O que são os provérbios antitéticos citados na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou estudando o livro de provérbios e encontrei em minha Bíblia, no subtítulo do capítulo 28 de provérbios, escrito assim: “provérbios antitéticos”. Gostaria de compreender melhor o significado desses tipos de provérbios e qual o objetivo dos ensinos deles para nós hoje.

Cara leitora, podemos observar que o capítulo 28 e 29 de provérbios faz parte da coletânea de provérbios de Salomão realizada pelos homens de Ezequias, que foi um dos reis de Judá. Observe:

“São também estes provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá” (Provérbios 25:1).

Dentro dessa coletânea temos o capítulo 28 e 29 que tratam várias questões de forma antitética. Vamos compreender o que é isso agora?

O que são os provérbios antitéticos? 

(1) A palavra “antitético” significa que algo apresenta uma “antítese” e “antítese”, por sua vez, significa uma figura que apresenta duas ideias opostas, um contraste dessas ideias opostas para reforçar um determinado ensino.

Vejamos um exemplo prático: “Ele é um bom pai, mas um péssimo marido”.

Observe que na frase temos uma primeira ideia “um bom pai” sendo colocada em contraste com uma oposição, ou seja, uma segunda ideia “péssimo marido”. Essa é a figura usada nos textos que estamos analisando em provérbios.

(2) Isso significa que nesse grupo de 55 provérbios (Provérbios 28 e 29) temos ideias diferentes sendo colocadas em oposição umas às outras para extrair delas verdades importantes para reflexão.

Vamos analisar alguns desses provérbios na prática para que essas antíteses usadas ali fiquem bem claras para você:

Provérbios 28:1

Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga; mas o justo é intrépido como o leão.

Observe que na primeira parte o sábio coloca a primeira ideia: os perversos fogem mesmo sem que alguém os esteja perseguindo.

A primeira ideia mostra o quão culpados os perversos são, o que faz com que eles estejam sempre ansiosos por perseguições que nem sempre existem.

A segunda ideia de contraste: Mas o justo é intrépido como o leão. O justo, por ser justo e correto, não teme enfrentar qualquer acusação, ele enfrenta as coisas como um leão forte e valente!

Conseguiu perceber o contraste das duas ideias?

Provérbios 28:12

Quando triunfam os justos, há grande festividade; quando, porém, sobem os perversos, os homens se escondem.

Primeira ideia: Quando um justo, um homem íntegro e correto tem alguma promoção na vida, quando alcança algum poder e grandeza diante da sociedade, as pessoas se alegram por isso, fazem festa!

Não há medo envolvido, mas alegria! Segunda ideia: Mas quando acontece a mesma coisa com homens perversos as pessoas ficam com medo, pois sabem que ele usará o poder para o mal.

Percebeu as duas ideias “antitéticas”, ou seja, opostas e fazendo um contraste entre si?

Provérbios 29:7

Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber.

Primeira ideia: O justo não tapa os seus ouvidos para os pedidos de ajuda dos pobres, antes, ele se preocupa com eles, com suas necessidades. Segunda ideia:

O perverso não se importa com os pobres, não deseja saber o que precisam, não deseja ajudar mesmo que tenha condições para isso.

Observe novamente as duas ideias opostas fazendo um contraste entre as atitudes de um homem justo (o que se espera de todos) e a atitude de um perverso (o que se espera que as pessoas não façam)!

(3) Conforme você pode perceber, quando sabemos como é a estrutura desses provérbios, nesse caso, que ele se trata de uma oposição de ideias, fica muito mais fácil estudá-los.

Esses provérbios antitéticos trazem esse foco central de oposição de ideias. Alguns deles são mais simples de entender, outros exigem maior estudo.

Mas agora que você já sabe como eles foram escritos, que tal começar um estudo aprofundado dos provérbios antitéticos? Bons estudos!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp