O que significa consagrar?

Postado por em: O que significa isso?

consagração, consagrar, dedicar, orar, dar a Deus

*Você entenderá o porque da imagen (tênis) no fim do artigo.

A palavra consagrar é amplamente usada pela igreja, principalmente devido ao seu significado profundo. Por todo lado ouvimos que “fulano” tem o ministério consagrado, que o CD do artista “X” foi consagrado a Deus, que os elementos da Santa Ceia serão consagrados, etc. E é em meio a esse uso dessa palavra que as pessoas não sabem muito bem a profundidade do que estão falando e do significado dessa expressão.

Consagrar significa dedicar uma pessoa ou algo a Deus. Tudo aquilo que é consagrado é dedicado para o serviço ao Senhor, para honrar Deus, para a santificação de Seu nome. Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.

A consagração de alguém ou algo não é algo automático, é realizada através de algum ato, como por exemplo, uma oração ou algum ritual. Exemplo disso é quando se consagra algum pastor ou servo de Deus ao santo ministério. Eles são consagrados em um culto especial num momento especial. A oração é sempre usada quando se consagra algo ou alguém, pois é através dela que colocamos diante de Deus tal desejo.

Na Bíblia encontramos o povo de Deus consagrando de tudo: pessoas (Ex 22. 31); vestes sacerdotais (Ex 29. 29); campos (Lv 27. 21); ofertas (Dt 12. 26); dinheiro e utensilios (Js 6. 19); animais (2 Cr 29. 33); o dia (Ne 8. 9); lugares (Jr 31. 40). Isso mostra que devemos consagrar todas as coisas a Deus em um ato de fé e de busca da vontade Dele.

Quando me mudei para minha casa, logo após meu casamento, há 6 anos, chegou aos meus ouvidos que o antigo dono era espírita e que o lugar poderia ser meio “pesado” para morar. Por dentro, no meu coração, ri, pois a primeira coisa que fiz ao entrar em minha casa nova foi orar e consagrá-la totalmente ao Senhor. Se é consagrada ao Senhor é de Deus e ponto!

Tenho a mesma postura com relação a tudo que tenho, que adquiro, que faço e que sou. Assim, não me preocupo com relação ao que as pessoas dizem quando apontam que o pruduto A ou B foi “consagrado ao diabo” pelo dono da empresa para vender mais e tal… simplesmente o consagro ao Senhor (sendo ele licito, é claro) e usufruo, pois o diabo não tem nada, não criou nada e não é dono de nada.

Uma vez fui desaconselhado a comprar um determinado tênis (de muita qualidade por sinal) por ser ele, segundo a pessoa, “consagrado ao diabo” para vender mais. O dono da empresa teria feito um pacto com o “tinhoso” para alavancar as vendas. Simplesmente fui lá, comprei o tênis (com meu dinheiro dado pelo Senhor através do meu trabalho), o consagrei ao Senhor Todo-Poderoso, e o usei até furar a sola, pois era agora dedicado a Deus.

Aprenda outros significados interessantes:

131 comentários

  • Eithel disse:

    Consagra no Hebraico significa encher as Mãos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Olá Eithel, obrigado pela visita!

      Existe sim algumas ocorrências no Antigo Testamento onde a palavra “consagrar” no hebraico é מלא male’ ou מלא mala’ que significa encher, estar cheio, encher a mão. Como nesse versículo: (2 Cr 13. 9).

      Porém, a maioria dos textos onde aparece a palavra “consagrar” no Antigo Testamento se refere a palavra hebraica קדש qadash que significa consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser colocado à parte. [ No caso do meu texto a ênfase foi a essas passagens. Um exemplo: Êxodo 19. 22

      Também encontramos a palavra hebraica נזר nazar que significa dedicar, consagrar, separar. Nesse texto: Nm 6. 2

      Essas são as principais palavras hebraicas traduzidas para o português como “consagrar”.

      Abração e obrigado por comentar!!!

      Responder
      • Ellen Cristina disse:

        Boa tarde André.

        Eu tenho uma amiga, que disse que aceitou o chamado de Deus e consagrou sua a vida a Ele. Isso significa que ela vai virar “freira”?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Não, necessariamente, Ellen. Algumas pessoas tem chamados específicos para realizar certas obras especiais para Deus, porém, todos que creem em Jesus podem de alguma forma se consagrar conforme disse no texto

          Responder
  • Kaique disse:

    André, como posso consagrar meus bens ao Senhor?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Kaique, consagrar é dedicar a Deus. Ore ao Senhor, dedique suas coisas a ele e, claro, na prática do dia-a-dia, mostre que são consagrados utilizando-os para glória de Deus, de forma correta, saudável.

      Responder
      • Célio disse:

        Ola pr, André, a paz de Cristo !
        Penso que os comentários a respeito de “consagração”, estão um tanto quanto resumidos. Por exemplo, eu não posso consagrar meu carro e usar ele em familia onde existem pessoas que não aceitariam e nem respeitariam essa consagração. Assim sendo, o referido carro, estaia andando em lugares que um “consagrado” não andaria…

        Responder
  • Leandro disse:

    André as vezes me pergunto se tudo pode ser consagrado à Deus, não gosto de radicalizar nesta história de marcas consagradas ao diabo e etc…, mas algumas coisas eu simplesmente me recuso adquirir. Moro nos USA e aqui existe uma marca de aspirador de pó chamada Dirt Devil (Dêmonio Sujo, Diabo Sujo) não fica meio esquisito… Not a big deal, apenas gosto de pensar sobre algumas coisas. O que você acha. By the way o seu blog é muito bom. Parabéns.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Você tem razão, Leandro. Em Cristo temos essa liberdade. Se você não sente paz em adquirir tal produto não deve adquiri-lo. É claro que se quisesse adquiri-lo também não seria errado.

      Obrigado pela visita internacional rsrsrs abs!!!

      Responder
  • Kennya disse:

    Perfeita colocação.

    Responder
  • Clenia Rosa Garcia disse:

    André, oro todos antes de comer, e agradeço ao Pai Todo Poderoso e peço a ele que consagre a comida em nome do SENHOR JESUS, esta certo esse pedido de consagração ou esta errado.
    Que DEUS te abençoe por trazer tantos esclarecimento a tanta gente

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Clenia, como a Bíblia diz que devemos fazer tudo para a glória de Deus, está certo sim consagrar até nosso momento de alimentação ao Senhor. É um momento de gratidão e reconhecimento da provisão de Deus.

      Abs!

      Responder
    • VERALUCIA disse:

      DEVEMOS SIM SER GRATOS POR TUDO QUE DEUS JA NOS DEU ….E NOS QUE DEVEMOS CONSAGRAR TUDO EM NOME DE JESUS …..ISSO É OBEDENCIA A DEUS …………VERALUCIA

      Responder
  • WAGNER PERES disse:

    É isso que é necessario. Informar.

    Responder
  • michelle disse:

    André, uma pergunta, senti no meu coração que deveria cuidar dos adolescentes, porque como minha igreja é pekena não tem projetos, nada para eles, então resolvi abraça los com toda força de meu coração. Mas gostaria de saber, antes de começar o que devo fazer? Consagra o projeto, jejuar?Como faço isso?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Converse com seus líderes, peça apoio. Não podemos abraçar projetos na igreja individualmente. O projeto deve ser da igreja, do corpo de Cristo. Dai orem a respeito e mão à obra.

      Abs!

      Responder
  • lucas disse:

    Apaz de Deus meu irmao:
    muinto bom seus conselhos….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que tem sido úteis para você. Abraço, Lucas!

      Responder
  • abdias disse:

    Prezado irmao, graça e paz!

    minha pergunta e: no ritual da santa ceia após ter sido feita a oração o pâo como objeto consagrado em memorial ao senhor se torna santo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Abdias, se o uso da palavra santo for designando que os elementos da ceia estão consagrados a um uso especial, dedicado ao Senhor, creio que sim. Agora, se o sentido for de santo como se os elementos fossem em si mesmos algo sagrado, creio que não.

      Abs!

      Responder
  • Nathália disse:

    Porque o cristão deve se consagrar?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nathália, a consagração é uma ordem de Deus. É a santificação. Todos os servos de Cristo devem seguir esse caminho. Deus disse: “Sede santos porque eu sou Santo”

      Na paz de CristoQ

      Responder
      • Ignez leineir Santos disse:

        Andre vc e todos os evangelicos sao preconceituosos no que se refere ao espiritismo. So vcs sao donos da verdade. Arrogantes, se esquecem q Jesus deu o exemplo da humildade e os pastores e seus seguidores vivem se vangloriando de seus bens. E tudo e culpa do diabo. O ser humano e o proprio diabo no seu egoismo e ganancia infinita.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Ignez, você erra quando generaliza. Não julgue 100% por causa da sua decepção com uma porcentagem menor

          Responder
  • José Alberto Pereira da Silva disse:

    Irmão Andre foi ótimo ter encontrado o Esboçando Idéias, pois até então não sabia o significado da palavra consagração, mas tirei minhas dúvidas ( entre outras palavras), Eu tenho uma pergunta mais não sei se irei faze-la de forma correta: no período de uma consagração a um determinado evento na Igreja, devemos nos guardar com relação ao cônjuge em se tratando dormir com ele (a), que Deus continue os abençoando poderosamente, digo assim de todo meu coração, fiquem na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      José, não nenhuma obrigatoriedade bíblica de abstenção de relações com o cônjuge em um período de consagração. Se vocês fizerem esse propósito com Deus e tudo for de comum acordo, tudo bem. Caso contrário, não há problema nenhum já que o sexo nesse caso não é pecado.

      Deus abençoe!

      Responder
      • suely disse:

        Ola irmao Andre.Conhecendo aki este site,vi a pergunta do irmao Jose q te perguntou se numa consagraçao o casal nao podia manter relacionamento intimido.Observando sua resposta a cima onde vc diz nao haver problema etc …. porem,vc nao acha q se for uma consagraçao de jejum q è abstinencia da carne,em ter relaçao vc nao taria satisfazendo a mesma? Obg, Deus abençoe

        Responder
  • fabio disse:

    boa noite meu irmao, minha pergunta
    na santa ceia tenho que consagrar o pao ou o vinho, o que devo falar,como de falar?
    que Deus te continue te abençoando meu irmao

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fábio, costumamos fazer uma oração consagrando os elementos, separando-os do uso comum para o uso no memorial da Ceia.

      Deus abençoe!

      Responder
  • Robson Cordeiro disse:

    Muito esclarecedor! Mas me pergunto se existe algum nivel de consagração, por exemplo, um objeto é mais consagrado do que outro, ou uma pessoa é mais consagrada que outra.
    Acredito que é uma questão interessante, por favor me responda.
    E o seu blog arrebenta! Continue na Fé.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Robson, a base da consagração é a santidade. Assim, podemos sim ser mais ou menos consagrados dependendo da nossa dedicação a Deus. Com relação a objetos, creio que não há essa diferenciação.

      Responder
  • Carlúcio Santana disse:

    Irmão André, fiquei feliz em encontrar seu blog me ajudou bastante.Sou professor da Escolinha Dominical( assim como o senhor) e meus alunos, principalmente os adolescentes me perguntaram acerca da cansagração. Eu não respondir nada porque não sabia, porém, disse que iria pesquisar. Daí encontrei seu blog, muito bom! Deus continue te abençoando, meu querido!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Carlúcio, que Deu te abençoe nessa bela obra!

      Responder
  • jailson disse:

    muito bom este blog. Deus lhe abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Jailson.

      Responder
  • Sandra Souza disse:

    Conheço uma senhora crista,que recebeu da sua vizinha macumbeira uma camisola linda! quando a irma tocou na camisola,arrepiou,entao a irma fez um desafio ao diabo e disse,quero ver qual é o poder que vc tem sobre meu casamento,no dia seguinte fez um jejum e orou na camisola e expulsou e arrepiava. e usou. passou uns dias a senhora encontrou as filhas dela na rua e perguntou se pai delas ja tinha ido embora de casa. e nada aconteceu.

    Responder
  • Rosiane disse:

    Olá, Ajudou muito irmão, que Deus te abençoe e ajude você a colocar mais e mais artigos,pois essa dúvida estava na minha cabeça e eu lembrei logo hoje de procurar o significado da consagração !!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que foi útil, Rosiane! Volte sempre para ler nossos artigos!

      Responder
  • alexandre gregorio machado disse:

    a paz do senhor JESUS querido irmão sou evangelico e gostaria de saber + sobre conçagração gostei muito sobre o tenis

    Responder
  • Ana Paula disse:

    Eu amei esse artigo, teremos consagração de jovens na minha igreja neste domingo e quiz procurar mas a fundo saber o significado e entendi perfeitamente e fui abençoada or Deus ao ler!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Ana!

      Responder
  • adriana gomes disse:

    Irmão André, seu site com certeza é consagrado a Deus pois, vc é uma pessoa que tem discernimento da palavra de DEus, que o Senhor te abençoe e te dê muita unção.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Adriana!!

      Responder
  • elisa maria disse:

    andre sou nova convertida como eufaço pra mim consagra se primeiro eu ora em pro de que gostaria muito que vc me ajudasse fique com deus

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elisa, apenas ore a Deus e busque viver uma vida de santidade. Assim você estará consagrada

      Responder
  • Osires disse:

    exaltar a DEUS pelas nossas conquistas materiais para honra e a gloria do SEU NOME, e a ELE consagrar todas as coisas, é o certo a fazer, ja o homem para ser consagrado, é preciso ser semelhante ao carater de CRISTO, e assim DEUS o consagrara a SEU filho, o homem não pode consagrar outro homem, mesmo em oração, pois nossos pecados ocultos so DEUS e nos mesmo conhecemos, por isso para ser consagrado a DEUS é preciso ser tão limpo quanto SEU FILHO JESUS É. fique atento a esses que diz que vai consagra_lo a DEUS eles não pode mudar seu carater por dentro, so CRISTO e vc.

    Responder
    • janifer disse:

      quem não tiver pecado atire a primeira pedra

      Responder
  • Cristina disse:

    Que Deus lhe abençoe pela criação deste artigo foi muito útil consegui esclarecer minhas duvidas….. paz do Senhor

    Responder
  • ana maria freire disse:

    O problema é que se se consagra algo a Deus, como diz você, não se deve usar aquilo fora do que foi proposto, por exemplo compro uma TV, então deveria assistir nela somente programas não imorais, jamais ver filmes obscenos, ou coisas desse tipo. Se um computador, nada de ver filmes ou mesmo programas imorais. Se um refrigerador, jamais por lá bebidas alcoólicas, uma cama, jamais sexo fora dos padrões divinos. Não sei até que ponto consagrar tudo é o correto.

    Responder
  • Matheus Melo disse:

    André, passando apenas para elogiar o seu blog irmão.
    Muito benção mesmo.
    Louvo a Deus pela sua vida e de todos aqueles que se empenham dia após dia em “servir”
    Que o próprio Deus o sirva dia após dia.
    Grande abraço.
    Paz

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Matheus!

      Responder
  • CRISTINA MIRANDA disse:

    OLA TAMBEM ESTOU A ESTUDAR A FAZER A MINHA CONSAGRAÇAO DEUS MAREÇE QUE ESTEJAMOS AO LADO DELE POIS ELE TEM SIDO MUITO MEU AMIGO POR VEZES SINTO O SUPRO DE DEUS ALGO MARAVILHO ESCOLHI VIVER A MINHA VIDA NAS MAOS DE DEUS

    Responder
  • Natalia disse:

    Eu me converti faz pouco tempo, e me falar para consagrar minha filha ao senhor, todos os dias. A algum problema e eu fazer isso todos os dias?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nenhum problema.

      Responder
  • stela fernandes disse:

    Gostei muito pois esclareceu minhas duvidas; Que Deus lhe de mais e mais sabedoria.

    Responder
  • Flavio Boone disse:

    Gostaria de saber mais sobre consagração pois estarei lecionando na escola bíblica de minha igreja no próximo domingo e o tema e Consagrados ao Senhor se puder falar mais a respeito do tema ficarei grato.

    Responder
  • Marcely disse:

    Marcely
    Por favor assim como eu li que outros tem a mesma duvida.
    Na Santa Ceia oramos e consagramos o suco e o pão, qual a forma correta para fazer essa oração ou consagração?
    Aguardo orientação
    Deus abençõe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcely, não existe uma fórmula certa. É uma oração consagrando os elementos perante Deus. Pode ser simples.

      Responder
  • Kely de Carvalho Costa disse:

    Boa tarde amado, fiquei muito feliz em estudar um pouco de seu trabalho, parabéns!! Gostaria de saber se esse ato de consagrar nossas coisas, lar, pertences…. tem que ser diário, ou feito uma vez será para sempre?
    Que o Senhor continue te abençoando sempre!
    Abraços
    Kely

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Kely, uma vez consagrado não precisa mais consagrar. É claro que o uso consagrado também é importante

      Responder
  • Thiago Andrade disse:

    Olá, gostaria de saber uma coisa. Quem pode consagrar as pessoas ? Exemplo : Um amigo meu derramou o oleo na minha cabeça e me consagrou . Ele poderia fazer isso ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiago, ele te consagrou para quê? Com que objetivo?

      Responder
  • Renata disse:

    Boa noite na paz! Nossa André encontrei hoje seu artigo e amei tudo, vc realmente escreve com simplicidade para aprendermos sem essa de misterioooo. muito bom de verdad,parabéns q Deus continue te usando irmão para nos ensinar a palavra d Deus sem dificuldades. Deus te abençoeeee vlw! sou Renata de Itapetininga SP!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Renata. Que bom que foi útil!

      Responder
  • joyce disse:

    Tive uma revelacao de deus pra consagrar minha filha todos os dias como fazer essa oracao

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Joyce, se você teve uma revelação, creio que as instruções devam vir da revelação.

      Responder
  • Josiane disse:

    Por acaso encontrei esse blog ao procurar no google sobre consagração.
    me ajudou muito. otimo trabalho.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Josiane, Deus abençoe!

      Responder
  • Edna Martins da Silva disse:

    Oi André, eu consagrei minha filha a Deus sem nem saber o que era a consagração. Ela estava doente esta semana e eu estava muito angustiada, com muita fé e oração pedi a Deus que cuidasse da minha filha que ela melhorasse e veio em minha mente a palavra “consagração” aí continuei minha oração e com toda minha fé e disse ” eu te consagro a minha filha Senhor”. E fiquei repetindo, e hoje vim procurar o significado da palavra, obrigada por ter me esclarecido. Deus te abençoe! Gostaria de umas palavras sua, obrigado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bênção, Edna! Agora é conduzi-la com muita sabedoria nos caminhos do Senhor.

      Responder
  • VILMA SANTOS disse:

    GOSTARIA DE SABER SE USA A PALAVRA CONSAGRAR E´O MESMO QUE CONDENAR ESTAR CERTO

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Vilma, condenar não tem nada a ver com consagrar. Está errado esse uso.

      Responder
  • natalia disse:

    sou nova convertida e quero saber como e em quais situaçoes podemos consagrar algo ou alguem, e o por que devemos consagrar.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Natalia, Observe bem o artigo e as explicações sobre o significado de consagrar. Nesse sentido, tudo que você tem deve ser consagrado a Deus.

      Responder
  • Aline disse:

    Ola André boa noite!! Quero saber mais sobre madrinha de consagração!!! O que realmente é, se existe isso mesmo, qual sua função? Tem a mesma função que os padrinhos de batismo?? Desculpe se não me expressei bem!!!! Grata

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Aline, nunca ouvi falar de madrinha de consagração. Não tenho nem ideia

      Responder
  • magda reis disse:

    Graça e Paz , André, nosso irmão em Cristo Jesus, é com muita alegria que podemos encontrar de maneira tão clara e objetiva a Palavra de Deus sendo explicada mas querido irmão não somente isto é a verdadeira pregação do Evangelho,que desta maneira alcança tantas vidas. Que Deus o abençoe e também a sua família.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Magda!

      Responder
  • Jorge disse:

    que bensa esse estudo trouse edificaçao em minha vida todos os dias eu comsagro a minha vida ao Senhor

    Responder
  • Samuel m.s disse:

    Graça e paz. Pode o homem consagrar a si mesmo, sendo ele tao falho, enquanto nao estiver na gloria junto a Jesus? Nao estarei me comparando ao proprio Deus ao me consagrar ou consagrando alguem? Que Deus o abençoe

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Samuel, a Bíblia: “Sede santos”. Isso significa se consagrar. Podemos sim estar consagrados mesmo nessa vida, é possível

      Responder
  • celio disse:

    senhor meu nome é celio e gostaria de saber se eu consagrar eu fico cheio do espirito santo ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Célio, para ser cheio do Espírito você precisa ser do Espírito. Precisa ter Cristo no coração em primeiro lugar e depois estar com a vida consagrada

      Responder
  • Denise Galves disse:

    PROCUREI O SIGNIFICADO DA PALAVRA CONSAGRAR E ENTREI AQUI.
    TODAS AS MINHAS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS.
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIA!
    A PAZ DE JESUS CRISTO PARA TODOS.
    DENISE

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Denise. Deus te abençoe!

      Responder
  • Bruno disse:

    André, parabéns, muito bom seu trabalho, muito esclarecedor. Tenho uma dúvida, certa vez um Pastor orando me disse “Voce tem q se consagrar, quando o fizer Deus vai realizar aquilo que você pediu.” Eu quero fazer isso mas não sei como fazer, sei q nao e simplesmente “orar e viver uma vida santa” pois ele foi Enfático quanto a isso, pode me ajudar? Paz do Senhor, q Deus te guie!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruno, consagração não é mágica e nem um ritual. Consagração é viver para o Senhor. Faça isso e estará consagrado

      Responder
  • Thais Rieger disse:

    Boa noite Andre, estou amaziada com o pai do meu filho, a 5 anos, e sempre que tocamos no assunto casamento, acontesse algo que acabamos brigando,as vezes no dia seguinte, as vezes na mesma hora, mesmo nossa relaçao nao sendo abensoada por Deus, como um casamento propriamente dito, posso consagrar nossa união?

    Que Deus o abençoe muito.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thais, você sendo crente e ele não você santifica seu casamento. Ore para que Deus toque no coração dele. Mas fique em paz, pois você tem o desejo de regularizar a situação e ele não, por isso, você não pode ser culpada da situação não se resolver.

      Responder
  • Marcela Ribas disse:

    Ola André, me casei em 2009 na igreja católica, me converti em 2011 porém meu marido não é de Jesus (ainda)..Se eu consagrar minha casa, ele pode passar mal ao entrar nela?? Sendo que ele continua em adultério??? Estou orando pela salvação dele…e sempre quando me consagro (geralmente faço isso quando ele esta trabalhando para que não fique aquela pergunta do pq não estou comendo etc) e a noite eu a me deitar, ele fica nervoso e vai dormir na sala…é incrivel…Quando o culto está uma benção, quando eu louvo ao Senhor é impressionante como o comportamento dele muda…

    Ahh e outra questão…posso consagrar as roupas dele??tudo que é dele no caso, sem ele ver é claro…

    Muito bom este blog e as duvidas das pessoas e suas respostas tbm tirem bastante duvidas…
    Obrigada

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Marcela, consagrar algo é santificar aquilo para o Senhor. Creio que ele não passará mal não. Sobre a outra pergunta não faz sentido consagrar roupas dele. Aeenas ore pela vida dele para que encontre Cristo

      Responder
  • Victor disse:

    Graça e paz. Irmão, eu tenho uma dúvida, tenho 18 anos, já tenho a ensino médio completo e atualmente estou estudando para passar em uma prova, pois bem, eu, e tudo que tenho, devo consagrar ao Senhor, mas como eu posso me consagrar ao Senhor, segundo o artigo “dedicar uma pessoa ou algo a Deus” sendo que eu preciso fazer outras coisas também, na minha idade, precisando arrumar meu emprego e começar a viver minha vida de adulto, ou devo deixar tudo para trás e como está escrito.
    “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Mateus 6:33″?
    Estou meio confuso, outro exemplo, o meu computador, eu uso para louvar o senhor muitas vezes, na internet eu sigo um guia de leitura anual da bíblia, e com a ajuda de um canal do youtube, canto hinos da harpa cristã, mas o mesmo computador, é usado para jogar os jogos que eu gosto muito e não é pecado jogar, eu poderia consagrar ao Senhor mesmo que não seja de uso EXCLUSIVO para adoração e serviço de Deus?
    Obrigado por tudo irmão, fica na paz do Senhor.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Victor, consagrar-se a Deus é viver uma vida de santidade e obediência ao Senhor enquanto vive sua vida. Continue estudando e trabalhando, mas sempre colocando como objetivo de sua vida o agradar ao Senhor de todo coração.

      Responder
  • Gustavo disse:

    E se no caso eu quiser consagra a outro Deus ? ‘-’

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Só existe um Deus verdadeiro. A escolha é sua

      Responder
      • Gustavo disse:

        achoo que esse um Deus ae ta tirando uma cm minha vida , só pode
        eu ainda vo Optar pelo outro , msm assim obg.

        Responder
  • jairo vilela disse:

    Paz André, não quero aqui levantar polêmica, primeiramente TE AMO em CRISTO, porém amado o seu texto sobre consagrar coisas materiais é incoerente com o novo testamento, percebe que só mencionou no artigo vercículos do antigo testamento? Hoje amado vivemos na dispensação da GRAÇA e levando isso para o seu artigo, somos habitação do Espirito Santo, nossa vida está e deve ser consagrada a DEUS e não coisas materias!!! Somo benção e usamos as coisas e não o contrário!!! Não existe uma única base neeo-testamentária para consagrar, unigir coisas materias, ou seja: casa, carro, instrumento musical!!! E por amor a causa vou admitir que você está certo por um momento e colocar um exemplo, no antigo testamento tudo que era consagrado deveria ser para sempre, se um templo for consagrado a DEUS e deixava de ser templo era destruído. Assim se você consagra uma casa a Deus e depois vende antes de mudar você destroí a casa? Você consagra um carro a Deus, vai vender ele para um ímpio? Percebe amado o quanto é complicado aceitar a consagração de matéria hoje?
    Resumindo: Eu como parte do corpo de Cristo sou benção, se entro para andar no meu carro estou abençoado, se mudo para uma casa nova estou abençoado ali, a casa não tem poder de absolver maldição ou benção na dispensação da GRAÇA.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jairo, nossas vidas e nossas coisas devem ser consagradas a Deus. Não em cerimoniais, mas como algo separado para glorificar a Deus. Não há nada contrário ao tempo da graça em se fazer isso. Não confunda com o pensamento católico de benzer as coisas. O que estou dizendo é aquela consagração de separar as coisas para glorificar a Deus.

      Responder
  • suzana disse:

    apaz do Senhor e boa noite,e quando a consagração e na igreja com e porque nunca fui e se eu queze fazer uma consagração na minha casa eu só como eu faço isso? de consagra as coisa a Deus eu sei. como comida por exemplo uma roupa q agente compra ou ganha etc.

    Responder
  • Dário disse:

    André ,primeiramente a Paz do Senhor, Gostaria de tirar uma duvida a respeito de consagração a deus,tipo como posso consagrar uma manha a Deus ? seria tipo um Jejun pela manhã em adoração ao senhor?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Dário, você pode combinar isso com Deus. Consagrar significa separar algo para o uso em prol do Senhor. Você pode, por exemplo, servir ao próximo, orar, buscar mais a Deus, meditar…

      Responder
      • suzana disse:

        por favor irmão mim tire outra duvida quais foram os desobidiente e por ser desobidiente perderam as bencas de Deus?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Suzana, a desobediência a Deus nos leva para longe Dele e isso, por si só, já é algo terrível

          Responder
          • suzana disse:

            e eu sei e que tou tentando entende algumas coisas. que leio na biblia porque . nao entendo o que Deus ta falando.as vezes quando tenho a oportunidade de deixa uma palavra na igreja para os irmão nao sei explica nada.

  • Armando Reis disse:

    A paz do Senhor meu irmão, que oSenhor continue te inspirando ,para levar ate as pessoas , palavrass e respostas , que tirem duvidas,e esclareça as ideias , de que só com Jesus podemos ,todas as coisa um grande abraço Pr Andre. comfesso aprendi muito nestes artigo desta pagina, quero mais aprender a cada dia ., Pr Armando Reis .

    Responder
  • marcio luis santos do valle disse:

    Meu caro irmão em CRISTO JESUS André, folgo em saber que o irmão é um professor da melhor escola desse planeta, a saber: ESCOLA DOMINICAL, li atentamente seu artigo sobre a consagração é muito objetivo e vai direito ao assunto parabens querido, continue a crescer no conhecimento da palavra de DEUS, caso queira estreitar a amizade estou no face: márcio valle belem do Pará. A PAZ DO SENHOR.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Márcio.

      Responder
  • Joao paulo disse:

    Se eu nao for ao culto expecifico a consagração. Eu nao estarei cosagrado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Se você crer em Jesus já estará consagrado ao Senhor.

      Responder
  • Debora disse:

    A forma certa de fazer a conçagraçao , para um crescimento espiritual.Como devo agir e o que nao devo fazer.Obrigada que Deus abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Débora, ore a Deus e siga a palavra Dele. Só isso.

      Responder
  • andre sabtos disse:

    Sou Presidente dos jovens aqui na minha igreja, pastor me jogou no barco pra aprender a nadar,tou fazendo ótimo trabalho, como faço para fazer consagração com os jovens?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      André, você conduz seus jovens a consagração a Deus através da vida santa, da instrução da palavra, da busca pela presença de Deus.

      Responder
  • ariovaldo ferreira santos disse:

    irmão, vc expressa responsabilidade com a palavra de DEus nas respostas, parabéns.

    Responder
  • maria rita disse:

    se nós consagramos a deus todos os dias estaremos sempre firmes em jesus?

    Responder
  • luciana disse:

    A paz do Senhor. Excelente texto, direto e embasado na palavra de Deus. Sempre pensei dessa forma, porém errada ao “esquecer” de literalmente, orar ao Senhor consagrando o que necessitasse. Agora aprendi. Que Deus abençoe seu trabalho e os irmãos que aqui demonstram interesse em aprender. Consagremos tudo ao Senhor.

    Responder
  • Leandro Nobrega De Souza disse:

    parabens pelas palavras obrigado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Leandro

      Responder
  • Alexandre disse:

    meu npme Alexandre a Paz do SENHOR aceitei a Jesus já faz alguns meses eu sou uma pessoa bastante provado e cinto que DEUS que mim usar e aumentar minha fé, estou com um problema espiritual na vida de minha mãe a três anos ela está 70% desanimada pra viver eu vejo nela outra pessoa vivendo a vida de minha mãe por ex.. demônios, pedir ao SENHOR que mim mostrasse em visão o que estava acontecendo e vi algo que não tive poder para espulssar , o que eu faço sobre mim consagrar nesse mundo que nõs estamos vivendo é muito difícil está no altar mim ajude em oração ou como consagrar?
    [email protected]

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alexandre, Jesus é quem resolve a situação e não você. Entregue a Ele

      Responder
  • ricardo disse:

    Paz do SENHOR
    So uma observaçao: uma pessoa perguntou sobre se abster de relaçoes sexuais durante a consagraçao, e a resposta foi de que poderia pois nao é peaco no casamento.
    Entretanto a biblia orienta a abstinecia sexual de comum acordo para se dedicarem a oraçao e depois disso se ajuntarem ( 1 Cor cap 7 leia ele todo para considerar o contexto).
    No mais , que DEUS em nome de JESUS seja gloriicado e te abençoe mais ainda. Amém

    Responder
  • ketsya disse:

    Eu queria saber se nos podemos consagrar tipo a nossa semana para Deus.. e como q tem q ser? E se nos temos q parar tipo de fazer algo como por ex parar durante essa semana de melhor ne redes sociais… obg!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ketsya, faça conforme seu coração combinar com o Senhor. Não existe regras específicas para isso. O importante é você servir a Deus e cumprir aquilo que Ele deseja

      Responder
  • adriana costa disse:

    Ola eu fumo como posso fazer para me livrar desse vicio me consagrando ou não posso fazer isso

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Adriana, você deve ir até Deus e se relacionar com Ele assim mesmo como está. Deus vai trabalhar em seu coração e vai te ajudar a deixar tudo aquilo que não convém em sua vida.

      Responder
  • Ana Maria Franca Amaral disse:

    Irmão André A paz do senhor.quero saber se tem horário pra começar e terminar uma consagração.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ana, temos que estar consagrados o tempo todo em tudo que fazemos

      Responder
      • rafael disse:

        Paz André hora por min Rafael Fernandes

        Responder
  • Robson disse:

    A Paz do Senhor, Pastor,
    Gostei muito da sinceridade e honestidade das respostas em muitas das perguntas que li, por todo o site.
    A transparência faz muita diferença na vida cristã, pois muitos colocam assuntos como se fossem intocáveis e não é assim que funciona, pois a bíblia não nos escondeu nada daquilo que precisávamos saber, ou seja, ela nos revelou o que deveríamos saber.
    Muitos temas que muitos pastores não querem ou não podem responder o senhor falou de forma tremendamente esclarecedora.
    A minha pergunta é sobre consagração de pastores, missionários, presbíteros, apóstolos, bispos ou seja ministros do evangelho:

    Aprendi e não sei se foi da forma correta que somente um pastor pode consagrar outro pastor, e assim sucessivamente.

    Em algumas denominações há outras figuras de pastor, auxiliar, ou seja o cargo foi retalhado.

    Um pastor auxiliar pode consagrar pastor principal, parece meio incoerente mas é realidade em muitos lugares.

    Um pastor pode se consagrar bispo, ou reunião de pastores podem consagrar um bispo que seria um tipo de líder de pastores.

    Um missionário pode abrir igreja e ser líder de igrejas, e consagrar bispos e apóstolos.
    Quem pode ser apóstolo? Um líder de igreja pode se autodenominar apóstolo? Quem o consagra? Os apóstolos bíblicos não estão mais por aqui.

    A pergunta se segue para todos os cargos da igreja, diácono pode consagrar pastor e assim sucessivamente

    Caso uma pessoa seja consagrada a bispo/pastor/diácono/apóstolo/missionário a sua consagração pode se tornar nula, se o for por pessoa não autorizada na cadeia sucessória legítima?

    Um missionário da igreja X pode se desligar de sua igreja de origem, sem o consentimento do seu pastor e abrir trabalhos de adoração, cura e libertação a seu bel prazer e vontade?

    Como interpretar o que diz a Bíblia sobre o “ir”:
    ir e pregar o evangelho a toda criatura, diante das loucuras da mente humana, e pessoas que não conseguem enxergar nada na sua vida e sim na dos outros, ou seja na vida dos outros é benção e na dela é só cegueira.

    Grato.
    Robson.

    Responder
  • Leandro Paixao disse:

    Pr. A Pastora da minha igreja mandou consagrar na terça feira pela nossa vida, como faço isso, tem que jejuar?

    Responder
  • fabio jr de sousa e silva disse:

    gostei muito da espricasao sobre consagrasao Deus abencoe.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.