15 de agosto de 2011

#VocêPergunta: Para onde vai nossa alma depois que morremos?

Por André Sanchez

vida após a morte, céu, inferno, alma, salvação, condenaçãoSe você quiser fazer uma pergunta  clique aqui!

#VocêPergunta: Para onde vão as almas das pessoas depois que elas morrem? Elas já vão para o céu e para o inferno ou permanecem em algum lugar intermediário dormindo? As almas dos falecidos conseguem se comunicar com os vivos e interagir com o nosso mundo?

Caro leitor, todas as almas são propriedade exclusiva de Deus. Ele as criou e elas são Dele. Assim, a Bíblia diz que quando uma pessoa morre, seu espírito volta a Deus. “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12. 7).

A morte também sela o destino da pessoa. Todos morrem ou salvos ou condenados. Ninguém morre com seu destino final indefinido. Assim, a morte é a batida final do martelo na vida de todos nós. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9. 27). Morremos uma só vez e depois disso vem sobre nós o juízo. O “juízo” já é uma espécie de julgamento que separam salvos e condenados após sua morte. Esse juízo de Deus separa os salvos para o céu e os condenados para o inferno. Todos, em seus respectivos lugares, aguardam a volta de Jesus Cristo e o dia do grande juízo final.

A Bíblia não nos autoriza a pensar que o espírito fica dormindo aguardando a segunda volta de Jesus Cristo ou em um lugar intermediário. O nosso espírito fica consciente após a morte e aguarda o cumprimento de toda a palavra de Deus na volta de Jesus Cristo (os condenados aguardam no inferno e os salvos no céu). Alguns textos nos indicam essa realidade. Um deles é o que mostra o ladrão que se arrependeu ao lado de Jesus na cruz. “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23. 43). Observe que Jesus lhe promete que, após morrer, já se apossaria do paraíso, sem lugares intermediários.

Outro texto que apóia essa realidade é a parábola de Jesus a respeito do rico e do mendigo. O rico morre e vai para o inferno. O mendigo de nome Lázaro também morre, mas vai para o céu. “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” (Lc 16. 22-23). Nenhum deles se encontra dormindo. Todos estão acordados e conscientes.

Jesus não usaria uma inverdade como pano de fundo de uma parábola. Assim, essa parábola aponta sim para o destino final de cada um de nós após a nossa morte: Conscientes e já no lugar determinado por Deus.

Com relação a comunicação de vivos com espíritos de pessoas falecidas, não há essa possibilidade. A Bíblia não diz nada que apóie essa ideia, pelo contrário, é totalmente contrária a essa prática. “Quando vos disserem: Consultai os necromantes [pessoas que consultam os mortos] e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Is 8. 19).

Qualquer tipo de comunicação com pessoas falecidas, na verdade, é uma comunicação com demônios enganadores, pois as pessoas falecidas, como demonstrado acima, estão já em seus lugares determinados por Deus aguardando o grande dia da volta do Senhor Jesus Cristo e o cumprimento de toda a palavra determinada por Deus.

Veja outras perguntas respondidas:

Recomendamos que leia também:

#VocêPergunta: Como Evangelizar?
#VocêPergunta: As crianças que morrem na infância serão salvas?
#VocêPergunta: Quais passagens do Antigo Testamento dizem que Jesus viria?
Morte, a professora
#VocêPergunta - Deus só está presente onde estão dois ou três reunidos?

André Sanchez Tem 28 anos e é casado há 6 anos com Daniela. Ama escrever e estudar a Bíblia. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, ministro de louvor e professor da Escola Dominical.. Siga no Twitter e no Facebook

44 comentários

  1. paulo disse:
    15 de agosto de 2011 às 20:23

    tenha suas proprias experiencias. use a biblia com moderação, ela foi feita por Homens! eu deturpada ao longo das traduções.liberte-se

    • 15 de agosto de 2011 às 20:31

      Paulo, acho que nesse caso vai ser difícil. Porque eu teria que morrer para ter essa experiência e até hoje não vi ninguém voltar pra contar rsrsr

      Realmente você tem razão. A Bíblia foi escrita por homens. Mas se não fosse por homens seria por quem? Foi escrita de acordo com o sopro de Deus. Em ultima análise, Deus é o autor da Bíblia e os homens instrumentos de Sua vontade. Esse papo que a Bíblia foi deturpada ao longo das traduções é papo de quem nunca estudou sobre o assunto. Até evidências cientificas corroboram pela veracidade de lugares, de pessoas, de histórias, etc.

      Mas é claro que você tem toda liberdade de discordar. Sem problemas.

      Se crer na Palavra de Deus é estar preso, prefiro ficar preso a “libertar-se” e cair na prisão desse mundo distante de Deus.

      • Paulo disse:
        16 de agosto de 2011 às 21:01

        Olá André!

        Eu respeito sua opnião, tenho amigos e parentes que seguem essa linha e nem por isso deixam de senitr-se bem ao lado mas acho pertinente colocar algumas indagações sobre esse assunto.Não sou nenhum intelectual ou psedudo intelectual, só estou pondo o que sinto e o que me fez distanciar das religiões e me considerar sem religião.

        Vou colocar algumas indagações e pensamentos que adimito em mihha caminhada pela vida e gostaria do seu posicionamento a respeito.

        Primeiro é a respeito de que cada pessoa esperaria a volta do Senhor Jesus ou no inferno ou em um lugar saudável.Só isso já demonstra que esse Deus seria o mais vil do Universo pois nao estaria dando a chance de recuperação da moral desses que foram para o infernão ou seja lá o nome que queira dar.O mesmo se aplica ao analisar duas pessoas, uma nasce desafortunada, com problemas de locomoção e déficit mental, outra saudável, afortunada, que goza de todos os prazeres da vida. Para para pensar um pouco. Como eu admito a reencarnação e a lei de causa e efeito além de outras possibilidades que colocaram essas dua spessoas cada qual com os atributos que mencionei, para mim é plenamente compreensível. Já para o senhor, seria O plano que Deus estabeleceu para eles em seu plano de bem para seus filhos? Que Deus maligno hein.

        Outra colocação disrespeito a uma grande maioria da população mundial
        somente a China, a Índia e a Indonésia representam um elevado contingente, cerca de 2,8 bilhões de habitantes. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes.

        pegue so a parte da China, índia e a Indonésia.Civilizações milenares.Quantas gerações dessas pessoas, que em sua maioria não possuem religião baseada na Biblia estarão condenadas num joguete do Deus biblico. E as gerações que viveram antes de ser criada a Biblia. E essa maioria budista, taoista, hinduista e por ai vai.Pense, indiscutivelmente o protestantismo, a Biblia somente nao é a unica via ou o passaporte para a paz do espirito humano.Aqui e Além. Por isso e por muito acredito que muitas coisas mudaram de sentido ao longo da estruturação da Biblia pelos tempos.O meu Deus não é esse da Biblia, definitivamente.

        Aguardo!

        • 16 de agosto de 2011 às 22:08

          Vamos lá então, Paulo:

          Com relação a você dizer que meu artigo é uma opinião minha, gostaria de corrigir isso: É o que a Bíblia diz.

          [Primeiro é a respeito de que cada pessoa esperaria a volta do Senhor Jesus ou no inferno ou em um lugar saudável.Só isso já demonstra que esse Deus seria o mais vil do Universo pois nao estaria dando a chance de recuperação da moral desses que foram para o infernão ou seja lá o nome que queira dar.]

          Com relação a isso, você se engana, pois todo ser humano já está destinado ao inferno por causa de seu pecado. Isso é a justa justiça de Deus. “Rm 6:23 porque o salário do pecado é a morte…”. A bondade de Deus providenciando a salvação (antes de Jesus através da lei de Deus escrita nos corações e da lei deixada ao povo judaico) e após Jesus através da fé Nele, demonstra o passo dado por Deus em direção ao ser humano. Mas como o próprio Jesus disse, muitos homens rejeitaram a Sua luz. “Jo 1:11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”. Assim, o homem não é um coitadinho jogado por um Deus mal no inferno.

          [O mesmo se aplica ao analisar duas pessoas, uma nasce desafortunada, com problemas de locomoção e déficit mental, outra saudável, afortunada, que goza de todos os prazeres da vida. Para para pensar um pouco. Como eu admito a reencarnação e a lei de causa e efeito além de outras possibilidades que colocaram essas dua spessoas cada qual com os atributos que mencionei, para mim é plenamente compreensível. Já para o senhor, seria O plano que Deus estabeleceu para eles em seu plano de bem para seus filhos? Que Deus maligno hein.]

          O fato de uma pessoa nascer “afortunada” e outra “desafortunada” (na sua opinião) não implica que Deus é mal por isso. Nesse caso, você, ser humano limitado, tenta julgar os planos de Deus sob uma ótica limitada. Mas o próprio Deus declara em Sua Palavra: Isaías 55:8-9 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”. Não há nada de reencarnação, nem de causa e efeito, mas sim Deus cumprindo seu plano desenhado para a vida de cada um.

          [Outra colocação disrespeito a uma grande maioria da população mundial
          somente a China, a Índia e a Indonésia representam um elevado contingente, cerca de 2,8 bilhões de habitantes. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes. pegue so a parte da China, índia e a Indonésia.Civilizações milenares.Quantas gerações dessas pessoas, que em sua maioria não possuem religião baseada na Biblia estarão condenadas num joguete do Deus biblico.]

          Mais uma vez repito a você: Você olha pela ótica da limitação do ser humano, como se este mundo estivesse deixado por Deus. Deus tem seus planos e os cumprirá em todo o mundo.

          [E essa maioria budista, taoista, hinduista e por ai vai.Pense, indiscutivelmente o protestantismo, a Biblia somente nao é a unica via ou o passaporte para a paz do espirito humano.Aqui e Além. Por isso e por muito acredito que muitas coisas mudaram de sentido ao longo da estruturação da Biblia pelos tempos.O meu Deus não é esse da Biblia, definitivamente.]

          Só uma correção: Jesus Cristo e não a religião é a salvação. Muitos homens em todo o mundo tem rejeitado a Jesus Cristo por causa da religião.

          E pra finalizar: se você não crê na Bíblia não tem como discutirmos sobre a Bíblia, concorda? Você segue uma filosofia que talvez se enquadre mais no que o homem ache que é mais cômodo. Um filosofia focada no que o ser humano acha e diz e não naquilo que Deus disse.

          Paulo, se você não der espaço para Jesus Cristo entrar em sua vida, nunca conseguirá entender. No tempo que vivemos, a salvação é pela fé em Jesus Cristo e somente dessa forma. Por isso nos esforçamos pela proclamação dessa verdade em todos os confins do mundo.

          Obrigado pelo comentário!! =)

          • Paulo disse:
            17 de agosto de 2011 às 20:24

            Não dá mesmo André, Sua forma de buscar resposta está totalmente condicionada à Biblia.
            Só por essa frase vejo o quão fundo está sua posição:

            “Com relação a isso, você se engana, pois todo ser humano já está destinado ao inferno por causa de seu pecado. ”

            Essas respostas baseadas na Biblia são muito superficiais e escapam do que as perguntas realmente representam, evidente que há uma fuga nas respostas, poderia até indicar os pontos mas creio que não dá, afinal sabemos o porquê.

            . Quanto ao comodismo, não é o que penso. Quem adimite a reencarnação sabe que o esforço é contínuo, aprendizado acumulado ao longo das vidas, desafios atrás de desafios, muita malhação no ego. Uma só vida aqui seria moleza e nem daria tempo do aprimoramento necessario.

            Nem presisaria escrever isso, mas para quem está lendo, é bom esclarecer: Não tenho nada contra a pessoa do André, so estou fazendo criticas em cima da sua posição baseada na Biblia. Não o conheço mas sei que ele é uma pessoa de bem e cumpre bem o seu papel.

            Então, como não dá mesmo, cada um para seu lado. não sei por que parei mesmo, mas acho que tudo isso valeu a pena.Vamos em frente! a vida continua! hehe

            Abraço André!
            Fica com Deus.

          • 17 de agosto de 2011 às 20:39

            Valeu Paulo. Fico feliz pela sua posição equilibrada e educada… Mas quanto a esse ponto certamente não concordaremos. Assim, a nossa discussão será sem objetivo. O melhor de tudo foi a vitória do espírito democrático…

            Paz sobre ti!

  2. Paulo disse:
    19 de agosto de 2011 às 17:59

    Obrigado novamente, por deixar-me esboçar essa idéia. Valeu mesmo o espirito democratico.
    PAz e LUZ.

    • 19 de agosto de 2011 às 18:09

      Eu é que agradeço, Paulo. Fique à vontade para visitar outros artigos. Tenho várias sessões legais e mais neutras (humor, reflexão, vídeos, piadas, etc) Abs!!

  3. Aio disse:
    13 de setembro de 2011 às 16:34

    Essa questão tem uma resposta mais simples: o plano de Deus é a “diversidade” em tudo o que possa existir na humanidade, desde é claro que não ofenda a Ele. Essas diferenças entre as pessoas fazem parte do plano Dele. Se precisarem de mais detalhes basta perguntarem.

    • 13 de setembro de 2011 às 16:56

      Aio, Obrigado por comentar.

      Não compreendi bem o uso do termo “diferença entre as pessoas”. Dentro do plano de Deus existe sim diversidade, mas não no assunto em questão. O destino de cada alma depois de sua morte depende de um mesmo conjunto de normas estabelecidas na Palavra de Deus para todas as pessoas, sem exceção. Aquilo que está descrito na Bíblia é o que Deus planejou e o que acontecerá com cada um.

  4. Aio disse:
    14 de setembro de 2011 às 14:44

    Obviamente sou novo aqui. “Diferenças entre as pessoas”: me refiro ao que o Paulo cita mais ou menos assim:
    “ao analisar duas pessoas, uma nasce desafortunada, com problemas de locomoção e déficit mental, outra saudável, afortunada, que goza de todos os prazeres da vida”.
    Essa situação aborrece o Paulo (e a maioria das pessoas que eu conheço), então eu tentei reforçar a ideia de que a condição de nascimento de qualquer pessoa faz parte unicamente do plano de Deus.

    • 14 de setembro de 2011 às 17:21

      Entendi. Sim, cada um de nós nasce debaixo dos propósitos de Deus. Somos multiformes nesse sentido…

      Abs!!!

  5. DRACK TKTS disse:
    19 de outubro de 2011 às 8:24

    ola gostei do texto a morte sempre sera um misterio para todos nos nimguem sabe o certo sobre a morte , a morte é uma coisa q todos nos vamus passar cedo ou tarde , o melhor q temos a fazer é curtir nossa vida e agradecer a deus por nois estar vivo sempre assim q tem q ser …….. valew

  6. 15 de janeiro de 2012 às 2:28

    andre, se depois da morte , no inferno ou no céu , ficamos onde já está determinado, porq esperamos lá a volta de cristo e as pessoas q estão no inferno terão a segunda chance? não sei direito, mas parece q em Ap. Ele fala alguma coisa da segunda chance.

    • 17 de maio de 2012 às 22:50

      Elides se vamos na biblia saber se existe a segunda chance a mais ela nos diz em II corintios6:2 que hoje e o dia da Salvaçao,nao tem segunda chance e nem seria justo da parte de Deus enquanto um se preparam hoje,outros esperam para depois do milenio como dizem muitos por ai,quanto mais voce quer ver seu parentes morrendo,seus amigos eu nao.

  7. alexsandro disse:
    18 de janeiro de 2012 às 1:42

    amado, estou escrevendo um livro sobre a morte. sendo, que só essa parte fiquei na duvida. por ex. um não-salvo morre ele já fica em sofrimento, que ainda não é o inferno. ou se tipo apaga e aguarda o dia do juizo final. qual igreja o irmão pertence? aguardo repostas

    • 18 de janeiro de 2012 às 7:10

      Alexsandro, sou da Igreja Presbiteriana do Brasil.

      Bom, nós não cremos naquilo que alguns chamam de “sono da alma”. Ou seja, que a alma da pessoa fica dormindo enquanto aguarda o dia da segunda volta de Cristo, o juízo final. A alma fica consciente em seu lugar de destino. Um bom exemplo para ilustrar essa questão é a parábola do rico e do mendigo contada por Jesus.

      Abs!!

      • alexsandro disse:
        18 de janeiro de 2012 às 8:05

        querido, conhece outros versiculos, sem o qual foram mensionados? obg!

        • 18 de janeiro de 2012 às 18:21

          Alexsandro, fiz uma pesquisa rápida por aqui e levantei mais dois textos. Se lembrar de outros adiciono aqui nos comentários:

          - Lucas 23. 43 e Ap 7. 4, 15

  8. alexsandro disse:
    19 de janeiro de 2012 às 11:06

    amado me dê seu e-mail para eu te enviar um texto bíblico sobre o assunto, e o amado me explicar. obg!

  9. Aio disse:
    24 de janeiro de 2012 às 13:59

    O comentário de DRACK TKTS é pleno de lucidez mas a digitação deixa a desejar . . . rsrsrs rss

    Agora, falando sério:
    Cliquei aqui e ali e colhi dois textos sobre Jesus e Lázaro. Ambos são contrários um ao outro e portanto acho que um deles é falso. Alguém pode dizer qual, ou outra explicação?
    De minha parte, sempre achei mais lógico acreditar que:
    1- Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.
    2- quando uma pessoa morre, “perecem deveras os seus pensamentos”

    Os dois textos são:
    1- Jesus Cristo falou a respeito da condição dos mortos. Fez isso por ocasião da morte de Lázaro, um homem que ele conhecia bem. Jesus disse aos seus discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar.” Os discípulos pensaram que Jesus queria dizer que Lázaro estava dormindo, recuperando-se de uma doença. Eles estavam enganados. Jesus explicou: “Lázaro morreu.” (João 11:11-14) Note que Jesus comparou a morte a descanso e sono. Lázaro não estava no céu nem num inferno de fogo. Ele não estava se juntando a anjos ou a antepassados. Tampouco renasceu como outra pessoa. Lázaro estava no descanso da morte, como que num sono profundo, sem sonhos.

    2-
    O rico, no inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu al longe a
    Abraão e Lázaro no seu seio.
    Então, clamando, disse: Pai Abraão,tem misericórdia de mim!Manda a Lázaro que
    molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou
    atormentado nesta chama.

    Pessoalmente acho que um morto “clamando” é algo que não faz parte das coisas de Deus, mas a minha pergunta é: algum dos dois trechos acima NÃO consta da Bíblia?
    Agradeço se responderem.

    • 24 de janeiro de 2012 às 17:14

      Bom, analisemos primeiramente aquilo que você diz ser mais lógico:

      “De minha parte, sempre achei mais lógico acreditar que:
      1- Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.
      2- quando uma pessoa morre, “perecem deveras os seus pensamentos”

      Você usa o texto de Eclesiastes 9. 5 para apoiar o seu argumento do sono da alma, dizendo que os mortos não estão cônscios de nada. Porém, uma análise do contexto mostra que o autor fala da relação dos mortos com a vida terrena e não no estado da alma após a pessoa morrer. Observa-se claramente isso lendo o contexto nos versos de 4 a 10. Assim, essa sua conclusão está em desarmonia com o que o texto realmente mostra.

      Você usa também o texto de Salmos 146. 4 para apoiar o sono da alma. Uma análise do texto mostra que ele também não fala a respeito da vida após a morte, mas simplesmente da morte do corpo. Os desígnios que perecem são as “coisas dessa terra”. “Sl 146:4 Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”

      Outro ponto que você toca é a ressurreição de Lázaro. Quando Jesus fala que Lázaro “adormeceu” não está falando da vida do espírito após a morte, mas da sua morte que acabará de acontecer a pouco. Dizer que esse texto fala a respeito do sono da alma é forçar o texto.

      Outra coisa, você diz que não crê em um morto “clamando” (no inferno). “Mt 8:12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.”. Choro e ranger de dentes parecem muito com aquilo que o rico sentia ali no inferno. Não há desarmonia nesse ponto.

      Provas bíblicas da consciência da alma depois da morte acham-se nas palavras de Paulo quando diz que ao deixar o corpo estaria com o Senhor (Fp 1.23,24 2 Co 5.1-8). Além disso, no monte da transfiguração, Moisés não estava “silencioso, inativo e totalmente inconsciente” enquanto falava com Cristo, cf. Mt 17.1-6. Veja ainda Ap 6.9-11. Etc.

      Abs!

  10. Aio disse:
    24 de janeiro de 2012 às 15:23

    Acho que vou reler esse post pois está estranho.
    Lá no início vocês escreveram:

    . . . O rico Lázaro morre e vai para o inferno.
    Depois tem isso:
    . . . levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.” (Lc 16. 22-23). Nenhum deles se encontra . . .

    Afinal de contas, Lázaro era o rico ou o mendigo?

    • 24 de janeiro de 2012 às 15:33

      Você tem razão. Existia um erro de digitação e já foi corrigido. Lázaro era o mendigo.

      Abs!

  11. Aio disse:
    25 de janeiro de 2012 às 16:01

    Olá André!

    Você escreveu:
    “… o autor fala da relação dos mortos com a vida terrena e não no estado da alma …. “

    Acontece que eu também não estava falando da alma, não sei de onde você entendeu diferente.
    Aproveito e pergunto: qual é então essa relação dos mortos com a vida terrena, de acordo com o autor? Eu entendi assim: segundo o autor, os mortos não têm relação alguma com a vida terrena pois estão . . . mortos! Você entende outra coisa?

    Seu segundo parágrafo iguala o primeiro:
    “Você usa também o texto de Salmos 146. 4 para apoiar o sono da alma. Uma análise . . .”

    Eu concordo que as coisas dessa terra terminam para aquele que morreu, nisso estamos de acordo: quando uma pessoa morre, seus pensamentos acabam. Eu também não estou falando da vida após a morte!
    Portanto, de acordo com a minha lógica, quem quiser louvar a Deus que o faça em vida!

    Também escreveu:
    “Outro ponto que você toca é a ressurreição de Lázaro. Quando Jesus . . .”
    “Dizer que esse texto fala a respeito do sono da alma é forçar o texto.”

    Aqui estamos bem, posso acatar sua opinião.

    Mas no próximo acho que você se enganou um pouco.
    Você, André, disse:
    “Outra coisa, você diz que não crê em um morto “clamando” (no inferno).”

    Eu acho que são duas situações diferentes:
    1 – o inferno e 2- o que você usou como exemplo.

    Em Mt 8:10 a 12, Jesus estava citando um tempo em que estariam os Vivos no reino dos céus (Reino de Jesus portanto) e que uns não-israelenses (por conta da fé igual à do militar) seriam colocados mais perto Dele do que alguns próprios descendentes de Abraão, Isaque e companhia, e que esses semi-rejeitados rangeriam os dentes. Mas ninguém aí estaria nem morto e nem no inferno; então acho que você usou um exemplo infeliz.
    Por isso tudo eu continuo achando mais prático pensar que mortos não clamam!

    Mt [8]
    10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.
    11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus;
    12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.

    Outro parágrafo seu:
    ”Provas bíblicas da consciência da alma depois da morte . . .”

    Provas bíblicas? Quem está forçando o texto agora?
    Novamente acho que talvez o exemplo não tenha sido claro o bastante para mim.
    A palavra “desejo” desautoriza que seja considerado “prova”.

    Fp 1.23,24
    23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;
    24 todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne.

    Nesse seu outro exemplo:
    8 temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor.

    Temos além do desejo desautorizante, uma sutileza: não é necessário estar ausente do corpo para ver ao Senhor, acaso Jesus não pregava a céu aberto para centenas de corpos? Não sou expert mas creio que Deus falou com Adão frente a frente, sendo Adão mera carne e osso!

    Quanto ao monte da transfiguração, veja, você está falando de Moisés, não é um qualquer, e o que é mais importante: o próprio DEUS estava presente em forma de nuvem! Ora, Deus trouxe Moisés de volta à vida porque Ele quis, coisa básica para quem é Ele! Mas não se diz que seja a regra geral para os mortos.

    O texto é esse não?
    2 Co 5.1-8
    5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

    André, no seu último exemplo: Ap 6.9-11
    Está grafado que as almas foram colocadas em repouso ainda um pouco mais. “Ainda” dá a entender que já estavam naquele estado e só acordaram porque o selo foi rompido. E foram colocados de novo em repouso; só clamaram naquele instante, acho. Mas cada um de nós tem liberdade de achar o que quiser, certo?

    9 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
    10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.
    11 E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.

    Espero não ter ficado extenso.
    Agradeço a oportunidade!

    • 25 de janeiro de 2012 às 16:17

      Que isso… é sempre bom debater! A única coisa chata é o tempo curto que tenho para isso (Conciliar um blog com o trabalho secular não é fácil). Se tivesse mais tempo poderíamos debater mais…

      Estão aí todos os pontos de vista publicados para edificação dos leitores.

      Obrigado pela oportunidade!

  12. 11 de fevereiro de 2012 às 10:00

    Acredito assim como como você André.
    Glória a Deus, a palavra do Senhor nos dá está certeza e esperança.

  13. 14 de fevereiro de 2012 às 16:25

    Caro, André, acredito que na morte não existe consciencia, eis porque:

    “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.” João 11:11-13

    Em Lucas 23: 43, se notarmos, veremos que esta foi uma resposta de Jesus ao ladrão que pediu: “Lembra-te de mim que vieres no Teu reino (vs 42). E o Senhor lhe responde: “Te digo hoje: estarás [não ‘hoje’ estarás] comigo no paraíso” (vs 43).

    Uma evidencia de que Jesus não estava dizendo que o ladrão iria naquele diz para o céu junto com Ele, é que nem mesmo o proprio Cristo subiu ao céu naquele dia. Por isso no domingo Jesus disse a Maria “Não me detenhas, porque ainda não subi para Meu Pai (João 20:17)

    Na parábola do Rico e do Lazaro, Jesus não estava querendo explicar sobre o estado do homem na morte, Ele apenas estava fazendo uma clara distinção entre esta vida e a próxima.

    Nós não podemos tomar parabolas como uma descrição real, pois elas servem apenas para explicar de maneira entendivel, as verdades que as pessoas não entendem.

    Abraço o/

  14. 27 de fevereiro de 2012 às 21:11

    Alma e espírito, são uma coisa só???

    • 5 de abril de 2012 às 14:13

      Em Genesis 2:7 diz: “E formou o Senhor Deus o homem do ‘pó da terra’, e soprou em suas narinas o ‘fôlego’ de vida e o homem passou a ‘ser’ ‘alma’ vida.”

      PÓ (CORPO) + (soprou em suas narinas o FOLEGO, ESPIRITO ou RESPIRAÇÃO) = (e o homem foi feito) = ALMA VIVENTE. Assim, CORPO+ESPIRITO = ALMA VIVENTE.

      Perguntas:
      1 – CORPO = ALMA VIVENTE? – NÃO! – É por isso que um corpo morto se decompões. Porque corpo sem respiração, não vive, não é um ser vivente.
      2 – ESPIRITO = ALMA VIVENTE? – NÃO! – Isto é muito claro! Segundo a Bíblia, o Espírito que é a respiração, não continua vivo sem o corpo!
      3 – CORPO + ESPIRITO = ALMA VIVENTE? – SIM! Segundo a bíblia, uma ALMA, é um corpo que respira.

      A bíblia diz que quando Deus deu o fôlego[Espírito] de vida, o homem passou a SER uma alma, e não a TER uma alma. Ou seja, você NÃO TEM uma alma, você É uma alma.

      Que a paz de Jesus estege sobre você!! ^^

  15. katiuscia canto disse:
    12 de março de 2012 às 18:18

    como na palavra diz que os mortos esperão o grande dia,onde estão os que dormem,ou morrem ….ta complicado não to entendendo,sou evangelica ,tenho grandes duvidas…sobre morte.poderia me ajudar.

    • 12 de março de 2012 às 18:37

      Os mortos já estão nos lugares reservados a eles: Os salvos nos céus aguardando o dia do Juízo de Deus. Os condenados no inferno também aguardando o dia do grande julgamento.

      Abs!!

    • Aline Ferreira Rodrigues disse:
      5 de abril de 2012 às 16:33

      A doutrina de que o ser humano está consciente na morte, baseia-se no erro de que ele possui uma imortalidade inata. E o unico Ser imortal é Deus: “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” 1 Timóteo 6:16

      Se ao morrermos em Cristo ficamos conscientes à espera do Juizo final, que ultilidade teria a ressurreição?
      “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28-29

      “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.” 1 Coríntios 15:16-18

      Se durante 4 mil anos, os justos, ao morrer, tivessem ido diretamente para o céu, como poderia Paulo haver dito que, se não há ressurreição “os que dormiram em Cristo estão perdidos”?

      ;-)

  16. Aio disse:
    19 de março de 2012 às 14:24

    Christini Miguez, vou copiar e colar um trecho de um amigo meu:

    De acordo com a Bíblia, ALMA é isso: a lembrança que Deus terá de você após você morrer.
    Quantos fios de cabelo tiveste durante toda a vida?
    Quantas e quais pessoas apertaram a sua mão em toda a sua vida?
    Quantas vezes você negou ajuda a alguém?
    Quantos e quais foram os seus atos bons durante toda a vida?
    Quantos metros de unha você lançou fora durante toda a vida?
    Quais desejos seus não foram satisfeitos durante toda a vida?
    Quantas e quais pessoas falaram mau de você pelas costas (essa você iria querer saber hein? rsrsrs). (Brincadeira).
    Mas acho que já deu para entender. De acordo com a Bíblia, quando uma pessoa morre, acontece o mesmo que a um castelo de areia dissolvido pelas ondas.
    Acontece que o “molde” do castelo é guardado por e somente por Deus.
    Ateus de plantão já devem estar falando: “seria informação demais …”. A informática (algo inexistente nos tempos de outrora) ensina que primeiro eram necessários vários rolos de fita magnética para gravar, digamos, uma Bíblia. Posteriormente bastavam poucos discos bolachões. Depois em apenas dois disketes estava resolvida a questão. O CD/DVD nem teve tempo de dizer a que veio e logo o pendrive de 2, digo, 4, hã . . . 8 ou melhor, sei lá de quantos Gigabytes engoliu todas as outras capacidades de armazenamento de informações.
    Pois bem, se o homem consegue armazenar informação cada vez com melhor rendimento, que dirá alguém que seja Deus!
    Esse ensinamento bíblico foi erroneamente traduzido para coisas do tipo: “quando você morre, sua alma volta para Deus . . .”. Bem, já sabemos então que não é a alma que volta, na verdade, ALMA é o nome do arquivo de Deus onde estão guardadas todas as informações a seu respeito. Jesus Cristo chama esse arquivo de Livro da Vida. Explicação suficiente?
    Aqui já ficam duas dicas:
    1- É melhor você não se esquecer de Deus, ou Ele poderá não se lembrar de você (rsrsrsrsrs).
    2- Erro de tradução – a causa da vários males (sério).

    Então, Christini, sendo que a palavra “espírito” é empregada em diferentes ocasiões, cabe a você determinar se são a mesma coisa ou não, de acordo com a situação, agora que você já sabe o que é ALMA: um tipo de pendrive de Deus, um para cada ser humano! Só que como Deus é plenamente eficiente, Ele nem precisa de pendrive, já grava tudo no próprio “cérebro”. Basta?

    • 19 de março de 2012 às 18:19

      Só faltou citar os versos bíblicos (que não existem) para embasar tal pensamento… Absurdo total!

  17. Aio disse:
    20 de março de 2012 às 17:36

    Olá André!

    Eu apenas copiei e colei, mas mesmo assim só concordo com você em parte. Acho exagero dizer que é TUDO absurdo, acho que absurdo é só a parte da informática.

    O ruim é que conheço meu amigo e sei que ele vai demorar a responder.
    A mim parece que ele não se baseou em nenhum trecho específico ou literal da Bíblia, acho que ele INTERPRETOU alguma leitura geral (é esse o perigo: interpretar errado).
    Mas a idéia em si me parece ótima, sendo bíblica ou não: Deus se lembrar de mim depois que eu morrer? ÔBA!

    Entretanto, por justiça, pesquisei por mim mesmo e descobri que realmente existe um Livro da Vida:
    >SALMOS [69]
    28 Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos.

    >FILIPENSES [4]
    3 E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

    >APOCALIPSE [3]
    5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

    E, André, veja o que será guardado no Livro da Vida:

    7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

    Segundo eu entendi, (eu, não o meu amigo), o “guardador” é a “Paz de Deus”, e guardar em Cristo é o mesmo que guardar no Livro da Vida, afinal não deve ser um Livro que fique numa prateleira; a diferença é que meu amigo disse que a informação fica guardada dentro do “cérebro” de Deus; mesmo que não seja verdade, não vejo que haja absurdo nisso.
    Aliás a expressão “absurdo total” soa ofensiva, como um sinal de reprovação a alguém que se esforçou tentando acertar, ao invés de recompensa pelo esforço recebe recriminação, mas acho que não foi a sua intenção.

    Bem, encontrei mais esse trecho que é concordante com a historinha de que a ALMA seria um tipo de “memória” que Deus tem da pessoa:
    >MATEUS [10]
    28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

    Eu entendi o que meu amigo quis dizer (afinal o conheço desde os anos 70!):
    Não podem matar a alma porque ela está num local seguro: dentro do “cérebro” de Deus; haveria outro lugar melhor no Universo?

    E meio que sem querer ainda descobri isso:
    >MATEUS [10]
    30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
    Oras, o texto do meu amigo concorda com isso, apenas sugere resposta de onde estaria guardada essa informação;
    Por fim,

    >GÊNESIS [2]
    6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
    7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

    Tornou-se “vivente” somente depois que o próprio Deus soprou-lhe nas narinas, momentos antes era portanto apenas “alma”, faltando a vida.
    Eu entendi assim o que o meu amigo quis dizer: naquele momento antes de soprar a vida, quem é que sabia quantos fios de cabelo possuía Adão? Esse conhecimento é que era a ALMA de Adão naquele momento! Segundo meu amigo (acho) a ALMA é tudo aquilo que Deus se lembrar da pessoa; em outras palavras, a ALMA não é um “ser” por si só.
    Peraí, acho que estou me repetindo, então é hora de parar . . .

    Mas a idéia original era ajudar . . .

    • 20 de março de 2012 às 18:23

      Aio, claro que não quis ofender o posicionamento apresentado. Apenas a ideia de que a alma é algo como uma memória de Deus não tem base bíblica. Para quê teremos novos céus e nova terra se as almas não são indivíduos que gozarão desse espaço? Se os crentes terão novos corpos, incorruptíveis, como serão apenas uma informação na lembrança de Deus?

      Até entendo a linha de raciocínio que ele quis passar, mas creio que complica mais do que explica.

      Abs!!

  18. Aio disse:
    21 de março de 2012 às 16:00

    André, agradeço a brandura de suas novas palavras!

    Mas parece que a discórdia vai continuar sempre, talvez fosse esse mesmo o recado de Jesus Cristo quando disse algo a respeito de trazer espada . . .

    Então:
    1- Você insiste que não tem base bíblica mesmo depois que eu mostrei isso:
    >FILIPENSES [4]
    7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
    Aí estão Deus e Jesus Cristo guardando o que mesmo? (não precisa responder).

    2- Você também ignorou isso, que eu chamo sim de base bíblica:
    >MATEUS [10]
    30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
    André, quem é que sabe quantos cabelos alguém teve durante toda a vida? Não seria Deus?

    3- Você perguntou: para quê teremos novos céus . . .?
    Resposta: para serem usufruídos por novos corpos, incorruptíveis. Não serão usufruídos por almas, alma não usufrui nada, o corpo é quem usufrui. Não se pode ter dúvida nisso.

    4- Sua segunda pergunta: … como serão apenas . . .?
    Resposta: primeiramente cuidado com a palavra “apenas” pois do jeito como foi aplicada está a diminuir a importância de Deus no processo, não é prudente se voltar contra Deus (claro que você não teve a intenção, Deus sabe disso, não precisa se defender).
    Mas a resposta à sua pergunta (você pergunta como serão) é que a informação (a alma) será inserida (por Deus, lógico pois está guardada com Ele) dentro dos novos corpos.

    Quem gozará os novos céus e a nova terra serão os novos corpos que por sua vez estarão preenchidos com a alma, que são as lembranças que Deus vai colocar dentro daqueles corpos.

    5- E vai ficar nesse círculo André, nenhum de nós dois vai conseguir convencer o outro nessa questão de o que seria a alma.
    Mas não faz mal, já que não seremos julgados por saber ou não saber o que é a alma, não é mesmo? (não precisa responder).

    Quanto a complicar mais do que explicar, ponho a culpa no idioma português, que segundo testemunhos de pessoas de três continentes que conheci ao longo da vida, é um dos mais complexos do mundo!
    Adicione aí que eu sou semi-leigo em assuntos bíblicos e nem sou tão letrado assim no idioma, não chego a ser analfabeto mas claro que faz falta usar uma terminologia mais explicativa, quem sabe se eu fizer um curso de Letras . . . rsrs

    Bem, um abraço e até a próxima vez, agradeço a paciência!
    >I JOÃO [2]
    9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.

  19. 5 de abril de 2012 às 17:59

    Gostaria de compartilhar minha opinião sobre o texto, e para uma explicação melhor, comentarei por partes.
    Quero começar falando sobre Hebreus 9:27. Essa passagem não ensina que assim que a pessoa morre ela é separada como salva ou perdida, pois entraria em contradição com Mateus 25:31-34. Qual seria o sentido dessa passagem se todos os que já “dormem” estão separados dos perdidos?

    Você usou Lucas 23:43 para afirmar que após a morte a pessoa fica no céu esperando o dia do Juízo. Mas a interpretação dessa passagem depende exclusivamente da sua pontuação, pois como sabemos, a bíblia foi escrita no idioma grego, e as palavras eram separadas por um pequeno ponto. Assim sendo, a colocação da virgula dependerá da compreensão do tradutor quando ao sentido das palavras originais.

    Veja que em João 20:17, Jesus diz a Maria Madalena: “Não Me toques, porque ainda não subi para Meu Pai…” Ora, se o Senhor afirmou que não subiu três dias depois de morto, quem poderá dizer o contrário? Por isso não é correto aceitar que tenha Jesus prometido estar com o ladrão naquele dia, isto é, o de Sua morte, no paraíso! Ou será que o paraíso é na sepultura? É lógico que a vírgula foi mal colocada, não acha?

    Fica claro então, comprovado pelas Escrituras Sagradas que o único lugar para onde Jesus pode ter ido quando morreu, foi a sepultura, e ali descansou, repousando no Sábado, de Sua obra de redenção, semelhante ao que fizera no Sábado da criação.

    Por conseguinte, como iria ao paraíso? A Bíblia confirmará esta palavra, pois ela é a nossa regra de fé, somente. Mas para isso, teremos que ser humildes ao analisar as últimas cenas do Calvário:
    João 19:31-33: “Os judeus pois, para que no Sábado não ficassem os corpos na cruz, visto que era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram pois os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que com Ele fora crucificado; mas vindo a Jesus, e vendo-O já morto, não lhe quebraram as pernas.”
    Compreendeu? Quebrar as pernas dos crucificados (“castigo do crucifragium”) é a maior prova de que eles normalmente não morriam no mesmo dia, e, quando se tratasse de uma pessoa robusta, durava, na cruz, até sete dias, em seu martírio.

    Agora, veja você: se foi preciso quebrar as pernas dos malfeitores no pôr-do-Sol de sexta-feira, que era o dia de preparação para o Sábado, é lógico, eles não haviam morrido ainda. Mas, note bem, Jesus morrera. Agora pergunto: Como poderia estar o ladrão com Jesus no paraíso no mesmo dia, estando Jesus morto e ele vivo?

    Houve um erro na colocação da vírgula. Consequentemente, o texto correto de Lucas 23:43, no bom português é:
    “…Em verdade te digo HOJE (dois pontos) estarás Comigo no paraíso.” ou: “…Te afirmo agora: Ou seja, quando Jesus voltar e disser: “Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25: 34
    Precisamos comparar texto com textos (Isaias 28:10) e o Espírito Santo esclarecerá a verdade para o coração sincero.

  20. 5 de abril de 2012 às 18:07

    E a segunda parte que queria comentar é de Lucas 16:19-31.

    Segundo o dicionario, parabola é "ma “narração alegórica”. Isto é: "Parábola é uma alegoria e, segundo o mesmo dicionário, alegoria é: “Exposição de um pensamento sob forma figurada; ficção que representa um objeto para dar idéia de outro; continuação de metáforas que significam uma coisa nas palavras e outra no sentido.”
    A doutrina do galardão após a morte, extraída, como muitos fazem, dessa parábola, é acima de tudo inconveniente, pois não se pode firmar doutrina sobre parábolas, pois ela é uma ficção, uma alegoria, uma metáfora.

    Jesus usava parábolas pois com elas “… Ele censurava a hipocrisia e o procedimento ímpio daqueles que ocupavam altas posições. E, em linguagem figurada, vestia a verdade de tão penetrante caráter, que, se as mesmas fossem apresentadas como acusações diretas, não dariam ouvidos às Suas palavras e teriam dado fim rápido ao Seu ministério.” – Paráb. Jesus, pág. 22.

    O Doutor Joseph Angus, teólogo evangélico (da Igreja Batista), em sua obra – História, Doutrina e Interpretação da Bíblia, pág. 181 aconselha-nos judiciosamente a respeito das parábolas. Diz ele:
    “Converter delicados pormenores em grandes verdades escriturísticas é obscurecer o grande desígnio do todo. E assim trazemos um significado para a parábola em vez de extrair dela o significado. Isso é um hábito que nos pode levar aos enganos mais sérios.”

    Se parábola pudesse ser levada como doutrina, Jesus estaria então ensinando que ser rico é característica do desagrado de Deus, pois Jesus não citou nenhum outro motivo pelo qual o rico teria ido para o inferno.
    Digamos pois, que todos estão conscientes em seus respectivos lugares [céu e inferno]… Medite: Como você se sentiria no Céu, vendo do lado de lá, ali bem pertinho, um seu querido neste estado? Afinal, o Céu e o inferno estão separados por uma “parede-de-meia”?
    Ora é inadimissível; é insuportável crer numa coisa dessa! Mas é o que se terá de admitir ao aceitar que esta parábola foi um conto real, uma doutrina de Jesus.

    Releia a parábola e considere também que nela não aparecem o Senhor Jesus, nem Deus, nem anjos. Ora, que Céu é esse que não se encontra o Criador? Nem o Seu trono? Despido de toda a beleza de que é provido?

    A parábola do Rico e Lázaro foi apresentada por Jesus para esclarecer definitivamente que o destino do homem – rico ou pobre é decidido aqui nesta vida, “pelo uso feito dos privilégios e oportunidades” conferidos por Deus.

    Leia, como complemento: Mateus 16:27; 25:31-41. I Coríntios 15:51-55. I Tessalonicenses 4:16-17. Apocalipse 22:12, etc.

    Abraço o/

  21. 17 de maio de 2012 às 22:51

    gostaria de comentar alguns fatos sobre uma das mais difundidas teses biblicas em torno deste assunto e que muitos se baseiam para difundir sus ideias.Lucas 16 Aparabola do rico e lazaro.Primeiro temos que analizar o que e uma parabola?Parabola e uma historia comum a todos de determinado lugar, na biblia ele e usada para ensinar uma verdade com mais eficacia, ex:nos nossos dias poderiamos usar uma Parabola(historia comum as crianças como:Joao pe de feijao e dar-le uma roupagem crista para ensinar
    uma licao biblica)nao podemos pegar uma Parabola e transformala em literal ex:Jesus disse eu sou a videira e voces sao os ramos.Jesus e uma arvore?nao, nos somos ramos tambem nao isto e uma parabola, uma metafora , querendo nos ensinar que se nao extivermos em cristo, nao sermos salvos.Figura de lingagem.
    Algumas Perguntas intressantes que devemos fazer para desvendar-mos verdades sober este assunto
    1-O ceu e tao perto assim do inferno que lazaro e rico batiam um papo, e eles se ouviam tao bem assim?2-qual e o tamanho do seio de Abraao para para aglutinar bilhoes de pessoas que ja morreram?
    em suma:Cristo nos quis ensinar atraves desta parbola que nosso futuro fica determinado por nossas escolhas nesta vida. ou seja nao existe predestinaçao.

Comente usando seu Facebook (acima) ou usando o formulário abaixo:

Seu comentário é muito importante! Deixe suas considerações!


Receba nossos novos artigos em seu email

Digite seu e-mail e clique em assinar: Não esqueça de confirmar seu cadastro em seu email