Várias dicas de como fazer ótimas devocionais e crescer espiritualmente

Postado por em: Bíblia, Devocionais, Oração

Por André Sanchez

Antes de dar minhas dicas, gostaria de apenas relembrar o que significa devocional. Devocional é aquele momento que você separa em seu dia para manter um relacionamento mais próximo de Deus. Normalmente, nesse momento, se medita na Bíblia, se ora, se louva, etc. São momentos muito importantes para o crescimento espiritual do crente. Sabido isso, agora quero compartilhar algumas dicas para que esse momento seja produtivo, especial e sustentável em sua vida.

- Comece observando o seu tempo
Para se ter bons momentos devocionais você precisará de tempo. Quanto tempo você dispõe e em que período do dia? Avalie sua rotina e defina esse tempo que irá dedicar a Deus. Um exemplo: Consigo dedicar 30 minutos diários, das 6h às 6h30 da manhã. Não comece com longos períodos para não desanimar. Comece pequeno e vá crescendo aos poucos.

devocionais, dicas, estudo da Bíblia, oração

- Qual é o seu melhor momento do dia?
Avalie a você mesmo e perceba em que momento do dia você é mais bem disposto para as suas devocionais. Tem pessoas que acordam, mas demoram a estarem bem ativas e atentas, o que faz do período da manhã um péssimo momento para fazer as devocionais. Observe-se. Qual é o seu melhor momento? Coloque a sua devocional nesse seu melhor período do dia. Isso te fará ficar mais animado e aproveitar mais o momento.

- Qual é o seu melhor lugar?
Escolha um bom local onde possa ficar em paz e em silêncio para seu encontro com Deus. Se necessário, peça aos seus familiares que respeitem esse seu tempo e não te interrompam. Alguns acham o quarto um ótimo lugar, outros um escritório. Outros gostam do ar livre. Fique à vontade. A única regra é que esse lugar favoreça o seu encontro com Deus.

- Trace um plano
Organize seu momento com Deus. Divida seu tempo entre a leitura e meditação da palavra, oração, louvor… Um exemplo: 15 minutos de leitura da Bíblia + 5 minutos de meditação e anotações sobre o texto + 10 minutos de oração. Outra dica legal é usar um plano de leitura bíblica para te guiar no objetivo de conhecer mais a palavra de Deus.

- Anotações sempre!
Compre um caderno para anotar o que Deus falou com você, os textos que mais gostou, que mais te tocaram, os pedidos de oração, etc.. É muito gostoso anotar algumas orações e ver como Deus trabalha em nossa vida. Esse caderno será uma fonte de consulta sobre sua vida espiritual. Se gostar, faça um pequeno diário sobre o seu dia e a forma como Deus interagiu com você e você com Ele. Não confie em sua memória. Anotações estarão sempre ali para consulta.

- Não desista diante das dificuldades
Não seja ingênuo achando que o inimigo irá gostar dessa sua postura. Contrariedades como distrações, sono, preguiça e outras, irão aparecer. Vença cada um delas e siga em frente. À medida que vai se aprofundando na presença de Deus, você vai ficando mais forte e vence mais fácil as lutas!

- Não se contente em permanecer no mesmo lugar
Avance em suas práticas devocionais. Amplie seu tempo, ore mais, leia mais, medite mais, pratique mais. Você verá que seus momentos com Deus serão “viciantes”.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Use os comentários!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

20 comentários

  • Guiomar Soares disse:

    é preciso ter um lugar certo para nossa meditação, ter um compromiço com Deus conversar com ele

    Responder
  • guiomar soares ferreira disse:

    todos nós precisamos te um momento reservado para ficar e conversar com DEUS, fazer nosso pedidos , nossas reflecção, ler a Bibliarefletir sobre o que lemos. Para fazermos esse trabalho é preciso que aja um local sem barulhosilencioso e sem ninguem por perto, É ai que entra a nossa intimidade com Deus será nesse momento.

    Responder
    • helena montenegro colares staciarine disse:

      otimas dicas amei

      Responder
  • Filha Do Deus Altissimo disse:

    Muito bom!!!

    Responder
  • Ke Ka disse:

    Adoreii muito boa as dicas.

    Responder
  • Luciana Herler disse:

    MUITO PROVEITOSO SEU PONTO DE VISTA, ESTAVA REALMENTE SABER COMO COMEÇAR ESSE MOMENTO TÃO PRECIOSO! AGRADEÇO E QUE DEUS TE CAPACITE CADA DIA MAIS!

    Responder
  • Eliara Sanuzia disse:

    amei as dicas!

    Responder
  • Antonio carlos de oliveira disse:

    pastor André,eu estou muito otimista com sua orientação para o crecimento espiritual,os verdeiros homens de Deus,tem a prezer de orientar obreiros para obra de Deus,,por isso pastor André,,que o nosso Deus esta na sua vida,.eu realmente estou ,contente com a sua orientação espiritual,,fica na paz,Que Deus continui le abeçando porque abençoado o pastor ja é,,,,,,,,,,,,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Antonio! Que Deus seja contigo e te conceda o crescimento em toda boa obra!

      Abs!

      Responder
  • Cristiane S de Moraes disse:

    Pastor, estou lendo o seu artigo hoje pela primeira vez, tenho muita dificuldade em ler a blíblia em ter um devocilonal, por isso estou procurando uma ajuda. Vou começar apartir de hoje e peço a Deus que me ajude. Obrigado seus conselhos estão sendo muito importantes daqui a um mês eu volto para dizer como estou indo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Cristiane, seja firme que dará certo.

      Abs!

      Responder
  • Marli S Santos disse:

    Pastor como a Cristiane eu também tenho muita dificuldade de entender a Biblía e fazer devocional, e lendo o seu artigo pela primeira vez vou seguir como o sr ensinou e creio que vai dar certo. Deus continui te iluminando em nome de Jesus. um abraço.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marli, com dedicação você vai conseguir! Deus abençoe!

      Responder
  • Vitoria disse:

    Queria uma ajuda de como falar de devoçao num devocional para o retiro pq é a primeira vez q vou levar a palavra e queria muito falar o certo com passagens bíblicas sobre o tema.

    Responder
  • Lopes Nhaca disse:

    Realmente,as vezes vem sono e preguica,e e neste exato momento que devemos fazer um esforco e falar com Deus pois o momento e propicio,Cumprimentos apartir de Mozambique Africa.Amem

    Responder
    • Dazilma Rocha disse:

      Dazilma Rocha em 21 de julho de 2013 às 22:08 disse: As dicas são muito boas e realmente o devocional é de extrema importância para nossa vida espiritual. Obrigada !!!

      Responder
  • Marlene Costa disse:

    Adorei, sou muito preguiçosa, e essas dicas me entusiasmaram, ore por mim querido para q eu possa dedicar um tempo para minha devocional para o meu Senhor JESUS

    Responder
  • DAMIANA disse:

    DAMIANA 20 DE SETEMBRO

    MUITO OBRIGADA PELAS DICAS.

    Responder
  • Tatiane disse:

    Tatiane Lima
    Amei. Não entendia a palavra devocional e não sabia como estudar a bíblia, mesmo lendo todos os dias.
    Obrigada pastor. Deus continue o abençoando!
    Salvador-Ba

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Por nada, Tatiane, Deus te abençoe!

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.