Em que situações eu não devo tomar a Santa Ceia?

Postado por em: #VocêPergunta

comer a santa ceia indignamente, estudo santa ceia, santa ceia

- Se você quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Você Pergunta: O que é comer a santa ceia indignamente? Em que situação eu não devo tomar a santa ceia?

Cara leitora, essa é uma questão que confunde muitas pessoas. Muitos acham que comer a santa ceia indignamente é ter um pecado não confessado ali no momento ou coisa do tipo. Vamos então compreender melhor essa questão para não cometermos equívocos.

O texto que contém essa questão é esse: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” (1Co 11. 27). É um texto que apresenta uma advertência muito séria: Participar da ceia “indignamente” é se tornar culpado perante Deus de um grave pecado.

Mas o que Paulo quis dizer nesse texto com a palavra “indignamente”?

Para compreendermos corretamente a mensagem do texto, precisamos avaliar o contexto (o que vem antes e o que vem depois desse texto). Observe que o versículo mencionado está dentro de uma sessão que vai dos versículos 17 ao 34. E é dentro desta sessão que encontramos a resposta que estamos buscando. É importante observar que a Palavra de Paulo é dirigida a igreja (aos crentes). É evidente que quem é descrente não deve participar da santa ceia, pois não teria significado algum.

Nos versículos 20 a 22 vemos claramente o que o apóstolo quis dizer com a expressão “indignamente” (utilizarei a Nova Versão Internacional – NVI para facilitar a compreensão do texto):

“Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!” (1Co 11. 20-22)

Vemos aqui o que Paulo quis dizer com comer a ceia “indignamente”:

Eles não estavam observando o modo correto de fazer a ceia, por isso, se afastaram de seu real significado. Estavam fazendo do jeito errado. “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor”. Vemos que a ceia perdeu seu significado, ficando vazia. Mas o que eles estavam fazendo errado?

Eles estavam tentando celebrar a ceia de forma dividida e não em unidade (como corpo de Cristo, igreja) como devia ser. Os ricos desprezavam aqueles que nada tinham ou eram pobres, fazendo sua própria ceia, enquanto os pobres ficavam chupando dedos desprezados num canto e também fazendo a ceia do seu jeito. “porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.”. Paulo condena essa desunião. Uma ceia dividida dentro da igreja não era a santa ceia que Cristo instituiu e, por isso, era pecado.

Os pobres eram envergonhados como se não fizessem parte do corpo de Cristo por serem pobres. “Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm?”.

Dos versos 23 ao 26 Paulo relembra a eles o real significado da Santa Ceia.

Seguindo com sua orientação, Paulo busca uma correção para a questão, orientando uma mudança de atitude baseada na reflexão: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29). Esse “examinar” está ligado à questão anterior, ou seja, examinar se da forma que está participando não está pecando contra seus irmãos na fé e consequentemente contra Deus. Paulo nos chama a examinar a seriedade do ato de participar da santa ceia como indivíduos que fazem parte de um corpo.

Paulo finaliza reiterando o caráter de união da ceia. União de todos os servos de Cristo. Participar da ceia com qualquer forma de desunião é comê-la indignamente. “Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.” (1Co 11. 33).

Concluo essa questão dizendo que nem mesmo um pecado ocasional deve ser um empecilho para que você deixe de participar da ceia. Confesse o seu pecado e participe da ceia. A ceia é momento de [união] do povo de Deus e de relembrar o sacrifício do nosso Salvador, bem como, de avaliação interior e fortalecimento espiritual de cada um de nós e da igreja como um todo. Por isso, devemos refletir, tomar decisões para reparar possíveis erros e participar dela, fortalecendo-nos como indivíduos e como igreja (isso é comer a ceia dignamente).

Veja outras perguntas respondidas:

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

285 comentários

  • Kellen disse:

    Uau! Amei amei amei!
    Acredita que hj mesmo eu me questionei sobre a santa ceia, e vc foi tão claro, tão simples e específico!
    Parabéns! Sei que foi Deus que te usou para falar ao meu coração, eu louvo a Ele pela sua vida!

    Obrigado!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Kellen, o nosso Deus é maravilhoso… sempre que precisamos Ele nos esclarece.

      Obrigado por comentar!!!

      Responder
      • Matteo disse:

        Obrigado! Miguel foi tal Clark assim

        Responder
      • eraldo joaquim dos santos disse:

        infelizmente amados hoje vemos pessoas participando da santa ceia de qualquer jeito.e na maioria das veses alguns pastores aceitam para nao perder o dizimo desseas pessoas que assim agem, inclusive esses tais pastores tbm participam indignamente.mais é com DEUS que eles prestarao contas.a paz. presb.ERALDO.J.SANTOS. MACEIO-ALAGOAS.

        Responder
        • Rosi disse:

          Verdade!!! Cada um dará conta de si

          Responder
        • Rogerio Lázaro disse:

          Prezado eraldo joaquim dos santos, defina dentro do contexto de I Coríntios 11:17-34 o que é exatamente participar da ceia indignamente.

          Responder
          • cicero disse:

            Muito bom estes esclarecimento gostei

        • civil disse:

          concordo varao homen de deus

          Responder
        • maria alice disse:

          indignamente…quem menospreza seu irmão, que era o caso da igreja ai no texto lido, e não procura se converter, e ceia,.. ceia indignamente, quem deseja a mulher do irmão, e não procura se converter e ceia,,,ceia indignamente, quem adultera e não procura se converter, e ceia,,,ceia indignamente, mulheres que andam com roupas indecentes, provocando assim a lascívia, e ceiam, ceiam indignamente, todos que só são mas ou menos crentes dentro da igreja, mas fora são idênticos aos impios e ceiam, ceiam indignamente, pra Deus não existe pecadinho, pecado pecadão, é pecado e pronto, sedes santos porque EU O SENHOR TEU Deus sou santo FAÇA UM ANALISE NA SUA VIDA, AGORA, VC TEM SIDO IMITADOR DE CRISTO? OU VC É DAQUELES QUE PASSA O MES TODO PECANDO E NA SANTA CEIA VC PEDE PERDÃO CEIA, E QUANDO SAI DA IGREJA CONTINUA NA MESMA PRATICA? o mês todinho dinovo pecando na ceia peço perdão… vá se converter, e não peques mas.

          Responder
        • KEILA DE JESUS disse:

          NAO É POR CAUSA DO DIZIMO MEU IRMAO..E POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS SOBRE NOSSAS VIDAS,POIS NOS MSM BEBEMOS O CALICE DEPOIS COMEMOS O PAO NA CEIA REPRESENTANDO A CRISTO NO DIA E NO OUTRO JA ESTAMOS PECANDO ..SE VC FALAR QUE NAO PECA VC É MENTIROSO A BIBLIA MSM FALA ISSO.ENTAO OQUE ADIANTA ENTAO O SENHOR TOMAR A CEIA E PECAR O SENHOR PODE ME EXPLICAR

          Responder
      • EUNICE disse:

        eu não tomei santa ceia,por esta indignada comigo mesma,por não ter tido uma semana de comunhão com Deus,e me achava em pecado. seu estudo me confortou e aprendi que isso não sera mais barreira,obrigada e que DEUS continue te usando pra esclarecer a mim e a outros necessitados, A PAZ DO DENHOR

        .

        Responder
      • Marilene disse:

        Estou tranquila agora com essa explicação. o meu pastor permitiu que uma das irmãs, que é batizada mais não é casada ainda com o companheiro e pai de seus dois filhos, participasse da ceia e explicou que embora ela vivesse no pecado de fornicação, fazia parte do corpo de Cristo. fiquei confusa e discordei pois venho de outra igreja e lá não permitia. temos estudado sobre a graça e sobre a lei. não quero ser religiosa, ainda existem muitos sofismas na igreja do Senhor, muitos ainda vivem os princípios da lei misturados com a graça. Creio que fui guiada pelo Espirito Santo para entrar neste site. Saber que meu pastor agiu da maneira certa me faz sentir-me segura.

        Responder
        • Paulo victor disse:

          Amém irmã, eu tbm tive uma ótima resposta aqui. Meu pastor tbm pega o mesmo do seu, Jesus diz: Vá e não peques mais. Somos falhos e isso não da o direito de ficar sem cear…

          Responder
      • Jose Alves disse:

        Sê tu uma bênção!

        Responder
    • Djheison Fernando disse:

      Parabéns pela explanação, André.
      Que o Senhor da Ceia o abençoe.

      Responder
    • Waleska Augusto disse:

      Parabéns! Com certeza ajudará muitas pessoas que pensam que, porque cometeram um erro ou falaram algo que não deviam não são dignos de tomarem a ceia. Todos nós cometemos erros, Jesus nos chama ao arrependimento e concerto no momento da ceia. Parabéns, pelo esclarecimento, Pastor André Sanchez!

      Responder
  • lucia roque disse:

    Tenho passado um problema de terrível sistema nervoso. Perco ocontrole por qualquer coisa, e dano falar palavras torpes, depois entro numa depressão… Agora não estou querendo participar da santa ceia por causa disso, não mereço, é algo muito sagrado.

    Responder
  • anonymous disse:

    So pode tomar Santa Ceia quem é batizado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      A Santa Ceia é reservada aos servos de Deus. Assim, se a pessoa não tomou uma decisão por Cristo, inclusive publicamente perante a comunidade, não tem porque tomar a ceia.

      Abs!

      Responder
      • Thiago Castro disse:

        Mais e se a pessoa não tomou uma decisão por Cristo e ainda assim tomou a Santa Ceia?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Thiago, em 1 Coríntios 11.29, diz: “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” Por isso é tão importante que os pastores orientem as pessoas sobre Ceia, pois ela é coisa séria.

          Responder
        • Sousa disse:

          Irmão por conta dos meus estudos não posso ir aos cultos nos dias da semana, só vou aos Domingos e a noite, posso participar da Ceia?

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Pode, sem problemas.

          • Gabrielle disse:

            Ainda não sou batizada, mas queria muito, só não o fiz ainda porque meus pais estão muito afastados e não me permitiram ainda, posso participar da ceia, se tenho entendimento e o Espirito Santos ?

          • André Sanchez disse:

            Gabrielle, no momento certo você poderá participar de tudo. Fique firme

        • felipe disse:

          pois este tomou para sua propia condenação

          Responder
        • valderi disse:

          Tiago aconselho-te ler um pouco mais a bilblia, todas as vezes que Jesus celebrou a ceia disse tomai e comei isto é o meu corpo que dado por vós, fazei em memoria de mim, até que eu volte, e não ditou regras, toda via os teologos adotaram o texto de Paulo, e desprezaram o texto de Jesus, quem é maior Paulo ou Jesus ? abraço-te

          Responder
      • leidelaine disse:

        andré, eu acredito que a santa ceia significa remissão de pecado, então todos podem participar….Judas quando em seu coração tinha o desejo de trair Jesus ele participou da santa ceia com todos os discípolos.abaços

        Responder
        • Doug disse:

          Judas tomou sim, mas sem discernir o corpo e tomou para si condenação, fato.

          Responder
          • Rogerio Lázaro disse:

            Doug…

            01 – Objetivamente, o que significa “não discernir o corpo de Cristo”? Onde e de que maneira a Bíblia nos dá uma resposta clara para isso?

            02 – Judas caiu em condenação por que tomou a “Santa” Ceia sem “discernir o corpo de Cristo”? Significa, então, que se ele tivesse “discernido o corpo de Cristo” não teria caído em condenação?

            03 – Se Jesus, sendo o Sumo Pastor (I Pe 5:4) e sabendo da “situação espiritual” de Judas, por que não o proibiu de tomar a “Santa” Ceia como fazem a maioria dos pastores?

          • Doug disse:

            Rogério Lázaro:
            1- Não discernir o corpo significa tomar indevidamente a Ceia, ou seja, tentar fazer parte do corpo de Cristo quando não o pode. É o que entendo da leitura do trecho de 1 Co 11, 17-34.

            2- Judas já estava condenado antes de nascer e qualquer coisa que viesse a fazer era por determinação de Deus, para que se cumprisse as escrituras.

            3- Pelo mesmo motivo de 2.

            PS: Não consegui responder pelo seu comentário, perdão, espero que veja.

          • paulo fernando silva ares disse:

            esta base ja fala muito sobre indignidade… o coração não estava perfeito. ele ceiou indignamente para sua p´ropria condenação. teve remórço e foi se enforcar por causa do pecado cometido ja no seu coração.

        • vagner disse:

          participou para sua propia condenaçao ou estou enganado caro irmaô judas participou por permiçao de deus e logo enseguidade foi condenado pelo seu ato, como participar da ceia maravilhosa do senhor hb 12;14 seguia paz com todos e a santificaçao sem a gual ninguem vera a DEUS ser batizado e salvo( marcos 16;15) andar na luz( 2 corintios 6;14) nao amar o mundo( 1joâo2;15) andar em novidade de vida (1corintios 5;17 )ser imitador de deus (efesios 5;1) vigiar( 1pedro 4;7) nâo encobriros seus pecados( matheus7;21-23), obedecer ao espiro santo( atos5;32, 1 pedro 5;32 ,)obedecer a jesus( hebreus5;9 ,) joâo3;33) ser santo no corpo,alma e espirito (1 tessanolicenses 5;23 )andar como filho da luz( efesios 5;8) nâo andar na carne( romanos 8;5-8) andar na sâ doutrina( 2timoteo4;3-4) nâo se apostar da fè( 2 timoteo4;1-2) ser santo( levitico 20-26) nâo andar pecando habitualmente (1 joâo4-4-9 ) ser limpo de coraçaô( mateus 5;8) condenar as obras das trevas (efesios 5;11) quem participa da santa ceia indignamente, esta condenado porque , quem come e bebe para sua propia condenaçao , se nâo decirnir o corpo do senhor por causa disto ha entre vos muitos fracos e enfermos , e muitos que dormem quem nâo è casado(a) civilmente està em pecado da prostituiçao ., veja o que o apostolo paulo disse , ora , quanto às coisas que me escrevestes bom seria que o homem nâo tocasse em mulher , mas prcausa da prostituiçao , cada um tenha a sua propia mulher , e cada uma tenha seu propio marido 1 corintios 7;1-2 o apostolo paulo disse que guando a pssoa casa acaba a prostituiçao irmâ eu estou relacionando ate oa que nâo sâo casados a biblia è apalavra de DEUS viva e eficas e nâo tem erros ela è pura e maravilhosa amem que DEUS abençoe a todos e todas no nome de JESUS CRISTO

          Responder
          • cabeleireiro disse:

            Muito bem irmão vagner gostei

  • Emanuela Rocha disse:

    Olham, faço das palavras de Kellen as minhas!!Deus lhe abençoe!!

    Responder
  • Maria Ines disse:

    Na minha igreja o Pasto, r que esta lá agora só da santa ceia pra quem é da denominação, eu não concordo com isso e dia de santa ceia pra mim se tornou um peso. que vc acha de servir santa ceia só pra membos da igreja.?

    Responder
    • Márcio Roberto Rezende disse:

      Se vc e de outra denominaçao, mas estas em paz com Deus e Harmonia com sua igreja, biblicamente vc pode participar sim.

      Responder
    • wilson disse:

      bom eu acho q isso é muito correto….porq na quele momento a ceia é servida aos fiéis da igreja ….é claro q ñ tem nada de mais tomar outros de outras igrejas …axemplo eu sou da assembleia de deus ….eu ñ teria coragem de tomar uma santa ceia ém outra denominaçao …….porq eu ñ sou membro da quela igreja

      Responder
      • MAURICIO disse:

        MEU QUERIDO EXISTE SOMENTE UMA IGREJA QUAL VOCÊ É SO PRA MIM ENTENDER

        Responder
      • paulo fernando silva ares disse:

        puxa então voce não tem comunhão com mais ninguem só com os de sua denominação e a comunhão neste caso é com cristo e não somente com os irmãos e se voce não tem comunhão com o seu irmão que vê como poderá ter co DEUS que não vê????????? pense um pouco. amado

        Responder
    • Luciana disse:

      Procure outra igreja irmã, este que se diz pastor não tem discernimento algum para estar no púlpito, isto não existe.
      No amor de Cristo, Luciana.

      Responder
  • Maria Ines disse:

    Na minha igreja o Pasto, r que esta lá agora só da santa ceia pra quem é da denominação, eu não concordo com isso e dia de santa ceia pra mim se tornou um peso. que vc acha de servir santa ceia só pra membos da igreja.?

    Responder
  • David Eldito disse:

    estava precisando dessa palavra, muito obrigado

    Responder
  • Evangelista Anderson Teles disse:

    A paz do Senhor Jesus!!!

    Gostei muito destas explicações, me deparo com muitas pessoas com duvidas a esse respeito.

    Paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Anderson!

      Abs!

      Responder
      • adriana disse:

        PASTOR, É PECADO UM CRENTE BATIZADO A MAIS DE 10 ANOS E QUE AINDA MANTEM O VICIO DO CIGARRO TOMAR A SANTA CEIA ? PENSO QUE SIM, MAS TIRE AS MINHAS DUVIDAS….DEUS ABENÇOE..

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Adriana, eu penso que se esse crente está acomodado nesse vício desse repensar sua atitude e até buscar ajuda médica. Agora se está no vício sem qualquer desejo de sair, ai há algo errado

          Responder
        • maria alice disse:

          ´´e pecado sim

          Responder
  • Caio Tamburus disse:

    Apenas complementando a sua idéia. Em nenhum momento nesse texto há indicação para não tomar a ceia. O próprio versículo 28 diz "examine-se e coma"; esse é o momento de confessarmos pecado, restabelecer a comunhão com Deus e efetivamente participar desse memorial. Se achar que somos indignos de tomar a ceia pq estamos em pecado, não estamos confiando que Deus pode nos perdoar. O desejo de Deus e que tenhamos comunhão constante com ELE, e se algum pecado interrompe essa comunhão, basta confessar ("examine-se") e comer a ceia. Não devemos perder o privilegio de participar desse memorial do sacrifício por algo que já está pago.

    Responder
    • Leonardo Batista Nunes disse:

      Confessar a quem? Como isso? Só se arrepender?

      Responder
    • JOSE FIDELI disse:

      se esse moço não se libertou do vicio do cigarro, logo não poderá tomar a santa ceia. agora se ele se libertar, pedir perdão está Ok para tomar a ceia do Senhor.
      Prof. Fideli

      Responder
  • Silvia Maria disse:

    Deus, minha vida e salvaçao!!!

    Responder
  • Regina Dias disse:

    Sou separada há 8 anos, porem não me divorciei, recentemente me reconciliei com Cristo depois de muito tempo afastada da igreja, já era batizada, posso tomar a santa ceia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Regina, não conheço bem a sua história, fica difícil dar uma opinião certeira. Creio que você deva ao menos buscar regularizar sua situação. Mesmo porque, sem o divórcio vai ficar difícil de você assumir um relacionamento sério com outra pessoa. Converse com seu pastor, busque a regularização e participe da ceia.

      Responder
    • Regina Dias disse:

      Obrigada!

      Responder
  • wander disse:

    e se estiver fumando pode tomar a ceia do senhor jesus para mim nao mas e para o senhor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Wander, é bom que você trate essa questão com seu pastor, detalhadamente. Não conheço bem sua história, por isso não dá pra te dar uma opinião correta.

      Abs!

      Responder
  • Mariana Pereira disse:

    Essa é a primeira vez que leio sobre o assunto e entendo todo o contexto, adorei! Deus abençõe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom, Mariana! Obrigado por ler e comentar aqui no blog

      Abs!

      Responder
  • Eduardo disse:

    Sei que isso parece idiotice, mas eu sofro de tremor essencial e muitas vezes tenho vergonha de tomar a ceia por causa dos tremores

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eduardo, não deixe que isso atrapalhe sua participação. Seus irmãos devem entender seu problema e te auxiliar.

      Abs!

      Responder
  • valdecy disse:

    Pr Andre, no estatuto da igreja evangelica, diz algo sobre como deve ser servido a santa ceia? ja procurei nao encontrei, estou perguntano por que na minha ingreja sempre constumamos servir o pao e vinho e as pessoas comendo o pao e tomando o vinho e ja devolvendo o copinho do calisse.
    Na ultima Santa Ceia um dos vice presidente do campo resolveu pedir pra nos os diáconos servir o pao e o vinho, mas a igreja ia aguardar agente servir pra entao cear-mos todos junto, até entendo que estaria cumprindo com corintios 11:33 se nao me falho da memoria onde paulo disse esperais ums pelos outros.
    porem o pr presidente nao aceitou, nao impugnou na hora da celebraçao mas tamb nem quiz participar e apos a celebraçao disse pro Evangelista que nao era pra acontecer de novo que so ele podia mudar a celebração, achei absurdo e toda igreja calou, foi como jogar um balde de agua gelada no fogo, pergunto está certo o que ele fez? ele tinha embasamento legal da biblia ou do estatudo pra isso?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valdecy, não existe nada na Bíblia que aponto para como deve ser servida a ceia.

      Essa situação relatada por você é lamentável, pois a ceia é justamente um momento de comunhão.

      Abs!

      Responder
      • cledson disse:

        gostei

        Responder
      • Ev. Maicon F. Bartel disse:

        Realmente, ha pessoas que se apegam tanto a detalhes insignificantes, e não conseguem enxergar o verdadeiro sentido da ceia do senhor. Também gostei muito da sua explanação, ajudou me a entender algumas duvidas. Desde já obrigado. Deus te abençoe.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Obrigado, Maicon!

          Responder
        • maria alice disse:

          é por causa das minimas coisas que muitos irão ficar

          Responder
      • Leonardo Batista disse:

        Existem igrejas que utilizam de pão comum desses vendidos em padaria e suco de uva. Mas na bíblia diz que deve ser feito com pães ázimos (sem fermento) e vinho. Nós católicos somente recebemos a comunhão em estado de graça. .. Após uma confissão. Em caso de separados não existe problema bastando aquela pessoa não se relacionar com ninguém. Pois essa está em situação de pecado por adultério pois perante Deus é casada. Caso o cônjuge seja falecido aí sim se faz certo.

        Abraços

        Responder
      • Leonardo Batista Nunes disse:

        Sendo pão sem fermento e vinho, todos os filhos de Deus são dignos a comungar de Seu Corpo e Seu Sangue. Desde que estejam em estado de graça.

        Responder
  • luiz carlos liberato disse:

    luiz carlos,em 11/09/2012,louvo a DEUS pelo teu esclarecimento a respeito da santa ceia,me disseram que a santa ceia foi servida uma vez só!!!! agora com essa esplicação do irmão andré, ficou bem claro.Que DEUS te bençoe e continue te entregando cada vez mais esse dom,abraços

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Luiz. Que bom que você compreendeu o que a Bíblia diz!

      Abs!

      Responder
  • Valdecir de Paula disse:

    De onde vc tirou esta ideia de “Santa Ceia?” segundo o dicionario ceia é = “Refeição da noite”, então eu poderia chama-la de “Santa Refeição da noite?” Jesus ñ estava participando da Pascoa (Pessach) uma vez que ele era Judeu? e os outros elementos como cordeiro, ervas amargas, agora é só com pão e suco de uva??? será que ñ foi Lutero na reforma q instituiu esta liturgia???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valdecir, é óbvio que antes da morte de Jesus era a páscoa judaica que era praticada da forma como foi orientada na Lei. Jesus, porém, estabeleceu nova aliança e indicou aos seus discípulos o pão e o vinho como símbolo de seu corpo e sangue. O adjetivo “Santa” apenas qualifica ainda mais o memorial como consagrado à lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o cordeiro pascal.

      Sobre a indagação de Lutero. Será que foi Lutero quem escreveu os trechos abaixo?:

      Mt 26.26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.
      27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos;
      28 porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

      1 CO 11.23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
      24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
      25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
      26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
      27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

      Assim, não vejo problema algum na realização da Ceia como é comumente realizada. Não está em desconformidade com a Bíblia.

      Responder
      • Vagner Fernandes disse:

        Gloria a Deus, muito bom…,

        Responder
  • gessica disse:

    Pastor não sou casada no papel ainda,mas já convivo com meu esposo há 10 anos.falo em casar mas ele acha que é besteira,pois ainda não é crente.Isso significa que não posso tomar ceia.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gessica, seu caso deve ser avaliado pelo conselho de sua igreja. Converse com seu pastor. Mas vou dar apenas uma opinião: No meu entendimento, se você tem buscado casar-se e ele não quer, você não pode perder os benefícios de participar das bênçãos de Deus. Ou seja, você estaria apta a participar. Mas não desista, continue conversando com seu marido e orando por ele para que ele tome essa atitude.

      Abs!

      Responder
      • Jocione disse:

        Também passo pela esta mesma situação e muito difícil por isso resolver ver a sua pagina muito bom Deus abençoe sempre irmão Eu não queria. Tomar santa seis achando que erra. Pecado !!

        Responder
      • Fabiana disse:

        Bom dia pastor, minha situação é parecida com a da irmã Gessica e eu agradeço pela sua resposta pois ela corresponde a do meu pastor , porem ha pessoas que me dizem que estou errada e as vezes fico com medo de estar fazendo a coisa errada diante de Deus muito obrigada ,Deus abençoe .

        Responder
  • Patricia disse:

    Por favor Pastor me ajude! Sou viúva e tenho um namorado e nós temos relação sexual. Eu posso participar da santa ceia? Muito o brigada e q Deus abençoe cada vez mais a sua vida.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Patricia, creio que você deva estar mais preocupada em resolver essa questão com seu namorado diante de Deus do que participar da ceia.

      Te aconselho a junto com seu namorado se arrependerem da vida de pecado que estão vivendo, pedir perdão a Deus e colocar um ponto final nessa vida de pecado. Após isso, participe da Ceia com a consciência tranquila.

      Abs!

      Responder
    • paulo fernando silva ares disse:

      irmã patricia regularise a sua situação matrimonial .. pois estas em pecado sim . de fornicação e os fornicarios não erdarão o reino do ceu e depois de se regularisarem participem …. não comam a carne do cordeiro indignamente JESUS foi q pagou este preço sendo ele mesmo o CORDEIRO….. nem bebam do SEU sangue…

      Responder
  • daniella disse:

    andre boa tarde meu nome e daniella tenho 26 anos fui casada 2 anos faz um mes que eu me separei meu marido saiu dea casa e eu tenho cargo na igreja sou lider de danca e fui orietada a ficar de banco e nao posso tomar ceia isso pode ocorrer quando a gente se separa a gente pode dexar de fazer o nosso chamado e de tomar santa ceia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Daniella, nesses casos prefiro não opinar, pois não sei detalhes do caso. Creio que você deva conversar com sua liderança, que são os pastores responsáveis pela sua vida e solicitar a eles as orientações específicas para seu caso.

      A igreja tem sim poder de disciplinar, não para a maldição, mas para a restauração. Procure dialogar com amor e respeito. Essa é a melhor forma de resolver as situações.

      Abs!

      Responder
      • Zucleide Cruz disse:

        Desculpa, mas não compreendi sua resposta a essa mulher. Se não foi ela que se separou, mas o marido que saiu de casa, que culpa ela tem e por quê ficar no banco e não tomar a ceia??? A igreja sempre tem esse problema de condenar e disciplinar até quem não tem culpa.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Zucleide, você não entendeu mesmo. Leia novamente a resposta. Eu não disse isso que você interpretou.

          Responder
    • Alexandre andrade disse:

      Penso que se seu pastor lhe colocou de banco tem um motivo!!
      Caso seja por seu marido ter te abandonado isso é simplesmente um absurdo!
      Mas por vc ter uma função publica na igreja é importante que seja comunicado sua situação aos irmaos pelo pastor no altar afim de que não haja nenhum motivo de fofoca e mal entendido a seu respeito.
      Ore por seu marido, penso sempre que nosso Deus é poderoso para restaurar tudo!!!
      Paz de Cristo

      Responder
  • sheyla disse:

    olá pr. tenho 26 anos estou namorando a 3 anos e pretendemos casar em fevereiro, mas algumas veses temos relaçoes sexuais e caimos no pecado da masturbação, depois bate uma tristeza e um arrependimento, pedimos perdão a Deus e um ao outro, dizemos que não vamos fazer outra vez, mas acaba acontecendo. Antes de tomar a Santa Ceia peço perdão, algumas vezes sinto que estou peerdoada e tomo a ceia outras vezes não sinto paz em meu coração e não tomo, tenho medo de ser culpada do corpo e do sangue do Senhor, não posso me abrir com o pr. da igreja porque ele é pai do meu noivo. o que faço pr? paro de ceiar?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sheila, você precisa rever suas convicções. Sinto em suas palavras que essa questão das relações sexuais ainda não está bem resolvida em seu coração. Arrependa-se de verdade e faça um pacto com seu namorado de não mais pecarem nessa área. Isso te deixará em paz. Faça isso logo, antes mesmo de casarem. A solução do problema de vocês não é o casamento, mas a fidelidade a Deus. Você precisam estar puros diante de Deus. Uma vez feito isso, peçam perdão a Deus. Então, a partir daí, apenas creia que o Senhor te perdoou e participe normalmente da Ceia.

      Abs!

      Responder
      • sheyla disse:

        Não entendo como Deus te usa com tanta simplicidade. Na verdade Deus é simples nós que somos complicados. Sua resposta me despiu de mim mesma, sinto como se eu tentasse enganar a mim mesma, Pr. fizemos um curso de noivado ONE que foi uma benção, oramos pedimos perdão, mas… aconteceu de novo, eu realmente não gosto faço isso mais por ele que por mim mesma, queria muito que fossemos uma benção. obrigada mesmo e que Deus continue te usando pra ajudar pessoas tão perdidas em pensamentos como eu estava.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Sheyla, só fazemos aquilo que decidimos fazer. Se você decidir não mais cair nesse pecado, com a ajuda de Deus você consegue. Não ache desculpas, nem culpados. Apenas decida fazer a coisa certa. Não decida pelo seu noivo, decida por você! É uma boa prova para ele demonstrar amor por você respeitando sua decisão e colaborando com ela. A santidade de vocês pode ser recuperada, através do arrependimento sincero e o comprometimento de não mais darem ouvidos ao erro. Busque isso!

          Responder
  • David disse:

    Ir. André,
    Meu caso é meio complicado, luto a mais de 2 anos por pecados que cometi conscientes e cai na condenação de Hb 10.26. Nunca me senti perdoado mas mesmo assim participo da ceia pedindo perdão e purificação das minhas falhas e pecados.Ultimamente tenho caído muito no pecado de lascívia (sou casado, o que me deixa ainda mais culpado), minha esposa é maravilhosa e minha vida sem ela é triste pois a tenho como o meu porto seguro.Não tenho com quem me abrir mas reconheço que desejo de todo coração o perdão do Senhor e ter certeza da minha salvação e uma comunhão restaurada com o Senhor como antes no passado. Confesso que tenho emoções inconstantes, ora me sinto fortalecido no Senhor, mas ora me sinto abandonado de vez e desejo não mais viver. É uma opressão muito grande que só melhora quando tomo um calmante. Quem sabe o que é um sentimento de culpa forte, pode me entender. Peço um aconselhamento. Domingo agora é santa ceia em minha igreja e quero ceia em paz como meu Senhor.

    Responder
  • edson santos disse:

    tenho visto os seus esboç e tenho gostado muito pois,,DEUS esta te uzando muito para fala com migo,tenho passado muito dificudade em meu ministerio,,,mais ao v o seus esbouç eu fico muito feliz em sabe que DEUS e muito maravilhozo,,,,pois eu acredito que chegarei nas promessa que DEUS me feiz,,,,a minha graça te basta,porque o meu coração se aperçoa na fraqueza, 2 corintios 12.9

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu, Edson! Força e fé em Deus que você conseguirá superar as dificuldades!

      Na paz de Cristo!

      Responder
  • edson disse:

    muito obrigado meu irmão,,,,,,eu creio

    Responder
  • Paulo disse:

    Ir. André
    Faltei a ceia pois estava viajando e não conseguir chegar a tempo, estou sendo acusado de indigno e que o unico que não comeu da ceia foi Judas. Existe condenação para aquele que falte a Ceia ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, quem fez essa acusação não tem conhecimento algum da Bíblia. Pergunte com base em qual texto da Bíblia você pode ser considerado indigno por ter faltado da ceia por estar viajando.

      Na paz de Cristo!

      Responder
  • JONILMA RAMOS DOS SANTOS disse:

    NILMA RAMOS CANDEIAS 24 DE OUTUBRO DE 2012 A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO AMADO IRMÃO QUE DEUS CONTINUI TE ABENÇOANDO E TE DANDO ESSE DOM ,E ESSA VISÃO ESPIRITUAL PORQUE EU CREIO QUE ATRAVES DAS SUAS RESPOSTAS MUITAS VIDAS FORAM ABENÇOADAS E VOLTADAS PARA CRISTO. TOME POSSE DESSE DOM QUE DEUS TE DEU AMÉM.,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Jonilma. Que Deus seja engrandecido e muitos possam ser abençoados.

      Na paz de Cristo!

      Responder
  • GLAUBE SANTOS VASCONCELOS disse:

    Queridoa irmão parabens pela resposta tão bem fundamentada e com responsabilidade hermeneutica, tenho visto aqui na BAHIA qtos Pastores tem ensinado o oposto sem consultar TODO O CONTEXTO. Percebo tambem desta forma, assim como que o assunto refere-se a PROFANAÇÃO mudando o SENTIDO daquilo que foi ensinado. Neste caso DISCRIMINAÇÃO, FALTA DE UNIDADE, BEBEDICES…

    PR GLAUBE BACHAREL EM TEOLOGIA FACULDADE BATISTA BRASILEIRA. iTABUNA ; BA

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Glaube!

      Responder
  • valeria disse:

    olá pastor quando diz confessar os pecados eu confessaria pra quem no caso sera pra Deus ou uns aos outros

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valéria, confessar pecados para receber o perdão é a Deus que confessamos. Os homens podem nos ajudar através da conversa e do apoio.

      Responder
  • raimundo santana disse:

    paz estou querendo tira uma conclusão pastor pode um crente no dia da ceia não ir a igreja e alguem levar a ceia e entregar e a pessoa tamar a ceia sem lea palavra de Deus

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Raimundo, acho complicado isso. A ceia é momento de comunhão. Levar a Ceia em casa creio que só em casos em que a pessoa não tem como se locomover.

      Responder
  • Dayne disse:

    Pastor se agente não contar o pecado que agente cometeu para o Pastor da Nossa Igreja,agente não pode tomar ceia não??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Dayne, não há a necessidade de confessarmos o pecado ao pastor. O necessário é que nos arrependamos dele e o abandonemos. Isso que Deus quer ver em nós.

      Responder
  • raimundo santana disse:

    pastor pode uma saudaçao levar quanto tempo só para tira uma duvida muito obriga pela sua resposta

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não entendi a pergunta, Raimundo.

      Responder
      • raimundo santana disse:

        pastor a paz tire esta conclusão um homem de Deus encinou que Deus não capacita o homem, como em exodo fala que Deus capacitou bezaleu para o trabalho da arca.

        Responder
        • SILVANA ESPESCHIT AMARAL disse:

          Raimundo, leia este versículo que está em Êxodos 35:30 a 35: .30
          Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.
          31
          E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor,
          32
          E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre,
          33
          E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.
          34
          Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã.
          35
          Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.

          Quem falou que Deus não capacita o homem não conhece a Palavra de Deus, mesmo estando falando de um púlpito de igreja, e portanto não é homem de Deus. A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo capacitou Bezalel para fazer a Arca e ainda ensinar a outros.Te aconselho a ler muito a Bíblia e de preferência a tradução Almeida Corrigida Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, que é a única tradução confiável em português.. Quem lê e guarda não fica confundido..

          Responder
  • anonimo disse:

    Olá irmão, estou aqui mas uma vez, muito aflito e necessitando de uma conselho. Ao ler esse ves. “O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.
    Provérbios 14:2″ fiquei perturbado por perceber que não sou honesto comigo e minha esposa. Dizer que sou feliz sem ser, embora perceba que não vivo sem ela pois ela é muito preciosa pra mim, uma benção. Sou frio e as vezes demonstro ser diferente pra não machuca-la. O interessante é que não desejo separar, ficaria louco só de pensar nisso. clamo a Deus dia e noite pra me visitar e transformar meu coração. De ontem pra ka estou sentindo uma angustia muito grande como se fosse o Senhor que quisesse que eu falasse pra ela isso, mas não tenho certeza se é e não quero agir por impulso e jogar fora o meu bem mais precioso (meu casamento). Tô aguentando essa pressão sozinho em ponto de explodir. Sei que o amor não é só sentimento, por isso me dedico demais para o bem estar dela mas do que o meu. O que faço irmão? Me ajude em oração. Onde congrego não posso me abrir com ninguem.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Anonimo, você disse algo importante: Amor não é só sentimento. Isso significa que você precisa usar a razão nesse momento. Muitos casais passam por momentos difíceis no relacionamento. Esse momentos devem fortalecer e não enfraquecer o amor entre eles. Busque e implemente soluções. Ore a Deus e busque direção. A solução está em sua dedicação em vencer a si mesmo e seus sentimentos e fazer prevalecer o amor que você diz que ainda sente. Não é tarefa fácil, mas é possível reacender essa chama. Creia e se emprenhe.

      Responder
  • Thalles disse:

    é certo ou errado um pastor de uma igreja fazer uma campanha de oração na casa de uma irmã de outra igreja?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Nenhum problema. O evangelho não tem fronteiras.

      Responder
  • matheus disse:

    as vezes eu tenho medo d tomar a santa ceia i pecar novamente . devo tomar assim msm ??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Matheus, não precisa ter medo. Busque sempre a santificação que você estará sempre preparado

      Responder
  • pat disse:

    Só pode tomar santa ceia quem é batizado?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pat, o sacramento da ceia é exclusivo aos discípulos de Jesus Cristo.

      Responder
  • abc disse:

    me arrependi de tomar a santa ceia ,porque n sou batizada ,fiz errado? Perdi perdão à Deus!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Abc, procure conversar sobre essa questão com seu pastor e acertar isso.

      Responder
  • Di disse:

    Paz do Senhor
    desde que me batizei tenho duvidas se devo ou não tomar a Santa Ceia tenho medo de ter esquecido deconfessar algum pecado ou de pecar novamente ,não sei oque acontece comigo :'(

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Di, ore a Deus pedindo perdão, caso ache que está em pecado, e tome da ceia.

      Responder
  • Dirce disse:

    Pastor Andrè, existe uma idade certa para ser batizado nas águas?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Dirce, não. No caso é preciso haver o discernimento para que isso seja feito.

      Responder
  • helio disse:

    caro irmão andré, observando seu site tenho visto a importancia de informar e ensinar aos irmãos que sente-se culpados na hora de tomar a ceia do Senhor. a ceia é um ato de fé em
    primeiro lugar. só aqueles que creem participam. a ceia é um momento sagrado e mandamento do Senhor Jesus, portanto todos devem participar . ” examine-se o homem a si mesmo ”. Deus vos fará lembrar de algum pecado nesse momento, havendo deve-se pedir
    perdão e tomar a ceia sem medo. Deus é nosso Pai ( jo 1.12 ) não nosso Juiz. o Pai corrige o filho que ama. O trabalho já está ” consumado ”.

    Responder
  • Rose disse:

    Bom dia Pastor a Paz, pastor sou nova convertida e tenho varias dúvidas sobre a palavra de Deus, mais uma delas que está me intrigando muito é sobre a santa ceia e o batismo, eu moro com meu companheiro e não sou casada legalmente e nem sou batizada ainda pois o batismo vai acontecer no més que vem, eu gostaria de saber se eu posso tomar a santa ceia sem ser casada, porque na minha igreja quadrangular diz que pode e a minha irmã é da assembléia e diz que não pode pois estou em pecado,e que eu teria que me casar antes de me batizar, porque o batismo é para nascer de novo e limpar os meus pecados, então que dizer:não adiantaria eu me batizar e continuar em pecado, pastor por favor me oriente, pois estou perdida cada igreja fala de uma forma diferente, não quero ter dúvidas quanto a palavra de Deus acho que todas as igrejas deveriam falar a mesma língua para que nós novos convertidos não fiquemos tão confusos, por favor o devo fazer? eu posso tomar a santa ceia sem ser casada, e posso me batizar também ? obrigada Pastor fique com Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rose, se a sua igreja analisou a sua situação e falou que pode, imagino que por algum motivo eles permitiram isso. Em tese, seria interessante que você regularizasse sua situação primeiro e só depois participasse. Porém, não conheço seu caso. Há casos, por exemplo, em que um dos cônjuges é crente e o outro não, e a parte não crente não quer casar de jeito nenhum. Nesse tipo de caso a igreja pode entender que a parte crente deseja regularizar e a outra não e liberar.

      Responder
      • Rose disse:

        Pastor ainda continuo com a dúvida, o meu companheiro também é crente e quer regularizar a situação também, porém não estamos em condições de casar agora, devido alguns problemas de documentação, mas, porque a igreja diz que pode tomar a santa ceia? e quanto ao batismo, o senhor poderia me orientar melhor por favor,que Deus abençoe.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Rose, diante de todas as suas dúvidas, converse com seu líderes e proponha que você tome a ceia apenas quando se batizar e regularizar seu casamento. Creio ser uma boa postura que tirará a angustia e a dúvida do seu coração. Essa seria minha orientação. Lembre-se que a Ceia não está ligada a salvação e, portanto, não haveria problema se você aguardasse um pouco mais. Seria um bom exemplo da sua parte aos demais.

          Responder
  • Noemia Tavares dos Santos disse:

    PRIMEIRO A CEIA NÃO É SANTA. SEGUNDO , A BÍBLIA FALA QUE NÃO DEVE TOMAR INDIGNAMENTE E SÓ A PESSOA SABE SE ESTÁ INDIGNA OU NÃO. A BIBLIA FALA QUE ESTANDO ASSIM DEVE FAZER UM EXAME EM SI MESMO E ESTANDO INDIGNO CERTAMENTE DEVE FALAR COM DEUS SOBRE O ASSUNTO, ARREPENDER-SE E PEDIR PERDÃO, ENTÃO PARTICIPAR. O QUE ACONTECE É QUE OS PASTORES GERALMENTE NÃO DÃO UM TEMPO PARA A PESSOA FAZER ESSE EXAME. DEPOIS A PESSOA PARTICIPA.

    Responder
    • paulo fernando silva ares disse:

      IRMÃ NOEMIA eu fico bem preocupado com este tal tempo se eu ja estou incomodado com o q eu fiz o momento de pedir perdão é já pois ja é o ESPIRITO santo me despertando do perigo.o pastor só fas a parte sacerdotal….(é o trbalho dele ) o protestantismo começa apartir de nós mesmo então descobrimos que pecamos buscamos ajuda e devemos nos arrepender o mais rapdo possivel sim (hoje)

      Responder
  • Ingrid disse:

    Pastor estou com medo, pois tinha brigado com minha mãe (não de discutir, mas é que naquele dia eu tinha acordado de mau humor e não falei com ninguém em casa justamente pra não brigar), e fui para a igreja era dia de Santa Ceia, me lembro de ter pedido perdão a Deus por ter amanhecido de mau humor, tomei a santa Ceia, amas até hoje sinto remorso com medo de ter feito errado em tomar a santa ceia na que Le dia :( me ajuda-me de uma palavra foi errado ou não?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ingrid, se você pediu perdão a Deus, não fez nada de errado. Não precisa ficar com culpa.

      Responder
  • Bruno disse:

    Paz da parte do Pai e do Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

    Irmão, o fato de cada um tomar a sua ceia e não esperarem os outros irmão eu não vejo como sendo o que o irmão Paulo nos diz a respeito de participar indignamente. Precisamos olhar o v.20 onde o irmão Paulo diz que fazer isso, na verdade, não é a ceia do Senhor.

    Vejo mais como associar uma vida em pecado, como fala em 2 Coríntios 10:21-22 para associar a mesa do Senhor a dos demônios, ou seja, do mundo. Então, participar de forma indigna é essa associação, ao qual vem a justa correção do nosso Deus misericordioso.

    Irmão, essa é a minha luz de entendimento e claro que em parte, conhecemos e peço, encarecidamente, que se segundo a santa escritura eu estiver com algum conceito errado, que me exorte.

    Gostaria da opinião do irmão com relação ao v.29 sobre discernir o corpo de Cristo. O que o irmão entende?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruno, a ceia é para o discípulo de Cristo e só ele saberá o porque daquele memorial. Sobre o início de seu comentário, expliquei o contexto no artigo.

      Responder
    • MAURICIO disse:

      SEGUNDO O APSTOLO PAULO ELES NÃO ESTAVAM DISCERNINDO O CORPO DE CRISTO PORQUE QUEM TINHA PARA COMER COMIA E SE EMBRIAGAVAM E NÃO DIVIDIA COM OS POBRES ENTÃO MUITOS QUE MORRIAM, POQUE NÃO AVIA DISCERNIMENTO NA QUELA FESTA (FESTA HÁGAPE FESTA DO AMOR)DISCERNIMOS A MORTE DE DE CRISTO QUANDO AMAMOS AO MEU PRÓXIMO ERA O QUE NÃO ESTAVA ACONTECENDO ALI EM CORITOS

      Responder
  • Rogerio Lázaro disse:

    Já procurei exaustivamente na Palavra de DEUS, mas não encontrei em momento algum a expressão “Santa Ceia”…
    Por que a tradição religiosa decidiu adotar este termo em detrimento de “Ceia do Senhor”, já que é dito no meio protestante (do qual faço parte) que é imperativo sermos bíblicos?
    Por falar nisso, para sermos bíblicos devemos respeitar o contexto bíblico, pois não há nenhuma autorização para qualquer líder impedir alguém de participar da Ceia do Senhor.
    EXISTE A RECOMENDAÇÃO DE CUNHO ÍNTIMO E PESSOAL PARA QUE O PRÓPRIO CRENTE FAÇA UMA AUTO ANÁLISE SOBRE SUAS CONDIÇÕES E QUE, AO FINAL DESSE AUTO EXAME, PARTICIPE DA CEIA. À LUZ DA PALAVRA DE DEUS, NENHUM “LÍDER” TEM AUTORIZAÇÃO PARA IMPEDIR UM SERVO DE DEUS DE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR. A DECISÃO É ESTRITAMENTE PESSOAL E NÃO CABE A NINGUÉM DECIDIR EM LUGAR DE OUTREM.
    Mas…Tem muito pastor dizendo aquilo que a Bíblia não diz quando afirma que este ou aquele crente não pode tomar a “Santa” Ceia por este ou aquele motivo.

    Situação curiosa: um(a) crente em Jesus, salvo(a) pela Graça, que vai cear nas Bodas do Cordeiro acaba sendo impedido por um “líder” de participar da “Santa” Ceia por alguma razão temporal. Tal crente vai poder entrar no céu, mas não é digno de participar de um cerimonial simbólico em uma congregação local… Seguindo a lógica(!) de tais “líderes” a “Santa” Ceia é superior à obra de redenção do Salvador!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rogério, pesquise se o adjetivo “santa” é inaplicável a ceia. Veja se existe algo biblicamente errado na aplicação dele.

      Responder
  • Rogerio Lázaro disse:

    André, se a ceia, em si mesma, fosse “Santa” com a conotação que a tradição religiosa ensina , a própria Palavra de DEUS a teria intitulado dessa forma. A Bíblia refere-se tão somente à “Ceia do Senhor”, justamente pelo fato da ceia não ser “Santa” em si mesma. Este é um desvio sutil, quase imperceptível, introduzido pelo romanismo, abraçado pelo protestantismo e seguido ingenuamente pela massa. Devido a isso, sem perceber, muitos crentes acabam atribuindo um “status” de santidade que a própria ceia não tem e a santidade do Santíssimo acaba ficando relegada à segundo plano.
    Não se trata, simplesmente, de uma questão de inaplicabilidade (ou não) de um vocábulo…
    Trata-se de uma questão de essência.
    Minhas colocações podem até gerar algum tipo de discordância e até desconforto em razão de mexer com uma cultura bastante enraizada pela tradição, mas meu intuito é apenas fazer o povo que se chama “de Deus”, pensar e buscar o fundamento de sua fé.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rogério, discordo de você. O adjetivo é perfeitamente aplicável se considerarmos o que a Bíblia nos diz que significa “santo”. Não há problema algum em usar a expressão. Não existe desvio algum.

      Responder
      • Rogerio Lázaro disse:

        Eu sei… Realmente é difícil concordar… Afinal de contas, são séculos de tradição… E é justamente os desdobramentos dessa tradição que tem influenciado na formação de cristãos com a mentalidade da querida Ingrid (vide comentáros anteriores). Ah! Quem dera fosse apenas uma questão de adjetivação!

        *Em tempo: discordando ou concordando, agradeço pelo espaço que me foi dado. Parabéns pelo zelo demonstrado com a doutrina!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Eu que agradeço, Rogério pelo bom nível mantido em nosso pequeno debate

          Responder
        • Claudio Pirovano disse:

          Santa Ceia = Ceia do Senhor, pois o Senhor è SANTO, SANTO, SANTO

          Responder
          • Rogerio Lázaro disse:

            Ótimo raciocínio! A ceia é do Senhor, então devemos chamá-la de “Santa” Ceia!
            Toda o planeta pertence ao Senhor… por que não o chamam também de “Santo” planeta? O mundo inteiro pertence ao Senhor… por que não o chamam também de “Santo” mundo? Todos os habitantes do planeta pertencem ao Senhor… por que não os chamam também de “Santos” habitantes? (Salmos 24:1)
            Que tal, a partir desse raciocínio, introduzir o termo “Santo” ou “Santa” antes do nome de todas as pessoas que pertencem ao Senhor? Exemplo que posso dar a partir do seu raciocínio: Santo Rogerio = Rogerio do Senhor, pois o Senhor é SANTO, SANTO, SANTO. (Eu também sou do Senhor, não apenas a ceia).

            Minha ironia não é para dizer que é pecado o uso do termo “Santa”, pois nisso não há pecado! É apenas para evidenciar que a origem do termo não é bíblica, mas teve origem na instituição dos sacramentos e liturgia de uma organização religiosa que os evangélicos abraçaram sem saber de onde surgiu.

            Resumindo: os evangélicos são mais católicos do que imaginam, por mais que digam serem diferentes. (rsrsrsrsrs)

    • Bruno disse:

      Na verdade, pensando sobre o assunto, a única coisa no texto inteiro que não vejo problema é o titulo. Nos vemos no velho testamento que os objetos separados para o templo são chamados de santos, separados para Deus. Também tem o caso do ósculo santo, mas prefiro ser o mais bíblico possível dizendo mesa do Senhor ou ceia do Senhor.

      Algo que precisamos reavaliar são os motivos que levam Paulo a dizer “indignamente”, que, de forma nítida, não diz respeito a desunião dos irmãos em Corinto (resolução da desunião no v.20).
      O Senhor Jesus Cristo, Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata de Deus, veio a terra, se esvaziou assumindo forma de servo, se humilhou, tornando-se obediente até à morte e para que? Para a nossa salvação. E é isso que lembramos na ceia do Senhor.

      Se reconhecendo tão grande salvação e se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Vejam Hebreus 10:19-39

      Responder
  • Daniele disse:

    Olá pastor a paz do Senhor!

    Sou evangelica, casada , e me converti a 4 anos, e a dois eu e meu esposo nos casamos no papel, só não casamos na igreja pois não tivemos condições financeiras para isso.
    Minha mão também é evangélica, porém de uma outra igreja, creio que com denominação assembleia , mas não é assembleia , porém seguem as mesmas doutrinas, ( não pode se pintar, usar brincos, somente saias não podem cortar o cabelo etc…), e eu sou de uma comunidade evangelica, que é liberado usar calças, se maquiar , porém com sem escandalizar ou nada vulgar.
    Sou batizada a 3 anos, e minha mão disse que não posso tomar a santa ceia se não estiver sem relações sexuais com meu esposo por 7 dias, que estou em pecado e estou tomando ela pra minha própria condenação. Procurei na bíblia porém não encontrei nada que justificasse tal fato, ela justifica que na palavra devemos estar santificados( que eu entendo é sem pecado), que no tempo de Moisés eles ficavam 7 dias sem ter relações para fazer o holocausto, não vi ligação pois creio que o sexo foi feito para o casamento sendo assim , não me considero em pecado, por isso pergunto a você se esta ideia esta correta, se há na biblia algo que diga que relação sexual com o marido é pecado, e por isso não devo tomar a santa ceia ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Daniele, sua mãe está equivocada. Não há nada na Bíblia que diga que o casal tem que ficar 7 dias sem sexo para participar da ceia. E também não tem nada a ver leis do Antigo Testamento com a Ceia do Senhor. Pode tomar tranquila.

      Responder
  • Rogerio Lázaro disse:

    ANDRÉ,
    Você é Pastor?

    Responder
  • Rogerio Lázaro disse:

    Desculpe-me pela dúvida. É que várias pessoas já te chamaram de Pastor neste blog e não me lembro de ter visto alguma refutação da sua parte. Por isso que me surgiu a dúvida… Só isso.

    Graça e Paz!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rogério, na realidade eu sou presbítero como está descrito logo no final do artigo “sobre o autor”. De certa forma o presbítero também é um pastor. No entanto, Já falei tanto para as pessoas que não sou pastor no sentido pleno da palavra que agora não fico refutando mais. Coloquei a descrição de “quem sou eu” no final dos artigos.

      Responder
      • Rogerio Lázaro disse:

        KKKKKKKKKKKKKKK!
        O povo é assim, mesmo!
        E vamos fazendo a obra!

        Responder
  • leonardo disse:

    olhaaaaaa eu me mastrubei varias veses so crente batizado neh dai e posso tomar a ceia eu me arrependo de tdoo de coracao eu posso tomar??

    Responder
  • Diih disse:

    Irmão aconteceu uma coisa comigo que eu preciso de uma ajuda sua, nesse domingo dia 07 foi Santa Ceia em minha Igreja, e justo nesse domingo eu estava como professora no ministério infantil, e na hora da Ceia uma irmão foi La levar pra mim, mas justo nessa hora 2 crianças começaram a chorar muito e quando eu abri a porta para pegar a Ceia do Senhor uma das crianças tentou sair da sala, resumindo o irmão foi embora e eu não consegui tomar a Santa Ceia, queria saber se tem algum problema eu ter ficado sem tomar a Santa Ceia?
    Tenho medo de ter magoado o meu Senhor com isso.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Diih, Deus sabe compreender o que aconteceu. Não fique culpada. Na próxima você participa

      Responder
  • rosa disse:

    Irmão, esta semana aconteceu o inesperado .. tive relação sexual com meu namorado ; e dia 14 agora.. vai ser santa ceia , e irei me batizar.
    gostaria muito que o senhor tirasse a minha duvida;; nao irei poder toma a santa ceia .. pelo fato de eu ter pecado.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rosa, essa é uma questão a ser refletida com muito carinho. É difícil eu dar uma opinião correta sem conhecer sua situação, como as coisas aconteceram, se você está arrependida ou não. O ideal seria você conversar com alguém de sua confiança, explicar a situação e buscar a restauração da sua situação para que participe em paz.

      Responder
  • elisangela disse:

    Boa Noite ,
    A Paz Pastor,tenho varias duvidas a respeito de servir a Deus ,mas a que mais me incomoda é fato de eu ser fumante,me batizei quando conheci a Jesus depois de alguns anos me afastei e voltei a fumar,a poucos dias estou indo a igreja e tenho lido diariamente a palavra de Deus,
    Domingo retrasado estava no culto e Deus usou o servo pra dizer que estava renovando a aliança dEle com os servos nessa hora senti um calor inesplicavel e começei a chorar e Glorificar a Deus sem cessar ,ja fui batizafa pleo Espirito Santo a alguns Anos senti vontade de falar em misterio,mas ive medo por ser fumante,e estar confundida e não ser algo de Deus pois meu Templo esta sujo pelo vicio.
    O Espirito Santo ainda habita em mim ou foi embora decido meu pecado do vicio?
    Não tenho igreja fixa mas tenho buscado a Deus nas madrugadas e louvado a ele durante o dia.
    me ajude nessas duvidas
    Deus abnçõe

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elisangela, você precisa avaliar esse vício, pois o vício do fumo pode necessitar de ajuda médica para ser vencido

      Responder
      • elisangela disse:

        Sim mas referente o que senti,não me esclareceu td que senti ,pois o Espirito Santo ainda habita em mim???
        Por favor me esclareça isso;

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Elisangela, a partir do momento em que você crê de verdade em Cristo, o Espírito Santo habita em você, pois você é Dele. É claro que você pode entristecê-lo, pode rejeitá-lo por causa do pecado, mas Ele não te abandona. Busque retomar sua comunhão com ele.

          Responder
  • Santos disse:

    Pastor já estou 2 meses sem tomar Santa Ceia por ficar no ministerio infantil dessa vez nao servirão a ceia pra mim nem foram me substituir, uma amiga de outra igreja me disse que meu Pastor tem que Me servi a Ceia em outro dia por que se nao eu estaria fora de comunhão isso é verdade ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Santos, na realidade você não está fora da comunhão por não tomar a ceia por estar trabalhando na obra. Creio que deva conversar com seus líderes para que, de alguma forma, vcs possam participar da ceia, nesse ou em outro dia.

      Responder
  • maria aparecida disse:

    boa noite
    moro com um rapaz ha 15 anos e nunca tive coragem de participar da ceia, achava que estava pecando por não esta casada ,tenho mais uma duvida;
    se o senhor voltar ou eu partir antes da sua volta vou ser julgada por não ter casado,pois tenho muito medo de casar porque o meu companheiro bebe e não e evangélico.
    me ajude a tirar essa duvida que me preocupa muito

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Maria, se seu companheiro não quer casar você não pode ser julgada pelo erro que ele acaba impondo sobre você. Você não precisa necessariamente casar-se em uma igreja para estar casada, pois ele não segue a mesma fé que a sua. Pelo menos legalize sua situação perante a lei. Agora, caso ele não queira legalizar também, ore para que Deus converta o coração dele e participe sim da comunhão com sua igreja.

      Responder
  • ana paula disse:

    tenho duas crianças de seis anos, que insistem em participar da ceia. eles sabem o que significa o pão e o suco de uva servido. é prudente deixa-los comer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ana, suas crianças são muito pequenas, normalmente nesse idade ainda não se tem um entendimento correto do significado desses rituais. Sugiro que você converse com seus líderes para que eles avaliem a situação.

      Responder
  • lana disse:

    pastor ,preciso d ajuda, pequei uma unica vez, me arrependi amargamente e tenho sofrido muito,confessei a DEUS ,NAO COMETI ,mais pecado. Devo d confessar ao pastor,mesmo q isso destrua meu casamento e me cause varios transtornos a minha familia? será q DEUS quer q meu lar seja destruido/ ME AJUDE.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Iana, não sei de que tipo de pecado você está falando. Mas busque a direção de Deus para isso. A principio não existe a necessidade de confessar pecados ao pastor.

      Responder
  • João Bosco Costa disse:

    Muito feliz e grato a Deus por encontrar mais um irmão da família do Senhor!Gostei de ler tuas respostas.Sou pastor da Assembléia de Deus e busco a cada dia mais crescer na graça e no conhecimento de Cristo!Que nosso Deus continue te abençoando junto aos teus e te usando poderosamente em Sua Palavra!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, João. Deus abençoe!

      Responder
  • Michele disse:

    Boa noite. Namoro faz 3 anos e vou me casar ano que vem, há tres meses me batizei porém já tinha tido relações sexuais com meu namorado, depois que nos batizamos não fizemos mais sexo, mas as vezes eu caio no pecado da masturbação e vejo pornografia, ele esta bem mais firme do que eu, não sei o que faço, devo tomar Santa Ceia? e se o inimigo usar alguem para me acusar diante da igreja? no domingo passado Deus usou uma serva para falar com meu namorado dizendo que ele seria muito abençoado porque ele renunciou a carne, mais e eu poxa, Deus não vai mais usar servos p/ falar comigo? não vai mais me abençoar porque pequei de novo? tenho medo de tomar a Ceia e pecar de novo porque não consigo mais me controlar, choro quase todos os dias pensando nisso, pois tenho um sede muito grande de servir a Deus verdadeiramente, de louvar no ministerio e ser uma benção. mais não consigo vencer a carne, e sei que é errado mais fiquei um pouco com ciumes por Deus ter falado com meu namorado atraves de uma serva e comigo não ter falado. tambem não entendo se eu pequei porque ainda falo em linguas estranhas? Por favor me responda essas perguntas a Santa Ceia na minha igreja é domingo agoraa.. DEUS TE ILUMINE MUITO!!!
    Abraços..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Michele, Deus já está falando com você, não percebeu?

      Peça perdão a Deus, levante-se e siga sua vida em fidelidade e retidão. Sua vida será abençoada.

      Responder
      • Michele disse:

        Desculpa mais eu não entendo como Deus fala comigo André :/

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Michele, Deus não fala apenas de modos extraordinários. O fato de você estar preocupada, buscando resolver sua situação já é Deus falando com você. Às vezes queremos que Deus fale de forma extraordinária, mas Ele acaba falando na simplicidade e até no silêncio. Comece a ficar mais atenta a isso.

          Responder
  • Fábio Santos disse:

    Como eu faço pra vencer a carne?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Vigiar, orar, agir.

      Responder
  • Eliezer barbosa de oliveira disse:

    bençao de Deus continue assim meu amado irmão!

    Responder
  • junior disse:

    junior eu gostaria de saber se eu e minha namorada mesmo fazendo sexo podemos tomar santa ceia me tire essa duvida por favor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Júnior, consertem essa situação, pois ela não agrada a Deus. Depois tomem da ceia sem dúvida ou peso de pecado

      Responder
  • Everton disse:

    Sou musico, tenho um dom maravilhoso e um talento natural que Deus me deu, ai vai minha pergunta:
    Eu fumo estou lutando pra parar, posso usar meu talento na igreja ou seja posso ser um levita, fazer parte da equipe de louvor da minha igreja?
    Obrigado Deus o abençoe.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Everton, em muitos casos o vício do fumo é entendido como uma doença. Penso que se você está lutando contra essa doença, pode sim participar.

      Responder
  • Vânia de Miranda disse:

    Este artigo me ajudou muito, estava com muitas dúvidas, porque não me libertei completamente ainda e achava que seria errado participar da Santa Ceia assim, mas, lendo o artigo aprendi que não, o importante é estar em comunhão com os outros e principalmente com o Senhor Jesus.

    Muito Obrigado!

    Deus abençoe!

    Responder
  • neildes reis disse:

    Neildes Reis.
    André. Gostei muito dos seus artigos,dos seus conselhos. Vc é muito simples nas suas respostas e vejo o quanto Deus te usa. o SR te abençoe e te guarde para que pessoas através das suas palavras cheguem a santidade e entendam como servir a CRISTO.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Neildes!

      Responder
  • Wedja Regina disse:

    Muito bom!! O Sr. tem me ajudado muito, que Deus te abençoe sempre!! Muito Obrigada!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, Wedja!

      Responder
  • Alexandre andrade disse:

    A santa ceia sem duvida é muito importante para nós que temos Cristo como senhor e Salvador.Por isso não deve de maneira alguma ser banalizada como vemos nos dias de hoje… Por isso vivemos em uma geração onde a igreja esta vivendo um momento delicado diante de Deus não vendo mais o seu agir como antes….
    Que possamos verdadeiramente buscar a santidade e sem problema de consciência participaremos desse momento lindo e maravilhoso.
    Se sou um cristão, amo a palavra de Deus e faço sua vontade.Por que temer participar da ceia?
    Se temo tem algo errado e é preciso sim um reflexão como manda o ap. Paulo.
    Paz de Cristo

    Responder
  • Emily disse:

    Olá Pastor,
    Eu e meu namorado somos evangélicos. Porém, caímos no pecado da fornicação há um tempo, digamos que um ano. Desde então, não vinha tomando ceia. Há um mês, resolvi mudar de vida, seguir à Deus, e enfim parar com este pecado. Voltei a tomar ceia. Só que, desde então, temos nos sentido muito induzidos ao sexo, temos desejos, afinal, somos seres-humanos. Mas, eu estou com muito medo de cair novamente, e então, ter que parar de novo de participar da ceia, e não é o que eu quero. Mas a tentação tem sido brava, estamos perdidos. Pretendemos nos casar em breve, mas até isso acontecer, estou com medo de fornicar. O que devo fazer perante a ceia, e ao pecado da fornicação?

    Att, Emily.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Emily, nenhuma tentação é maior que suas forças. Isso significa que você só irar cair se quiser. Fortaleça sua vida espiritual, pois “quando um não quer dois não transam”.

      Responder
  • ana disse:

    me desculpe pastor mas parece q o senhor tem medo de falar a verdade

    Responder
    • maiconbartel disse:

      E o que é a verdade pra você? Como vc conseguiu digitar com essa pedra na mão? Para mim, esse foi a melhor orientação que ele poderia dar em um canal publico como esse.

      Responder
    • Louise Leite disse:

      Ana, voce esta se referindo as respostas a respeito de relacionamento fisico/fornicacao?

      Responder
  • Francisco Cipriano da Silva disse:

    Deus é maraviloso, tirei algumas duvidas sobre santa Ceia. AMÉM

    Responder
  • Sousa disse:

    Olá preciso de ajuda , essa semana eu te vi uns pensamentos maldosos qual eu me arrependi e pedi perdão a Deus, mas mesmo assim eu sinto um medo muito grande de tomar a Santa Ceia :( o que eu faço tomo ou mão tomo ? Será obra do inimigo esse medo ? Pois já pedi perdão a Deus

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sousa, pode tomar. O arrependimento é algo muito positivo.

      Responder
  • In santos disse:

    Olá irmão será que voce pode me tirar uma duvida ontem na hora de tomar a Ceia eu estava orando e pastor falou que podíamos tomar porém as meninas do ministério dança ainda nao tinham pegado ou seja eu e mais algumas pessoas tomamos a Santa Ceia antes deles sera que tem algum problema?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Creio que não

      Responder
  • Edivan disse:

    olá gostaria de saber se existe perdão para quem ja participou da santa ceia, indignamente.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sim. Basta o arrependimento

      Responder
  • elaine disse:

    a paz presbitero a questão é eu n~sou casada no papel,porem sou casada a 11 anos e sei que n~posso ceia por causa disso nem participo mas de culto de santa ceia sofro muito pois tenho vontade e ñ posso. vc poderia me esplicar um pouco isso….

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elaine, é bom que sua situação seja analisada pela liderança da sua igreja com muito carinho.

      Responder
  • del disse:

    Pastor , namoro com um descrente mais ele disse que q ainda nao se sente yotalmente prepaarado p se converter , mais me pede pra leva-lo p igreja e diz q pensa em aceitar Jesus , nos nao temos relacoes sexuais , posso tomar santa ceia ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Del, converse com seu pastor sobre o caso e explique tudo. Superficialmente não vejo problema, mas não conheço bem os fatos

      Responder
  • ANA FLAVIA disse:

    QUERIA SABER QUEM NAO TA TOMANDO SANTA CEIA O QUE ACONTECE NAO TANDO EM PECADO EESTANDO NA FRENTE DA OBRA TEM ALGUMA COISA HAVER NO MUNDO ESPIRITUAL

    Responder
  • Adilson. Conceição oliveira disse:

    Quando Jesus disse camelo passar no fundo. Da. Agulha que agulha e está. Falando. agulha. Normal. De coser.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Adilson, muitos teólogos afirmam que se trata mesmo de uma agulha de costura. Jesus quer ilustrar ali uma impossibilidade

      Responder
  • Junior disse:

    PASTOR A PAZ DO SENHOR,

    DEUS ME DEU UM DOM MUITO LINDO QUE É O DOM DA PALAVRA, TENHO PREGADO QUANDO ME CONVIDAM E DEUS TRABALHA DE FORMA QUE O CÉU SE ABRE E A GLORIA DE DEUS É DERRAMADA SOBRE O POVO. MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE. GOSTO DE PREGAR, MAS NÃO TENHO VONTADE DE TOMAR CONTA DE IGREJA, SE UM DIA O PRESBITERO DA IGREJA ME LEVANTASSE COMO AUXILIAR NA IGREJA É UM PECADO SE EU REJEITAR? EU POSSO REJEITAR?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Júnior, se você sente que esse não é seu dom não é pecado você rejeitar. Nós devemos fazer o que Deus nos designou a fazer e não o que os homens querem que façamos

      Responder
  • robson gomes dos santos disse:

    infelizmente ainda hoje temos irmaos companheiros que se julgam por ter 10,15,20anos de evangelho e talvez por nao serem casados deixam de participar da honrosa santa seia de cristo,jesus é bem claro e afirma que nao serao dignos do meu reino quem nao toma da minha seia .irmaos esses que estufam o peito…. abram os olhos meus irmaos .

    Responder
  • Junior disse:

    Explica para os leitores qual o segredo para resistir as tentações da carne? principalmente para os jovens.

    Responder
  • GAbriela disse:

    Eramos recém convertidos, e alguns dias antes do batismo caímos em pecado. Fomos batizado e desde então caminhávamos corretamente. Mas descobrir que estava gravida. Então paramos de participar da Santa Ceia. Ficamos noivos e vamos nos casar, porem somente no civil, por enquanto! Gostaria de saber de pra participar da Santa Ceia Devemos nos casar também no religioso? Que Deus abençoe! Espero pela direção espiritual. obrigada!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gabriela, não há a necessidade de se casarem no religioso para participares da ceia. Mas com certeza seu pastor pode um dia em um dos cultos orar e abençoar seu matrimônio diante da igreja.

      Responder
  • Grão de Areia disse:

    Irmão André Sanchez, venho pedir ajuda e conselhos e oração. Mas uma vez cai em pecado de pornografia. Como homem casado estou sofrendo muito com esse mal, do qual quero me livrar, mas sozinho não estou conseguindo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Então seria interessante você buscar ajuda em pessoas de muita confiança

      Responder
      • Ingrid disse:

        ola Irmao gostaria de saber se uma pessoa que tenha dividas pode tomar da santa Ceia, pois fiquei desempregada e minhas dividas estão acumuladas =(

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Ingrid, ter dívidas não é um empecilho para tomar ceia. Mas é importante que você não seja uma caloteira ou má pagadora, pois isso é pecado

          Responder
      • Grão de Areia disse:

        Pior que tenho andado angustiado. Tenho tambem pedido perdão a Deus e confessado meu pecado. É necessário confessar a minha esposa? Sinto um peso dentro de mim, mas sei que isso traria maiores males.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          É difícil te responder isso. Se em seu coração a coisa não se resolve talvez seja Deus querendo que você resolva isso com ela.

          Responder
  • gisele disse:

    se paulo nao estava se referindo a nós e sim a igreja daquela época porque toda ceia os pastores ou lideres religiosos fazem a mesma leitura como se estivessem falando p nois? td bem pode ser que sirva, mais nao é algo obrigatorio ler esse capitulo como tds nos fazem pensar?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Esse capítulo tem toda a parte teológica tratada por Jesus em sua ordenança da ceia. Não há problema em usar

      Responder
  • DEOLINDO VALINO disse:

    SOU PRESBITERO DA IGREJA NOVA GERAÇAO DA CIDADE DE ARIQUEMES RONDONIA
    TENHO 64 ANOS SOU DIRIGENTE DA MOCIDADE,SOU INTERNALTO AMO PESQUISAR AS COISAS NA INTERNET
    ACHEI ESTE SITE MUITO BOM
    PASTOR ANDRÉ VOCE ESTA DE PARABENS
    ACHEI MUITO LINDA A SUA EXPLICAÇAO SOBRE TOMAR CEIA.
    A PARTIR DE HOJE SOU VISITA CONTANTE
    QUE DEUS ABENÇOE O TEU MINISTÉRIO QUE COM CERTEZA VAI AJUDAR MUITAS PESSOAS…FICA COM DEUS

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Muito Obrigado, Deolindo

      Responder
  • Celio de Castro disse:

    Meu irmão, parabéns pela maneira simples e clara de abordar teologia. Esse tema tratado aqui com certeza ajudou muitas pessoas que durante muito tempo da sua jornada cristã sofreram com a teologia do cagaço em torno da Ceia do Senhor. Seu texto corroborou o que eu ouvi essa semana num podcast que abordou esse mesmo assunto.

    Obrigado e que Deus continue te usando nesse ministério maravilhoso.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Celio

      Responder
  • marcia disse:

    e pecado cear sem ser casada no civil? mesmo morando com seu marido sem se prostituir ou devo esperar ate ele querer de boa vontade casar no civil não aguento mais. por favor me tire essa duvida amém?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Márcia, se seu marido não é crente e não quer se casar, penso que você não deve ser privada do sacramento por uma atitude dele.

      Responder
  • Osvaldo disse:

    Olá.e minha primeira vez gostei muito, Deus abençoe a todos

    Responder
  • willian disse:

    estou namorando a 4 meses minha namorada louvar no coral mais agente pecou eu tive relacao mais nao concretizou mais estou muito triste agente somos membro da igreja congregacional e nao queremos mais tomar a ceio cremos q se tomar ceio sao para nossa condenacao eu ja pedir perdao a deus e estou tranquilo mais minha namorada esta muito triste o que eu faço mim ajude

    Responder
    • André Sanchez disse:

      William, peça perdão a Deus, redobrem o cuidado nessa área e voltem a tomar a ceia.

      Responder
  • Ruth disse:

    Sou só separada e não tenho o divórcio para me casar com meu esposo, vivo com meu atual esposo há quase 10 anos, podemos tomar a santa ceia? ele não é batizado e eu sou, o vinho tem que ser vinho mesmo e o pão tem que ser asmo? A santa ceia tem que ser todo primeiro dia da semana, ou seja, tem que ser todo Domingo mesmo como diz na Bíblia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ruth, o ideal é que você acertasse toda a situação para que ela não seja uma pedra de tropeço a você e a outros. Sobre o vinho e o pão, pode ser vinho sim e o pão pode ser qualquer um, pois são apenas símbolos. Sobre o tempo da santa ceia, veja esse artigo: De quanto em quanto tempo deve ser feita a Santa Ceia na igreja? ~> http://bit.ly/wIPbEY

      Responder
  • ….. disse:

    eu me masturbei umas vezes depois de batizado devo confessar ao pastor e ser disciplinado ou si eu parar pedir perdão a Deus preciso ainda ir ao pastor por ter cometido antes ??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Se cometeu pecado peça perdão a Deus e continue sua caminhada

      Responder
  • Fran disse:

    Eu gostaria que o senhor tirasse uma dúvida minha. Eu depois de adulta fiz a crisma e a primeira comunhão. Vivo com meu companheiro há 26 anos. Temos uma filha. E como eu fiz tarde a crisma, me confessei algumas vezes. E depois desta última confissão eu comunguei. Aí a dúvida. Eu pequei? Porque não sou casada, eu vivo junto com ele. E percebi que esta semana aconteceram coisas muito tristes, brigas no meu trabalho, deu um sério problema com o meu PIS. Será que foi castigo? Mas eu confesso que eu tomei achando que podia pois já que eu me confessei. Por favor me ajuda, qual foi o grau do meu pecado? Obrigada.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Fran, como sou protestante, fica difícil para mim opinar com relação a fé católica que é a que você segue. Como protestante vejo que a Bíblia não orienta a confessarmos pecados a sacerdotes no tempo da graça. Sobre seu casamento oriento a regularizar a situação para que esse peso de culpa saia de suas costas.

      Responder
  • JAIME DIAS disse:

    Desculpe irmão mas não concordo que é só pedir perdão naquele momento e participar. A pessoa tem que refletir no que está fazendo de errado e se naquele momento tomar a decisão de se arrepender verdadeiramente e não mais fazer aquilo, ai sim deverá participar. “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, E NÃO PEQUES MAIS.”(João 8:11)…Se CONFESSARMOS os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1joão 1:9)..Deus te abençõe…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jaime, diante de um pedido sincero de perdão a Deus no nome de Jesus, não existem mais impedimentos. O perdão de Deus é pleno

      Responder
  • rogerio disse:

    gostei muito do estudo sobre a ceia do senhor veja sé a ceia é do senhor todos que aceitaraõ o senhor como salvador e unico pode participar da senha porque a ceia é do senho e naõ de pastores que proibaõ outras pessoas de outras igreja ceia porque a ceia é do senhor jesus mais tem muitos lideres que acha que é dono da igreja o cabeça da igreja é jesus na hora da ceia quem tem que examina a pessoa é ela mesma e naõ o pastor porque quem perdoa pecado é só jesus que derramou seu sangue por nos e naõ o pastor cada quau dara conta a deus exame o homem a se mesmo

    Responder
  • Eriky Ferreira disse:

    Maravilhosa explicação *-*

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Eriky

      Responder
  • sebastião Fernandes disse:

    Irmãos valorosos, A Santa Ceia não é para ser discutida ou questionada, é para ser discernida pelo Espírito. O Senhor disse aos seus discípulos: “Todas as vezes que fizerdes isso, fazei em Memória de Mim”. Quando examinamos a nossa consciencia o E´pírito Santo nos revela o que temos que confessar ao Senhor e pedir perdão Dele, em seguida omesmo Espírito intercede diante de Deus com gemidos inesprimiveis pela purificação do Templo que somos nós, então, aquilo que interrompia a nossa comunhão com o Ele deixa de existir e então ficamos livres para nos sentarmos à mesa e participar da Ceia. Lembremo-nos de que o nosso Advogado Fiel está a nosso favor diante do Acusador, portanto, temos que quebrar pelo Espírito as barreiras da confusão de mente e ficarmos livres diante do Senhor.

    Responder
  • Gle disse:

    Ola, Pastor, gostaria de saber qual a base Bíblica para se confessar os pecados ao Pastor ou Presbitero e pedi perdão em Público na frente de toda igreja?

    E com relacão a constrangimentos devido a nervosismo na hora de pegar o vinho, alguns membros ficam soltando gracinha, dizendo ta em pecado?

    Com relação ao pecado da masturbação que tem haver com a prostituição, em que a maioria dos homens principalmente nao casados cometem e se torna um vicio e por maid q a pessoa lute tem sempre praticado.

    Como fica para uma pessoa participar da Ceia do Senbor com estes problemas acima?

    E se uma pessoa com estes problemas e nao ceiando pode perder a salvaçao e ser condenado por não estar ceiando?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gle, sobre confessar pecados, leia esse artigo: Precisamos confessar nossos pecados uns aos outros para sermos perdoados? ~> http://bit.ly/17SMzHa

      Sobre constrangimentos não entendi bem sua pergunta.

      Sobre masturbação, leia esse artigo: Existe algum pecado na masturbação? ~> http://bit.ly/Rp25TB

      Sobre participar da Ceia, devemos sempre examinar a nós mesmos, pedir perdão pelos pecados e participar

      Sobre perder a salvação, leia esse artigo: Podemos perder a nossa salvação? http://goo.gl/fb/efyju

      Responder
  • ADELSON CLEITON disse:

    AMADO PR,TENHO UM AMIGO,UM GRANDE AMIGO POR SINAL ,QUE VIVE UM GRANDE DILEMA.ELE ESTEVE AFASTADO DA IGREJA POR ALGUM TEMPO,É CASADO E NESTE TEMPO EM QUE FICOU AFASTADO ELE CAIU EM ADULTÉRIO,MAIS NÃO CONFESSOU A ESPOSA E MUITO MENOS A IGREJA ,TENDO COMO DESCULPA O SEU AFASTAMENTO,ELE VOLTOU PARA CRISTO E DEPOIS DE UM ANO FOI CONSAGRADO A DIÁCONO DA IGREJA ,E SEMPRE QUANDO VAI PARTICIPAR DA CEIA FICA EXTREMAMENTE PREOCULPADO,O QUE FAZER NESTE CASO?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Adelson, é uma situação complicada. Penso eu que se ele não resolver isso com a esposa isso será sempre um fantasma que irá assombrá-lo em sua vida espiritual. Inclusive é o que está acontecendo. O fato de pecarmos quando estamos afastado não minimiza nosso erro já que conhecemos o que é certo e errado.

      Responder
      • Maicon Bartel disse:

        Caro Adelson, é realmente uma situação complicada, só mesmo estando na pele de seu amigo para saber o que é melhor. Mas acredito que, se ele realmente se arrependeu do que fez, e se pudesse voltar atras e fazer diferente, o faria; ele não deveria falar a esposa, uma vez que isso pode destruir o seu casamento, “onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Também sugiro a ele que leia hebreus 4.16 e que procure viver com sua esposa os melhores anos de sua vida.

        Responder
    • ADELSON disse:

      OBRIGADO MEU AMADO!!

      Responder
  • marinalva disse:

    vivo com um homem nao casada vou desce as aguas é certo?tenho 3 meses na quadringular.

    Responder
  • Bruna disse:

    Uma pessoa que é batizada, porém mantém relações com o namorado, pode tomar santa ceia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruna, não. Deve primeiro resolver essa situação, pois está em uma vida de pecado.

      Responder
    • Louise Leite disse:

      Querida Bruna, mesmo voce nao dando muitas informacoes sobre a sua situacao, o mero fato de voce ainda ter relacoes fisicas com o seu namorado mostra que voce nao foi preparada adequadamente sua igreja para ter se batizado. Uma pessoa que “nasce novamente” nao deveria estar cometendo o pecado de fornicacao. O nosso Deus e um Deus de amor mas tambem um outro atributo Dele e que ele e Santo e o objetivo de todo cristao e de ser santo tambem. Por favor, reveja esta situacao e entenda o que e “nascer de novo”. Quando nascemos de novo o nosso “velho” ser morre e nos tornamos nova criatura em Cristo Jesus. Voce deve colocar um fim no seu relaciomento fisico com o seu namorado, se arrepender e pedir perdao a Deus. Voce tera a direcao do Espirito Santo e comecera a ter novos objetivos, novos desejos, novos sonhos. Se voce estiver colocando o seu namorado acima de Deus, voce tambem estara cometendo idolatria (lembre-se do primeiro mandamento!!! Amaras o Senhor teu Deus acima de todas as coisas…). Leia tambem Efesios 5.3..”Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.”. Que Deus te abencoe muito. Fique na paz de Deus.

      Responder
  • Rodrigues disse:

    Pastor, bom dia! em uma igreja, por questão de doutrina, não se pode cortar o cabelo e nem apara-los, acontece de uma irmã aparar o cabelo e ela é colocada em disciplina, nada de errado! logo são normas da igreja e não podem ser desobedecidas. Agora mediante a palavra de Deus esta irmã pode ou não participar da ceia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rodrigues, ela pode cortar o cabelo e pode participar da ceia. Não há nada na Bíblia que proíba nenhum dos dois… mas é claro que se permanecer nessa igreja a coisa será complicada pra ela

      Responder
      • Rodrigues disse:

        OK! Pastor, muito obrigado pela informação, que Deus continue lhe abençoando, e obrigado por responder minha pergunta.

        Responder
  • tailine disse:

    Boa tarde estou com uma dúvida.
    A gente só deve tomar a santa ceia qdo está disposto a não pecar mais?
    Se eu cometi um pecado ai me arrependo peço perdão e tomo a santa ceia, a partir dai eu não posso volta a cometer o msm erro?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Tailine, quando pedimos perdão a Deus temos esse compromisso de não mais aceitar aquele pecado em nossa vida. Porém, podemos sim cair se não cuidarmos. A questão da Ceia é focada no momento em que você se arrepende e toma uma nova postura diante daquele erro

      Responder
  • Vanessa Cunha disse:

    Bom Dia!
    Pr. Estou muito decepcionada com uma pessoa da comunidade que frequento, mesmo assim posso ceiar???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pode cear, mas deve resolver essa questão com a pessoa

      Responder
  • Luciana disse:

    A ceia é para remissão dos pecados, todos devem cear. quanto a tomar indignamente ele diz pra vc mesmo se examinar não seu pastor ou os membros, pois se fosse assim ninguém jamais cearia nem seu pastor. pois somos todos pecadores e destituídos estamos da gloria de Deus. indignamente é quando você toma da ceia sem ter aceitado a cruz ou a entendido. muitos hoje frequentam igrejas buscando um Deus criado por suas mentes ou de muitos cães gulosos pelo dizimo. Mais o Deus da bíblia esta longe disso, não amam a DEUS amam seus próprios interesses. ficam discutindo coisas claras e se quer entendem a morte no calvário, o plano da redenção. então pergunto pra quer tomar a ceia se o principal não tem, discernimento pra entender o grande resgate.

    Responder
    • Rogerio Lázaro disse:

      Luciana… A ceia é para remissão dos pecados???? É isso mesmo que você quis dizer? Caso queira mesmo dizer isso, favor explicar o que significa “remissão”. Após explicar o que você entende por “remissão” diga qual o fundamento em que você se baseou para declarar que “a ceia é para remissão dos pecados”. Sua explicação será muito importante e servirá para tirar a minha dúvida e, quem sabe, a dúvida de muitos. Ficarei muito agradecido!

      Responder
  • Frank fonseca disse:

    Foi muito enriquecedor tanto o estudo como os comentários, uma benção

    Responder
  • SUELY disse:

    PARABÉNS PELAS RESPOSTAS GOSTEI . E TIREI ALGUMAS DÚVIDAS. OBRIGADO

    Responder
  • zanjos disse:

    Ceia religiosa institucionalizada.
    Por tradição fazemos este ato na igreja.
    Mas a ceia como praticada por Cristo, os apóstolos e os primeiros Cristãos era com comida e bebida, não estes copinhos. com paninho branco, super espiritualizada.
    Fazer o que não é? Ainda discutimos a formatação do ato.

    Responder
  • Isabel Ap Gabriel disse:

    Olá pastor, paz do Senhor! Estou namorando a dois anos com um viuvo, ele é batizado desde 1984, por termos relação sexual eu disse que participarei da ceia do Sr só depois de casada, mas ele diz que não se sente em pecado e hj participou da ceia!!
    Fiquei preocupada …Gostaria de sua orientação… obrigada,

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Isabel, meu conselho é que regularizem a situação de vocês, ai não terão mais dúvidas. Esse tipo de brecha é muito usada pelo diabo para destruir a vida espiritual das pessoas

      Responder
  • Isabel Ap Gabriel disse:

    Olá pastor.. olhei as respostas acima e já obtive a minha resposta
    Muito obrigada, que Deus continue te iluminando e te usando sempre com o Espírito Santo! Paz do Senhor Jesus!!

    Responder
  • Roberto disse:

    Se formos analisar a ceia em toda Bíblia veremos que deus sempre se utilizou da mesa , o que isso quer dizer , desde do tabernculo existia a mesa deus ordenou a MOISÉS com medidas a fabricação de uma mesa para o tabernáculo, vindo para novo testamento encontramos JESUS sempre comendo com os pecadores, prostitutas, publicanos , JESUSsempre se sentou a mesa com as pessoas, e sempre havia restauração , quebrantamenr, arrependimento , pois existe um pão da presença sobrenatural de Jesus desde do tabernáculo, onde quando nós assentamos a mesa para ceiar, provamos de uma presença sobrenatural , os discípulos a caminho de emaús falam com Jesus e não dão conta de que era JESUS só se dão conta após sentarem-se com Jesus e partirem o pão, Pedro após Jesus ter sepultado volta pra sua vida de pescador e JESUS aparece na praia mandando eles jogarem a rede do outro lado e eles apanham grande quantidade de peixes e Pedro reconhece que e JESUS que está na praia e cai na agua e vai nadando até a praia , nisto JESUS já preparou uma mesa , peixe ao fogo para o desjejum deles, e na hora de uma ceia Pedro e perguntado por JESUS se ele o ama três vezes , Pedro é curado, restaurado , no último dia de Jesus ele pede aos discípulos para prepararem uma ceia especial , onde todos estão reunidos e JESUS fala coisas importantes que vão mudar a vida de todos principalmente de judas e de Pedro ,onde e revelado judas o traídor e Pedro que o negaria , vale lembrar que a refeição dos judeus sempre haviam pães sem fermento e vinho , como arroz e feijão do brasileiro não podia faltar , eles estavam em comunhão , por isso JESUS diz todas as vezes que fizerdes isto , isto o que ?? Sentarem numa mesa para cear comer , ter comunhão , façam em memória de mim , então JESUS abençoa o pão , o vinho , e todas as vezes que fazemos , sentamos numa mesa para termos comunhão com nossa família com amigos quando fazemos isso e declaramos ser em memória de Cristo , o pão da presença sobrenatural de Jesus está presente pra transformar nossa vida em amor ,união .
    Quero indicar um livro aos leitores do blog
    A experiência da mesa de davi titus , vai falar muito claramente do que tentei passar aos irmãos , espero não ter confundido e não estou menosprezando a ceia do senhor nas igrejas mas fazendo uma distinção daquilo que ensinam a respeito do que e a ceia do senhor em essência ..

    Responder
  • Andressa disse:

    Porque em Mateus 26. 29 diz:” Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai.” Isso não quer dizer que a ceia só deve ser realizada no Reino de Deus?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Andressa, Jesus disse que Ele não beberia, correto?

      Responder
      • Andressa disse:

        No caso nós devemos participar da ceia, mas somente ele iria esperar até o dia que os escolhidos forem para o reino de Deus?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          O que Jesus disse ali, Andressa, era um indicativo de sua volta após a sua morte, quando ele vem segunda vez trazendo o juízo final.

          Responder
  • Paulo disse:

    Uma situação em que sou obrigado a participar de apenas meia ceia???
    Pela 1ª vez nossa igreja distribuiu um pão diferente (com girassol), acontece que meu organismo não tolera girassol. Neste domingo passado, logo ao pegar o pão, vi aquelas sementes de girassol e comi mais por fé e por respeito, mas assim que comi, a boca começou a salivar, o estômago a doer e ânsias de vômito e fiquei mal até a tarde.
    Já reclamei por email com a Igreja e eles disseram que vão conversar com os diáconos, mas não sei não hein! Se vier da próxima vez, serei obrigado a tomar apenas o cálice e rejeitar o pão, neste caso vou entregar em oração essa irresponsabilidade por parte dos diáconos… Eles querem inventar modinha e acabam prejudicando outros.

    Responder
  • gladston disse:

    que pena ver tantas pessoas invalidando o sacrificio de Jesus na cruz, se sentindo indigno quando Deus o fez digno pela sua morte na cruz e colocando regras onde não existem. Jamais seremos merecedores de participar da mesa do Senhor, a não por causa dessa Graça. muitos tem recusado o sacrificio na cruz por se dizer indignos, como se Deus não fosse suficiente para perdoa-los; Oseias diz que o povo do Senhor perecem por falta de conhecer a palavra.que o Espirito Santo possa abrir os olhos e o coração do povo desta nação. Parabens irmão André pela brilhante esclarecimento. sou pastor e compartilho na minha igreja desta mesma revelação e lá somos todos abençoados e temos prosperado na palavra e na vida. temos ganho muita gente pra Jesus de verdade. por enquanto, ninguem que tomou a ceia com esses padroes se enforcou…rsrs

    Responder
  • Sâmela disse:

    a paz do Senhor pra todos! Aconteceu algo que me entristeceu muito, eu magoei minha prima, fiz uma coisa muito feia, me senti péssima principalmente como cristã, suja diante de Deus, pedi perdão pra Ele e também pedi perdão pra ela, mas conversamos por mensagens porque moramos longe uma da outra, fiz minha parte mas senti que ela ainda está magoada comigo. Posso tomar santa ceia mesmo sabendo que ela não me perdoou? Mesmo me sentindo culpada ainda?

    Responder
    • Paulo disse:

      Pode! Vc fez a sua parte, reconheceu seu erro e se acertou com ela e com Deus. Agora, se ela não sabe perdoar e guarda mágoas, ela tb demonstra imaturidade e tá longe de Deus. Se ela não sabe perdoar, como ela espera que Deus perdoe tb seus pecados? Ela tb está em pecado por guardar rancor e é problema dela com Deus. Mas vc ainda pode mandar mais uma mensagem pra ela, dizendo que não vale a pena nada disso, a única prejudicada é ela mesmo. Mas se vc causou algum dano que possa ser reparado, faça-o também, caso contrário, relaxa e fica em paz.

      Responder
  • tamizinha disse:

    a paz …andre

    eu e meu namorado somos batizados,eu ja participei da ceia varias vezes, porem irmao temos relaçao sexual tenho ciência de que estou no erro ,ja conversei com ele para regularizarmos essa situaçao atraves de nos casarmos. porem ele coloca varios empecilhos como: nao temos dinheiro , nao temos casa, nao quero pagar aluguel entre outros.
    eu conversei com meus pastores para ficar de banco pois eu era do ministério de louvor mas nao poderia ficar no altar nesse pecado. me sinto muito culpada por isso ,queria muito me casar para fazer a obra e ficar em paz, me sinto sem direção pois nao sei o que faço. as vezes penso em terminar o namoro para fugir desse erro mas eu gosto dele.
    irmao as vezes tambem nao quero mais orar e nem buscar pois me sinto indigna de orar a DEUS estando nesse erro ja que ouvi uma palavra que DEUS nao ouve oraçao de quem esta no pecado. sinto que minha oraçao esta sendo em vao.
    obrigada DEUS TE ABENCOE IRMAO Andre;

    Responder
    • Paulo disse:

      Oi, querida, só quero te ajudar. Vc sabe que está em pecado, apenas pare com o pecado irmã, peça perdão a Deus e evite atitudes com seu namorado, como ficar se beijando demais, passadas de mão, ficar sozinhos, etc, tudo que vc sabe que vai acabar em “cama”. Realmente seu namorado só está te enrolando e dando desculpas furadas, pois tem medo de assumir um compromisso mais sério com casamento, então já que ele conseguiu tudo que queria mesmo, pra ele já tá ótimo assim. A oração que Deus quer ouvir é a de vc dizendo que tá parando com o pecado e vai obedecer. O Pai tem saudades de quando vc orava e chorava na sua presença e tinha paz, e isso não há prazer nenhum que substitua estar na presença de Deus e ter paz novamente. Deus te abençoe querida.

      Responder
  • armando jose teixeira disse:

    cap.11-27 ‘indignamente’. sem estar focado no significado da ceia do SENHOR, sem exame de consciencia com arrependimento e confessar-se. indigno, QUEM E DIGNO???? SOMOS DIGNOS SO ATRAVES DO SANGUE DE JESUS!!! a consciencia esta em PAZ, PARTICIPE.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.