O que significa temer a Deus?

Postado por em: O que significa isso?

A Bíblia está recheada de textos que falam a respeito do temor a Deus. Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

O que significa temer a Deus e temer ao Senhor?Muito entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.

Então, o que significa exatamente temer a Deus?

Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do Temor do Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:

- Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20. 3)

- Temer a Deus é tomarmos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2Co 7. 1)

- Temer a Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.” (2Cr 19. 9)

- Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)

- Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv 8. 13)

Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem temor a Deus não existe o discípulo.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

19 comentários

  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Muito bom o artigo. Parabéns ^^

    Responder
  • menssagens especiais disse:

    confiar no senhor , muito bom artigo

    Responder
  • Geni disse:

    Gostaria de saber se igual. Temor do Senhor e Temor ao Senhor. Por que eu acho que a contração d+o é diferente da preposição a+o. Me ajude por favor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Geni, as duas formas são válidas. Devemos temer ao Senhor e também termos temor do Senhor.

      Abs!

      Responder
  • Kelia Gondim disse:

    Geni,

    o verbo temer é transitivo direto (liga-se ao complemento sem preposição) quando significa reverenciar, adorar (quem adora adora alguém). ex. Temo o senhor. Quando significa ter medo (quem tem medo tem medo de alguém ou de alguma coisa) Medo do senhor. (que não é o significado da bíblia). Mas a expressão temor é um substantivo e exige tanto o artigo anteposto a palavra quanto a preposição de /ou, pois quem tem temor tem temor a (preposição) alguém ou de (preposição) alguém. Por isso temor ao Senhor ou temor do senhor. Espero ter respondido sua dúvida.
    Kelia Gongim (Educadora Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas)

    Responder
  • Karina Mello disse:

    Foi muito importante para me ter esse conhecimento da diferença entre temer a Deus.

    Responder
  • Eder correa da costa disse:

    Boa noite, sou novo convertido não entendi o seu estudo, estou querendo aprofundar temor de DEUS, se vc tiver outros estudos me enviar “[email protected]”. Agradeço em nome de JESUS, peço desculpas mas não entendi o verdadeiro TEMOR DE DEUS.

    Responder
  • Socorro disse:

    Temer ao SENHOR é o que todos nós temos que faze-lo,pois , se é adoração e respeito é o mínimo que devemos agir, o SENHOR é tudo.

    Responder
  • Izabella disse:

    Nossa amei a explicação! Me ajudou mto obg! agora entendo o que e realmente temer a Deus! Boa noite q Deus abencoe mto e mais uma vez obg!

    Responder
  • Matondo disse:

    Temor do Senhor ou ao Semhor, é reverenciar o Todo Poderoso em todas tuas praticas.

    Responder
  • deeivison disse:

    para aprendermos a viver, primeiro temos que aprender a temer a Deus

    Responder
  • cristiano disse:

    Achei muito bom este artigo , foi esclarecedor!

    Responder
  • Jose Ailton disse:

    temor e ter medo!
    So Deus tem poder pra da avida e tira a vida. Ver mt10.28 e temor e pricipio da sabedoria porque a pessoa sabe que o pecado aborrece Deus. Eu tenho medo de Deus porque se eu pecar e esquecer de pedi perdao, ele manda por inferno.

    Responder
  • Mayla Miranda disse:

    Estou gravida e tenho medo de contar aos meus pais.
    Tenho 17 anos, meu noivo é auxiliar da obra.
    O que faço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mayla, você deve contar. Até porque não conseguirá esconder isso por muito tempo.

      Responder
  • Joseval disse:

    Muito bom querido…
    Que Deus continue te dando sabedoria para continuar instruindo e edificando vidas…

    Responder
  • Lourdes disse:

    muito bom o significado sobre temer a Deus, Deus te abençoe a cada dia, e te de a cada dia a porção que vc necessita, para que muitas vidas tenham a oportunidade de aprender e conhecer a palavra do Senhor.

    Responder
  • valdeci disse:

    reportagem importantíssima e preciosíssima:simplesmente adorei! Parabéns.

    Responder
  • Dos anjos disse:

    Glória a Deus e obrigado por lhe terem obedecido…

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.