação é para todos através do Espírito Santo, mas conhecer os atributos de Deus, e sua palavra dependerá de eu enfiar a cara nos estudos baseados principalmente das Sagradas Escrituras. Estudar e saber nunca é demais. Agora engessado e retrogrado perde muito no saber das riquezas de conhecimento que uma simples dedicação de conhecer a Teo e fazer uma boa “logia” sobre Ele.

          • Regino disse:

            adelino,,conheço pessoas analfabetas que nunca leram a biblia inteira,,,,,mas o Espirito Santo lhe ensinou tudo,,,e outrs que leram as ecrituras 5 vezes e nao conseguem entender os mistérios das sagradas esecrituras,,,,,pois DEUS oculta essas coisas aos sábios e entendidos e revela aos pequenos…e quem sao os entendido?? porventura nao esses que procuram a teologia ?,,mas os pequeninos procuram entendimento pelo Espírito Consolador,,

  • Carla dias disse:

    Muito bom tirar tais dúvidas, minha leitura bíblica ficou mais clara e mais rica. Deus te abençoe, grandemente.

    Responder
  • daia disse:

    paz pastor andre,minha igreja esta dando um curso de lideres,onde estudamos sobre primicias,mas no livroe dito que as primicias sao dadas ao pastor isso e correto nunca ouvi falr disso?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Daia, primícias é coisa do antigo testamento, ligado ao sacerdócio levítico. Nos nossos tempos isso não existe mais. Alguns pastores têm usado essa história de primícias para extorquir dinheiro das pessoas. Cuidado!

      Responder
    • regino disse:

      olá Daia nao caia na labia desse homem que se diz pastor,,querendo ganhar dinheiro a custa do suor dos outros,,,pois o profeta ezequiel ja profetizava dizendo ..que os pastores comem a gordura e se vestem da lã das ovelhas ..ezequiel 34,,,,se vc quer servir a DEUS procure o verdadeiro pastor,, a saber o senhor JESUS CRISTO,,esse que deu a vida por ti.,,,o povo tá confundido com as falsas doutrinas na terra,,onde o lobo devorador está massacrando o rebanho sem dó veja …..,,,Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; Atos 20:29,,Abra seus olhos,,,pois todo lugar onde se cobra dizimos ,,primicias ,pastores recebem salario pra pregar,,,é falso evangelho,,,pois vivemos no tempo da graça e nao na lei,,,pois a biblia diz que …..separados estao de CRISTO todos os que se justificam pela lei.galatas 5:4 se alguem quiser saber sobre o verdadeiro evangelho…passo pra vcs de graça como eu recebi…pois o senhor JESUS disse : de graça recebeste,,de graça dai…

      Responder
      • Claudio Abreu disse:

        Agora entendo o motivo do agressivo Regino, é que ele fica na igreja que espera vir a palavra, caso contrário volta para casa sem, lamentavelmente se alimenta de confundir a mente de quem ja se achegou ao evangelho, mas se não estou esquecido, lá é pecado, televisão, rádio, internet e coisas do gênero, logo temos um desobediente.

        Responder
        • Regino disse:

          claudio,,nao vi aqui nenhuma agressividade,, falar a verdade nao é ser agressivo..,,DEUS nao deixa seus filhos sem a palavra,,nunca ,!! agora, receber uma falsa palavra, sem a guia do Espírito Santo ,,é comer comida azêda faz mal para o intestino,e em nenhum momento tentei confundir a mente de alguem ,,e sim abrir a mente dos que tem ouvidos e nao ouvem ,,tem olhos mas nao enxerga,,e pelo que sei tv, rádio, internet nao é pecado,,pecado é alguem conhecer a verdade e ensinar a mentira,como fazem os falsos ensinadores do evangelho da atualidade,,,,,

          Responder
          • Claudio Abreu disse:

            Obrigado Regino, na verdade não esperava uma respostar assim de sua parte, e pelo fato de não ter se identificado como membro de alguma igreja e ter tanta repulsa contra pastores, não precisa muita inteligência para saber que é da CCB, o que me entristece no tocante aos irmãos da igreja que citei é monopolizar a salvação, crendo que só há salvação para quem pertencer a esta denominação, minha tristeza é o fato de ter conhecido algumas pessoas e estudado com afinco os escândalos, tomar uma postura desta forma contra pastores, há homens santos que são pastores assim como há homens santos que são anciãos, sinto tristeza em querer cumprimentar uma pessoa e ela virar a cara porque pertence a outra denominação, e Hebreus 12:14 não fazer efeito, pode ter toda a santidade, mas se não seguir a paz com todos ninguém verá ao Senhor, quanto ao que eu disse em pessoas que já estão no caminho, é pelo fato de estar sofrendo exatamente isto onde estou semeando, estou entrando em lugares onde eles não vão, e pela misericórdia do Senhor algumas pessoas estão conseguindo se livrar das drogas, alcool e outros vícios, mas quando estas pessoas que antes estavam nas drogas e ninguém ia estão sendo discipuladas, estão chegando e dizendo: essa não é a verdadeira graça, eles são seita, e assim, muitas vezes a pessoa nem consegue ficar onde esta e nem fica onde os levam, e o mais triste, é que quando estas pessoas caem, simplesmente o ignoram ou excluem dando condenação em vida, e na cidade onde estou trabalhando para Jesus, duas mulheres se mataram por acreditar que estavam condenadas como a igreja lhes pregaram. o que temos que lembrar meus irmãos é que já UM rio cujas CORRENTES alegram a cidade de Deus, o Rio é UM, mas as CORRENTES são várias, onde o sr. congrega é uma corrente deste rio que alegra a cidade de Deus e onde eu congrego também é, vamos cuidar quanto a generalização, eu seria insano em dizer: todos os anciãos são lobos assim como é insano quem diz todos os pastores são lobos, sou filho de pastor, homem de Deus e sigo o pastorado como você disse, o dom de pastorear ou como queira dizer, mas jamais diga como estas fazendo, todos são ladões? eu sou um dos que contexto e repudio os mercantilistas do evangelho, sou compositor e uma das minhas ultimas composições é uma musica chamada: “Lobos” onde reprovo as ações destes que se dizem pastores mas não são, só não posso generalizar e muito menos condenar, todos sabemos que Jesus é o SUMO PASTOR, mas foi o mesmo Senhor que deu uns para… e outros para pastor, e por gentileza, querer dizer que não é ministério e é apenas o dom? só na hora dos pastores que é dom? os demais não?
            abraço fraternal em Cristo meu irmão, não vou continuar a comentar esse assunto, mas quero parabeniza-lo pela resposta, em comparação as demais que o sr. deu eu imaginava algo um tanto desagradável, agradeço a atenção.

      • Delei Braz disse:

        amem

        Responder
  • helon disse:

    boa noite homem de DEUS hoje em dia a luz da palavra o que ha de se dizer sobre primicia na vida dos pastores.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Helon, primícia na via dos pastores é eles cumprirem a missão que Deus lhes deu. Não há nada do Antigo Testamento que era aplicado aos sacerdotes que devamos aplicar hoje em dia no tempo da graça

      Responder
  • josimar ferreira disse:

    primíciar é honrar o pastor que deixa de viver a sua vida para cuidar da vida da igreja .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Josimar, isso não tem embasamento bíblico na Nova Aliança

      Responder
    • Regino disse:

      totalmente errada sua resposta,,,,,pois o unico pastor que é digno de toda onra e toda gloria, se chama JESUS CRISTO,,,,os outros sao mercenários

      Responder
  • helon disse:

    obrigado André, eu agora me sinto a vontade para discutir este assunto com a liderança do meu ministério pois converssado com DEUS fiquei com o coração tranquillo, o que existe são pessoas penssando em si próprias em vez de penssar no que JESUS fez, ELE não viveu um so momento por ELE mesmo e sim para o próximo e não pediu nada por isso, no único momento em que viveu algo por si própio ainda sim ele disse, seja feita a Vossa vontade e não a minha. Creio que o segredo esta ai em saber a vontade de DUES e não do homem. Agradeço a DEUS por sua vida…..

    Responder
  • josimar ferreira disse:

    PARA HONRAR O PASTOR O APOSTOLO BISPO REVERENDO NÃO PRECISAMOS DE EMBASAMENTO BASTA SERMOS GRATO A QUEM TANTO NOS SERVE

    Responder
    • helon disse:

      meu bom amigo josimar é de DUES ser grato ao pastores, porém acho que não pode ser um conceito, como se DEUS não ouvisse nossa oração por não realizar a primícia na vida do obreiro do Senhor,.DEUS aceita ser grato com liberalidade e não por obrigação.

      Responder
      • regino disse:

        helon,,entenda uma coisa,,,temos que ser gratos somente a DEUS ,,pois toda honra e gloria é dado somente a ele..,,na antiga aliança o povo tinha moises como mediador entre o povo e DEUS,,,mas hoje depois que fomos lavados pelo sangue do cordeiro,,o unico mediador entre nos e DEUS é somente Jesus Cristo,,,,,esse sim é o pastor verdadeiro,,,,os outros so querem mesmo a la das ovelhas,,leia joao cap´10 e ezequiel 34 ,,peça de DEUS conhecimento,,para nao ser enganado por eles,,,,pois o nosso DEUS disse,,o povo perece por falta de conhecimento…

        Responder
  • josimar ferreira disse:

    pastor André ninguém é obrigado dar primícia nós somos livres para ofertar dizimar e primíciar quando estamos primiciando sabemos que o dinheiro vai para o pastor mas mesmo assim nos sentimos honrados

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim, Josimar, ofertar não é pecado… o erro está em condicionar bênçãos a esse ato

      Responder
  • josimar ferreira disse:

    graças a Deus que em nossas igrejas não funciona assim o que temos é um coração voluntário a ofertar ao senhor e ele está nos prosperando um abraço pastor André

    Responder
  • eliene amorim disse:

    tivemos um estudo titulado prosperidade biblica onde o pastor disse que,do nosso salario tiramos primeiro a primicia,depois e que tiramos o dizimo ,isso e biblico?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não. Peça a ele para mostrar onde na Bíblia diz isso. Ai você estuda com profundidade o texto e contexto.

      Responder
    • regino disse:

      os eliene ,nao creia Nesse que se diz pastor,,,é tudo mentira,,,pra enganar os leigos ,LEIA lE rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
      Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

      Romanos 16:17-18

      O dizimo juntamente com as outras 612 era uma ordenança do antigo testamento,,,e hoje vivemos pela graça e nao pela lei. e se esse homem esta dizendo que vc tem que dar dizimo e ,primicias , ,,,,,se ele recomenda o dizimo, e despresa as outras ordenanças ,,ele esta colocando o povo debaixo da maldiçao,,,confira ::Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.Tiago 2:10 ,,,,,,,,,,,,,,Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
      Gálatas 5:4 ,,,,,,,,por isso leia as escrituras em vez de acreditar nesses falsificador da palavra de DEUS,,DEUS te ilumine

      Responder
      • Caio disse:

        Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
        Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
        Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
        Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

        Mateus 5:17-20

        Responder
        • Regino disse:

          caio vou te fazer uma pergunta,,,,vc cumpre as outras 612 ordenaças da lei ,??? ou somente o dizimo que seu falso ensinador lhe falou ? se cumpre somente o dizimo e nao cumpre as outras …esrá debaixo da maldiçao ,,,assim diz as escrituras sagradas…vc vai pelas escrituras ou vai pelo seu pastor ??? pois o nosso pasator JESUS CRISTO nao cobrou nada disso..

          Responder
        • Renato disse:

          Querido irmão, estou em duvida e quero deixar uma pergunta sobre a transliteração bíblica no que se refere a letra(J),pois se não estou enganado esta letra só passou a existir a partir do século XIV. Agradeço,se algum dos irmãos em Cristo poder me iluminar sobre essa questão.

          Responder
        • Gil de Andrade disse:

          Amado irmão Caio, vejo que você tem conhecimento bíblico, e isto é muito bom. Porém como não poderia deixar de ser vou dar minha pequena contribuição. No livro de Hebreus, no capítulo 7, temos um capítulo inteiro dedicado ao assunto de DÍZIMOS, e o que vemos no versículo 18, deste referido capítulo é a seguinte citação:

          “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade”
          (Hebreus 7:18)

          Ou seja, o DÍZIMO, foi ABOLIDO.

          Graça e Paz.

          Responder
      • Ejane Ferreira Texeira disse:

        Prezado Regino, qual o seu problema? Se voce quer dizimar, ofertar, dar primícias, faça-o. Voce deseja tanto que Deus ilumine os irmãos, peça também ´para que ele te ilumine. Pelo jeito voce levou uma lavagem cerebral das grandes. Agora é minha vez: Oro a Deus para que Ele te ilumine e que o Espirito Santo de Deus te conduza. Amém. E a Igreja diz:…………..

        Responder
  • ALDER JOACY disse:

    o importante e que Deus deu o que a di melhor, terra,agua, vegetação, arvores frutiferas, animais, passaros,luminares sol, lua, estrelas eo ar que nós respiramos, a presença do Espirito Santo ea sua infinita misericordia eo seu Amor Agap: Agora basta a alma vivente ter o reconhecimento e dar do seu melhor ao todo poderoso. Em todas as areas, em todos requesitos ate mesmo em qualquer questionamento

    Responder
  • tania santos disse:

    Querido de Deus, obrigada pelas imformações que tens colocado nesta pagina, tem cido de muita valia. um abraço!
    Miss: Tania santos

    Responder
  • Maria Ocilene Rocha Lameira disse:

    Pr, André,sou a missionaria Ocilene, amei esta pagina e seu comentário ajudou-me bastante

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que benção, Irmã. Fica com Deus!

      Responder
  • Roberto Guimarães disse:

    Prezado André, o irmão como presbítero, membro de uma igreja Presbiteriana e professor de EBD da mesma, não concorda com a devolução do dízimo? Como foi sua última ministração na EBD sobre esse assunto?

    Notei que em suas citações, apesar de refutarem termos veterotestamentários, não sugeriram apoio quanto ao fato e a importância de sermos dizimistas.

    Estariam as igrejas cristãs fadadas aos cuidados do Estado, dos nossos governantes no tocante as finanças?
    Teríamos as contas sendo pagas pelo “Bolsa Igreja”?
    Seriam anistiadas todas as contas e compromissos da igreja?

    Quem é chefe do lar sabe muito bem o que significa pagar no fim do mês: Água, luz, telefone, alimentação, vestimenta, escola, medicamentos e tantas outras coisas mais, e quem não o faz é no mínimo omisso, irresponsável ou desempregado mesmo.

    Na igreja não é diferente! Ela tem gastos, necessidades básicas, bens duráveis e não duráveis que necessitam vez ou outra de manutenção, em alguns casos funcionários, tais como zeladora, secretária e etc., tudo isso requer recursos financeiros e quem paga a conta?

    Os dízimos bem como as ofertas servem para a manutenção da igreja em todas as áreas. Sem recurso a igreja não tem como tocar a obra, e não venham os mais “espirituais” dizer que DEUS É QUEM CUIDA!!! Sem dinheiro ninguém faz nada, a igreja fecha! É por isso que tem muito crente devendo, com nome no SPC, no Serasa, devendo até no mercadinho do bairro e não paga. Pense comigo, quem tem esse tipo de questionamento não se importa com a igreja, com a conduta dela diante dos homens, das leis e das suas obrigações.

    Alguns aqui rechaçam o Ministério Pastoral por receber sustento financeiro e rotulam os pastores com expressões e codinomes vulgares, e pasmem… usam a Bíblia afim de validar suas teorias e discordâncias.

    Sugiro ao dileto irmão já que aprecia a escrita, que publique as recomendações do apóstolo Paulo no que diz respeito ao sustento do Obreiro, do Ministro do Evangelho. Sei que o irmão tem conhecimento bíblico e não tomará interpretações pessoais, logo, as verdades contidas nas expressões Paulinas elucidarão as dúvidas de muitos aqui.

    Por fim querido presbítero André, penso que seu líder, o Pr. Alexandre, certamente é um homem de Deus, e tem sido honrado pelo mesmo, pela sua igreja e principalmente pelos que observam cuidadosa e voluntariamente as orientações bíblicas quanto a dizimar na casa do Senhor. Ele tem sido digno do seu salário.

    “Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho”.
    1 Coríntios 9:14

    Que o Senhor te guarde e te abençoe em tudo.

    Roberto Guimarães
    Pastor Batista

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Roberto, você fez confusão com alguns comentários isolados. Apoio sim o dízimo e, inclusive, sou dizimista a mais de 15 anos. O que não podemos é aplicar o dízimo da mesma forma que foi aplicado na Antiga Aliança, inclusive, como alguns fazem, invocando maldições e devoradores sobre a vida daqueles que não são dizimistas. Devemos explicá-lo de forma coerente e coesa e apontar seu papel na nova aliança da graça de Jesus.

      Inclusive já escrevi diversos artigos sobre o assunto e respondi diversos comentários e e-mails de pessoas perdidas nesse emaranhado de confusão que alguns têm feito sobre o assunto.

      Espero que tenha ficado clara minha posição.

      Fica com Deus.

      Responder
    • regino disse:

      roberto guimaraes….ninguem pode acrescentar ou tirar alguma coisa da biblia certo ? e quem disse que dizimo era pra manutençao de igrejas, e para salario homens que se dizem ser pastores e que na realidade sao mercenarios ( trabalham por dinheiro), … dizimo era alimento e nunca foi e nunca será dinheiro,, quem diz que é dinheiro está acrescentado o que DEUS nao colocou,,,por isso faz errar o povo sem conhecimento..se dizimo fosse dnheiro DEUS nao tinha mandado vender o que ja era especie,,VEJA..
      Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; Deuteronômio 26:12 ,,,,,,,,,,,,,,,será que era mesmo dinheiro e pra manutençao de igreja ? e sera´que era todo mês como os tais pastores mentem para o povo ?? acordem povoo senao cairao todos no mesmo buraco,,,,

      Responder
    • Regino disse:

      Roberto,,vejo que vc precisa muito entender o verdadeiro sentido das escrituras…pois o dizimo nunca foi para esses fins que vc citou aí,,,,os dizimos eram para sustento das viúvas ,orfâos,necessitados e levita,,e tambem nunca foi dinheiro, e tambem nunca era dado todo mês ou toda semana,,era dado de ano em ano ou em 3 em 3 anos,,, e porque eles só querem se for dinheiro ? e porque eles nao dão para quem as escrituras mandou entregar ? e porque ele só pregam o dizimo e nao aplicam as outras ordenanças ?, responda aí na sua mente e tire uma conclusao de tudo e veja que vc é mais um que foi enganado pelos falsos profetas que estao por toda parte enganando e sendo enganados,,,,,,,abra sua mente..

      Responder
  • regino disse:

    a verdade é que os pastores vao defender o dizimo com unhas e dentes até o fim,,pois se escondem por tras dessa ordenaça da lei para nao trabalhar,,,,mas porque aplicam o dizimo e nao aplicam as outras ordenanças ? resposta :: porque nao dá lucro !!! mas elem de estarem debaixo da maldiçao ,ainda colocam seus seguidores no mesmo caminho,,pois nao procuraram conhecer a verdade e seguiram os guias cegos…mas as escrituras sao claras quando dizem que os pastores se vestem da lã e comem a gordura das ovelhas ,,ou seja o dinheiro do povo,,que é suor e sangue.. eles pregam dia e noite o dizimo,,mas eles mesmo nao pagam,, e se pagarem vao tirar o dinheiro de um bolso e colocar no outro,, a aí pagaram pra quem ? pra eles mesmo !!! ou porventura vao mandar pra DEUS pelo correio.?? é por isso que a biblia diz ::Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
    Mateus 23:4,,,e quem disse que dizimo era pra pastor comprar modomia ?? o dizimo era para orfaos ,viuvas estrangeiros,necessitados e levitas,,,mas eles recebem e nao repassa pra nenhum desses citados,,por isso que sao chamado de ladroes no livro de malaquias, e eles dizem que esse mandamento é para o povo ,,mas na realidade é para eles…acordem povo cego ,,,siga Jesus CRISTO nao esses lobos cruéis,,

    Responder
    • Dhion Silva disse:

      Boa tarde, Regino!
      Gostaria de saber mais sobre você, pois tens argumentos fortes e contrários a muitos temas da bíblia, principalmente no que diz respeito a dinheiro.
      Você é convertido a Jesus? Congrega em alguma denominação? É casado? Tem filhos? Sua família está servindo ao Senhor Jesus?
      Sinto muita revolta em seus comentários, parece que se decepcionou com alguma coisa, talvez.
      Preciso aprender mais com você…

      Cordiais saudações.

      Dhion Silva.

      Responder
      • Regino disse:

        caro amigo Dhion..é com muito prazer que respondo a vc e te falo com muita clareza , e acho que vc vai concordar comigo,,pois o que falo está á luz da s escrituras,, é lamentavel o que estao fazendo hoje com a essencia do evangelho..tirando e acrescentado coisas nas escrituras para se autopromoverem financeiramente,,mas enquanto a gente nao enxerga essas coisas,,achamos que é normal,é biblico e vai se deixando levar,,,mas no momento que somos libertos.. e as escamas dos nossos olhos caem ,,aí passamos a analizar o tempo perdido que vivemos servindo aos homens corruptps da fé,,esvaziando nosso bolso,tirando o sustento de nossos filhos e dando aos que nao trabalham e se escondem por tras das escrituras para enganar os incautos,,..é como vc ter um socio e trabalhar de sol a sol e nao sabe que ele esta te roubando nas escondidas, mas quando vc descobre tudo,,vc passa a ficar atento pra tudo,,passa a conferir tudo ,,mas a primeira coisa que vc faz é separ a sociedade,nao é ???e semelhantemente é assim,tambem nas coisas de DEUS,,,quando conhecemos a verdade temos que nos apartar dos falsos profetas e sermos prostestantes ,,mas tudo conforme as escrituras,,para nao dar escandalo…hoje sei que a salvaçao é de graça..mas antes eu era ensinado pelos anticristos que tinha que pagar pra receber algo de DEUS…antes me ensinavam que quem nao der o dizimo nao é abençoado ,,hoje eu sei pelas escrituras que quem pagar o dizimo e nao fizer as outras coisasescritas no livro da vida,,,está debaixo da maldiçao……é por isso que o nosso DEUS disse,,o meu povo perece por falta de conhecimento,, irmao Dhion,,nao te conheço naoi sei qual evangelho vc segue ,,mas boa coisa vc fez em me contactar,,pois da mesma forma que eu recebi esse evangelho que ´é de graça,,,de graça eu te repasso..mas só se vc tiver realmente interessado na SALVAÇAO.. pois no tempo que vivemos só DEUS para abrir a mente do homem,,,deixo meu email reginooliveira@hotmail.com. caso queira saber mais sobre esse evangelho a qual nao é pregado na tv,radio, internet,etc…..fico no aguardo de seu contato,,,DEUS abençoe vc e toda sua familia,,,,

        Responder
  • marcio antonio do prado disse:

    obrigado irmão André essa matéria sera mto inportante para minha pregação. Pois ainda estou comesando a minha caminha. obrigado. Deus abençõe tua vida e dos seus.

    Responder
  • aline lopes disse:

    BOM DIA!!!
    MEU NOME É ALINE, ESTOU COMEÇANDO A MINHA
    CAMINHADA NA IGREJA SARA NOSSA TERRA A POUCO TEMPO,
    SÓ QUE NÃO CONSIGO ENTENDER MUITO A BÍBLIA, GOSTARIA DE
    PEDIR AJUDA.

    MUITO OBRIGADA

    A PAZ DO SENHOR IRMÃOS

    Responder
    • Milton disse:

      Cara Aline!
      Que bom que você esta na peleja da fé, continue assim e terá muito apoio de todos.
      Procure ler a Bíblia estudando sempre o contexto histórico da humanidade, só assim vai entender como nosso Deus se relaciona com suas criaturas que somos nós.
      Conhecer a Deus é conhecer a você mesma, sua origem, seu presente e seu futuro.
      Pergunte sempre, tire dúvidas e não se intimide.
      Fique na paz

      Responder
    • Regino disse:

      ALINE ,,TEM UM DITADO POPULAR QUE DIZ: ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO…MAS NO CASO DO EVANGELHO CUIDADO POIS ANTES ANALFABETO DO QUE MAL ENSINADO…PROCURE LER E ENTENDER A S ESCRITURAS ,,POIS OS PASTORES ENSINAM ELA DE MANEIRA DISTORCIDA PARA PROVEITO PROPRIO,,,MUITO CUIDADO,,,DEUS TE ABRA A MENTE..

      Responder
    • helon disse:

      Aline, a Paz do Senhor, gostaria de te falar e acredito que os cristãos também concordam, que existe um site chamado, http://www.bbnradio.org/wcm4/bbnbiportuguese/Home/tabid/2565/Default.aspx. que lhe proporcionará cursos gratuitamente, de grande conhecimento bíblico, baseados inteiramente na bíblia, tenho crescido muito escutando e fazendo os testes, e o melhor sem tomar partido de nenhuma denominação, conhecimento bíblico e tem feito algo que todos nós precisamos, comprometimento com a verdade. veja escute e pratique a bíblia. tem me despertado a ler continuamente a palavra do Senhor.

      Responder
  • reginooliveira@hotmail.com disse:

    josimar,,o unico pastor que merece toda honra e toda gloria se chama JESUS CRISTO…os outros sao mercenarios(trabalham por salario)o que DEUS quer de nós nao é dinheiro,,quem quer dinheiro sao os anticristos que se auto promovem pastores para viver do suor alheio..examine as escrituras para nao ser enganado por esses falsarios

    Responder
  • helon disse:

    Bom dia diácono, sei que este não é o lugar para postar este assunto, porém tenho uma dúvida, muito é falado e não explicado em templos de adoração ao Senhor sobre doutrina, bem, o que ouço é que doutrina mata, e sei que existem muitas doutrinas em varias igrejas diferentes, a minha dúvida existe alguma doutrina que seja bíblica, por favor, em sua resposta argumente com passagens para que eu possa ter embasamento. Que DEUS te oriente em uma resposta sábia. obrigado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Helon, todas as doutrinas que têm fundamentação bíblica são bíblicas. São milhares, seria complicado citar aqui

      Responder
    • Regino disse:

      helon ,,me contate por email, que te falarei da verdadeira doutrina ,,,sem compromisso ..aí vc vai comparar com as escrituras ,,se está ou nao de acordo,,,,,,,reginooliveira@hotmail.com………. Deus te abençoe

      Responder
  • Rafael Ferreira disse:

    André porque nos dias atuais falam mais em dinheiro do que amor? A pessoa ouve tanto falar que se sente obrigado a dar, aprendi que Deus só aceita quando estamos com os nossos corações em paz e por amor ao seu nome.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Também me pergunto isso, Rafael. Mas ainda temos pessoas fieis, graças a Deus

      Responder
  • Jose Claudio disse:

    Pastor André, Deus te abençoe pelo maravilhoso estudo.

    Responder
  • JOÃO BATISTA NASCIMENTO disse:

    PASTOR ANDRÉ SANCHES, NÃO RECEBA COMO AFRONTA, MAS PERGUNTO SE TODO O ANTIGO TESTAMENTO DEVE SER DESPREZADO.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não. A lei moral foi ratificada por Cristo e permanece.

      Responder
    • Regino disse:

      de todos os 10 mandamentos 9 estao repetidas no novo testamento, ,,menos o sabado… .e as outras ordenaças foram abolidas,,,,,,Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 2 Coríntios 3:14

      Responder
      • LUIS disse:

        Caro Regino, seu comentário sobre os mandamentos está correto. O 4o mandamento não é citado no NT, mas é praticado por Jesus e seus discipulos. No livro de Lucas 23:54, Atos 13:14,27,42,44;17:2 entre outros, o sábado é citado como dia especial para ouvir a Palavra do Pai. As leis cerimoniais, estas foram abolidas.
        Deus estava certo quando disse: lembra-te do dia de sábado, osra o santificar. Ele já sabia que seria esquecido. Vejamos Tiago 2:10.
        Que Deus abençoe a todos.

        Responder
  • Oliveira disse:

    André, celebrar hoje uma cerimônia ou culto das primícias seria válido, considerando que é um ato pertinente ao povo antigo de Israel? A pergunta justifica-se, porque esse ato diz respeito aos frutos da terra, relativo somente ao setor agrícola. Como não há nada disso nas igrejas atuais, não seria um tipo de faz-de-conta, que nada tem a ver com o contexto do N. Testamento?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Oliveira, não vejo motivo para realizar tal cerimônia.

      Responder
  • Aline Lopes disse:

    Pastor o Dízimo somos obrigados a Devolver?
    E as ofertas?

    Responder
    • Gil de Andrade disse:

      Saudações em Cristo.
      Aline, nada que você se sentir forçada a fazer para Deus, será aceito com amor por Deus.
      Não podemos ofertar nem por tristeza, nem por constrangimento.
      NÃO oferte se estiver sentindo-se pressionada.
      O que praticamente em quase todas as igrejas comumente é praticado.
      Não é o argumento, dizer que se você não der o evangelho vai ser deixado de ser pregado (o que denuncia que seu pastor só prega pelo dinheiro – MERCENÁRIO), nem a indução a dar determinada quantia (como se faz em leilões), nem muito menos o constrangimento de chamar na frente para receberem uma oração especial, apenas os ofertantes. Isto é anti bíblico.

      Vejamos a maneira que agrada a Deus:

      “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”. 2 Co 9:7

      Graça e Paz.
      O Senhor seja contigo.

      Responder
  • Darci Gomes disse:

    quando a bíblia diz em EF 4:11 ; É ele mesmo deu deu uns para apóstolo , e outros para profetas ,e outros para evangelista , , e outros para pastores e doutores … Será que pelo comentario do irmão Regino , toda essa classe de pesooas são verdadeiramente lobos ferozes querendo aproveitar das ovelhas de JESUS.Ou são apenas comentarios de uma pessoa que realmente está precisando de muita ajuda espiritual , ou esta muito zangando com algum ministerio , estou orando muito por vc irmão e por sua familia

    Responder
    • Regino disse:

      Darcy,,, é nesse vesiculo que se escondem muitos falsos pastores tentando se justificar se dizendo ser pastores ena realidade nao sao,,,,,veja no mesmo cap. de sfesios,,,Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
      Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
      Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
      Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
      E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
      Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

      Efésios 4:7-12
      entao darcy ,,veja que eles so mostram o versiculo 11, mas nao falam de todo o capitulo,,,

      entao vou te esplicar o verdadeiro fundamento…..o que DEUS deu aos homens nao foi o título e sim o dom ,,como está escrito no versiculo 8,,,e esse dom é espiritual e nao carnal..,,o pastor de hoje que a biblia fala nao é um homem e sim um dom de pastorear,,e os irmaos que tem o dom de pastorear nao sao chamados de pastores e sim de irmaos,,,pois a biblis diz ,,,em joao 10 ,,haverá um só pastor e vós todos sao irmaos,,,entenda o que DEUS deu aso homens o dom de pastor para ganhar almas ,,,, e hoje os falsos pastores se auto titulam pastores,,sem dom de DEUS através de um cursinho de teologia ,nao pra ganhar almas e sim pra ganhar dinheiro,,fazem a tal teologia e saem mentindo por aí e mandando na vidas das pessoas sem entendimento…sei que vc vê isso acontecer ,,mas como vc nao recebeu o ensino da verdade,,vc nao consegue se libertar,,,eu tambem era assim ,,mas DEUS me libertou….resumindo,,,,,,,O PASTOR É JESUS CRISTO E NÓS SOMOS SEU REBANHO,,,,,,mas no meio desse rebanho tem irmaos com o dom de pastor mas nao sao chamado de pastores,,pois a destra de DEUS so tem uma cadeira ,,a do verdadeiro pastor,,é por isso que ele disse : eu sou o bom pastor e todos que vierem antes de mim sao ladroes e salteadores ,,,,,darcy,agora me diga : quantos pastores tem na terra que antes de JESUS CRISTO ?? eu nao estou aqui julgando ninguem e sim repetindo a luz das escrituras como elas sao ,,,e se alguem nao concorda peça a DEUS entendimento..e se quere saber mais sobre eese evangelho ,estou a sua disposiçao,,,

      Responder
  • Regino disse:

    Adelino ,,vc agora só precisa enxergar o evangelho como ele é ,,sem homem nenhum como mediador,,sem nenhum pedágio que estao fazendo com o povo e inclusive com vc …e é desta cegueira que eu estou falando ,,onde os pastores distorcem as escrituras para seu proprio interesse para fazer seu proprio rebanho,e pra vc sair desta cegurira ,vc precisa procurar o rebanho de JESUS CRISTO,,aí sim vai cumprir na sua vida aquela parte das escrituras que diz ::Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
    João 10:16 ,,,,,observe que na terra tem milhares de Pastores ,,,mas só um é verdadadeiro…e esse pastor é que temos que ser ovelha dele,,mas enquanto vc tiver no aprico do pastor homem,,vc nunca pertencerá a esse rebenho o qual está nas escrituras….pois é mais facil enganar uma pessoa do que convencer ela de que está enganada

    Responder
  • Marcelo disse:

    Que gostoso ler esta explicação. Percebe-se uma simplicidade no texto e uma coerência biblica muito agradáveis. Continue assim. Foi muito esclarecedor.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Marcelo…

      Responder
  • dayana disse:

    posso escolher alguém da minha igreja par eu ofertar aas minhas primícias

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Dayana, se quiser dar uma oferta você é livre para dar para quem quiser

      Responder
    • Regino disse:

      Daiana,,vc nao pode simplesmente dar sua oferta pra qualquer um como diz o André,,,se vc quer fazer sua oferta,,compre um cesto de alimentos e dê a um necessitado,que vc conhece sua necessidade ,aí verdadeiramente vc estará dando diretamente a DEUS,,mas se vc der pra alguem da sua igreja ,,DEUS nunca participará de sua oferta…ele é espirito,,nao usa dinheiro,,,dizimo e primicias nunca foi dinheiro..mas os falsos profetas querem dinheiro ,,nao seja mais uma presa deles….Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
      Gálatas 5:1,,,,,Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
      Gálatas 5:4…,,,,,Daiana,,se quiseres mais entendimento sobre a verdadeira obra de DEUS,,deixo meu e-mail reginooliveira@hotmail.com…DEUS te abençoe grandemente..

      Responder
  • cleber gomes disse:

    parabéns meu irmão, aprendi um pouco mais através de você. Continue postando mensagens, pois é de muito valor a todos nós.

    Responder
  • silonio disse:

    gostaria de saber como eu faço pra da a primicia sou dizimista e ofertista,mim esclareça como posso ter certeza de da a primicia na base biblica

    Responder
    • Regino disse:

      silonio ,,nao de dizimo nem primicia a ninguem,,,se queres fazer segundo as escrituras,,,faça uma caridade a um necessitado,,orfão,viúva em oculto e sem nada querer receber em troca,,,,assim DEUs receberá a sua oferta e te recompensará publicamente,,,

      Responder
  • viviane disse:

    Afinal amados, a primicia é para DEUS ou para o sacerdote hoje em dia pastor, porque em ezequiel 44:30 diz que as primicias serao dos sacerdotes

    Responder
    • Regino disse:

      viviane ,,pastor nunca foi sacerdote,, e nem sacerdote pastor,,e primicia nunca foi dinheiro,,foi e sempre será frutos da terra,,nao caia na labia dos falsos profetas,,

      Responder
      • Gil de Andrade disse:

        Graça e Paz.

        Amados, temos que entender que quando havia o TEMPLO, (e isto se tratando do templo de Jerusalém, lá de Israel. – Vale a pena lembrar que a Bíblia conta a história de um povo e de uma promessa de Deus para redimi-los e resgatá-los, ou seja uma promessa de envio de um Cristo, de um Messias – JESUS), naquela época haviam os sacerdotes, descendentes de Arão, bem como os levitas, descendentes da tribo de Levi. E estes eram o povo escolhido por Deus, para que se dedicassem ao serviço do TEMPLO (mesmo antes da construção do TEMPLO, quando ainda eram em tendas que ficavam a ARCA da aliança e as TÁBUAS da Lei)…. Acho que o André já deve até ter explicado algo sobre isto..
        Como o TEMPLO, foi destruído no ano de 70 d.C., e isto é do conhecimento de todos.
        E, como hoje, cada um de nós somos feitos SACERDOTES e REIS (cf Ap 1:6 / 5:10 / 20:6)
        Os sacerdotes nos dias de hoje,como se ver, somos nós.
        E, no cristianismo o TEMPLO, somos nós. `Pedras vivas, santuário e morada do Espírito Santo.
        Porque Deus NÃO HABITA em templo feito por mãos de homens.
        (ver 1 Pedro 2:5 / Atos 7:48, 17:24)

        Conclusão: O cargo de “Pastor”, NÃO É UMA PROFISSÃO, é um chamado, uma vocação, um dom (Ef 4:11) – E, pastor NÃO É SACERDOTE, como também quem canta NÃO É LEVITA.
        Estas figuras eram personagens da ANTIGA ALIANÇA. O que no NOVO PACTO, foram EXTINTAS, NÃO cabendo tais personagens do CRISTIANISMO. (ver Hebreus 13:10)

        Outra coisa, ninguém pode querer reivindicar para si, algo que é dado por Deus para TODOS. (1 Co 14:31) Nem querem considerar-se ser superior ao outro, por ter algum conhecimento ou por pregar, visto que somos todos iguais….(Rm 12:10)

        Então, sua PRIMÍCIA é, e deve ser o seu desejo de servir ao Senhor, com sua VIDA, com seu próprio corpo, como sacrifício vivo, que é o seu culto racional (Rm 12:1,2)

        E, se, você tem posses ajude alguém necessitado. Porque isto demonstra que o AMOR DE DEUS está realmente em você. (1 João 3:17 / Mateus 25:40)

        Espero ter contribuído de alguma forma ao crescimento espiritual dos amados irmãos.

        Fiquem na Paz.

        Responder
  • Regino disse:

    amados leitores,,se querem tirar definitivamente suas duvudas quanta dizimo,primicia oferta ou coleta,,,tem um livro chamado o dizimo e a graça,,baixem ele e leiam,,,,esse livro nao existe pra vender,,nao consegui comprar,,pois nenhuma editora ou casa piublicadora tem ele,,,,somente se conseguir baixar para ler ou imprimir é que consegue ter acesso a essa leitura,,pois nao é de interesse dos cobradores de dizimos que o povo tenham a mente aberta ,,leiam ,,vale a pena,,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Regino, é autorizado pelo autor fazer download grátis pela internet desse livro? Fazer downloads de títulos sem autorização do autor é crime contra os direitos autorais e eu posso ser responsabilizado por publicar esse comentário. Nesse caso precisarei excluir a postagem. Por favor, me responda isso rapidamente.

      Responder
      • Regino disse:

        sim André,,é autorizado,,,,acesse e veja ,,nao ha qualquer proibiçao pelo contrario ,,bom seria seria que todos lessem ele e paressem de ficar colocando na mente das pessoas uma coisa que CRISTO nos deixou por liberdade e nao por obrigatoriedade,,,,,,,,é pena que nao encontramos ele pra vender,,mas a todos que quiserem acessar acessem e se puderem enviem ou imnprimam e repasem esse magnifico livro ,,O DIZIMO E A GRAÇA,,eu para baixai ele e tive que enfrentar um vírus mas vale a pena conhecer ,,,,veja um exemplo,,um homem nao lembro o nome ,conseguiu fabricar um motor movido a agua,,e o que aconteceu com ele ? abafaram ele,,pois senao a petrobras nao ia vender gasolina,,,e esse livro ninguem consegue comprar ele pois ,se todos conhecerem ele e entenderem ,os pastores nao vao ter a labia de cobrar o que CRISTO JESUS aboliu,,

        Responder
  • regino disse:

    os bens terrestres, é dado a todos independente de dizimo,oferta ou primicia uns possuem muito,outros menos e outros quase nada..mas nao por falta de nao dar dizimo..pois muitos ricos nunca deram dizimo,oferta etc,, e contudo possuem riquezas,,a chuva molha a terra do justo e do impio,,independente de merecimento,,se fosse assim nao chovia no mar,,pois lá já tem muita agua..agora alguem vem dizer que bens terrestres depende de dizimo,,das duas uma,,ele recebe dizimo do povo ,,ou está coma mente cauterizada pelos falsificadores da palavra de DEUS..que quiser viver pela lei ,,que viva ,pois DEUS nao proíbe,,mas tem que viver 100% por ela,,e porque os pastores só querem aproveitar da lei ,,o dizimo primicia e ofertas,,e deixam as outras coisas de lado ? essa contradiçao eles nao respondem e tentam de todas as formas ludibriar o povo com suas mentiras,,,todos sabem que o o dizimo foi abolido juntamente com as outras 612 ordenaças ,,mas continuam cobrando do povo o que ja foi pago a preço de sangue….nao pregam de graça como o mestre ordenou,,escandalizam a obra de DEUS,,promovendo assim o esfriamento do amor de muitos que querem servir a DEUS para salvar sua alma

    Responder
  • Regino disse:

    A PALAVRA DA CRUS É LOUCURA PARA OS QUE PERECEM

    Responder
  • Cris Martins disse:

    Graça e paz povo de Deus.! Li todo o conteúdo … Achei muito interessante mas ainda tenho uma dúvida. Podem me ajudar?
    Por um tempo quando me converti congreguei em uma igreja que me ensinaram que a primícia era um dia de trabalho seu ($).
    … Isso tá certo? Estou falando nesta dúvida de valores … É o valor de um dia de trabalho ou a primícia é qualquer valor contanto que seja uma oferta de amor?

    Desde já muito obrigado.!

    Responder
  • Regino disse:

    caro luis,,o sabado nao era praticado pelo sr JESUS ,nem seus dissipulos,,os fariseus disseram que ele nao era de DEUS porque nao guardava o sabado,,fez varias curas no sabado e era perseguido por isso,,,,,e até hoje continua sendo,,vc confirmou que as ordenanças foram ailidas,,e o dizimo e a obstinencia de alimentos fazia prte delas e como vcs ainda insitem em cobrar ja que ele nao faz parte do decalogo.?? interessante né ??

    Responder
  • Davi Reis disse:

    Olá, paz de Cristo!
    As informações importantes acima são interessantes, realmente as primícias são para Deus, ou melhor, tudo é para Ele e por Ele.
    Ontem conversando com minha esposa, surgiu o assunto das primícias, e hoje pela manhã resolvi buscar mais informações sobre o assunto; Muito do que lí realmente mostra que de acordo com a palavra se faz necessário a aplicação das primícias, porém algumas passagens usadas como base me fizeram parar e refletir se realmente estão bem colocadas: Quando falamos em “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força e amarás o teu próximo como a ti mesmo…” (Mc 12.30), nesse texto, Jesus dialoga com um homem que entendeu que isso era o suficiente para alcançar a salvação, porém há muito mais à fazer como o próprio Jesus disse a ele, até porque como está escrito, existem pessoas que não conseguem amar aos que vêem, quanto mais o que não vêem; também há outro ponto muito importante, temos que buscar através do Espírito Santo o entendimento do que a Palavra nos revela, quando se lê:“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça…” (Mt 6.33), estamos aprendendo que, no original, temos que buscar “somente” o Reino de Deus, e tudo o mais será acrescentado. Como está escrito, Ele nos supre conforme nossas necessidades. Se entendermos realmente o que a palavra primícias quer dizer, aí entenderemos que não é só o principal ou o primeiro e mais importante valor que devemos dar à Ele, porém tudo o que temos, mesmo não tendo nada, tudo o que somos, mesmo não sendo nada, pois como está escrito, não temos nada de bom em nós, não existe bem algum em nós, somos para Ele como nada, trapos de imundícia, pecadores que necessitam de arrependimento diariamente, aliás, poderia sem receio algum dizer que precisamos do seu perdão e da sua graça o tempo todo, pois só pecamos, e isso chega o tempo todo às narinas do Senhor. Precisamos entender que nossa vida entregue por completo são as primícias que o Senhor merece, não nosso “melhor” como muitos ensinam por aí.
    Irmão André, lí que você colocou que hoje não vivemos mais debaixo das leis cerimoniais do antigo testamento, realmente, as obras da lei não nos justificam, fomos justificados em Cristo (Glórias à Deus!!!!), porém a Lei é Santa e pura, os mandamentos fiéis e perpétuos. Temos que tomar muito cuidado ao expormos esse assunto, pois muitos dizem por entender com sua própria mente que a Lei era maldição, outros dizem que foi abolida, e ainda outros dizem que temos que seguir e viver de acordo com a Lei piamente.
    Não entrarei agora nesse assunto, mas deixo apenas uma breve meditação: Todos compareceremos ao tribunal de Deus e de Cristo, onde seremos julgados (todos) por nossas obras. Ora, num tribunal é necessário que haja uma base para o julgamento, por isso existem as leis..
    Fiquem todos na Paz de Cristo!!!

    Responder
  • Gerson disse:

    Já ouvi alguém dizer que a oferta de primícias não pode ser menor do que o dizimo , tem que ser maior do que o dizimo , essas informação procede ?

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Não existe isso na Bíblia.

      Responder
  • Elisabete lopes da silva cabral disse:

    André é um homem muito abençoado e ao mesmo tempo usado por Deus,leio seus artigos que nos ajudam a entender com mais facilidade a palavra do nosso Deus…É gratificante se alimentar da palavra do senhor.
    Deus te abençoe André!!!
    Continue me mandando seus artigos;gosto muito e me faz um bem tremendo.
    Fica na paz.
    Ótimo sábado!!

    Responder
    • Presbítero André Sanchez disse:

      Obrigado, Elisabete =D

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.