Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden antes do pecado?

Postado por em: #VocêPergunta

Você Pergunta: A Bíblia diz que Adão e Eva só tiveram filhos após o pecado? Não seria possível que eles tivessem filhos no jardim antes da entrada do pecado no mundo?

Cara leitora, para responder sua pergunta é preciso que analisemos bem aquilo que o texto bíblico nos dá de informações. Vamos lá:

Em primeiro lugar Deus criou homem e mulher e lhes ordenou que se multiplicassem. Assim, fica evidente que eles poderiam ter filhos a partir daquele momento, pois eram fecundos e tinham a bênção de Deus para fazerem sexo e terem filhos: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…” (Gn 1.27-28).

Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden antes do pecado?

No capítulo 1 e 2 de Genesis não temos a menção de que Adão e Eva tiveram filhos. E no capítulo 3 temos a descrição da queda, da entrada do pecado no mundo. Isso parece indicar que eles não tiveram filhos antes da entrada do pecado no mundo. Alguns usam Gn 3. 16 para afirmar que a mulher já tinha tido filhos antes da entrada do pecado no mundo, afirmando que o texto menciona uma comparação das dores da gravidez e parto antes e depois da queda: “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos”. Porém, isso é pouco provável, pois Deus apenas diz que multiplicará o sofrimento e as dores, o que não implica em que a mulher já tenha conhecido essas dores antes. Implica apenas em um acentuamento das dores que ela já teria se tivesse filhos.

O fim do capítulo 3 de Gênesis, que narra a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, parece demonstrar claramente que só havia os dois ali. Na sequência temos a informação de que Adão e Eva começaram a multiplicação de sua família já fora do Jardim: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.” (Gn 4.1)

Outro ponto a favor de que eles não tiveram filhos no Jardim é o pecado. Se eles tivessem um filho antes da entrada do pecado no mundo, não haveria a transmissão da herança do pecado de Adão e Eva a esse filho. Ter um filho antes da entrada do pecado parece contradizer esses textos: (Rm 5. 12, 18; Rm 3. 23).

Assim, Adão e Eva tinham sim a possibilidade de terem filhos antes da queda, porém, o relato bíblico parece apontar para o fato de que eles não tiveram filhos a não ser após a queda e expulsão do Jardim do Éden.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

129 comentários

  • Calebe Luchesi disse:

    Na minha opinião Adão e Eva não tiveram filhos antes da queda por causa disso:
    [Link do blog do autor do comentário]

    Responder
    • Roni Kurono disse:

      Esse post do seu blog é muito bom, tem pessoas que acreditam que Jeová não é O Pai mas que não aceitam o fato que são originalmente filhos do próprio Jeová.

      Responder
      • Fernando disse:

        No mínimo é um Russelita.

        Responder
    • Dayane Miliran Lopes disse:

      sim tiveram filhos… foi a benção que Deus deu a adão…

      E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; HOMEM E MULHER os criou.
      E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS, e ENCHEI A TERRA, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:27-28

      Quando Caim cometeu o assassinato, ele foi para outra terra e lá já tinha gente… ou seja… Adão e Eva já tinham feito muitos filhos!

      Responder
      • levi disse:

        só pra responder seu raciosinio querido, quando Caim conheceu sua esposa la na outra banda, naquela epoca esse conhecer não é como o de hoje, ele pegou sua irmã levou ela la na outra banda conheceu ela la, tranzou teve relações sexuais com ela esse era o conhecer naquela epoca, talvez isso ajude aguem a compreender o que diz esse texto abraços a todos

        Responder
        • Alexsandro Pimentel disse:

          Sinto muito, mas tenho que discordar, já que em momento algum a Bíblia diz que ele levou uma irmã, com ele, na verdade a Bíblia é clara em afirmar que ele saiu só, do contrário afirmaria, ” e habitaram” em vez disso ela afirma ” e habitou”.

          Responder
          • newton marcos Lobo disse:

            Parabéns pelo discernimento Alexsandro Pimentel! Se conseguires ir além da alegoria bíblica, verás que o mundo sempre foi habitado por diversas “etnias”. Dentre essas, há uma denominada de “a Semente” ou, a escolhida, ou antes, a mais aproximada da pureza e evolução preconizadas pelo Criador, aquele que habita as camadas atômicas que dividem os estados de matéria ou mais modernamente, as diversas dimensões. Até a antropologia está, hoje em dia, a perceber atônita, tal verdade, já há muito intuída por esotéricos mais iluminados e até pela mecânica Quântica.
            Parabéns!

          • andre disse:

            e ai! Alex master, aqui é o André teu cunhado. estou por aqui também pra tirar umas dúvidas.

        • adriana disse:

          caro amigo se Caim levou sua irma la pra outras bandas e se deitou com ela e por que então caim e abel já tinha irmãs ,conclusão adao e erva teve meninas no jardim do edem ..

          Responder
          • marcia barbosa disse:

            Marcia de itaborai vcs estao esquecendo o tempo
            as coisas n aconteceram simultaneamente

        • Fernando disse:

          Parabéns! Seu raciocínio é certo, eu nunca tinha analisado isso, isso concorda perfeitamente com o inicio do capitulo onde diz que Adão conheceu Eva e esta concebeu e gerou um filho, Adão e Eva já se conheciam desde o interior do jardim, o conhecer nesse caso é manter relação sexual.

          Responder
          • Francisco Pereira disse:

            Adão e eva tiveram relaçoes sexo antes da queda mais não podemos afirmar que tiveram filhos antes do pecado achar isso é contradizer a palavra isso para mim ê um absurdo.

      • joao veloso disse:

        Eu entendo que eles tiveram filhos sim no jardim, o texto não fala nada sobre isso pq foi em uma época transcendental, não acredito que Deus criou Adão e depois Eva e em menos de um ano eles pecaram, os filhos se espalharam sim e Adão e Eva ficariam no jardim como sacerdotes.Em relação a caim, dizer que ele levou uma irmã é ir além do texto, é simplismente pra justificar a tese de que Adão e eva não tiveram filhos no jardim,o texto em questão diz que Deus andava pela viração do dia, entendo que isso Deus fazia sempre, visitando Adão, e mais, é possível que o diabo vinha tentando derrubar Adão e Eva a muito tempo.Alguém pode dizer, se eles tivessem filhos os filhos sairiam prefeitos, vale lembrar que Deus amaldiçoou a terra e de alguma forma eles foram afetados e acabaram se contaminando!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          João, de onde você tirou que “em menos de um ano eles pecaram, os filhos se espalharam sim e Adão e Eva ficariam no jardim como sacerdotes”? Faça um estudo das idades e das genealogias que verá que de um capítulo a outros o tempo que se passa é bem grande.

          Responder
          • joao veloso disse:

            Me desculpa tantos postes, não quero contrariar a idéias de ninguem , so quero expor o meu entendimento sobre o assunto.
            Quando eva concebeu o seu primeiro filho pós queda que foi Caim, ela disse : alcansei um varão com auxilio SENHO, veja bem, é possivel que eva tenha ficado preocupado vendo o seu corpo evelhecer , muitas coisas podem ter passado pela sua cabeça, ainda que Deus tenha falado que ela iria dar filhos com dores multiplicadas, ela poderia perfeitamente ficar em duvidas, visto que agora estava debaixo do pecado, alli foi um alivio para ela em saber que poderia gerar, é possivel que tenha ficado em duvidas , mas Deus sempre cumpre com a sua palavra.

            obrigado, respeito o seu entendimento, o importante é estarmo unido no mesmo sentimento que é levar o evangelho de Cristo aos perdidos!
            fique na paz!

        • levi disse:

          aff !!! colega , na boa sua teologia ta muito fraca, estude gen. de 1 a 4 melhor, põe em sua cabeça que a sua e a minha salvação ou de qualquer outro não depende de outro. nossa salvação é individual e não foi diferente la no Edem, se na vinda de Cristo eu não for salvo isso não diz q meu filho tambem não ira perder a salvação , se eles tivessem filhos la , satanas teria que fazer com que Adão, Eva e seus filhos pecassem para que seu plano fosse completo, mas como não tinham filhos ele conseguiu concretisar, a Biblía dez que foi só o casal que foi expulso, e diz que o Jardim do edem foi lacrado pra que eles não comessem da arvore da vida, e mais Deus nunca amaldiçoou o ser humano, ele amaldiçoou foi a serpente e a terra lê direito que você tera uma visão melhor a terra esta amaldiçoada até hoje, a partir daquele momento a terra não iria produzir só alimentos, o homem teria que trabalhor muito pra que isso acontecesse e isso se da ate hoje ( espero ter ajudado, Abraços)

          Responder
          • aldenio alves disse:

            segundo Dt. 29:29 as coisas encobertas sao para o senhor, e as reveladas é para os homens descansem no senhor, e esperem o grande dia que estas coisas serão reveladas aos santos. mas nao adianta se ferirem achando que sabem mais do que outro, e Deus olhando e dizendo ao invés de estarem querendo saber mais do que o outro vão fazer as vossas parte no plano divino.

      • Wendel Trindade disse:

        Não,de maneira alguma eles tiveram filhos,pois senão estaria escrito na Bíblia que o filho ou seus filhos comeram também do fruto do conhecimento do bem e do mal,DEUS teria dito isto na sua PALAVRA,lembrando que DEUS é DEUS de paz e não de confusão.E outra se fosse assim teriamos uma decendência santa e imortal,ou melhor dizendo ela nem existiria nesta Terra,pois DEUS a teria transladada ao mais alto CÉU por causa da sua santidade,pois DEUS é um DEUS justo,e todos que foram arrebatados ou transladados foram citados na Bíblia(Enoque e Elias).DEUS deixaria algo santo deixar de ser mencionado,NÃO,Ele não é assim.

        Responder
        • Gilvan disse:

          No meu ponto de vista. A questão que trata a respeito do pecado, ter entrado na humanidade atraves de ADÃO . Não quer dizer que ele não teve outros filhos la no jardim , pois a autoridade foi dada apenas a ADÃO. Éle era que respondia por tudo, pois ele e EVA quando cometeram o pecado da desobediencia passaram a sua autoridade a satanas , e foi ai que o pecado entrou na humanidade. pois os seus outros filhos que eles conceberam no jardim, se ferraram e ficaram em pecado por causa do seus pais. ( Pois quando uma nação é mau governada o mau vem sobre todos pois o poder da nação está nas mãos dos governantes.) foi o que aconteceu com a desendencia humana , os outros filhos não pecaram mais o pecado chegou a eles por causa de um mau governo. dai irmão a palavra de DEUS é a verdade pois o pecado entrou por só um homem e por só atravez de um só homem JESUS temos direito a salvação.

          Responder
        • Fernando disse:

          kkkkk… Esse parece daqueles pentecostais fanáticos, tipo sapatos e canelas de fogo.

          Responder
      • marcio disse:

        concordo com vc ! e donde veio a mulher que kaim se casou ? entâo realmente adâo e eva tinham filhos sim !è uma questâo de lògica nè ?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Márcio, veja nesse artigo: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

          Responder
          • Odair Carlos disse:

            este assunto é bastante importante saber a VERDADE e no decorrer de ler todo o conteúdo bíblico até os nosso dias, podemos sim concluirmos que ADÃO pecou 40 dias depois de EVA e pela ”quarentena ” ter provado que ela não havia morrido, sim aí ele também pecou ao desobedecer a rdem expressa de não ter que se alimentar daquela árvore literalmente, mas como SÓ DEUS O PAI ETERNO JÁ SABIA QUE ELES IRIAM PECAR, também providenciou o PANO DA REDENÇÃO QUE DEVERIA DURAR CERTO TEMPO, SEIS MIL ANOS DE PECADOS E CONSEQUÊNCIAS DISSO TUDO SERIAM INEVITÁVEIS ATÉ EM NOSSOS DIAS SOFREMOS AS CAUSAS DE TUDO AQUILO E QUANTO CAIM E ABEL ELES REALMENTE ERAM IRMÃOS GÊMEOS COMO TEMOS NA HISTÓRIA A SEGUINTE DE TRÊS GÊMEOS SEM CÃO E JAFÉ OS TRÊS IRMÃOS DE ABRAÃO E OS FILHOS DE ISAQUE E OS FILHOS DE JOSÉ NAQUELA ÉPOCA TER VÁRIOS FILHOS NO MESMO PARTO ERA NORMAL E ATÉ HOJE EM NOSSOS DIA TEMOS EXEMPLOS DE ATÉ OITO EM UMA MESMA GESTAÇÃO E TODOS ESTÃO VIVOS DEPOIS EU VOLTO COM E MAIS CONCLUSÕES D EMEUS ESTUDOS, ESTUDEM MAIS VOCÊS TAMBÉM, AMÉM.

          • André Sanchez disse:

            Odair, poderia me mostrar na Bíblia onde diz que Adão pecou 40 dias depois de Eva?

        • Fernando disse:

          Uma irmã ou uma sobrinha, observe que no texto tem os relatos sem tempo com que foram acontecendo. No texto diz que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas, o Caim com seus 40 a 50 anos depois do homicídio, pegou aquela que era sua mulher, foi para a terra de Node (esse novo era dado na época de quem escreveu o texto) e lá conheceu (transou) com sua mulher e construiu uma cidade, isso levou bem mais tempo que se parece.

          Responder
      • CAHE disse:

        BOA GOSTEI DO RACIOCINIO…

        Responder
      • JP disse:

        Primeiramente, para entender a bíblia é necessário saber interpreta- la; quem costumeiramente lê consegue fazer isso. Quando se lê Gn 4:17 onde fala de Caim e sua descendência, observa- se que ali está um pequeno resumo de sua história, ali NÃO diz que ele foi para outra terra encontrou uma mulher e a tomou como esposa. Você começa entender a história de Caim como começa a ler a genealogia de Adão, no capitulo 5. Caim tomou mulher para si bem depois, quando seu pai Adão tornou a ter filhos e filhas, provavelmente Caim só tomou uma esposa depois de 130 anos, pois foi depois desse período que Adão teve filhos e filhas. A bíblia omite esse fato, mas Caim só poderia ter tomado para si uma irmã, ou sobrinha como esposa e isso depois que Adão e Eva teve novos filhos e filhas.

        Responder
        • marcia barbosa disse:

          E isso ai as mulered nso eram contadad na genealogia quando eva diz alcancei de Deus um varao pode ja ter tido filhas

          Responder
      • alexandre disse:

        é isso ai disse bem…

        Responder
      • alexandre disse:

        verdade

        Responder
      • carlos rosfer disse:

        boa noite! não sou teólogo, nem tenho um grande estudo bíblico, mas sou um servo do senhor e tento buscar nele. temos que levar em consideração algumas questões:
        1º quantos anos adão tinha quando pecou?
        2º deus já tinha ordenado que adão e eva se multiplicasse
        3º quem eram os filhos de deus que vendo que as filhas dos homens erem formosas tomaram para si
        quando conseguirmos discernir estas questões creio que chegaremos a uma aproximada conclusão
        alguém pode me ajudar?

        Responder
      • roberto braga de souza disse:

        Qdo por ocasião da multiplicação de pães e peixes, vemos que alguém tinha os alimentos para serem multiplicados( 5 pães e 2 peixes), ou seja 5×0= 0,1000×0=0, ñ se pode multiplicar sobre nada,pois o resultado será sempre 0, é preciso que tenha algo( a viúva tinha azeite para ser multiplicado), portanto Deus diz que vai multiplicar algo que a mulher conhecia (dores), sendo assim Adão e Eva já tinham filhos antes do pecado.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Roberto, esse tipo de lógica gera resultados errados. Veja que interessante:

          Todo homem é pecador. Jesus foi homem? Sim. Logo, Jesus é pecador.

          Responder
          • vitrine disse:

            Essa questão de ser ou não ser teologo é muito complexo para interpretar a bíblia, pois sem dúvida nossa tradução é muito contrária a do hebraico, quando se fala de Deus o mais lógico é analisando a Torah, não sei sé é do conhecimento de todos mais existe outros livros históricos que citam essas histórias com muitos mais detalhes, livros esses da idade da torah. O judeu é o melhor caminho para exclarecer essas dúvidas, levando em conta que todas estas questão vieram a partir deles…

      • rone santos rangel disse:

        é a dão teve filhos com eva de pois de serem expulso do jardim mas, Deus bem antes já sabia que homem e a mulher e riam desobedece, por isso E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS! Deus por se , bom deu uma oportunidade o homem se não ele teria feito ; o homem volver ao pó …dai veio a geração de a dão e eva …

        Responder
    • André Esboçando Ideias disse:

      Não há evidência de que tiveram filhos antes da queda. O fato de haver mais pessoas na terra quando da morte de Abel não indica isso. Não sabemos quanto tempo se passou da saída do casal do jardim até terem o primeiro filho. E nem se sabe quantos anos Caim e Abel tinham quando do assassinato. É perfeitamente possível que tenha passado tempo suficiente para que Adão e Eva tenham tido muitas filhas. Outra coisa: Se realmente eles tiveram filhos antes da queda, esses filhos foram contaminados pelo pecado ou não?

      Responder
    • André Sanchez disse:

      Amigo, fazer propaganda do seu blog no meu blog não dá, né?! Dê seus argumentos no próprio comentário. Aliás, só pra constar: Você está de parabéns! Sabe como ninguém criar pensamentos blasfemos e heréticos tirando versos bíblicos de seu contexto e dando seu toque doutrinário próprio.

      Responder
      • Calebe disse:

        É por isso que estamos aí para “esboçar” cada um as suas idéias. Por isso somos livres para crermos no que achamos melhor, agora enxergar a verdade isso se chama libertação da mente.

        Responder
        • gentil pereira disse:

          (Calebe: livres p crermos no que achamos melhor,)

          Somos livres, mas não para crermos no que achamos melhor e sim para crermos naquilo que é a verdade, seja lá o que for a verdade. Se crermos só naquilo que nos é melhor estamos sendo egoistas. E nem tudo aquilo que cremos é bom para nós, veja Jim jhonnes.

          (Calebe: agora enxergar a verdade isso se chama libertação da mente.)

          Como podemos enxergar a verdade se ela é relativa como você mesmo acaba de escrever? Você não está enxergando falta de senso comum em seu pensamento.

          ” e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

          Na questão mitológica da queda de Adão e Eva, cremos que antes da queda eles não tiveram filhos pois se eles tivessem filhos antes da queda os filhos não seriam banidos do Édem pois não foram eles que pecaram.

          Se eles fossem (os filhos antes da queda) banidos do Édem, Deus teria sido injusto com eles e eles seriam então eternos já que não pecaram. Mas a bíblia não relata nem um destes acontecimentos de filhos antes da queda, acontecimento esse tão importante na historia mitologica da humanidade.

          PS:. chamo de mitologia para que os incréus não se admire de tal fato bíblico. rs

          A paz

          Responder

          Responder
          • calebe disse:

            Irmão, você não entendeu o que eu disse: A verdade não é subjetiva, Jesus não disse que a verdade é subjetiva, Ele disse: Eu sou a porta, ou seja, não deixou margem pra ninguém, somente Ele é o caminho, somente Ele é a verdade. Estou falando de coisas espirituais. Havia vida sim fora do éden, que são os “homens das cavernas”, chamados assim pela ciência, mas eram homens sem entendimento, como os animais. Adão e Eva foram os primeiros homens com “entendimento “(Homo sapiens). A palavra de Deus nos mostra que Jesus foi o único filho de Deus na carne (unigênito = único gerado), Deus o Pai não gera filhos na carne, a humanidade é feita do barro e a obra do barro não é obra do Pai. Somente nos tornamos filhos de Deus (adoção) quando aceitamos Jesus como salvador, antes éramos filhos de quem então? Jeová declara que todas as almas são suas, Jeová declara que Israel é seu filho e Jeová declara que ele abra a madre para gerar filhos do barro. Davi declarou que de forma espantosa foi gerado no ventre de sua mãe. No meu blog tem um estudo completo sobre a criação do homem e provo dentro da Bíblia que na carne (barro) somos filhos dos deuses. Ja esta na hora de começarmos a interpretar a Bíblia corretamente. Deus te abençoe.

    • marcos disse:

      cleber,se vc ler em Gn 1° 27/28 vc vai ver que Deus ja havia criado o homem e a mulher a sua imagem e semelhança abençoou e ordenou que crescesse e multiplicasse mais nao soprou o folego de vida neles,depois viu que nao tinha ninguém p\ tomar conta . então o senhor Deus em Gn 2;7 Senhor Deus criou um homem que o chamou Adão e soprou em suas narinas e deu-lhe o folego de vida e o homem passou a ser alma vivente ai esta a procriação do homem a união de um homem formado por Deus com mulheres formados por Deus ……..

      Responder
    • marcio disse:

      na minha òpiniâo sim! eles tiveram filhos por que DEUS os abençoou, entâo me esplique como foi que do nada kaim arrumou uma varoa e se casou comela , logo apòs ele ter matado o seu irmâo ? se sò esistia adâo eva e seus dois filhos ! vae estudar mais a biblia meu irmâo .

      Responder
    • taci disse:

      Se eles não tiveram filhos antes,com quem Caim poderia se encontrar depois q matou a Abel?

      Responder
  • Ângelo Vieira da Silva disse:

    Muito bom, parceiro. Compartilhei.

    Responder
    • צפנת פענח פענח disse:

      Pela forma que foi escrito o texto de Gn dá-se a entender que sim, pois depois da desobediencia, Disse Deus: aumentarei a dor de sua conceição, isso significa que eles tiveram …

      Responder
  • Gabriel Silva disse:

    parece ate mesmo que estas palavras sem fundamento tem verdades. se o texto da multiplicação ñ tem fundamento porque Ele disse multiplicarei , e quanto é mil vezes nada não daria em nada a multiplicação pq seria nada, e com quem caim casou-se após matar seu irmão , uma coisa sei comigo ñ foi se eles tivessem tidos mais filhos apos a expulsão teriam sido contados. a coisa é so estudar um pouquinho mais que encontramos a verdade e a verdade é sim eles tiveram filhos sim tanto que ñ foram contados são filhos da inocência Deus ñ brinca e ñ condenaria a mulher desta forma so de brincadeira se tivesse nenhum efeito

    Responder
  • Renata Ap. M. Pereira disse:

    Caro André Sanchez, Adão e Eva tiveram muitos filhos correto, porém sabemos que geneticamente é impossível irmão com irmã terem filhos sem nenhuma deformidade, como pai com filha e filho com mãe, certo? e na bíblia diz que os filhos de Adão e Eva casaram-se entre si, então gostaria de saber de sua opinião qual a verdadeira história de Adão e Eva? se realmente eles existirão um dia…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Renata, a história de Adão e Eva como mostrada na Bíblia é totalmente possível. Isso porque foram as várias misturas genéticas com o decorrer dos tempos que fizeram surgir os problemas de deformidade e outros. A genética praticamente sem misturas dos primeiros seres humanos garantiram que não houvesse maiores problemas entre parentes. Lendo a Bíblia mais à frente, porém, vemos que Deus proibiu o casamento entre parentes… Deus é sábio, Renata, faz todas as coisas da forma certa e no tempo certo.

      Abs!

      Responder
    • karimy disse:

      Na verdade é possível sim, não é RECOMENDADO e é contra lei, mas a casos em que os filhos nascem perfeitos. Veja se há informações em casos anatômicos sobre essas raridades ate hoje. André esta certíssimo.

      Responder
  • Alexandre disse:

    Pastor, senti de Deus dizer isso pro senhor Deus abate o soberbo possivelmente esse Calebe deva estar psicologicamente abalado e frustrado por falar tanta bobagem, agredindo e desfazendo daquilo que o Pai tem te dado, assim como Saulo caiu do cavalo e se encontrou com Deus, assim se sucederá Deus irá ao encontro dele quem sabe até ele n vá em sua igreja pedir perdão? rsrsrsrs fica na graça querido! Alexandre

    Responder
  • MIrvane disse:

    A paz gostei muito! bom pelo que entendi Adão e Eva ñ estavam predestinados a pecar e a arvore do conhecimento era só o livre-arbitrio poderia sim ter um um mundo sem pecado não?embora Deus soubesse dez de o começo que o homem estaria sujeito a pecar gostaria de receber resposta obrigada!sou muito curiosa no que diz respeito a biblá.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mirvane, antes do pecado entrar no mundo, o homem tinha sim o livre arbítrio, de forma que não tinha inclinação nem para o bem nem para o mal. Ele tinha o poder de escolha. Após o pecado o homem só chega a Deus pela ação do próprio Deus.

      Responder
  • joao veloso disse:

    Só para reinterar o meu comentário anterior, no cap: 4.versos 14,15 de geneses diz: que caim se lançou da face do Senhor e diz quem lhe encontrasse o mataria, e o Senhor disse que qualquer que matar a caim seria vingado sete vezes, ora , porque alguem encontraria caim para matar se não havia gente em outros lugares? pra mim isso indica que já havia gente em outros lugares!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      João, por favor, leia esse texto para melhorar sua compreensão: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

      Responder
  • João. disse:

    Vamos pensar um pouco: A Bíblia não afirma quantos filhos antes do pecado, acredito que tiveram sim filhos.

    A= “E à mulher disse:Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.” (Gên 3.16).

    Ex: Irmão, posso te dizer que vou pisar no seu pé se vc não sabe o que é pé?

    B= ” Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. ” (Rom 5:12).

    Ex: Dizem que os filhos de Adão no Éden, antes do pecado não seriam atingidos pelo pecado por serem inocentes.

    C= Segundo a tradição Judaica tiveram, e afirmam “o primeiro casal teve 27 varões e 33 varoas”

    Ex: Sendo alguns no Éden.

    O certo é, se foram gerados antes ou depois do pecado, isso não nos interessa, se fosse, Deus teria escrito isso na bíblia.

    Amados, que a paz e a graça de nosso Senhor e salvador Jesus estejam com todos vc6.

    Responder
  • Jorge Torres disse:

    Caim foi ao banimento na “terra da Fuga, ao leste do Éden”, levando consigo sua esposa, uma anônima filha de Adão e Eva. (Gên 4:16, 17; compare isso com 5:4, também com o exemplo muito posterior do casamento de Abraão com sua meia-irmã Sara, Gên 20:12.)

    Responder
  • Guilherme Neris Martins disse:

    Acredito sim que Adão e Eva tiveram filhos no jardim do éden, mas que estes não pecaram, e, por isso, quando Deus levou o jardim para o céu, também tenha levado o(s) filho(s) que Adão e Eva teriam tido, acredito nisso tendo como base Gênesis 3:20 que diz : “Chamou o homem a sua mulher Eva, porque era A MÃE DE TODOS OS VIVENTES”. E também em apocalipse que João relata a existência dos 24 anciãos no céu, então, não fariam os filhos de Adão e Eva parte dos 24 anciãos ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Guilherme, creio não ser sustentável essa sua tese biblicamente. Não existe nada que apoie que existiram duas raças humanas, uma pecadora e a outra não.

      Responder
  • Rafael Wamser disse:

    Ou seja, todo mundo aqui é parente! Deixa eu ligar pro meu querido primo Eike :P

    Responder
  • Gabrielle disse:

    A criança (filho) não poderia sofrer a queda pelo pecado dos pais…. Essa teoria que eles tiveram filhos antes da queda é estranha
    Mas depois de caim e Abel, adao e eva outros filhos ? Porque com quem eles tiveram relações para gerar mais pessoas ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gabrielle, basta você dar uma olhada nas genealogias do início de Gênesis. Elas explicam muito a respeito da continuidade da raça humana

      Responder
  • Edson Pimenta disse:

    Só para aumentar conhecimento aos interessados no assunto… Segundo estudos Biográficos da Tradição Judaica prova-se de fato que Adão e Eva tiveram 60 filhos (33 homens e 27 mulheres). Embora a Bíblia não afirme esse numero, ela nos da base que confirma essa possibilidade (Gn 5.4). Segundo o mesmo estudo Biográfico, Caim tinha 131 anos quando matou Abel e Abel 129, Caim sai errante (sem rumo) pela Terra (Gn 4.12) e Adão, Eva e os que já haviam nascidos a eles, saem por outro lado. 161 anos mais tarde, eles se encontram novamente, quando Caim já está com 292 anos e ele toma uma sobrinha, ou uma irmã por sua mulher, lembrando que de fato, as leis contra a poligamia, só foram dadas por Deus mais tarde… Agora filhos antes da expulsão do Jardim do Edem, pelos relatos Bíblicos, impossível!

    Responder
  • everton disse:

    Para acabar com as duvidas se adao e eva tivece tido filhos poderiam muito bem os filhos ter pecado primeiro e nao adianta dizer q a ordem era so para os dois porq a arvore significa o livre arbitrio so isso acabor a converca…

    Responder
  • karimy disse:

    Achei muito triste essa discussão entre os irmãos em Cristo, é algo que não vai levar a absolutamente em nada.

    Bom, vou falar do que acho, Adão e Eva poderiam ter tido filhos sim, e se o pecado original não se espalhou pela sua descendência também, afinal, Deus sempre comete a justiça em uma família ate a 3 e 4 gerações…

    Além do que o nascimento de Caim e Abel pode ter sido relatado nas escrituras não por serem os primeiros filhos do casal mais por ser o primeiro homicídio, afinal ninguém teria ainda morrido na terra, principalmente por outro semelhante ter matado.

    Sinto também que é importante ressaltar que depois da maldição de Caim (por causa de Abel), Caim andará errante pela terra não se sabe quanto tempo…

    Responder
  • marilene disse:

    Eu tive a mesma duvida,se Eva teve filhos antes de cair em pecado !!!Eu acho q sim pq quando Caim foi pra outra cidade tinha povo lá ,sei lá queria muito ter essa certeza,mas acho q isso só Deus pode responder por mais estudo e pesquisa q fizermos sempre vamos ter duvidas !! Q PENA :(

    Responder
  • alef jesus dos santos disse:

    a paz do senhor jesus ! vamos tomar cuidado com as expresoes um com u outro porque todos somos irmâos em cristo nâo vamos querer ser menhor um mais do que o outro por que inteligente è Deus eu sou pò i cinsa jesus ta voltando.

    Responder
  • Marcos Evangelista disse:

    então,sabem o que eu acho sobre estes questionamentos entre vcs,parece mais uma disputa para ver quem tem mais conhecimento:então,que tal aproveitarem todo este conhecimento que vcs acreditam ter,e não vão pelos becos e valados a pragar o evangelho a quem realmente esta precisando:saibam remir o tempo,pois ele é precioso.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcos, me desculpe, mas não tem disputa alguma de conhecimento. Estamos examinando questões e debatendo em um espaço democrático. Talvez você possa também remir mais o tempo e ir evangelizar ao invés de ficar lendo esse blog.

      Irmão, esse papo não rola! Debater assuntos bíblicos também faz parte da vida cristã e não é algo que vai atrapalhar o evangelismo. Caso contrário Deus nos diria que não precisaríamos estudar Sua palavra. Tudo tem seu tempo.

      Responder
  • Manoel O Silva disse:

    Se Adão e Eva teve filhos, ou não antes de pecar ,isso não vai mudar em nada ;Agora respeitando as opiniões eu acredito que( Eles) tivesse sim filhos antes do pecado .Mesmo porque o plano de Deus para eles era multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1:e v 28.) Veja o que diz Rm 5, v 14. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés ,( até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão) (Quem foram estes que não pecarão à semelhança de Adão ?). Sera que Deus só estaria aguardando Eles pecarem para que estes tivessem filhos? Sera que Deus precisaria que o( pecado)acontecesse , para que se cumprisse seu plano de : MULTIPLICAR E ENCHER A TERRA? EU CREIO QUE. NÃO,NÃO.

    Responder
  • Ursulino José Rocha Neto disse:

    Muito antes de Caim Nascer que foi o primeiro filho concebido em pecado, Adão pôs o nome da mulher Eva por quanto ela era mãe de todos os viventes, Gênesis c3 v20. Vemos aí que Eva gerou muitos filhos antes de pecar pois eram chamados filhos de Deus, Gênesis c6 v4 os filhos do pecado em diante, são chamados filhos dos homens.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ursulino, Eva foi “batizada” por Adão assim que foi criada. Logo, ainda não era mãe tinha filho algum. Ela foi batizada assim, pois era a missão dela como única mulher no mundo até aquele presente momento.

      Responder
  • Wildson Lopes disse:

    Usando a hipótese, acho q sim. Eles não esperaram ser expulsos do jardim para poderem se relacionarem sexualmente, aproveitar a “grande lua de mel” e ter filhos. Acredito q o sexo não é posterior ao pecado, mas q foi praticado antes do pecado ou seja o sexo é santo e concerteza qndo Deus deu a ordem para eles “frutificarem” não esperaram anos e anos pra cumprir com esta vontade de Deus.

    Responder
  • Wellington Correia disse:

    EU aprendi que eles sim, tiveram filhos, pois quando em Gêneses 6:2 fala dos filhos de Deus tomaram para si as filhas dos homens por serem formosas, mostra que na primeira ordem de Deus para que se multiplicassem antes do pecado eles ja tinham filhos… Quando diz que Adão e Eva foram expulsos do Éden, foi por terem pecado, e vemos que só os dois foram expulsos. Da uma lida nesse link que vou passar sobre os nefilins, que explica muito bem essa questão tbm….http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=1316

    Responder
  • José Paulo disse:

    Ev. J. Paulo Silva 16/08/13. Com certeza; só que os filhos antes do pecado são puros e com certeza não estão entre nos, porque a Bíblia diz que foi Adão, Eva que comerão, e não os filhos; pasmem, os filhos deles antes do pecado não compartilharão do fruto ou seja do pecado por isso foram tirados p/ outro lugar que com certeza não é o céu nem tão pouco o inferno; João 3;13 diz. ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu o filho do HOMEM, que está no céu. observação G 3;7 diz que conhecerão que estavam nus. e nu é o mesmo que vazio, eu creio piamente que o Homem antes do pecado era muito inteligente;diz a Bíblia que o Homem foi feito imagem e semelhança de DEUS, isto é semi DEUS,os filhos de Adão e Eva antes do pecado são reais e são dotados de uma sabedoria descomunal a nossa ou seja são seres diferenciados o Homem foi feito p\ viver eternamente, mas o salario do pecado é a morte, por isso não estão entre nós, a terra era pura sem, peste, sem erva daninha, sem abrolhos,sem doenças e sem impureza nenhuma, [G 6:4 leia e confira você mesmo] ao que dar nos entender de uma raça hibrida, filhos de DEUS antes do pecado filhos dos Homens depois do pecado devido essa mistura DEUS que é a sabedoria não os deixou nesta terra mas rapidamente os retirou daqui ; não foram os demônios nem tão pouco os anjos que assim fizeram até porque eles não tem sexo! se tiver alguma duvida por favor entre em contato estarei disposto e muito grato em ajudar, este é um assunto muito gostoso de comentar, a paz do SENHOR JESUS para todos amem…

    Responder
  • irmão geraldo disse:

    eu faço o curso de teologia e ja debatemos,sobre este texto que fala da desobediencia de eva no jardim do eder,no capitulo 2 de genesis,no versos 26,esta escrito;façamos o homem a nossa imagem e semelhança,comforme a nossa semelhança;tenha ele dominio,sobre os peixes do mar,sobre as aves do ceus,sobre os animais domesticos,sobre toda a terra e sobre todos os repteis que rastejam pela terra.e deus os abençoou e lhe disse sede fecundos,multiplicai vos e sujeitai a ;dominai sobre os peixes do mar ,sobre as aves do ceus e sobre todo animal que rasteja pela terra.e o senhor deus lhe deu ordens para comerem de toda arvore do jardim.so a arvore do conhecimento do bem e do mal é que eles não poderiam comerno cap 3 de genesis,no versos11,esta escrito…perguntou -lhe deus:quem te fez saber que estava nu?comeste da arvore de que te ordenei que não comesses?cap 16esta escrito;e a mulherdisse;multiplicarei sobre modo os sofrimentos da tua gravidez;em meio de dores dará a luz,filhos:o teu dezejo sera para o teu marido,e ele te governará.e caim tambem fugiu com sua mulher,que era sua irmá,entao me explica melhor de onde sairão estes outros filhos se não eram,filhos de adão e eva?

    Responder
  • MARCOS BISPO disse:

    EU ACHOU Q ADÃO SO TEVE FILHO FORA DO JARDIM

    Responder
  • Neilany Souza disse:

    Me ajude a entender,depois de Caim e Abel eles logo tiveram outros filhos,e demorou um certo para que o primeiro homicídio ocorresse.dando tempo para que Adão e Eva povoasse a terra com muitos outros filhos.É isso que eu entendi?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Neilany, a Bíblia não é muito clara com relação a tempo decorrido. Antes do pecado eles não tiveram filhos. Somente depois.

      Responder
  • Anderson Cesar disse:

    mas a palavra diz que o Sr. multiplicou as dores de parto de Eva, só se multiplica o que tem, e pelos costumes judaicos a genealogia de uma linha só se conta do a partir do primeiro varão. Este é apenas um comentário de um ponto de vista, muitas são as nossas conjecturas. Mas o bom é que DEUS é fiel e sua misericórdia dura para sempre!

    Responder
  • Caio disse:

    Sobre sua observação ao fato de como a herança do pecado teria se espalhado aos filhos de Adão e Eva no paraíso, lembre-se que no capítulo 6 fala sobre os filhos de Deus que viram que as filhas dos homens eram belas e se juntaram a elas. Na minha opinião, esses filhos de Deus eu acredito que eram descentes dos filhos de Adão e Eva no paraíso e que quando se juntaram com as filhas dos homens, as descendentes de Adão e Eva já no pecado, eles se tornaram uma só carne e acabaram por misturar todas as raças se contaminando uns aos outros e por isso que passaram o pecado à suas gerações e inclusive eles próprios em algum momento caíram também assim como Adão e Eva, daí viria essa explicação, porque se não for assim como explica o fato de Adão ter sido “criado” em 4000AC e só depois disso ter tido filhos? Se fosse assim como explica os egípcios de 4500AC, os sumérios de 6000AC, Mayas e outros com registros antiguíssimos? Foram descendentes de filhos de Adão e Eva no paraíso, mas que além de se juntarem com os filhos do pecado, em algum momento da história também caíram no pecado assim como seu pai Adão, ou o Senhor os recolheu deste mundo quando viu que este estava contaminado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Caio, sobre essa questão existem várias interpretações:

      Gn 6:2 – vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.

      A identificação desses “filhos de Deus” tem sido as seguintes:
      1 Como sendo os setitas (interpretação cristã tradicional)
      2 Como sendo anjos (Interpretação judaica mais antiga)
      3 Como sucessores reais tirânicos de Lameque (Interpretação rabínica do século II d.C.)

      Como você pode ver existem pelo menos três interpretações defendidas. Destaco que a segunda parece contradizer a fala de Jesus de que anjos não se casam (Mc 12. 25). E ainda deixa sem resposta o fato do “homem” ser punido (v.3) por um ato que, segundo eles, seria dos anjos.

      Em minha opinião, a melhor interpretação seria uma combinação das duas últimas interpretações ( a 2 e a 3):

      Esses tiranos seriam descendentes de Caim (3. 15), com poderes concedidos por demônios (Dt 32. 17).

      Os tais gigantes, que também são chamados de valentes, foram guerreiros perversos, alguns dos quais foram descendentes dos”filhos de Deus” (v. 2). Agora o porque eles nasceram gigantes, aparentemente, fica sem resposta.

      A questão é bem polêmica, mas de forma simplificada seria isso…

      Responder
      • Ediel Medeiros disse:

        Andre para apimentar esse debate, eu fui em uma igreja em Itatiaia RJ, no qual o pastor pregara que, Caim nasceu do pecado no paraiso. O pastor disse que o diabo se transformara em um belo homen e se deitou com Eva, que em seguida se deitou com Adão. assim justificando que Abel é filho de Adão com Eva e Caim, filho de Eva com o diabo. Dito isso, depois fui pesquisar se seria possível, então descobri que à relatos cientificos em que, uma mulher tendo relação sexual com dois homens ao mesmo tempo, pode sim nascer um filho de cada homem. Sendo assim entendi que Eva sai do paraiso já gravida de dois filhos. quero deixar bem claro que também estou procurando sabedoria.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Ediel, nesse caso só faltou apresentar os textos bíblicos que apoiem tal hipótese.

          Responder
  • RillowLimon disse:

    Nn tiveram, poiss se eles ta tivessem filhos perfeitos , a biblia fala q havia espulços aqueles que ceram do fruto dos conjecimentos. esses filhos ja nacido nn herdariam o genoma com.erros e por isso estariam vivos ate hj

    Rillow lan da veyomea
    14anos
    rio grande do sul – urugai,,,,,,, cidade sanatana do riviera

    Responder
  • LINSMAR CAVALCANTE disse:

    OLÁ PESSOAL,
    *QUANDO DEUS DIZ QUE OS EXPULSOU DO PARAISO E COLOCOU ANJOS GUARDANDO ESTE PARAISO, ISSO SE TORNA UMA LINGUAGEM MERAMENTE ESPIRITUAL,POIS O HOMEM DEIXOU DE SER IMORTAL PARA SER MORTAL;
    *ADÃO TEVE FILHOS SIM NO PARAISO, PARA ISSO EXISTIU UMA ORDEM DIRETA DE DEUS;
    *QUANDO EVA DIZ QUE ALCANÇOU UM VARÃO É BEM “PROVAVEL” QUE ADÃO E EVA TENHAM TIDO SOMENTE “FILHAS” DENTRO DO PARAÍSO;
    *EVA NÃO SE SURPREENDERIA QUANDO DEUS DISSE QUE COM “DOR” DARIA A LUZ SE ISSO JÁ NÃO FOSSE CONHECIDO, ASSIM COMO TODAS AS MALDIÇÕES LANÇADAS POR DEUS;
    *DE ACORDO A CRONOLOGIA HISTÓRICA DA GENEALOGIA “ADÃO E EVA” VIVERAM APROXIMADAMENTE 100 ANOS NO PARAÍSO, DEU TEMPO TEMPO FAZEM BASTANTE FILHOS OU FILHAS;
    *UMA EVIDENCIA MAIS POSITIVA É QUANDO CAIM ENCONTRA UMA FAMÍLIA APÓS “SAIR DA PRESENÇA DE DEUS”, CONSIDERANDO QUE TODOS ELES VIVERAM POR MAIS DE 800 ANOS NÃO DEVEMOS ANALISAR QUE OS ACONTECIMENTOS FORAM SIMULTANEOS, MAS SIM GRADATIVOS.
    ESPERO TER SIDO COMPREENDIDO E AJUDADO A TIRAR ALGUMAS DUVIDAS.
    “HISTORIADOR PROFº LINSMAR CAVALCANTE”

    Responder
  • maria izabel disse:

    Izabel e Eva
    Eu creio que Adão e Eva tiveram sim filhos e filhas no paraíso, pois se não fosse assim, com quem Caim teria se casado quando foi embora , já que Adão e Eva tiveram Sete muito tempo depois da morte de Abel?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Maria, sua posição está equivocada. Dê uma lida nesse texto para saber sobre a mulher de Caim: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

      Responder
  • LINSMAR CAVALCANTE disse:

    PR. ANDRÉ SANCHEZ, PERCEBI QUE GOSTA DE COMENTAR AS PUBLICAÇÕES COM CITAÇÕES BÍBLICAS. GOSTARIA QUE CONTRA-ARGUMENTASSE MINHA POSTAGEM POR FAVOR… (ESSE DEBATE É MUITO INTERESSANTE)
    *QUANDO DEUS DIZ QUE OS EXPULSOU DO PARAÍSO E COLOCOU ANJOS GUARDANDO ESTE PARAÍSO, ISSO SE TORNA UMA LINGUAGEM MERAMENTE ESPIRITUAL, POIS O HOMEM DEIXOU DE SER IMORTAL PARA SER MORTAL;
    *ADÃO TEVE FILHOS SIM NO PARAÍSO, PARA ISSO EXISTIU UMA ORDEM DIRETA DE DEUS “SEDE FECUNDOS” (GÊNESIS 1.28);
    *QUANDO EVA DIZ QUE “ALCANÇOU UM VARÃO” É BEM “PROVÁVEL” QUE ADÃO E EVA TENHAM TIDO SOMENTE “FILHAS” DENTRO DO PARAÍSO (GÊNESIS 4.1);
    *UMA EVIDÊNCIA MAIS POSITIVA É QUANDO CAIM ENCONTRA UMA FAMÍLIA APÓS “SAIR DA PRESENÇA DE DEUS”, CONSIDERANDO QUE TODOS ELES VIVERAM POR MAIS DE 800 ANOS NÃO DEVEMOS ANALISAR QUE OS ACONTECIMENTOS FORAM SIMULTÂNEOS, MAS SIM GRADATIVOS (GÊNESIS 4. 17)
    *EVA NÃO SE SURPREENDERIA QUANDO DEUS DISSE QUE COM “DOR” SERIA O PARTO SE ISSO JÁ NÃO FOSSE CONHECIDO, ASSIM COMO TODAS AS MALDIÇÕES LANÇADAS POR DEUS (GÊNESIS 3,16…);
    *DE ACORDO A CRONOLOGIA HISTÓRICA DA GENEALOGIA, “ADÃO E EVA” VIVERAM APROXIMADAMENTE 100 ANOS NO PARAÍSO, DEU TEMPO PARA FAZEREM BASTANTES “FILHOS” OU FILHAS;
    *LOGICAMENTE ESSES DOIS FILHOS CAIM E ABEL SÓ SÃO CITADOS POR CAUSA DO CRIME DE HOMICÍDIO, SE NÃO FOSSE ISSO NÃO CONHECERÍAMOS AS SUAS HISTÓRIAS – COM EXCEÇÃO DE CAIM POR TER SIDO O PRIMEIRO FILHO “HOMEM” (GÊNESIS 4.8).
    ISTO É UMA “LÓGICA USADA POR MIM” ESPERO TER SIDO COMPREENDIDO E AJUDADO A TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS.
    HISTORIADOR PROF. LINSMAR CAVALCANTE.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Linsmar, baseado em sua argumentação, me explique:

      - Os filhos que supostamente Adão e Eva tiveram antes do pecado também comeram do fruto proibido?

      - Se sim, por que Deus não os puniu também, sendo que somente são mencionados Adão e Eva no texto?

      - Se não, por que ele teriam sido punidos se não desobedeceram a Deus?

      Responder
      • LINSMAR CAVALCANTE disse:

        MUITO BEM PASTOR ANDRE SANCHEZ, GOSTEI POR DEMAIS DE SEU QUESTIONAMENTO… JÁ HAVIA POR DIVERSAS VEZES PENSADO A ESSE RESPEITO. O QUE ME FAZ RACIOCINAR BIBLICAMENTE E CONFORTAVELMENTE É A PASSAGEM QUE ESTÁ EM ROMANOS 5:
        “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por “um homem”, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a “todos os homens”, porque “todos pecaram”;
        pois “antes” de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
        Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, “mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado” semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
        Romanos 5:12-14
        ISSO NÃO QUER DIZER QUE OS “FILHOS” DE ADÃO TENHAM COMIDO DO FRUTO,MAS FORAM PUNIDOS MESMO ASSIM, ALGUNS ACHAM ISSO UMA INJUSTIÇA DA PARTE DE DEUS, EU NÃO ACREDITO DESSA FORMA.
        GRATO PELO RETORNO E AGUARDO SUA RESPOSTA…

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Na realidade o versículo que você citou leva em conta as pessoas que nasceram após Adão e não antes dele. Note que o “start” acontece com a entrada do pecado no mundo. Logo, se Adão tivesse tido filhos antes do pecado não estariam enquadrados no que diz esse texto

          Responder
          • LINSMAR CAVALCANTE disse:

            PASTOR ANDRE SANCHEZ SE O SEU ARGUMENTO ESTIVER CORRETO ENTÃO A QUEM ESTA PARTE DO VERSICULO ESTÁ SE REFERINDO???
            “…mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado…” PELO QUE SEI DEPOIS DE ADÃO O UNICO QUE NÃO COMETEU PECADO FOI JESUS CRISTO!!! O FATO DE ENOQUE TER SIDO ARREBATADO NÃO QUER DIZER QUE ELE NÃO PECOU!!!
            O QUE ME DIZ A ESSE RESPEITO???

          • André Sanchez disse:

            Linsmar, você precisa considerar a frase toda para entender: “Rm 5:14 – Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.

            Ou seja, mesmo aqueles que foram mais corretos que Adão também estavam debaixo do poder da morte

          • CARLOS ALBERTO DE SOUSA disse:

            Rm 5:14 – Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.

            Ou seja, mesmo aqueles que foram mais corretos que Adão também estavam debaixo do poder da morte….
            NESSE CASO, (SE ADÃO TIVESSE FILHOS NO EDEM), OS FILHOS OU FILHAS, Ñ SOFRERIAM AS CONSEQUENCIAS DE ADÃO?

          • André Sanchez disse:

            Carlos, fica difícil responder sobre algo de antes da queda, isso porque a Bíblia não nos fala nada sobre essa questão, não aponta para outros habitantes do jardim do Éden a não ser Adão e Eva. As menções bíblicas normalmente falam sempre da descendência pós pecado.

  • Antonio Rogerio disse:

    Rogério Rodrigues;Se Adão e Eva tiveram filhos antes da queda ou apenas só depois,nínguem pode afirmar catgoricamente,pois a propria Bíblia não afirma com exatidão.(as coisas reveladas são para o homem,mas a encobertas são para Deus):nem todos os atributos de Deus são entendidos ou compreendidos pelo homem, afinal de contas a perfeição foi alcançada em Jesus e isso é o que importa.

    Responder
    • aldenio alves disse:

      concordo com o Antonio, Jesus quando ele veio falou de muitas verdades biblicas, até na lenda entre os Judeus a respeito da historia de Jonas ele dar veracidade e outras e outras, mas quanto a isto que vós discutis com vossos proprios pensamentos ou com o que os teologos escreveram Jesus nao deu nenhuma luz a ninguem a palavra da revelaçao nao deixou nenhuma brexa aos homens, sabe porque senhores eruditos porque é o senhor quem vai nos explicar e tirar todas duvidas de seus filhos. que Deus nos abençõe com a plenitude de sua palavra que é viva e eficaz.
      agora se um iniciante na fé ele ver estas varias vias duvidosas será que nao o enfraquecerá?

      Responder
  • paulo maciel pereira disse:

    creio q eva teve filhos antes do pecado…pois na maldiçao que a afetou esta dizendo q iria se MULTIPLICAR suas dores de parto, ou seja, ela ja sentia algum tipo de dor mesmo q suportavel, pois vc so multiplica akilo q ja tem. porem creio q na passagem q diz que “viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas e coabitaram com elas e geraram filhos e filhas…entretanto, todos pecaram pois os filhos dela antes do pecado se contaminaram com os demais q carregavam o pecado.

    obs: nao estou afirmando nada, o que falei é so minha interpretação pessoal, porem sou humilde em aceitar a opinião dos demais desde de que derrubem a minha biblicamente. =)

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, nesse caso, como ficaria a situação dos filhos de Adão e Eva com relação ao pecado se a Bíblia afirma que somente Adão e Eva comeram do fruto proibido?

      Responder
  • alexandre disse:

    na minha opinião Adão e eva tiveram filhos antes do pecado..? se naõ fosse assim.. como explicar..
    de onde caim pegou sua mulher.. ….. …já que naõ era sua irma …entao quem éra esta mulher..
    nao adianta dizer que já tinha pesõas na terra.. pois.. não tem base na palavra sobre isto…
    pois para mim esse assunto é muito. grande e nos leva a Gênesis 6:1-4 nos diz: “Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. pois esses filha de deus
    eram filhos de Adaõ e Eva.. antes do pecado… ….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alexandre, sobre a mulher de Caim explico nesse artigo: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

      Responder
    • ademar disse:

      ademar campista
      se os filhos de deus casaram com os do pecados donde é que vieram do jardim ? deus colocou anjos para vigiar o jardim como é q eles sairam ? ou antes do pecado era liberado pros filhos de adâo saiream

      Responder
      • ademar disse:

        ademar
        descupe por nâo ter esplicado melhor. eu acho q adâo e eva tiverão filhos sim só q pelo q entendo filhos antes do pecado nâo sairâo do jardim..
        os filhos de deus eram aqueles que fasia a vantade de deus .
        más se contaminarâo com as do pecado
        q a PÁZ esteja com todos

        Responder
  • alexandre disse:

    para mim sim. Adaõ e Eva tiveram… filhos antes do pecado.. porque deus disse em genesis 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. e em genesis 28 disse. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. isso foi uma ordem dada por deus…. antes do pecado… para que o homem e a mulher se multiplicasse. sobre a terra… mas esse assunto….naõ para por aqui…. podemos ver
    em genesis 4 .17. E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; da ondem caim pegou sua mulher ..
    era sua irma como muitos falam… . a pesar que a palavra fala em. Gênesis 5. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. isso foi muito tempo depois…
    e em ..Gênesis 6 . 1. e 2 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
    2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. esses filhos de deus para mim eram filhos de adaõ e eva gerados antes do pecado. eles eram santos … que naõ se contaminaram,pelo pecado..eles viviam.em santidade. . e se multiplicavam. com suas mulheres santas… como eles… mas depois de algum tempo os filhos de deus ou seja homens santos .que .Começaram a se relaçionar se. com mulheres… geradas.. depois do pecado… pelo que deus disse. . em genesis 6. 3
    ,Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. mas é claro que ha muitas pessoas que defender a teoria que os filhos de deus eram anjos….. ou demonios que se materializavam .se
    em forma de homens para coabitar com mulheres . …..mas esse assunto é muito grande… mas fico com a minha Opinião que filhos de deus eram filhos de adaõ antes do pecado….

    Responder
  • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

    uma coisinha tenho que perguntar,e gostaria de poder aprender mais com vocês que sabem muito,quem foi o homem,que fecundou a Eva para nascer Caim,pois até hoje não consigo entender,pois a bíblia diz:não como Caim que filho do diabo,se Adão e Eva já fazia sexo,qual a novidade que o diabo tinha,para introduzir o pecado,quando Eva pecou não aconteceu nada,não caiu nem uma folha,mas quando Adão pecou a coisa foi diferente,o que foi que aconteceu,se Adão e Eva já faziam sexo antes,quem o diabo usou para fecundar Eva,pois sabemos que o diabo é espírito,e precisaria de um corpo para fecunda Eva ? ou não ? por favor quem pode me responder se Abel é filho de Adão e Eva,quem é o pai de Caim ?

    Responder
    • alexandre disse:

      o pai de caim naturalmente foi Adão. Gênesis 4 capitulo 1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
      E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

      Gênesis 4:1-2 caim não pecou porque.. éra filho do diabo. com Eva . mas porque ele pecou contra Deus. . veja oque diz a biblia em genesis capitulo 4: verso 3- e 8 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
      E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
      Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
      E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
      Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
      E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

      Gênesis E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
      E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
      Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
      E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
      Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
      E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

      mas antes de matar seu imão caim ja tinha o pecado dendro de seu coração ele ja tinha inveja de seu irmão abel.

      Responder
  • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

    uma outra coisinha gostaria de saber de você que são dr.em teologia,se Abel e Caim tem nome,antes do pecado os filhos deles não tinham nomes,ou eram números 1,2,3,4,5,6 ?

    Responder
    • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

      Eu veja que Deus só fala através do seu profeta enviado em cada tempo,nas eras, foram sete profetas de eras enviado cada um ao seu tempo,e nas dispensações que também são sete,Deus também os envia a seu tempo,vamos falar das trés últimas,A Lei,A Graça e o Reino,e a bíblia diz que desde os dias de João o batista se faz menção do Reino dos Céus, o próprio João dizia arrependei-vos,e convertei-vos porque é chegado o Reino dos Céus,e até hoje se faz menção do Reino dos Céus,e porque ainda não finalizou,nós temos que entender que o programa estabelecido por Deus para conclusão da sua obra não esta nas mãos de homens quem não tem um compromisso com aquele que Deus envia,pois a bíblia diz que ninguém conhece o pai,senão o filho,e ninguém conhece o filho,senão aquele a quem Ele queira revelar,mas é preciso obedecer a uma ordem dada pelo Senhor Jesus Cristo que se encontra no Apocalipse cap.18 ver.4 e subir ao chamado do Apocalipse cap,4 ver.1 para receber do alimento escondido a pedrinha branca,e o novo nome que ninguém conhece,senão aquele que o recebe.veja que essa palavra o recebe,temos que definir como sendo (um) único que é essa pedrinha branca,porque branca porque Ele não vem mesclado nem com teologia,nem com filosofia,nem com intelecto humano, Ele vem trazendo incapaz de ser personificado por qualquer ser humano,para se entender tem que ser revelado pelo Espírito Santo de Deus,e Deus não muda Ele é o mesmo assim com Ele no primeiro Êxodo,Ele fará neste último Êxodo,vejamos como foi no primeiro Êxodo,e em quem Deus coloca o seu nome para que seja revelado,e traga a revelação aos que entendem,leiamos em Êxodo cap.23 ver.20 e 21, se você entender essa revelação,você não vai ter nenhuma dificuldade para encontrar a porta estreita. ai você já está alimentado do alimento eterno do Apocalipse cap 2 ver.17,já conhece o profeta que será morto na praça,do Apocalipse 11 ver.8 já recebeu o evangelho eterno do Anjo do Apocalipse cp.14 ver.6,e já sabe quem é o Anjo do Apocalipse cap,22 ver.16 que o próprio Senhor Jesus Cristo testifica que o envia. vejamos que mais uma vez Ele usa a expressão,( O Meu ) é único agora já que você entende vai obedecer a ordem dada pelo Senhor Jesus Cristo em Apocalipse cap 18 ver.4.quero deseja uma feliz revelaçaõ a todos. ou aquele que foi revelado, um bom dia de salvação em Cristo o Senhor. Amem!!!

      Responder
      • alexandre disse:

        verdade deus falou desde o começo do mundo. falou usando seus profetas, agora nos fala tambem. pelo seu espirto . voçe tem razão em dizer que temos que obedeçer a ordem dada. em apocalipse. 18 verso 4 que diz 4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. na verdade. eu ja sai dela a muito tempo. . pois não obedeço. o paganismo romano… . nem a Babilonia.. EU OBEDEÇO A CRISTO.. OBEDEÇO SUA ORDEM DADA EM MATEUS 28 ; 1 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. ESSA ORDEM FOI DE CRISTO FOI CUMPRIDA. EM. ATOS 2 VERSO 37.. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. VOÇE PODE NOTAR QUE ELES FOROM BATIZADOS EM NOME DE JESUS .. OBEDEÇENDO A ORDEM DE JESUS. . EM MATEUS 28 VERSO 1. E VOÇE. ESTA OBEDEÇENDO. APOCALIPSE. 18 VERSO 4 PARE PARA PENSAR. UM POUCO….

        Responder
    • alexandre disse:

      na verdade. naõ sou mestre em teologia.. nem tenho nem uma formação. …. desse tipo. apenas leio a palavra de DEUS. OU MELHOR ESTUDO A BIBLIA. COM CUIDADO. na verdade. naõ gosto muito te teologia. …. basta apenas ter o desejo de aprender . a palavra de deus..tiago 3. 15 diz.. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17. a verdadeira sabedoria vem de deus. em primeiro. corintios. 2.;5 .Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus………..Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1 Coríntios 3:19.

      Responder
  • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

    Eu conhece uma mulher casada que teve vários filhos com seu esposo,mas ele morreu e ele ficou viúva,e se casou com outro homem,e teve outros filhos com ele,esse filhos que ela teve com esse outro esposo,é irmão dos outros não é ? mas por parte de mãe pois os pais são diferente não é ?

    Responder
  • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

    Quando eu era menino,eu comprava maça,e levava para dar as minhas irmães,pra ver ela ficarem grávidas com Eva ficou fiquei sabendo disso quando fiz o catecismo,foi o padre que disse,mas acho que ele mentiu,minhas irmães só ficaram gravidas quando arrumou namorado,e eles não compravam maça para elas com eu comprava.

    Responder
  • Marcos Veloso (@velosomarcosrei) disse:

    vocês já compraram maça para as irmães de vocês ? elas ficaram gravidas ? e o bêbê nasceu com a cara de maça,pera,abacaxi,limão qual foi a cara que ele nasceu

    Responder
  • LINSMAR disse:

    ENTÃO ANDRÉ, “VC CONCORDA COM A IDEIA DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS ANTES DO PECADO, OU SEJA NO ÉDEN!!!!” INTERESSANTE! GOSTEI DA SUA FORMA DE CONDUZIR A DISCUSSÃO, VC BUSCA AS POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS NAS PESSOAS QUE ESTÃO DISCUTINDO. GOSTEI!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Linsmar, em minha visão isso é uma impossibilidade. Se avaliarmos os indícios bíblicos creio que a Bíblia fale muito mais a favor de não terem tido filhos antes da queda do que o contrário

      Responder
  • daniel disse:

    ééée´ mas o texto deixa uma suspeita de que tiveram sim filhos pois como eu falaria por exemplo a vc assim olha cuidado, a dor sera grande da sua conceiçao… se vc nao conhece o que seria conceiçao… mas o que foi colocado esta muito bom então o melhor a pensar é conhecemos em parte e la no seu aquilo que conhecemos em parte sera aniquilado ou seja conheceremos

    Responder
  • Herrmany Faulkner Costa Azevedo disse:

    Comentário bastante esclarecedor, palavras simples e objetivas. Parabéns, irmão André.

    Responder
  • Alexandre Wagner disse:

    Tem gente dizendo aí que já existia pessoas antes de adão e eva, então vamos rasgar a bíblia, principalmente quando se trata do livro de gênesis.

    Responder
  • mauricio disse:

    se adao e eva tiveram filhos antes do pecado eles eram sem pecados ou seja santos; como pode uma mulher santa casar-se com alguém pecador como caim.

    Responder
  • mauricio disse:

    se deus não revelou aos homens isto ,não se deve debater porque nunca vai se chegar a uma conclusão.

    Responder
  • Robson ferreira disse:

    A paz do senhor para os irmãos, se Adão e Eva tiveram filhos no éden certamente esses filhos seriam sem pecados, porém esses filhos não são citados nas escrituras. e quando caim foi abitar em node ele jamais poderia ter filhos com uma raça de filhos sem pecados pois ele as contaminariam. se existiu filhos sem pecados de Adão e eva porque que Deus não os relatou, nem o senhor JESUS nunca os citou e nem muito menos os profetas maiores nem os menores. e por isso que eu acredito que não tiveram filhos no éden. o único da criação de Deus que não pecou foi o senhor e salvador Jesus.

    Responder
  • oziel mota disse:

    eu vou fazer uma pergunta ::os animais tnhão filhotes la no jardim ou não? se a resposta for sim porque que só adão e eva não??outra pergunta se eu tiver um relacionamento com uma mulher hoje sem proteção nem uma qual tendencia é éla engravidar ou não>>>>>>
    e a biblia é bem clara em diser q eles eram fecundos

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Oziel, ser fecundo não significa ter filhos. É uma grande distância. Não podemos afirmar o que o texto não afirma.

      Responder
  • Dias disse:

    Caros leitores tudo o que está na Bíblia é uma questão de interpretação, no português lendo com fé e procurando as respostas com diligencia, mas todavia há uma clareza no decorrer da narração Génesis que Adão e Eva apesar de terem consentimento de Deus para terem filhos, eles não os tiveram, é visto em todas as citações feitas por Deus, são sempre referentes a Adão e Eva. e, logicamente se Adão e Eva tivessem filhos no jardim, Quando Eva deu o fruto a Adão, não teria dado também ao filho? ou filhos(as)?Génesis 3:6, Génesis 3:21 E fez o senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. alem de muitas escrituras na bíblia que mostrem que Adão e Eva não tiveram filhos no jardim, há uma escritura em especial ainda no Génesis 4:1 – E conheceu Adão a sua mulher, e ela concebeu e teve a Caim, e disse: Alcancei do senhor um varão. Há muitas divergências na bíblia, e uma delas é não dizer que Adão e Eva tiveram mais de 3 filhos ainda por cima homens, e no caso de terem tidos mais filhos não serem citada os nomes em nenhuma altura, nem fêmea nem machos, eram menos importantes dos que os outros? mas é apenas o meu ponto de vista.

    Responder
  • Débora disse:

    Discordo do fato de que eles não tiveram filhos, afinal, como Caim poderia encontrar outros povos e se casar se não havia outras pessoas na Terra. E quando Deus amaldiçoa Caim, lhe coloca um sinal para que quem o encontrasse não o ferisse. Logo após a saída dele da casa de seus pais, a Bíblia relata que ele se casou. É claro que os acontecimentos não foram imediatos, mas ele teria que esperar um bocado de anos até que uma de suas irmãs crescesse para ele casar com ela.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.