O que significa Diabo, Satanás, Lúcifer, demônio e maligno?

Postado por em: O que significa isso?

Alguns preferem nem mencionar as palavras que constam no título deste artigo. Porém, não há como negar que a Bíblia fala de demônios, do Diabo, de Satanás, de Lúcifer e do maligno. Não há como negar também que não precisamos ter medo do Diabo e suas hostes, pois estamos em Cristo. Esse artigo visa trazer o significado de cada termo para que possamos conhecer exatamente o que são.

O que significa Diabo, Satanás, Lúcifer, demônio e maligno?DIABO, SATANÁS, LÚCIFER

A palavra Diabo vem do grego “διαβολος diabolos” e significa “Enganador”. Ele é identificado na Bíblia como um anjo caído e é chamado também de Satanás, cuja palavra hebraica é “שטן satan” e a palavra grega é “σατανας satanas” e significa “adversário”. É citado como o grande inimigo de Deus e dos homens. Tem poderes sobre o mundo, pois é chamado de “príncipe do mundo” (Ef 2. 2). Uma de suas maiores forças é a tentação, pois ele a utilizou até contra o próprio Jesus Cristo (Mt 4. 1). Será derrotado no fim dos tempos com todos os seus demônios. Seu fim está decretado por Deus. A palavra Lúcifer é usada hoje também para se referir ao Diabo. Se trata do mesmo ser.

E importante ressaltar que o Diabo, apesar de ser muito poderoso, não é onipotente. Ou seja: Até ele está debaixo da soberania de Deus.

DEMÔNIOS

São espíritos maus. São ministros (anjos caídos) a serviço do mal. São também chamados na Bíblia de espíritos imundos: “E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?” (Lc 4. 36). São opositores a Deus e buscam a todo custo causar males na vida das pessoas. Vemos na Bíblia que alguns tipos de males podem ser causados nas pessoas (Normalmente, as que não têm uma vida com Deus) pelos demônios: “Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.” (Mt 17. 18)

É importante ressaltar aqui que espíritos de pessoas mortas, segundo a Bíblia, não tem contato com os vivos como alguns dizem e, por isso, não se enquadram na categoria de demônios e nem de espíritos bons que influenciam as pessoas vivas. Outra coisa a ressaltar é que nem todo problema que a pessoa tem é causado por demônios como algumas seitas afirmam.

MALIGNO

O Diabo também é apontado na Bíblia como sendo o Maligno (quando grifado com inicial maiúscula): “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1Jo 5. 19). Quando a palavra maligno está grifada com a inicial minúscula se refere à maldade, perversidade ou a alguma pessoa má. Como nesse caso: “porque o maligno não tem futuro; e a lâmpada dos ímpios se apagará.” (Pv 24. 20)

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

50 comentários

  • Fabio Silveira de Faria disse:

    Querido irmão: Creio que você poderia ter avançado um pouco mais nas explicações, pois, este tema é um dos mais mal explicados dentro do cristianismo, e, o seu conhecimento pode fazer a diferença para muitas pessoas inclusive para ‘amadores’ como eu. Que tal nos brindar com um “artigo-estudo” elaborado com minúcias?! Só não vale seguir os adeptos do alegorismo e usar Isaías 14 como ponto de partida.
    Abraços.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fábio, não é muito meu objetivo no blog publicar artigos mais complexos e grandes, mas vou anotar aqui sua sugestão.

      Abs!!

      Responder
      • André disse:

        Você esta de parabéns vaso,,tudo que te vier a mão para fazer,faça,,e você fez isso.P A R A B É N S!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Responder
    • cassiellev disse:

      eu odeio o diabo

      Responder
      • jackson disse:

        eu tbm nai gosto

        Responder
      • bona disse:

        Que pena,vc descobrir que ele não existe,rsrs.

        Responder
      • glauco disse:

        alienado,a pessoa ler e ainda nao consegue interpretar.
        diabo nao é uma pessoa para voce odiar…kkkkkk!

        Responder
    • giorggi disse:

      O Irmão ai é tendencioso, copia o que lhe convem, pois não é de sua cabeça e escolhe o que os outros postam pra parecer um deuzinho,..portanto deveria existir democracia e nenhuma manipulação historica. Descredito total. Uma pena.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Não entendi sua colocação.

        Responder
  • Zelia Souza disse:

    MUITO BOM..

    Responder
    • vitor disse:

      eee ma estou tentando descubrir a palavra satanas

      Responder
      • Cecília disse:

        Caluniador.. acusador.. cão. . Tentador.. sujo.. gênio do mal.. rebelde. . Espírito das trevas.. impaciente. . Irado.. terrível. . Excessivo. .incomodo.. enganador.. adversário. . Inimigo.. desobediente.. insistente. . Leão do mal q te percegue noite e dia..
        1 Pedro 5:8 lê lá

        Responder
        • Geison disse:

          Satanás significa “acusador”. Era todo aquele que era contra a tirania da igreja na idade média.

          Responder
  • Alex Milo disse:

    Irmão, como explicar então a passagem do apocalipse 22:16 onde Jesus se denomina Lúcifer: “Eu sou… a resplandecente estrela matutina”, pois estrela matutina é traduzido de lúcifer, do latim.
    Que também pode ser lido em 2 Pedro 1:19 (versão Almeida): “19 – E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;” Que em Latim da Vulgata lê-se: “19 – et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et LUCIFER oriatur in cordibus vestris”.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      A palavra do latim “lúcifer” não tem nada a ver com o diabo. Ela ganhou essa conotação, mas nos originais não tem nada a ver com ele. Você deve considerar os originais para fazer essas análises

      Responder
    • giorggiGiorgi disse:

      A bblia veio do Tora (judeu), e foi escrito pelo homem e mudado com o tempo..se for seguir a bilbia como palavra de deus vai ter que explicar porque deus queimou Sodoma e Gomorra, matando crianças e inocentes,..isso coloca deus como criminoso, como genocida..e se todos colocam deus copmo bom, isso mostra o contrario, e..tambem tem que explicar o diluvio, que não só não matou todos os seres vivo (animais) como tambem a fauna e a flora, tudo teve que nascer de novo, isso é um crime grandioso, e, na arca nem tinha japones nem negros….vai explicar tudo o que mesmo os padres já falam, a biblia não é um livro de historia, nem jornal…É SIMBOLICO..ou seja, historinhaaaaaaaaaaas….Pato Donald..etc.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Giorgi, você deveria ser deus já que mostrou que julgou até o próprio Deus e o condenou. Pena que você é homem e não sabe nem o que sucederá amanhã com você. Não sabe nem se daqui a dois minutos estará vivo.

        Responder
    • Tayna da silva disse:

      Irmã, o texto sem o contexto, vira pretexto. Não vai adiantar nada nós lermos um versículo e tirarmos a conclusão sem saber o contexto . Seria uma boa estudar esses versículos

      Responder
  • FRANCISBERG J SILVA disse:

    ola querido irmão em cristo como faço para conseguir copiar esse artigo no meu computador para posteriormente fazer algumas consultas rapidas, aproveitando e elogiando a conteúdo de fácil entendimento

    Responder
    • André Sanchez disse:

      FRANCISBERG, é só copiar e colar em um editor de texto, tipo o Word.

      Responder
  • jose carlos da silva disse:

    o meu cachorro se chama satanas,nao vejo mal algum …

    Responder
    • maribee disse:

      cruz credo só vc q não ver mal ai vc quer chamar seu cachorro : Sátanas ,satanas vem aki sataanas ai em vez de aparecer o cachorro vai aparecer o diabo mesmo rs

      Responder
  • marcelo disse:

    Bom muito obrigado por compatilhar o aprendizado, o Senhor Jesus é contigo.

    Responder
  • giorggi disse:

    A biblia não é um livro de historia, é de uma religião, e se for seguir ao pé da letra deus é do mal, final queimar Sodoma e Gomorra, isso é terrorismo, matndo crianças inocentes e amaldiçoando qume olhassem para traz ??? Isso é maldade não ??
    …Um dos problemas bíblicos “mais mortais” é o das traduções. Tendo passado por várias traduções até chegar na versão conhecida atualmente, é evidente que muitas modificações tenham acontecido; a maioria delas involuntariamente. Uma delas é a da confusão entre os termos Satanás, Diabo e Lúcifer.
    Na íntegra, Satanás é um, Lúcifer é outro. Lúcifer seria o famoso Portador da Luz (do latim Lux fero), Eósforos e Héspero, o planeta Vênus em seus aspectos matutino e vespertino.
    Diabo significa “acusador”, do grego diabolos, e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa e se opõe a outra.
    Já Satanás significa “adversário”.[carece de fontes] A Igreja Católica considera Lúcifer como Satanás, que seria um anjo que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu, apesar da Bíblia não ter uma passagem que explicite isso. A passagem usada para justificar a ideia Satanás = Lúcifer é Isaías 14:12 : “Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?”. Trata-se de uma passagem controversa, pois os judeus[carece de fontes] consideram essa a passagem sobre o desaparecimento da estrela Vênus diante da majestosidade do Sol como uma alusão à crença[carece de fontes] de que o Império Babilônico desapareceria diante do poder do Deus Yawveh, e a maioria dos cristãos considera a passagem como referente à queda física de um anjo, daí denominam Satanás como Lúcifer.

    Responder
    • Alexandre disse:

      Antes de falar que Deus é isso e aquilo, vai estudar a bíblia para saber o porque que Deus destruiu Sodoma e Gomorra..Não dá para saber de Deus sem ler a Bíblia.

      Responder
  • giorggi disse:

    è muito importante, mas não publica, porque é tendencioso, é manipuklado e isso é coisa do mal, sabia ??

    Responder
    • Abraão RodriguÊs Melo disse:

      bom eu espero estar fasendo a coisa certa,e pensamdo em muitas coisa da vida q deus pode nos da de bom

      Responder
  • ana caroline disse:

    unika coisa q eu posso falar q eu fiko sem palavras pra jjesus e eu te amo vc vai esta senpre na minha viida

    Responder
  • Cecília disse:

    Gente falando a vdd pra quem não acredita nisso.. Lúcifer FOI o nome “dele” ANTES se ser EXPULSO do céu.. ele não caiu ele foi ex-pul-so… Jesus NUNCA disse que era Lúcifer… algumas traduções podem não estar corretas. .. Não venha com reclamações dizendo isso e aquilo.. pegando uma única parte de um versículo pra justificar outros.. TUDO o q está escrito na Bíblia é a pura vdd e foi inspirado por Deus.. vou dizendo mais uma coisa.. Está escrito na Bíblia que quem blasfemar contra o Espírito Santo não será salvo… Então amigo tome muito cuidado.. Deus te ama msm vc falando q ele é ruim por ter matado jovens e crianças na cidade de Sodoma e Gomorra.. a cidade já estava condenada.. Deus não é nenhum terrorista.. terroristas matam pessoas inocentes e culpadas. ..aquelas pessoas NÃO eram inocentes.. pelo contrário. . Estavam blasfemando contra Deus… fazendo sexo ilícito com qlq coisa .. pelo amor de Deus toma vergonha na cara e pensa antes de falar..
    O fim está próximo é melhor vc levar um tapa na cara e acordar logo pq se não Tchau pra vc amigo.. e outra coisa.. ano q vem tem a copa do mundo. .. fica ligado q Deus vai te surpreender com coisas tremendas!! Deus é lindo maravilhoso e eu sou LOUKAA por ele!! JESUS VEM NIMIM Q EU TO FACIIN!!!!
    Estarei aberta a opiniões:
    [email protected]

    Responder
  • otoniel disse:

    estudando o ser humano e analisando suas potencialidades e suas deficiência,só posso entender que o Diabo (enganador),existe dentro de cada um de nós,como existe também o preceito do bem.Ora,como saberíamos proceder entre o bem e o mal se não houvesse parâmetros para isso.Existem sociedades tais,como já existiram inclusive no Brasil colônias,que eram antropófagas ou sejam:Comiam carne humana não no sentido de se alimentarem mas sim de absorverem algo deles.(brasil 1565 pedro dória).
    então creio que se o “diabo fica dando uns toques”é o mesmo que” o espírito mostra o caminho”.Na verdade é apenas a manifestação de nossa própria consciência.
    Claro,posso estar certo ou errado.

    Responder
    • wanderson disse:

      o evangelho de mateus atribui os dois nomes ao mesmo ser: ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
      10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
      11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

      Responder
      • Otoniel Prado Correa disse:

        não crei ao pé da letra.A exegese biblica é exagerada na interpretação atual.Na verdade pouco importa o nome do demo se com nome ou sem nome o mesmo anda em derredor querendo nos tragar,e ás vezes nos traga inclusive pelo exagero disciplinar em querer explicar tudo.

        Ricoeur é um dos maiores representantes da hermenêutica, disciplina herdada da exegese bíblica que propõe uma forma cerrada de interpretação de texto, levando em conta o significado de cada termo em seu contexto cultural e social. Sua assombrosa erudição, porém, não deve afugentar o leitor.

        Responder
  • Alexandre disse:

    A Paz.
    Quero fazer aqui um pequeno adendo sobre o assunto acima, que se refere a Deus como um terrorista ou injusto quando mata milhares de crianças em Sodoma ou durante o AT.
    Em primeiro lugar, quem garante que essas crianças não estão em um lugar muito melhor agora que antes, em Sodoma e Gomorra?
    Talvez Deus tenha é sido muito misericordioso com essas crianças, poupando de irem para o mesmo caminho de seus pais pecadores, o inferno!
    A morte não é um fim, mas o começo de uma nova história, com Cristo ou sem Ele!
    Parabéns André Sanches
    Seu texto sobre o significado da palavra diabo esta curto e bem explicado.
    Deus te abençoe

    Responder
  • Paulo disse:

    Sou semi analfabeto, portanto não domino nada do tema em discussão, mas quero deixar aqui meu comentário, diabo, satanás, lúcifer, demônios, enfim tudo o que nos faz lembrar uma força do “mau” pode ser ou é um instrumento de controle utilizado pelas religiões(todas) para controlar seus seguidores… afinal todos temos algum receio e, medo mesmo desse tal satanás que nunca ninguém viu e, que recebe a maioria da culpa das coisas que dão errado em nossas vidas, seja por negligência, ignorancia, ou querer fazer alguma coiza errada mesmo… Será que esse tal satanas existe mesmo? penso ser muito fácil culpar alguém que não esta presente para se defender…

    Responder
  • Manuel Alberto disse:

    Bom dia eu quero que digam porque o domingo e não o Sábado o dia do Senhor nosso Deus, eu vejo nos dias de hoje é no Sábado, que grandes negócios, são firmados, a igreja de Satanás trouxe para nós o domingo de forma a humilhar a Deus! Mais a ainda muita gente que não se curvou a Satanás. tenho observado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Manuel, os apóstolos guardavam o domingo. Eles são do diabo? Jesus teve grandes embates com os fariseus por causa do sábado. Ele é do diabo?

      Responder
  • Geison disse:

    Se post não faz o menos sentido e é contraditório.
    Lúcifer vem do latin e significa “o que traz a luz”, “A estrela da manhã”.
    Demônio vem do grego Daimon e significa “Repleto de sabedoria”.

    E porque não mencionou isso no texto?
    Vocês cristãos são muito contraditórios.

    Responder
  • roberto p carvalho disse:

    voce vai ser castigado pelo demonio tem logica

    Responder
    • otoniel disse:

      castigado pelo demônio???
      isso é uma ignorância.
      castigado pelo demônio por causa de que mesmo?????

      Responder
  • Rafael Rachide disse:

    ter demonios é uma desgraça porque a pessoa faz aquilo que nao quer, tudo que ela faz é pela vontade dos demonios. viver mal, comer mal, dormir no cimiterio, sobretudo é inimigo do bem. Jesus Cristo é a unica força para por em liberdade o homem contra os demonios. Mateus 4:3-10, Marcos 16:17.

    Responder
  • Missionário Daniel Motta disse:

    Jesus é lindo maravilhoso o inimigo é sujo sabemos que o denonio existe só que Deus é maior porem as pessoas preferem dar ibope ao diabo acorda povo

    Responder
  • Missionário Daniel Motta disse:

    Tem pessoas que se sente melhor defendendo demonios do que buscando a Deus

    Responder
  • Deto Teixeira disse:

    Demonio, Diabo, Lucifer, acorda gente são só expressões usadas para definir tudo o que é ruim, a igreja católica iniciou estas conotações para serem usadas contra os que se opunham a ela, afinal a Biblia teve inicio com ela, O homem pois adaptando de acordo com a sua conveniencia social, exemple Martim Lutero formou a esquerda da igreja católica que vendia indulgencias e que mais darde o homem transformou suas ideias em outra doutrina (Protestante etc.). Hoje o que se ve são grandes espetaculos em nome de Deus que enche os cofres destas instituições, padres e evangelicos que usam roupas de grife e carroes, mansões e fazenda, tudo isso em nome de cristo. Jesus mesmo disse se queres me seguir vendo tudo e siga-me, a unica pessoa na hestoria do cristianismo que fez isso se chamava Francisco de Assis. Pra mim todas estas igrejas e doutrinas modernas são as ovelhas vestidas em pele de cordeiro e terão de dar conta no dia do juizo final. Eu como cristão me entristeço muito e peço a Deus que tenha piedade de todos nós, para se falar de Deus não precisamos fazer faculdade nenhum, quem nos inspira é o Espirito Santo, Deus existe para ser vivido e não para ser estudado suas palavras são verdadeiras e não o que se estudar basta viver o seu amor em toda sua prenitude ” Eis que lhes dou um novo mandamento, Amai a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a ti mesmo”.
    Dues os abençõem!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Deto, parei de ler seu comentário nessa parte “afinal a Biblia teve inicio com ela”. Muita falta de informação. Quer dizer que a Bíblia teve início com uma igreja que só passou a existir quando mais da metade da Bíblia já havia sido escrita. Ahammm…

      Responder
  • otoniel prado correa disse:

    sendo respeitoso porém não sendo demagogo só posso lamentar quem diz que a igreja romana começou com a bíblia ou vice-versa.Isso é uma ignorância histórica.Poderemos tratar disso noutra oportunidade porém é bom que se saiba que isso é pura ignorância.
    en tempo,ignorância não é pecado,é a falta de conhecimento em qqr área.

    Responder
  • rayna disse:

    Onde está escritona bíblia que e pra nós guarda o domingo??

    Responder
  • Max disse:

    O que eu gostaria que explicassem, com propriedade e reserva, é o porquê de Deus ( a perfeição) criar seres ou deuses menores capazes de afrontá-Lo, a ponto de criar um reino à parte. É inexplicável! Levanta questionamentos do tipo ” A Bíblia é um livro de fé”, apenas.

    Responder
  • Carlos Andre disse:

    Lúcifer tem sua origem em Jerusalém Celeste, quando o Eleito, o Filho Eterno, deveria ser coroado como Rei da Criação pelo Ancião de Dias.
    Satan é outro ser.
    Satan têm sua origem na prole dos anjos caídos quando eles se uniram com mulheres humanas, antes do dilúvio.
    Satan é o chefe que está acima dos espíritos demoníacos que foram condenados a vagar pelo mundo quando o dilúvio veio e destruiu seus corpos físicos, porém uma parte deles foi banida para o Inferno abaixo de nossos pés, e lá eles atormentam as almas dos pecadores, Satan lá habita em seu trono, ele literalmente tem sua aparência demoníaca. Em comparação com Satan, Lúcifer é ainda belo, ele apenas perdeu a sua harmoniosidade quando tinha antes.
    Lúcifer e Satan têm um mesmo propósito, tirar o homem de sua verdadeira condição para a redenção, é tirar o homem do caminho da retidão. Lúcifer e Satan sabe do seu futuro, eles já não tem mais a oportunidade de ascensão, sua ascensão é cada vez mais a atuação da maldade. Eles enganam a humanidade, principalmente os luciferianistas e satanistas, prometendo a eles a eternidade e um trono, mas Satan sabe, que quando este morrerem, irão para o inferno serem atormentados pelos demônios que eles mesmos serviram em vida.

    Responder
  • Joana Joana Emilly disse:

    eu em
    deus mim livre

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.