Para Deus existe pecadinho e pecadão?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Certa vez ouvi um pregador dizendo que todo pecado é igual aos olhos de Deus, que para Deus não tem esse negócio de pecadinho e pecadão. Confesso que isso me deixou um pouco confuso, pois, a meu ver, como um assassinato poderia ter o mesmo peso para Deus do que uma mentira, por exemplo? Estou errado em pensar assim?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Caro leitor, essa é uma questão bastante complexa. Isso acontece porque essa questão de pecadinho e pecadão não é resolvida dentro da Bíblia com um simples sim, existe; ou, não, não existe. Algumas pontuações são muito importantes para compreendermos como Deus enxerga essa questão dos “tamanhos” dos nossos pecados! Eu explico em seguida.

O que Deus pensa sobre pecadinho e pecadão?

(1) Primeiramente temos que pontuar que o pecado, aos olhos de Deus, é uma ofensa a Sua santidade e uma desobediência clara a Sua vontade. Por isso, qualquer pecado traz sobre nós condenação e desagrada a Deus. Desde aquele que nós consideramos leve, como uma mentira, até aquele que consideramos grave, como um assassinato.

(2) Desse ponto de vista, Deus trata o pecado de forma uniforme. Todos os tipos de pecados levam o homem à condenação e ofendem a Deus. Nas listas de pecados mencionadas na Bíblia, eles são citados um após o outro, sem uma pontuação de algum tipo de escala de maiores ou menores pecados.

Observe, por exemplo, que a glutonaria (comer exageradamente) está na mesma lista de obras da carne que a prostituição. Veja:

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21)

(3) A Bíblia, quando fala do resultado que o pecado provoca em nosso relacionamento com Deus, também não separa os tipos de pecado em maiores ou menores, mas os agrupa numa mesma ordem de importância perante Deus. Veja: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2).

Sendo assim, até aqui, observamos que não parece existir pecadinho e pecadão para Deus. Todo pecado, maior ou menor, fere a santidade de Deus e traz condenação a quem o praticou. Mas não é bem assim! Existe sim uma diferenciação dos pecados! Vejamos

(4) A Bíblia nos aponta em alguns textos que há sim pecados maiores e menores aos olhos de Deus. Devemos considerar que alguns pecados têm circunstâncias agravantes que os fazem mais odiosos aos olhos de Deus.

São pecados que trazem em si agravantes que pesam no julgamento de Deus que, sabemos, é justo. Sendo assim, não podemos pensar que um mentira, ainda que seja pecado, tem o mesmo peso para Deus do que um adultério!

(5) Jesus fez diferenciação de pecado em maior ou menor quando do seu encontro com Pilatos. Veja: “Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem” (João 19:11).

Ou seja, os acusadores de Jesus, que foram os religiosos conhecedores da Lei, tinham um pecado muito maior do que o de Pilatos, pois fecharam seus olhos para a Lei de Deus e cometeram grave injustiça contra Jesus.

Pilatos, não conhecedor profundo da Lei de Deus, foi covarde em seu julgamento, pecou, mas tinha um pecado menor do que o deles nessa condenação.

(6) Também podemos usar como exemplo o pecado imperdoável citado pela Bíblia, que é o maior e mais odioso de todos os outros pecados aos olhos de Deus, a ponto de não ter perdão: “Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” (Mateus 12:31).

(7) Alguns tipos de pecados são chamados por Deus de abominação, sendo assim, têm uma diferenciação também de serem mais graves do que outros que não são chamados assim: “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 7:25)

(8) A Bíblia cita ainda um provérbio interessante sobre essa questão de pecadinho e pecadão, quando diferencia o roubo de um ladrão que o fez para saciar a fome: “Não é certo que se despreza o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome?” (Provérbios 6:30). Apesar de ainda haver crime nesse tipo de roubo, é comum ver nisso algo menos grave do que, por exemplo, um político que rouba para aumentar suas riquezas ilícitas!

(9) Assim, quando falamos sobre pecadinho e pecadão, todas essas variáveis precisam ser pontuadas para que compreendamos de uma forma profunda o pensamento de Deus sobre o pecado e como ele olha o pecado em nossas vidas!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp